Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel em Minas Gerais entre montanhas, termas e história

15.abr.21 - atualizado em 28.jun.21



Para a Lua de Mel em Minas Gerais há várias opções entre as rotas do estado. Um lugar encantador com montanhas a perder de vista, excelente gastronomia e inúmeras experiências.

O Sul de Minas Gerais está perto da cidade de São Paulo e é um dos principais destinos turísticos, mas há também as românticas cidades históricas, além das cidades termais.

Uma viagem com a certeza de uma Lua de Mel inesquecível. Confira as minhas dicas.

Você vai gostar de ler também sobre: Pousadas do Interior de SP.

Lua de Mel em Minas Gerais

Sul de Minas Gerais – Lua de Mel em Minas Gerais

A região do Sul de Minas Gerais, é conhecida por seus lugares encantadores, alguns verdadeiros refúgios nas montanhas. Quanto à hospedagem há opções de charmosas pousadas e hotéis incríveis.

A deliciosa comidinha mineira e a hospitalidade fazem a diferença. Entre as cidades mais indicadas para Lua de Mel estão Monte Verde e Gonçalves.

Conheça também os: Hotéis refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Foto: Pixabay.

Monte Verde

Monte Verde está localizada no distrito de Camanducaia e faz parte do estado de Minas Gerais, apesar de estar muito mais próxima da cidade de São Paulo à apenas 160 quilômetros da primeira.

A cidade concorre com Campos de Jordão, quanto a principal destino de inverno da região. Entretanto, em qualquer época do ano tem inúmeras atrações. Pelas características de clima serrano e dos passeios,  Monte Verde é considerada uma cidade romântica.

No passado o acesso era somente por estrada de terra. No entanto, hoje a estrada é totalmente asfaltada. O centrinho de Monte Verde é um charme, com arquitetura inspirada na Europa. Há muitas lojinhas e galerias, com inúmeras opções de compras. As propriedades particulares são uma atração à parte, uma mais bonita que a outra.

Quanto aos passeios e experiências há: cavalgadas, trajetos de Jeep, motos, trenzinho, trilhas, cachoeiras, Rafting, piquenique na montanha, etc.

Um outro destino com características semelhantes é: Gramado na Serra Gaúcha.

Onde ficar em Monte Verde

Há inúmeras opções de hospedagem em Monte Verde, confira as dicas que selecionei.

A Vivie Pousada é conhecida por ter se tornado palco de pedidos de casamento, a maioria feitos no Aero Flyer, uma suíte dentro de cabine de avião, um Embraer modelo Brasília de 1987. Um projeto inovador: transformar um avião em hotel que é considerado uma das atrações de Monte Verde. Em tempos de pandemia, um dos hotéis refúgios no interior diferente e com o charme das viagens aéreas exclusivas.

O Resort Magnífico é para quem busca um dos hotéis refúgios de luxo no interior. Tem instalações e decorações contemporâneas com muito requinte. Conta com chalés equipados, lareira e outras mordomias. Um detalhe saboroso é o chocolate quente servido no final da tarde. Que tal ficar nessa suíte envidraçada com vista para a mata?

Lua de Mel em Minas Gerais

A Pousada Cantos e Contos está dentro de um bosque de Mata Nativa. São chalés e cabanas totalmente equipadas para ser um refúgio na Lua de Mel em Minas Gerais.

.

Booking.com

Como chegar em Monte Verde

Para quem parte da cidade de São Paulo ou próximo a ela, a melhor maneira é seguir de carro pela Rodovia Fernão Dias sentido Camanducaia,  na saída 918.

Gonçalves – Lua de Mel em Minas Gerais

Gonçalves está distante 180 quilômetros da cidade de São Paulo, próxima de Monte Verde e São Bento do Sapucaí. A região conta com cachoeiras e trilhas. Em outubro acontecem os eventos Festival da Gastronomia e Cultura da Roça.

Gonçalves tem um apelo diferente de interior, com o charme das cores do estilo mineiro. O visual não deixa de ser encantador e com o ar puro das montanhas.

O destino está em alta para casais apaixonados, tanto pela paisagem  como pelo clima de montanha. Um lugar inesquecível para a Lua de Mel em Minas Gerais.



Booking.com

Onde ficar em Gonçalves

A Pousada Trem da Cores está localizada na Serra da Mantiqueira a 1.400 metros de altitude e apenas l,5 quilômetros do centro de Gonçalves. O terreno é cercado por cachoeiras, pomar, jardim e muita vegetação natural em uma área de 24.000 metros quadrados. Uma das atrações é a Cachoeira das Sete Quedas, que está a 300 metros da pousada.

Lua de Mel em Minas Gerais

O lugar tem originalidade na decoração e nos detalhes. Esse é um dos hotéis refúgios no interior bem colorido, com jeitinho mineiro e com delícias preparadas no fogão à lenha.

A Pousada Cabanas do Mundo é outro refúgio na Serra da Mantiqueira, que vale a pena a hospedagem. Conta com rio, lago, trilhas e cachoeira privativa para os hóspedes. A decoração das suítes e chalés tem decoração temática, com características de alguns países do mundo.

Lua de Mel em Minas Gerais

A Pousada Casa Campestre foi considerada uma das melhores do mundo pela Traveller´s Choise Tripadvisor. O serviço é exclusivo e ideal para a Lua de Mel. Tem uma decoração contemporânea integrada à natureza, foto destaque deste post.

Como chegar em Gonçalves

Para quem parte de São Paulo e região, deve-se seguir pelas Rodovias Ayrton Senna ou Trabalhadores, Governador Carvalho Pinto, Floriano Rodrigues Pinheiro, SP-046 e Vereador Júlio da Silva.

Na rota estão as cidades de São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.

Cidades Históricas de Minas Gerais

O romantismo dos casarões antigos, a beleza da arquitetura emoldurada pelas montanhas, fazem das cidades históricas destinos fascinantes para Lua de Mel.

Ouro Preto – Lua de Mel em Minas Gerais

A Lua de Mel em Ouro Preto, tem como cenário romântico um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O belo conjunto arquitetônico, as ladeiras e as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, fazem da cidade uma verdadeira viagem no tempo.

A cidade de Ouro Preto tem muito o que visitar. São várias igrejas, palácios, casarões e museus, cercados de montanhas, verdadeiros cenários de “Contos de Fada”. Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais.

O ponto central de Ouro Preto é a famosa Praça Tiradentes, que tem uma vista linda da cidade. O terreno é íngreme e conta com charmosas ruas, pontes, praças, fontes, que são um convite para caminhadas. As famosas ladeiras de Ouro Preto são lugares perfeitos para circular e namorar, com paradas para um cafézinho mineiro e para fotos da Lua de Mel em Minas Gerais.

Uma das maneiras de conhecer melhor é com o City Tour de Ouro Preto e Mariana, onde você terá oportunidade de saber detalhes que farão a diferença.



Booking.com

A igreja de São Francisco de Assis é considerada obra prima de Aleijadinho, que foi responsável pelo projeto da igreja e suas esculturas em pedra sabão. As pinturas são do mestre Ataíde, estão pelo teto e retratam anjos e querubins. Além dela, há muitas outros templos que são preciosidades.

O Barroco Europeu se adaptou a geografia local, e o resultado é uma linda cidade em um vale, cercado pelas montanhas mineiras.

Confira todas as experiências e passeios de Ouro Preto.

Lua de Mel em Minas Gerais

Conheça também obras do Barroco Europeu em Roma, no post: Itália cidades mais visitadas.

Onde ficar em Ouro Preto

Em Ouro Preto há diversas pousadas e hotéis charmosos. A cidade é bem servida no quesito hospedagem, com vários casarões históricos adaptados para receber os visitantes.

A Pousada Mondego é uma das melhores, localizada a 30 metros da Praça Tiradentes em um prédio do século XVII. Uma opção de hospedagem ideal para Lua de Mel, faz parte da associação hoteleira Roteiros de Charme. Os apartamentos têm decoração personalizada, com móveis imperiais, além de obras de arte originais de artistas brasileiros como Aleijadinho, Guignard e Marquetti. Escolha um apartamento com varanda e vista da cidade.

O Grande Hotel Ouro Preto, considerado um dos melhores da cidade, localizado no Centro Histórico ao lado da Casa de Contos. O destaque é para a linda vista e a infraestrutura.

O Hotel Solar do Rosário está em bonito casarão, do século XIX, que foi reformado e reestruturado. A decoração tem tendências coloniais e contemporâneas e confortáveis.

O Hotel Pousada Arcanjo, está a 900 metros do Centro Histórico e oferece traslado para a Praça Tiradentes. A decoração mescla a arquitetura colonial com a moderna e os apartamentos tem vista para as montanhas.

O Hotel Luxor, está localizado em uma mansão colonial restaurada. A decoração tem inspiração no século XVIII. O destaque está para a bonita vista das igrejas de Ouro Preto. O café da manhã é servido na charmosa Taberna Luxor.

Entre neste link para outras opções de hotéis em Ouro Preto.

Como chegar à Ouro Preto

Para a maioria dos viajantes uma das melhores maneiras é voar até Belo Horizonte e depois seguir de Transfer do Aeroporto de Confins para o hotel escolhido em Ouro Preto. 

Confira as rotas e companhias para compra de passagens para Belo Horizonte.


Seguros Promo

Para circular por Minas Gerais uma das maneiras é com carro alugado, verifique as companhias, veículos e preços com simulação das datas de viagem.

Mariana

Mariana faz parte da rota das cidades históricas e está próxima de Ouro Preto, portanto é possível conjugar as duas na viagem de Lua de Mel em Minhas Gerais.

O trem da Vale Maria Fumaça é um dos melhores passeios, uma verdadeira viagem no tempo. A antiga ferrovia fundada em 1882 foi revitalizada pela empresa Vale. Não tem como não se encantar com atmosfera de uma época. Ótimas oportunidade para fotos de lembrança da viagem. São 18 quilômetros entre Mariana e Ouro Preto, com linda paisagem de montanhas, em 01 hora de experiência na Lua de Mel em Minas Gerais.

Outro passeio imperdível é ir até a Mina da Passagem. Um lugar diferente, pois é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Um veículo trolley leva os visitantes por um percurso de 315 metros e com uma profundidade de 120 metros. Há um lago de águas cristalinas e também salões e galerias. Um lugar histórico que foi fundado no início de século XVIII.

No Centro de Mariana estão importantes atrativos como o Museu da Música e o Arquediocesano de Arte Sacra. Os passeios de Mariana estão no City Tour de Ouro Preto e Mariana.

Uma ótima opção para Lua de Mel em Minas Gerais.

Onde ficar em Mariana

A dica é se hospedar em Ouro Preto, que há uma oferta maior. Para quem deseja se hospedar em Mariana as opções hoteleiras são mais simples. A recomendação é o Minas Hotel, que tem bom custo benefício.

Cidade Termal – Lua de Mel em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais também foi privilegiado no quesito águas termais. Do solo veio a riqueza do ouro e também das águas. Desde os primórdios foi destino de viajantes em busca do bem-estar nas também é destino para a Lua de Mel em Minas Gerais.

Termas de Araxá – Lua de Mel em Minas Gerais

A cidade de Araxá além de histórica, é conhecida pelas águas termais. As Termas de Araxá estão interligadas ao hotel castelo Grande Hotel de Araxá. Há tratamentos estéticos e de relaxamento, para o reequilíbrio energético. Dentre os mais conhecidos estão: banhos sulfurosos, radioativos e de lama. Há uma variedade de massagens e opções de relaxamento.

O município está na região do Triângulo Mineiro. Nos primórdios à área era ocupada por índios da tribo Araxás, que na língua tupi-guarani significa “lugar onde primeiro se vê o sol”.

Quem deu fama à cidade foi a moradora mais importante – Dona Beja. Dizem que a bela personagem se banhava em um local que hoje leva seu nome – Fonte Dona Beja. A cidade e a região se desenvolveram como polo de turismo, devido às águas termais consideradas milagrosas.

Dona Beja viveu no século XIX e inspirou romances, novela e outras manifestações artísticas. A jovem Anna Jacintha, encantava pela sua beleza e por isso o ouvidor real Joaquim Inácio Silveira Motta, mandou sequestra-la para se tornar sua esposa.

Se hospedar no Castelo

O castelo Grande Hotel de Araxá, é um dos mais bonitos e emblemático. Foi construído em 1938 e inaugurado em 1944 e é o maior castelo do Brasil. Inicialmente o hotel foi contava com um cassino suntuoso, até que os jogos foram proibidos no Brasil.

Em 1994 o hotel passou por restauração, porém manteve o estilo único e detalhes originais. A arquitetura tem inspiração europeia, com 45 mil metros de construção neoclássica, com colunas em mármore de Carrara. No lobby há uma magnifica claraboia no teto com vitrais importados.

Na parte externa, os jardins foram projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista brasileiro. O Grande Hotel de Araxá tem diversos salões elegantes que já foram utilizados importantes eventos sociais e políticos. Cada um com uma decoração única, com detalhes de vitrais franceses, cristais da Boêmia, colunas gregas, pinturas, etc. As áreas de lazer contam com salão de jogos e piscina aquecida.

A Lua de Mel de Minas Gerais com estilo real.

O castelo Grande Hotel de Araxá lembra de outros da Europa. Um detalhe importante o hotel estará fechado até junho devido à pandemia.

Quando o assunto é castelos confira também o post: Viena o que fazer.

Foto: Grande Hotel de Araxá.

Outras opções em Araxá

A Pousada Dona Beja é mais simples, no entanto conta com simpáticos chalés no jardim.



Booking.com

Como chegar em Araxá

A cidade conta com o Aeroporto Romeu Zema com voos regulares da Azul, porém pode haver alterações pós Pandemia, será necessário consultar.

Para quem parte de São Paulo, de ônibus a empresa Expresso Adamantina faz o trajeto em 10h13.

Para viajar de carro de São Paulo para Araxá, é pouco mais 566 quilômetros, a melhor opção é pela via Anhanguera até o quilômetro 318 e depois em Ribeirão Preto, seguir pela Rodovia Cândido Portinari SP-344, depois em Minas Gerais entrar na MG428.

Entre neste link para aluguel de carro.

Belo Horizonte

Para quem dispõe de mais tempo para a Lua de Mel em Minas Gerais, a dica é esticar para Belo Horizonte. Uma capital vibrante com inúmeros atrativos. Os destaques estão para os incríveis bares da cidade e a deliciosa gastronomia mineira.

A partir de Belo Horizonte é possível conhecer Inhotim, Gruta de Maquiné, Gruta Rei do Mato, Tiradentes e Congonhas, São João del Rey, etc.

Onde ficar em Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte com várias opções de hospedagem, a sugestão é o Ville Celestine Condo Hotel e Eventos.

Consulte o Bourbon Belo Horizonte Hotel – com cupom de desconto.

Inhotim

O Museu do Inhotim é um dos maiores de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. Está localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Brumadinho que faz parte da Região Metropolitana.

O complexo reúne 500 obras de 100 artistas de 30 países diferentes. Há incríveis esculturas, desenhos, fotos, pinturas e vídeos em meio ao paisagismo único. A coleção botânica e arte formam uma atmosfera de romance, ideal para a Lua de Mel em Minas Gerais.

Explore todo o potencial, passeios e traslados de Belo Horizonte e região.

Onde ficar em Inhotim

Na cidade de Brumadinho como na região há opções encantadoras, como a Pousada Kafundó, que se localiza em São Joaquim das Bicas, a 5,2 quilômetros do Museu de Inhotim.

Como chegar em Belo Horizonte

Belo Horizonte conta com voos regulares de várias cidades do Brasil. Confira as rotas e companhias para compra de passagens para Belo Horizonte.

Seguros Promo

Comida Mineira

A gastronomia mineira é uma das mais saborosas do Brasil. Come-se muito bem em Minas Gerais. Não deixe de experimentar os pratos mineiros que fazem sucesso: Frango com quiabo, Tutu, Feijão Tropeiro, Ora-pro-Nóbis, entre outros. O prato nacional,  o arroz com feijão bem temperado, está presente em todos os lugares.

Conheça também a Gastronomia em Viagens, sempre uma experiência inesquecível.

Livros que inspiram – Lua de Mel em Minas Gerais

Uma das formas de conhecer melhor a região para onde viajamos é através de livros, segue algumas sugestões. Confira os livros abaixo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon.

Tesouros de Minas – Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Guia de Ouro Preto.
Vida em Flor de Dona Beja.

Roupas para viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel