Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel em Belo Horizonte

08.maio.23 - atualizado em 01.jul.23



A Lua de Mel em Belo Horizonte reúne paisagens e cultura.

A cidade tem uma personalidade própria e oferece vários atrativos, além dos passeios para cidadezinhas próximas.

A viagem será sempre surpreendente!

Você vai gostar de ler também sobre Lua de Mel em Minas Gerais.

O Que Visitar em Belo Horizonte

Belo Horizonte como o nome diz, tem belas paisagens entre montanhas, que podem ser observadas de alguns pontos, por esse motivo comece a explorar pelo Mirante do Mangabeiras.

Depois siga para o Circuito Cultural da Liberdade e reserve um dia para o Complexo da Pampulha.

Outra atração em Minas Gerais é a gastronomia saborosa e há muitas opções.

Há ainda diversos passeios bate e volta para lugares românticos.

Confira as dicas que preparei e as opções de passeios.

Circuito Cultural Liberdade

O Circuito Cultural Liberdade compreende a região central com praça, palácio do governo e diversos outros edifícios históricos que hoje são museus e memorais.

Belo Horizonte foi planejada no final do século XIX para ser a capital de Minas Gerais. O Palácio da Liberdade foi construído junto de outros edifícios como um centro administrativo.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de BH, como os habitantes chamam carinhosamente a cidade.

Um dos destaques é para os coqueiros imperiais que formam um corredor central, ladeados por fonte, coreto e jardins bem cuidados.

O local é ponto de concentração e também de manifestações culturais. Durante a minha visita eu conferi uma exposição com corações coloridos, obras de diversos artistas em defesa da preservação da Mata Atlântica.

A dica é namorar na Praça da Liberdade sem pressa na Lua de Mel em Belo Horizonte.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Centro Cultural Banco do Brasil

Um dos edifícios históricos, mas bonitos e preservados do Circuito Liberdade é o do Centro Cultural Banco do Brasil.

Lua de Mel em Belo Horizonte

O local possui 1.200 metros quadrados, com salas de exposições e atividades culturais. O prédio foi concluído em 1930, inicialmente para sediar a Secretaria de Interior e Justiça. O estilo arquitetônico é eclético com influências art déco e neoclássicas.

A escada do hall de entrada, assim como outros palácios de época, é um dos principais pontos na arquitetura.

Durante a minha visita estava acontecendo a mostra dos grafiteiros famosos Os Gêmeos, com diversas obras, sendo a mais impactante, no vão central.

No térreo há um café para comidinhas rápidas e também um restaurante.

Em São Paulo também há um Centro Cultural Banco do Brasil, na parte histórica, com várias exposições e mostras.

Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi inaugurado em 1898 e apresenta um estilo arquitetônico eclético com inspirações inglesa e francesa. Um belíssimo edifício histórico é suntuoso e imponente tanto na decoração como no acabamento.

Foi durante muitos anos o palácio do governo de Minas Gerais, tanto para moradia como para trabalho. Atualmente o governador Romeu Zema optou por morar em sua própria casa.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Com a nova sede da Cidade Administrativa de Minas Gerais, o gabinete do governador e as secretarias foram transferidas para a região metropolitana.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Há várias salas e salões, como o de banquete, com uma mesa para 40 a 50 convidados. A sala de fotos dos governadores, mostram um pouco da história do palácio.

Lua de Mel em Belo Horizonte

A bonita área íntima do quarto principal com a mobília original é uma das mais bonitas.

Há várias varandas, sendo que a frontal era utilizada para comícios e pronunciamentos oficiais, onde o povo assistia dos jardins. O romantismo está no ar principalmente no Circuito Liberdade, perfeito para a Lua de Mel em Belo Horizonte.

Vale a pena conferir a visita guiada que é realizada de sexta-feira a domingo às 16h30.

MM Gerdau – Museu de Minas e Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, é um museu de ciência e tecnologia com 44 exposições distribuídas em 20 áreas, localizado em bonito Prédio Rosa, um patrimônio histórico inaugurado em 1897, na Praça da Liberdade.

Eu adorei a exposição de minérios e pedras preciosas que mostram peças do Brasil e do mundo, bem como, as outras mostras.

O visitante faz uma verdadeira viagem pelo mundo dos minerais. Eu considerei o melhor museu de Belo Horizonte.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale (MMGV) também localizado na Praça da Liberdade, ocupa outro bonito palacete histórico de 1897.

O jardim e a escadaria de ferro, que pode ser vista da rua, apresenta a beleza das linhas arquitetônicas, com tendências francesas.

As exposições mostram expressões artísticas e tradições de Minas Gerais. O local se denomina um “museu de experiência”, onde mescla cultura com tecnologia.

Lua de Mel em Belo Horizonte

O bonito artesanato mineiro se faz presente no Memorial da Vale, e como não podia deixar de mencionar, detalhes de peças que representam um casamento é bem apropriado para o post de Lua de Mel em Belo Horizonte.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Um detalhe interessante é um dos ambientes no primeiro andar, decorado como sala de estar antiga, com sofá, quadros, tapetes e um quadro em forma de TV, com um vídeo sobre a história fantasmas em Belo Horizonte, com direito a barulhos assustadores e luzes piscando.

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura conta com exposições nacionais e internacionais. Entre os artistas com obras apresentadas estão: Caravaggio, Chagall, Rodin, De Chirico, Aleijadinho, Amilcar de Castro, Tarsila do Amaral, entre outros.

Localizada na Praça da Liberdade, o destaque é para o maior painel de Candido Portinari em Minas Gerais, “Civilização Mineira”.

Centro do Conhecimento UFMG

O que não falta no Circuito Liberdade é cultura, o Espaço do Conhecimento UFMG é bem interessante com mostras sobre temas da ciência e evolução humana, além do Terraço Astronômico.

Edifício Niemeyer

O edifício residencial projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, concluído em 1960, está localizado na Praça da Liberdade e chama a atenção pelas linhas curvas, além da fachada com faixas de concreto horizontais que acentuam ainda mais o estilo moderno.

Um dos pontos para fotos e também uma das atrações de Belo Horizonte, que lembra um pouco o Edifício Copan no Centro de São Paulo.

Complexo da Pampulha

Para visitar o Complexo Pampulha que está há 11 quilômetros do bairro Savassi, a dica é dedicar pelo menos meio dia.

O conjunto arquitetônico da Pampulha, que reúne a Casa do Baile, edifício do antigo Cassino, Iate Clube e a Igreja de São Francisco foi elaborado pelo mestre Oscar Niemeyer com projeto urbanístico de Lúcio Costa.

Foi construído em torno de um lago artificial, tendo como atração principal a famosa Igreja São Francisco de Assis, com painéis de Cândido Portinari.

A iniciativa e idealização foi do visionário prefeito Juscelino Kubitschek para ampliar e modernizar a cidade, o local foi inaugurado em 1943. O conjunto foi tombado pelo IPEA e também recebeu o título de um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO no Brasil.

 

Igreja de São Francisco – Pampulha

A Igreja de São Francisco é a principal atração, com arquitetura moderna em formato ovalado, tem como destaque o bonito painel de azulejos na parte externa, além das pinturas na área interna, obras de Portinari.

Lua de Mel em Patrimônios da UNESCO

A igreja faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, com uma bonita paisagem integrada com a Lagoa da Pampulha, com os jardins de Burle Marx, o Iate Tênis Clube e a Praça Dalva Simão.

Como os outros prédios são distantes, a sugestão é caminhar pela orla da Lagoa da Pampulha e curtir a natureza com seu amor.

Mirante do Mangabeiras

O Mirante do Mangabeiras está localizado no bairro de alto padrão Mangabeiras, bem atrás do Palácio do Governador e pertinho da Savassi.

A dica é no caminho fazer uma paradinha rápida para fotografar a Praça do Papa e depois seguir para o Mirante.

O local que faz parte do Parque Municipal das Mangabeiras, é área de preservação ambiental e conta no total com 35.400 metros quadrados.

O mirante é bem estruturado, conta dois decks de madeira para visão panorâmica de Belo Horizonte.

Quanto ao visual, o visitante observa um mar de prédios que mostra o desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, sendo possível avistar alguns pontos importantes como os estádios de futebol, a universidade e outros detalhes.

Essa sem dúvida é uma das mais bonitas paisagens da cidade, portanto relaxe e curta cada momento.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Como todo ponto turístico recebe também os habitantes locais para fotos e eu encontrei o casal de noivos em um lindo dia ensolarado, ideal para compor este post de Lua de Mel em Belo Horizonte.

Lua de Mel em Belo Horizonte

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Belo Horizonte é famoso pela oferta de comidas e produtos mineiros.

Localizado no centro da cidade, ele conta hoje com mais de 400 lojas, com muitas variedades de produtos, além de restaurantes e botecos que fazem sucesso com os turistas.

Um lugar para conhecer os sabores de Minas Gerais.

Onde Ficar em Belo Horizonte

A região mais bacana para se hospedar em Belo Horizonte é na Savassi, onde concentra também bares, restaurantes e lojas, além do Shopping Center.

Novotel Savassi

O Novotel Belo Horizonte  da rede Accor, está ao lado, do hotel íbis budget, porém é considerado quatro estrelas e com um bom restaurante. Uma hospedagem ideal para a Lua de Mel em Belo Horizonte.

ibis Budget Belo Horizonte Savassi

Para um orçamento mais econômico o hotel ibis Budget Belo Horizonte Savassi é o mais recomendado, ele se localiza na Avenida do Contorno, ao lado do Novotel. O destaque é poder caminhar e encontrar vários lugares para conhecer. Eu fui a pé para a Praça da Liberdade.

Mercure Belo Horizonte

Para uma hospedagem em categoria superior a dica é o Mercure Belo Horizonte, também na Savassi.

Onde Comer e Beber em Belo Horizonte

Belo Horizonte se orgulha de ser uma das cidades criativas do Brasil no quesito gastronomia.

Um dos melhores restaurantes típicos é o Dona Lucinha, que oferece a deliciosa comidinha mineira.

Como não pode faltar pão de queijo recheado na viagem, a sugestão é o Pão de Queijaria.

Para um cafezinho da terra vá no Cheirin Bão.

Para a noite o Bar Tatu Bola com uma bonita arquitetura e um bom cardápio é uma das sugestões.

Na Praça Savassi há muitas opções de bares e restaurantes, com mesas ao ar livre sob as árvores.

Para ter uma experiência gastronômica e com visual bonita, o restaurante Topo do Mundo na cidade vizinha Nova Lima, é uma boa opção.

Passeios Próximos de Belo Horizonte

A viagem Lua de Mel em Belo Horizonte pode ser conjugada com passeios para cidades e vilas próximas, lugares que se pode ir e voltar no mesmo dia.

Para regiões de Minas Gerais mais distantes, a sugestão é fazer extensões com hospedagens.

Inhotim

O Instituto Inhotim um dos maiores de arte contemporânea a céu aberto da América Latina.

Está localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Brumadinho que faz parte da Região Metropolitana, portanto é possível fazer um passeio de dia inteiro.

O complexo reúne 500 obras de 100 artistas de 30 países diferentes. Há incríveis esculturas, desenhos, fotos, pinturas e vídeos em meio ao paisagismo único. A coleção botânica e arte formam uma atmosfera de romance.

Para se hospedar em Brumadinho a sugestão é a Pousada Villa Rica Boutique.

Ouro Preto

Ouro Preto além do lindo visual romântico e é também um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

A principal cidade histórica de Minas Gerais, está há 101 quilômetros de Belo Horizonte, portanto também é possível fazer um passeio de dia inteiro.

As ladeiras com seu belo conjunto arquitetônico, as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, fazem da cidade uma viagem no tempo.


Booking.com


Há muito o que visitar, vários palácios, casarões e museus, entre ladeiras cercadas de montanhas, verdadeiros cenários de “Contos de Fadas”.

Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais. A comidinha mineira é outro grande atrativo.

Reserve a excursão Ouro Preto e Mariana.

Lavras Novas

A charmosa vila de Lavras Novas é puro encantamento e fica distante apenas 18 quilômetros de Ouro Preto.

O lugar é cercado pela natureza e proporciona para os visitantes passeios a cavalo, trilhas e caminhadas.

As pousadas são coloridas e exclusivas, o local conta com cafés, restaurantes e bares com música ao vivo nos finais de semana.

Vale a pena fazer um bate e volta a partir de Ouro Preto, ou esticar a viagem com hospedagem por lá. A dica é se hospedar na Pousada Província.

Mariana

Mariana faz parte da rota das cidades históricas de Minas Gerais e está próxima de Ouro Preto e há 115 quilômetros de Belo Horizonte.

As principais atrações são o Museu da Música e o Arquidiocesano de Arte Sacra, além Mina da Passagem, uma ótima experiência para conhecer a região.

Reserve a excursão Ouro Preto e Mariana.

Tiradentes

Tiradentes, conta com um cenário perfeito para o romance. A cidade reúne a arquitetura histórica, mas também gastronomia diferenciada e hospitalidade.

Os restaurantes exclusivos e as charmosas pousadas para casal são os diferenciais.

Está distante 190 quilômetros de Belo Horizonte, portanto se incluir no roteiro, reserve uma pousada por lá.

Saiba mais sobre o que fazer e onde ficar em Tiradentes na Lua de Mel.

Outra opção é fazer um passeio para Tiradentes com saída de Belo Horizonte.

Outras Cidades

Partindo de Belo Horizonte vale a pena conhecer Congonhas e Sabará para conferir os famosos profetas obra de Aleijadinho.

Outro local histórico e diferente é o Santuário do Caraça, um patrimônio colonial.

Para quem deseja mais natureza a dica é visitar Capitólio.

Como Chegar em Belo Horizonte

O Aeroporto Internacional Confins é um dos mais modernos do Brasil, só atenção quanto à distância e horário dos voos, ele está há 45 quilômetros da Savassi.

Confira as ofertas para compra das passagens aéreas.

Outros Destinos de Lua de Mel

Conheça outros destinos para Lua de Mel, tanto no Brasil como em diversos outros lugares, cada um com seu diferencial.

Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal.

Lua de Mel no Brasil.

África: Zanzibar,  Mauritius,  Seychelles,  África do Sul, Tanzânia e Kenya,

Ásia: MaldivasBali,   TailândiaVietnam e  Dubai.

América Central e do Norte: ArizonaMiami,  Califórnia,  Caribe,  Destination Wedding – Cancún,  Jamaica.

América do Sul: Colômbia, Uruguai, ChileVale Sagrado dos Incas no Peru,

Europa: ItáliaVienaToscana,  Paris,  Veneza.

Oceania: Tahiti,  Nova Zelândia, Austrália.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um item importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel