Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

11.dez.17 - atualizado em 23.jan.24



A cidade de Viena é linda, com uma arquitetura primorosa, prédios imponentes que guardam um pouco da opulência do passado. Viena e os mercados de Natal, um programa bacana na Áustria

Um momento mágico com luzes, barracas e muito agito pelas ruas. Os visitantes são abordados nas esquinas por jovens, vestidos à moda do século XVIII, para oferecer ingressos para a Ópera.

A gastronomia é deliciosa e os belos palácios são inesquecíveis. Você terá ótimas lembranças das charmosas carruagens em passeios românticos pelas ruas.

Confira as dicas que preparei.

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

fotógrafo Volker Preusser Einschrankung

Você vai gostar de ler também o post: Viajar no Natal

Mercados de Natal de Viena – Tradiçao

Em Viena os mercados ou feiras de Natal começam em meados de novembro e vão até o dia 26 de dezembro. Essa é uma tradição no Hemisfério Norte que vem desde anos 1200, quando o objetivo era fazer uma pequena feira para suprir os habitantes no inverno.

Esse costume se consolidou através dos séculos e hoje acontecem em muitas regiões da Europa. As cidades ficam iluminadas, com muita gente, uma verdadeira festa.

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

Saiba mais sobre: Viena principais atrações da cidade com cultura e romantismo.

Rota dos Mercados de Natal em Viena

Em Viena são vários Mercados de Natal espalhados pela cidade. Existem mercados maiores, nas regiões mais centrais e turísticas, bem como aqueles menores, situados em diversos bairros.

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

O Mercado de Natal no campus da Universidade de Viena (Uni Campus), conta com diversas atrações, como brinquedos de diversão e jogos. Trata-se do principal programa de dezembro, ponto de encontro de vienenses e turistas.

Leia também sobre: Mercados de Natal na Alemanha.

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

Na Museumsquartier, região da cidade que concentra muitos museus é um dos mais moderninhos tem um Mercado de Natal, muito frequentado. É interessante fazer um passeio completo entre as atrações ao redor.

O Que Encontrar – Mercados de Natal em Viena

Os Mercados de Natal de Viena são um grande programa para visitantes e moradores. Espere encontrar muita gente bonita e jovem, que circular pelas inúmeras barracas de Natal iluminadas. Há um pouco de tudo: comidas e bebidas, venda de objetos típicos, alimentos, roupas, etc.

O Mercado de Natal na Maria-Theresien-Platz, na região central de Viena é um dos mais animados.

A tradição dos Mercados de Natal está presente também nos estados do sul do Brasil. Leia: 9 Viagens no Natal pelo Brasil.

Viena e os mercados de Natal: um programa bacana na Áustria

Bebidas e Comidinhas nos Mercados de Natal

O chocolate quente e vinho quente no inverno austríaco são imperdíveis. A maioria dos Mercados de Natal para pegar uma caneca para o vinho quente, é necessário pagar um calção, no final se pode devolver a caneca e obter o dinheiro de volta ou ainda comprar a caneca como lembrança do evento.

Cada Mercado de Natal tem um modelo de caneca diferenciada. Eu tenho a minha caneca e sempre lembro da experiência vienense.

Quanto as comidinhas as salsichas vienense são os mais procurados, queijos, doces em geral, chocolate em barra, etc.

Mercados de Natal em Viena – Momentos Mágicos

A época de Natal em Viena é um momento mágico, por conta da decoração, da iluminação e as vezes com neve.

A foto destaque deste post é da Prefeitura de Viena, que fica ricamente iluminada para o Natal.

Quando o assunto é sobre o Natal, há também outros destinos que se destacam, confira nos posts abaixo:

Para onde viajar no Natal? 
9 Viagens no Natal pelo Brasil.
Natal em Curitiba.
Natal Luz em Gramado.

O Que Fazer em Viena

Para conhecer a cidade o ideal é começar pela famosa praça Karlsplatz e de lá, para o calçadão de prédios históricos. A cada esquina de Viena há uma surpresa com a bela arquitetura.

O prédio da Ópera, além de bonito, é ponto de encontro de todos e também é onde começa o charmoso calçadão, que conta com inúmeros cafés e restaurantes com mesas na rua.

Uma das experiências é fazer uma Degustação de Vinhos em Viena.

Em pontos turísticos de Viena, há charmosas carruagens que fazem tours românticos pelas ruas com turistas encantados. A riqueza do passado, se faz notar por todos os lados da cidade, nos maravilhosos palácios e prédios suntuosos.

Diferente de Paris, que tem um estilo esplendoroso, com muito dourado, Viena tem um estilo arquitetônico mais sóbrio, mas também impactante.

A Áustria tem várias características da Alemanha. Leia também sobre a: Alemanha Romântica.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

Palácio Schönbrunn – Ponto Alto da Viagem

Os museus são maravilhosos. O ponto alto é o Palácio Schönbrunn, que foi residência de verão da corte austríaca. Lá é possível conhecer um pouco da história através da visita aos aposentos reais.

Outros museus interessantes são o Museu da Sissi e Palácio Imperial, excelentes também para caminhar ao redor.  O museu Albertina abriga obras mais modernas.

Outros museus – Pontos Turísticos de Viena

Outros museus interessantes são o Museu da Sisi e Palácio Imperial, excelentes também para caminhar ao redor. O Museu Quartier, além de interessante opção cultural, tem uma ótima área de lazer com restaurantes em uma grande praça por onde circulam muitos jovens.

História de Sisi e o Imperador Carlos

O último foi o Imperador Carlos, que foi casado com a imperatriz Sisi, uma linda mulher independente que viajou o mundo e deixou impressa sua marca por todos os lados. Ficou ainda mais famosa depois do filme, estrelado por Romy Schneider, sobre a corte austríaca. Hoje as lembranças de Sissi são onipresentes em Viena.

O museu Albertina abriga obras mais modernas. Se tiver tempo procure conhecer melhor, porque há muita coisa a visitar.

Para quem gosta de museus, confira o post: Estações do ano em Nova York.

Viena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismoViena pontos turísticos: uma cidade com cultura e romantismo

Opera de Viena – Atrações com Música

O prédio da Opera, além de bonito, é ponto de encontro de todos e também é onde começa o charmoso calçadão com inúmeros cafés e restaurantes com mesas na rua. Não se deve deixar de assistir a uma Opera na sala dourada. São espetáculos turísticos com operetas breves, algo muito interessante para a noite.

Música clássica é muito procurada, principalmente graças a muitos dos mais famosos compositores eruditos mundo que nasceram na Áustria, entre os quais está Wolfgang Amadeus Mozart.

Sem dúvida é um dos pontos turísticos mais populares de Viena, assistir à uma opera, nesse prédio suntuoso, é uma experiência inesquecível.

No Brasil também há Teatros construídos para operas, como o Teatro Amazonas. Leia sobre: O que fazer em Manaus.

Rio Danúbio – Ponto Turístico

O Rio Danúbio (Donau) corta a cidade e se divide em canais, como o Neue Donau, Donaukanal e Alte Donau. Muitos dos pontos nas margens são ótimas para passeios – são como “praias” no asfalto com espreguiçadeiras, bares, lanchonetes e muita gente bonita, principalmente no verão e primavera. O Rio Danúbio conta com muitos cruzeiros fluviais, uma das principais pontos turísticos de Viena.

Reserve neste link o: Cruzeiro de Viena à Bratislava.

Assim como o Rio Danúbio em Viena, entre a Holanda, França e Alemanha o Rio Reno também oferece vários cruzeiros fluviais.

Leia também: Cruzeiro pelo Rio Reno – rota dos castelos.

ONU – Visita guiada

Uma parte mais moderna da cidade está próxima à sede da Organização das Nações Unidas, com prédios de corporações. A ONU tem visita guiada. Aproveite para conhecer e tomar um chocolate na cafeteria.

O Que Comer em Viena

Provar a famosa torta Sacher,  em um dos principais pontos turísticos de Viena, servida no restaurante do Hotel Sacher Wien, próximo da Opera.

Degustar os pratos principais: Schnitzel vienense (frango ou porco empanado) e Spätzle (tipo de macarrão), os principais restaurantes de Viena oferecem no cardápio.

Tomar um café vienense, servido com deliciosos doces, e nas mesas com vista para a bela cidade. Este é um passeio imperdível.

Visitar uma taverna antiga, sendo que há muitas pela cidade.

Degustar a bolacha Wanner, são muito populares e facilmente encontradas em supermercados e lojas da cidade.

Sanduíches de rua

Não sair de Viena sem provar as deliciosas salsichas e linguiças nas barracas de rua.

Mercado tradicional

Outro lugar imperdível, cheio de delícias é o Mercado Naschmarkt, muito tradicional, o mais conhecido e aberto desde o século XVI. Tem um pouco de tudo e inclusive restaurantes. Que tal conhecer mais da deliciosa comida austríaca? Entre neste link para reservar: Degustação Gastronômica Naschmarkt.

Quando o assunto é sobre comida, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Melhor Época para Visitar Viena

Na Europa, situada no hemisfério norte, as estações são invertidas em relação ao Brasil.  O verão é incrível, o tempo é ótimo, porém é época de férias, com mais turistas e tarifas mais altas.

No inverno – de dezembro a fevereiro, o frio é mais rigoroso, mas com o diferencial de se conhecer Mercados de Natal.

De modo geral é mais agradável viajar no outono ou primavera, acompanhe o post: Primavera na Europa.

Sobre a Áustria

A Áustria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43.570 dólares. A capital, Viena, tem uma população superior a 1,6 milhão. A cidade foi eleita por vários anos seguidos uma das melhores cidades do mundo em qualidade de vida.

O país teve um passado brilhante de muito poder e dominação fruto do chamado império austro-húngaro, que compreendeu vários países do leste europeu. Antes da proclamação da república, foram séculos de dominação do Império Habsburgo. Católicos fervorosos, deixaram seu legado em inúmeras igrejas por toda Viena.

Você vai gostar de ler também sobre: Portugal pontos turísticos.

Um pouco da Áustria no Brasil

A nossa imperatriz Leopoldina veio da casa dos Habsburgo, uma das contribuições que deixou ao Brasil foi a cor amarela da bandeira, que era a cor da família. A cor verde vem dos Bragança de Dom Pedro I. Portanto temos uma ligação histórica com a Áustria.

No Brasil o ideal para conhecer sobre um pouco da imperatriz Leopoldina é visitar os atrativos da Cultura e museus do Rio de Janeiro.

Dicas de Viagem – Mercados de Natal em Viena

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.

Visitar a famosa roda gigante de Viena, situada na região do Prater.

Assistir a um concerto na Ópera de Viena, os espetáculos são inesquecíveis.

Comer a famosa torta Sacher, que é servida no restaurante do Hotel Sacher, próximo da Ópera.

Degustar os pratos principais: Schnitzel vienense (frango ou porco empanado) e Spatzle (tipo de macarrão).

Ir a um café vienense, com mesas com vista para a bela cidade.

Comer os deliciosos sanduíches de salsicha vienense, vendidos em várias esquinas da cidade.

Onde Ficar em Viena

A cidade tem uma ótima oferta de hotelaria. Entre neste link para fazer a reserva do hotel em Viena.

Confira as ofertas de hotéis em

Booking.com

Como Chegar à Viena

Confira as ofertas para compra das passagens aéreas para a Áustria.

Não há voos diretos de São Paulo para Viena, porém há conexões nas principais cidades de Europa, como Paris. A Air France é parceira comercial da Austrian Airlines, o que facilita, quando a portão de embarque próximo.

Se tiver tempo para a viagem, opte por fazer um roteiro descolado e viajar com a Turkish Airlines ficando 2 noites na bela Istambul, em um hotel próximo do aeroporto, e siga viagem posteriormente para Viena. Em algumas épocas do ano a tarifa pode ser melhor.


Seguros Promo

Extensão de Viagem pela Áustria

Se tiver tempo disponível se programe para fazer uma extensão na sua viagem, para conhecer:  Salzburgo e Wachau e a região do Tirol – Innsbruck. As paisagens são incríveis.

Salzburgo é outra cidade encantadora, com um lindo conjunto arquitetônico no entorno do Rio Salzach. Está localizada no centro-oeste da Áustria, próximo da Alemanha. O centro histórico é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Austria

A Rota romântica dos vinhos na Áustria, é na região de Wachau, localizada entre Viena e Salzburgo. Há uma linda paisagem dos vinhedos que ficam entre montanhas e o Rio Danúbio.

O visitante pode degustar uvas: Grüner Veltliner e a Welschriesling ou o vinho. São 46 mil hectares com vinhedos na Áustria. Uma ótima opção para uma viagem mais completa, o Vale do Wachau é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Entre neste link para reservar uma excursão para Wachau e Vale do Danúbio.

A bela cidade de Innsbruck, no vale do Inn, em meio aos Alpes é um dos pontos turísticos da Áustria. Há um belo conjunto arquitetônico rodeados por montanhas nevadas. Dentre os edifícios e monumentos históricos, Holfburg de Innsbruck, é visita obrigatória, considerado um dos principais palácios imperiais da Áustria. A cidade foi por duas vezes sede das Olimpíadas de Inverno.

Viena – Porta da Entrada do Leste Europeu

Viena é a porta de entrada do leste europeu, ótima para seguir viagem e conhecer República Tcheca, Hungria e Eslováquia. Aproveite o tour de dia inteiro a Bratislava, a charmosa capital da Eslováquia, e volte de barco, em uma viagem linda de pouco mais de hora. No leito do rio Danúbio há muitas casas típicas de pescadores da região.

Você vai gostar de ler sobre minha experiência: Um dia em Bratislava.

Viena principais atrações de uma cidade com cultura e romantismo

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel