Mirantes de São Paulo em edifícios pela cidade e na natureza
08.jan.21 - atualizado em 16.jul.24
Os mirantes em SP, mostram a cidade ainda mais imponente vista de cima.
Há diversas opções para observar o mar de prédios durante o dia ou as luzes da cidade à noite. Há também outros em meio à natureza.
Confira as opções que preparei depois de visitar esses lugares incríveis.
Leia também sobre: Hotéis refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Mirante em SP – Sampa Sky
O Sampa Sky é a novidade do Centro Histórico, instalado em um dos edifícios mais altos da cidade. Os dois mirantes, formados por deques de vidro proporcionam a sensação de flutuação sobre os edifícios de São Paulo.
O lugar é totalmente instagramável e a experiência incrível é ideal para fotos. Está localizado no Edifício Mirante do Vale, conta com 170 metros de altura.
O deque de observação do Sampa Sky, no 42º andar, está à 150 metros, todo construído em vidro, como uma plataforma sobressalente ao edifício – @sampasky.
O interessante é poder observar os pontos turísticos de São Paulo, como do Viaduto do Chá, Farol Santander e outros, mas o melhor de tudo é poder pisar na plataforma, ver os carros e prédios sob os pés.
Este é um dos mirantes em SP que surpreendem os viajantes. Você vai gostar também de ler sobre o Sampa Sky.
Como Chegar
O Sampa Sky está bem próximo da estação de Metro São Bento e do Parque Anhangabau.
Mirantes em SP – Edifício Matarazzo
O mirante do Edifício Matarazzo, está localizado no último andar da sede da prefeitura de São Paulo. A imponente construção em estilo neoclássico simplificado, foi concebida para ser a sede das Industrias Reunidas Francisco Matarazzo.
Terraço, Jardim e Mirante
No último andar está o terraço com jardim e mirante, com 400 espécies de plantas de diversas localidades, além de uma vista linda da cidade. Há um pequeno lago rodeado de plantas e árvores, que faz com a temperatura do terraço seja 2º menor que no térreo.
Um pedacinho de verde entre os prédios, cercado de pássaros. No mirante em um dos lados é possível observar a beleza da arquitetura do Teatro Municipal, o Shopping Light e o Vale do Anhangabau.
Eu tive o privilégio de curtir o visual do Centro Histórico de São Paulo e na foto abaixo, ao fundo, à minha direita está o Edifício Mirante do Vale, onde se localiza o Sampa Sky, de lá eu consegui ver até as plataformas de vidro.
Como Chegar
O Edifício Matarazzo está localizado bem próximo da estação do Metrô Anhangabau no Centro Histórico de São Paulo.
Farol Santander – Mirantes de São Paulo
A cidade de São Paulo e seu “mar de prédios” impressiona ainda mais vista do alto, seja dos aviões ou do topo dos prédios.
O edifício icônico do antigo Banespa, foi vendido e sua cobertura foi transformada depois de uma ampla remodelação, em um dos mirantes de São Paulo, o Farol Santander. Visto à noite, com iluminação colorida, realmente é como um farol para sinalizar o centro da cidade.
Conheça as atrações do Centro de São Paulo, com o Free Tour.
O antigo Banespão, como era conhecido, foi sede do Banco do Estado de São Paulo. Já foi um dos mais altos da cidade, com 161 metros e 35 andares. Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947. A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York.
A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa.
O mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26º andar se pode avistar toda cidade. Lá de cima é possível observar o lado da zona leste com o Mercado Municipal, o Parque Dom Pedro, o vai e vem dos trens do Metrô e região.
Do lado oeste é interessante observar os edifícios da Prefeitura, da Avenida Paulista e suas torres, a Avenida São João e ao fundo a Serra da Cantareira na zona norte.
Do alto é possível ter uma boa dimensão da cidade de São Paulo. A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste, um momento mágico.
O Farol Santander é um dos melhores mirantes em SP.
Conheça também os passeios de Punta del Este no Uruguai.
A experiência fica ainda mais completa com a visita à mostra Memória, com as antigas instalações. O cenário com móveis, objetos, documentos de abertura de contas e poupança do século passado, recriam como era o dia a dia do banco. A imponente sala da diretoria do Banco, é muito bem conservada, é como uma viagem no tempo.
Como Chegar
O Farol Santander está no Centro Velho de São Paulo, próximo da Estação do Metrô São Bento.
Terraço Itália
O Terraço Itália é um dos mirantes mais tradicionais de São Paulo. Ele se localiza no topo do edifício Itália, uma das atrações da cidade.
O Edifício Itália tem 165 metros de altura. O Restaurante Terraço Itália e o Piano Bar estão no 41º andar do edifício, com uma privilegiada vista panorâmica de 360 graus de São Paulo, que encantam paulistanos e turistas.
Foi construído pela comunidade italiana, inaugurado em 1965 no centro, nas esquinas da Avenida Ipiranga com Avenida São Luiz, próximo à Praça da República.
Para desfrutar da vista inesquecível, há duas maneiras: durante as refeições seja em almoço ou jantar no restaurante com amplas vidraças ou em um happy hour no piano bar. Os clientes podem curtir o incrível visual das mesas ou do mirante na varanda ao ar livre. Os preços são de um restaurante turístico de luxo e romântico.
Outra possibilidade é fazer a visita somente ao mirante da varanda, com um custo de ingresso.
O Terraço Itália é um dos melhores mirantes em SP.
Você vai gostar também de ler sobre: Itália cidades mais visitadas.
Foto: Terraço Itália.
Como Chegar
Para chegar ao Terraço Itália, a estação de Metrô mais próxima é a República.
A dica para se hospedar na região do Terraço Itália é o: Hotel Nobile Downtown.
O Terraço Itália também é um ótimo lugar para eventos e confraternizações.
Restaurante Esther Rooftop
O Restaurante Esther Rooftop, além de charmoso tem uma bela vista da Praça da República e região. Considerado um dos restaurantes românticos da cidade.
O chef e apresentador de T.V. francês Olivier Anquier, transformou o apartamento em que residia em um restaurante muito concorrido. Além da ótima comida, a maioria dos clientes escolhe uma das mesas na varanda para comer com o visual da cidade.
Dica de hospedagem próximo da Praça da República: Hotel Boulevard Inn Centro São Paulo.
Como Chegar
Uma das maneiras de chegar é via transporte público, pois fica ao lado da Estação de Metrô República.
Saiba mais no post: Centro de São Paulo e a gastronomia eclética.
Bar e Restaurante Skye
O Restaurante & Bar Skye está na cobertura do Hotel Unique na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, área nobre dos Jardins. Um dos destaques é a bonita piscina avermelhada e um Lounge com vista espetacular do Parque do Ibirapuera e dos prédios da grande metrópole.
O Skye é considerado um restaurante contemporâneo e sofisticado, com a grife do chef Emmanuel Bassoleil, também um dos restaurantes românticos.
Vale a pena visitar e a dica é tomar um drink ao pôr do sol, que pode ser uma das experiências inesquecíveis da cidade. O Skye é um dos melhores mirantes em SP.
Vale lembrar que o prédio do Unique, em formato que lembra uma melancia, também é um ponto turístico. Para aproveitar melhor o mirante, o ideal é ficar hospedado no próprio Hotel Unique.
O Skye é um dos: Restaurantes Românticos de São Paulo.
Foto: Hotel Unique.
Como Chegar
O hotel Unique está na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio próximo do Parque Ibirapuera. A possibilidade de transporte público é de ônibus a partir da Estação do Metrô Brigadeiro.
Conheça também a outra unidade do hotel em Mairiporã: Unique Garden refúgio de luxo.
Mirante do SESC Paulista
O SESC fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como todos centros culturais do SESC, oferece vários cursos e atividades.
O edifício tem 60 metros de altura, a cobertura fica no 17º andar, onde há um dos Mirantes em SP. Há uma interessante plataforma, com acesso por uma escada lateral, que parece suspensa no ar e proporciona uma vista espetacular da cidade.
O espaço é um dos mais concorrido pois proporciona uma vista incrível da Avenida Paulista e região dos jardins. O Mirante do SESC recebe a cada final de semana muitas pessoas para participar das atividades e conferir o visual, principalmente na hora do pôr do sol.
Nos dois últimos andares há também lanchonete e comedoria, além do mirante. Os cardápios dos dois ambientes são ótimos e com preço justo.
Esta é uma das muitas atividades bacanas de São Paulo, um lugar democrático com entrada grátis.
Além do SESC, conheça as outras atrações da região, no post: O que fazer na Avenida Paulista.
Como Chegar
O Mirante do SESC está na Avenida Paulista, próximo da Estação do Metrô Brigadeiro.
Outra cidade do mundo com mirante bacana é Santiago do Chile. Saiba mais em: Sky Costanera – mirante com 300 metros de altura.
Mirante Nove de Julho
O Mirante Nove Julho, está atrás do Museu de Arte de São Paulo – MASP, num plano mais abaixo na Rua Carlos Comenale s/n. O local é um pequeno complexo em cima do Viaduto Nove de Julho, que conta com alguns cafés e espaço de exposição de arte e artesanato.
A mesma vista também pode ser observada do vão livre do Masp na Avenida Paulista.
O edifício emblemático foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, que idealizou a área de 700 metros livres, com o objetivo de preservar a bela vista da Avenida Nove de Julho, seguindo assim a recomendação do doador do terreno, o construtor Joaquim Eugênio de Lima.
Como Chegar
Um dos acessos ao Mirante Nove de Julho, pode ser feito pela Avenida Paulista no ponto da Estação do Metrô Trianon Masp.
Mirante do Centro Cultural São Paulo
A cidade de São Paulo é versátil e democrática, referente aos espaços públicos. O Centro Cultural de São Paulo é um dos exemplos, um ponto de encontro de pessoas em busca de cultura e lazer.
No topo do Centro Cultural há um mirante com vista para a Avenida 23 de Maio e os prédios de São Paulo. Conta com uma área ajardinada que recebe visitantes durante o dia para relaxar no gramado.
Do mirante é possível também observar na Avenida 23 de Maio as esculturas em homenagem aos 80 Anos da Imigração Japonesa, obra da artista plástica Tomie Ohtake. Elas representam as quatro gerações de nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil, que são o issei (nascido no Japão), o nissei (filho de japoneses), o sansei (neto) e o yonsei (bisneto).
Foi inaugurado em 1982, o projeto é considerado um dos mais significativos, onde a estrutura de concreto armado e ferro se integra nos dois níveis da Rua Vergueiro com a Avenida 23 de maio.
Confira os outros Centros Culturais de São Paulo.
Como Chegar
O Centro Cultural São Paulo está ao lado do Metrô Estação Vergueiro.
Pico do Jaraguá – Mirantes em SP
A vista da cidade de São Paulo a partir do Mirante do Pico do Jaraguá é espetacular, pode-se observar os prédios, as antenas da região da Avenida Paulista e outros detalhes da grandiosidade da cidade.
O Pico do Jaraguá é um dos mirantes de SP em meio à natureza.
O Pico do Jaraguá tem dois platôs de mirantes, um no lado esquerdo próximo da ala principal e outro no ponto acima, cujo acesso é feito por uma escadaria de concreto com 242 degraus.
Não é fácil encarar a subida, e para quem não quiser fazer tanto esforço, a dica é que, os dois mirantes têm praticamente as mesmas vistas, a diferença é que no mais alto é possível observar as estradas que levam para o interior.
Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Passeio de Helicóptero.
O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de SP, com 1135 metros de altura. Se localiza no bairro do Jaraguá, a oeste da Serra da Cantareira. São ao todo 492 hectares de áreas de conservação, faz parte do Parque Estadual do Jaraguá, criado em 1960. O destaque é que abriga os últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana.
Reserve a Trilha Privada pelo Parque Estadual do Jaraguá.
O Pico do Jaraguá desde 1946 foi transformado em ponto turístico e em 1983 o parque foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). Em 1994 recebeu o título como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.
O local já teve muito ouro e com muitas disputas, no entanto por volta do século XIX, houve o esgotamento do mineral. Foi durante séculos um dos pontos de orientação geográfica dos viajantes a caminho de São Paulo.
A estrutura é precária e conta com banheiros e bancos de madeira para descanso.
O Mirante do Pico do Jaraguá tem semelhanças com o Cerro San Cristóbal em Santiago do Chile.
Como Chegar
Deve-se agendar a visita no site da Prefeitura de SP, com horários a partir das 13h00 até 16h00. O ideal é ir de carro, o melhor caminho é via Rodovia Anhanguera, há placas indicativas para seguir pela Estrada Turística, que passa pela periferia da cidade no bairro do Jaraguá até o alto na entrada oficial.
A partir do portão de entrada, há outra estradinha com aproximadamente 3 quilômetros até o topo, que dispõe de um pequeno estacionamento. Existem também trilhas demarcadas, no entanto exigem bom preparo físico.
Praça do Pôr do Sol – Mirantes de São Paulo
A Praça do Pôr do Sol é um dos mirantes naturais de São Paulo. Está localizada no Alto do Pinheiros, numa região da zona oeste, um pouco mais elevada e bem arborizada.
Uma ótima dica é ir na Praça do Pôr do Sol para um piquenique e curtir a cidade com os lindos tons alaranjados do final da tarde. Um dos melhores mirantes em SP.
O endereço é Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, número 334. A Praça do Pôr do Sol fica próxima de vários restaurantes e bares bacanas da Vila Madalena, portanto dá para emendar o passeio com visita às atrações do entorno. Que tal conhecer o Beco do Batman? Saiba mais no post: Atrações de São Paulo.
Como Chegar
Uma das melhores maneiras de chegar é via Metrô Estação Vila Madalena e depois fazer uma boa caminhada de 30 minutos. A melhor opção é ir de carro e chegar mais cedo para conseguir vagas de estacionamento na rua.
Dos mirantes em SP, a Praça do Pôr do Sol é um dos mais românticos.
Passeios em São Paulo
A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.
O Mercadão no centro da cidade é uma das atrações mais tradicionais. Há a beleza da arquitetura, bem como o colorido da variedade de barracas e produtos. Além de poder provar dois ícones da culinária paulistana, o pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela.
Uma das melhores maneiras de conhecer é através do Tour Completo por São Paulo.
Outro passeio bacana é fazer uma Excursão para Embu da Artes. A pequena cidade próxima de São Paulo se destaca com antiquários e feira de artesanato.
Uma das atrações de São Paulo é a gastronomia rica e variada, confira o post: Restaurantes Peruanos.
Onde Ficar em São Paulo
A cidade de São Paulo oferece muitas opções de hotéis em diversos bairros da capital. A área da região da Avenida Paulista é uma das mais interessantes, porque está próxima de muitas atrações.
Ibis Paulista – categoria turística na Avenida Paulista próximo da Rua Haddock Lobo.
Meliá Paulista – categoria turística na Avenida Paulista próximo da Rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na Alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na Rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo na Alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na Alameda Santos, paralela à Avenida Paulista.
Entre no link para pesquisar e reservar outros hotel na cidade.
Como Chegar à São Paulo
Para quem está em outros estados há muitas ofertas de voos para São Paulo. Confira as possibilidades de rotas e preços.
Quanto aos Traslados e Passeios, consulte as opções.
A maioria dos mirantes de São Paulo, tem acesso pelo transporte público. Para chegar ao Pico do Jaraguá, a melhor opção é seguir pela Via Anhanguera de carro.
Para circular pelos vários atrativos mencionados, uma das possibilidade é com aluguel de carro. Compare as empresas, tipos de veículos e preços com simulação das datas de viagem.
Onde Comer em São Paulo
Conheça a diversidade gastronômica da cidade de São Paulo nos posts abaixo.
Onde comer em São Paulo.
Restaurante Peruano qual escolher?
Ama.Zo Restaurante Peruano.
Nota da Autora
Alguns dos lugares mencionados pode ter alterações na visitas, devido à pandemia. Meus agradecimentos aos lugares mencionados pelo apoio e fotos.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, São Paulo
Postado por: Deusa Rodrigues