Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer na avenida Paulista a mais famosa de São Paulo

24.jan.19 - atualizado em 21.fev.24

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

O que fazer na avenida Paulista, um lugar que concentra muitas opções culturais.

Um dos pontos mais importantes de São Paulo, onde tudo acontece.  Tem um movimento intenso de pessoas que trabalham, mas também se divertem na avenida mais famosa da cidade.

Siga as dicas de cultura, mirantes, museu, cafés, bares e restaurantes de uma paulistana que ama a cidade.

Você também vai gostar de ler sobre: Pôr do sol no Farol Santander em São Paulo.

Faça um Tour Completo por São Paulo.

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer também o Centro Histórico de São Paulo, com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

O Que Fazer na Avenida Paulista – MASP

Visitar o Museu de Arte de São Paulo – MASP,  é uma referência, um dos mais importantes do Hemisfério Sul. Conta com um importante acervo.

10.000 Peças e Obras Artísticas

Van Gogh, Cézame, Renoir, Anita Malfati, Di Cavalcanti, etc. A localização é perfeita, praticamente no meio da avenida, de frente para o Parque Trianon e com fundos para a avenida Nove de Julho.

O prédio moderno impressiona pelas formas. A arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o MASP, idealizou o vão livre de 700 metros. Isso foi a recomendação do doador do terreno, o construtor Joaquim Eugênio de Lima, para preservar a bela vista do centro. É um dos cartões postais de cidade. A dica sobre o que fazer na Paulista, é ir na terça-feira, dia de entrada gratuita.

Você pode também fazer uma Visita Guiada pela Avenida Paulista, para conhecer os melhores atrativos a partir do MASP.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista

Confira o MASP e outros: Cartões Postais do Brasil.

A arquiteta Lina Bo Bardi era ítalo-brasileira. Saiba mais sobre seu país de origem: Itália.

IMS – Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles – IMS, passou anos em um endereço discreto do bairro de Higienópolis, até ser transferido para Paulista. O edifício localizado próximo à rua da Consolação, passou remodelação com um projeto arquitetônico inovador.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

São vários andares com exposições diversas, auditório para cinema, shows, debates, palestras e biblioteca.

Logo na entrada, próximo das escadas rolantes há o Restaurante Balaio, do badalado chef Rodrigo Oliveira, uma ótima opção para uma refeição.

O grafite na parede de um prédio próximo do IMS, na congruência da avenida Paulista com a Consolação, além da estátua no piso térreo da entrada do prédio fazem parte da temática de Carolina Maria de Jesus.

Na Praça IMS – 5º andar, há um café e ampla janela de frente para a Paulista, as dicas são fotografar e observar a avenida.

Há destinos paulistas bem próximos de São Paulo, conheça: Estrada do vinho em São Roque.

Itaú Cultural – O Que Fazer na Avenida Paulista

O Itaú Cultural, é voltado ao conteúdo e incentivo à cultura. Há vários espaços com exposições, mostras, teatros, etc.

Recomendo a visita à exposição Brasiliana e a Numismática, de moedas. As obras de gravuras de Debret, Descourtilz, Rugendas e a dupla Spix e Martius, são belíssimas.

Explore as experiências e passeios de São Paulo.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista

Os artistas europeus, retratavam as belezas naturais do Brasil colônia com perfeição. Uma maneira de conhecer a história do Brasil, através do bom gosto das gravuras.

A dica sobre o que fazer na Paulista é conjugar exposições com apresentações no Itaú Cultural.

Eu conferi a exposição sobre o cantor Alceu Valença, onde há informações sobre a vida do artista, A mostra é colorida e alegre assim com a produção do cantor. A melhor parte são os fones de ouvido, onde se pode escutar as principais canções de Alceu Valença.

No centro histórico de São Paulo, também tem opções culturais interessantes. Leia também: Centro Cultural BB – Exposição Egito Antigo.

Japan House – Avenida Paulista

Criada pelo governo japonês, a Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. O espaço foi desenvolvido pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, e com o escritório brasileiro FGMF Arquiteto.

Um ambiente que transmite hospitalidade e inovação. Além de São Paulo, somente Los Angeles e Londres, foram escolhidas para sediar a Japan House. O que fazer na Paulista é conferir as exposições e eventos, sempre há novidades.

Há diversas exposições temporárias de artistas japoneses.

Saiba mais sobre o Japão.

Sesc – Mirante na Avenida Paulista

O Sesc fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como todos os prédios do Sesc, oferece também vários cursos e atividades. O espaço mais concorrido é a cobertura, um mirante com uma vista incrível da cidade.

Que tal conhecer ainda mais a Paulista? A dica é participar de um Tour de Helicóptero, que passa pelos principais pontos turísticos.

Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Recebe a cada final de semana seis mil pessoas para participar das atividades e conferir o visual. Nos dois últimos andares há lanchonete e comedoria, além de mirante. Os cardápios dos dois ambientes são ótimos e com preço justo. Virou a nova atração da cidade.

Para visitar é necessário fazer o agendamento pelo aplicativo Agendamento Sesc São Paulo. Durante a semana quando o movimento é mais tranquilo, se consegue em poucos minutos reservar o horário.

O que fazer na Paulista é ir no final da tarde para curtir o pôr do sol. Esta é uma das muitas atividades bacanas sem custo, uma das minhas preferidas.

Outra cidade do mundo com mirante bacana é Santiago do Chile. Saiba mais em: Sky Costanera – mirante com 300 metros de altura.

Centro Cultural Coreano

O CCCB – Centro Cultural Coreano no Brasil, está sempre com exposições bem interessantes a conferir. Centro Cultural Coreano no Brasil.

Fiesp – Cultura na Avenida Paulista

O prédio da Fiesp é uma referência, com sua fachada inclinada. A arquitetura é moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, abriga além da Fiesp, o Ciesp, o Senai-SP, o Sesi-SP e o Instituto Roberto Simonsen. Durante o Natal tem uma bonita decoração com luzes.

O Centro Cultural Fiesp é um espaço para as artes cênicas e visuais, audiovisual, música e tecnologia. A parede de concreto que dá para alameda Santos, tem um belo jardim projetado por Roberto Burle Marx (1909-1994).

O que fazer na Paulista é: tomar um café com bolo, na Patisserie Douce France e observar o jardim.

Que tal conhecer o interior? Confira o post: Hotéis Refúgios próximos a São Paulo.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Casa das Rosas – Visitas ao Jardim

A Casa das Rosas é um bonito casarão estilo clássico francês, foi totalmente remodelado e está de cara nova.

A novidade do momento é a exposição Monica 60 anos – Sempre Fui Forte. Os personagens de Maurício de Souza estão espalhados pelo lindo jardim e colorido combinam bem com as rosas.

Um dos meus passeios preferidos. O que fazer na avenida Paulista, a dica é fazer uma parada no Caffè Ristoro, que fica no jardim, entre o as rosas e árvores.

Esse local é nos fundos da Casa da Rosas, próximo ao moderno edifício comercial Parque Cultural Paulista.

Se você gosta de flores, conheça também a cidade do interior de São Paulo: Holambra.

Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional, na esquina da rua Augusta, ao lado da estão do Metrô, é um dos lugares mais agitados da Paulista. Foi inaugurado em 1956, passou por várias fases. Abriga escritórios, cinemas, restaurantes, lojas, mini mercado, cafés, restaurantes, cinema e livrarias.

O relógio do alto do edifício pode ser visto de vários pontos de São Paulo. Um ponto de encontro famoso, seja para lazer ou negócios.

Conheça mais a cidade no post: Atrações de São Paulo.

Livraria Cultura – Escada Ícone

A Livraria Cultura um ícone do Conjunto Nacional, reabriu as portas, depois do fechamento por poucos dias, devido a problemas judiciais da recuperação financeira.

O ponto é tradicional para o público e um detalhe que chama a atenção é escada, com degraus iluminados e com nome de obras literárias, um ponto para fotografias.

Estilo do Conjunto Nacional

O estilo do Conjunto Nacional é outro atrativo do espaço, é um clássico da arquitetura em São Paulo.

Estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança

Há uma exposição permanente das estátuas de Dom Quixote a cavalo, com Sancho Pança, seu fiel escudeiro. Interessante observar que a estátua é feita de lixo reciclado. Uma obra em homenagem aos 400 anos do escritor Miguel Cervantes.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista

A passarela no vão central leva até o primeiro e segundo andar onde está o Blue Note, um restaurante com música ao vivo e vista da avenida Paulista.


Booking.com

Praça do Ciclista

A Praça do Ciclista está localizada no final da avenida Paulista, quase na esquina da avenida Consolação. Um local onde se reúne os amantes da bike, além de ser um pequeno reduto da natureza em meio ao asfalto e prédios imponentes.

A estátua de Francisco de Miranda está em meio às pequenas árvores e passa quase despercebida.

O que fazer na avenida Paulista

Onde Ficar na Região da Paulista

Para visitar as atrações da Paulista, o ideal é ficar em hotéis próximos.

O que fazer na avenida Paulista

Em alguns hotéis é possível caminhar até os principais pontos. Veja algumas indicações, é só entrar no link e fazer a reserva:

Para reservar hotel em São Paulo, entre neste link.

ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

O que fazer na avenida Paulista

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

O que fazer na avenida Paulista

Vila Galé Paulista – categoria primeira, se localiza na rua Bela Cintra a uma quadra da avenida Paulista. Uma rede portuguesa presente também em várias cidades do Brasil como; Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, etc.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Canopy by Hilton São Paulo Jardins – um hotel boutique, categoria luxo.

O estilo é descontraído e casual, tem como destaque o bar lobby e também o bar do roof top, com bonita vista da cidade.

Hotéis em Pinheiros

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Como Chegar à São Paulo

As principais cidades do Brasil têm voos para a cidade de São Paulo, tanto para o Aeroporto de Guarulhos como Congonhas. Confira as melhores ofertas para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.

vai-de-promo

Dica – Como se Locomover na Avenida Paulista

Para se locomover na Avenida Paulista há três estações de Metrô, em pontos estratégicos: Brigadeiro, Trianon-Masp e Paulista, da Linha Verde.

Todas as atrações mencionadas neste post, podem ser visitadas através de Metrô, ou para quem preferir, caminhar pela avenida é também é um passeio.

Para conhecer melhor a cidade e os arredores, você pode alugar um carro.

Dica Esperta – Trabalhar no Coworking Santander

Uma agência bancária, com coworking e café, esta é a novidade na entrada do Shopping Center Três. O espaço é bonito e moderno, num ponto movimentado da Paulista.

Não é necessário ser cliente do banco, para aproveitar as mesas e wifi free, sem custos. Para o consumo na cafeteria, clientes do banco tem desconto. Assim é São Paulo, moderna, mistura negócios com lazer, com charme.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Avenida Paulista no Domingão

Aos domingos a avenida Paulista é só dos pedestres, fica fechada para os carros. Todas as “tribos” circulam, com performances, mini shows, musica variada, bikes, pets, vendas diversas e muita alegria. A feira de Antiguidades do vão livre do MASP é um ponto turístico da cidade.

Blue Note – Jazz e Brunch

A sensação do momento na noite paulistana é o Blue Note, a casa de jazz, blues e outras músicas. Está localizado no primeiro andar do Conjunto Nacional, num bonito espaço remodelado. A iluminação azul na fachada identifica a casa.

O Brunch aos domingos é um dos programas da avenida Paulista, funciona das 10h00 às 17h00, com menu caprichado, além de musica ao vivo com a banda da casa.

Dica de Bar Transado na Avenida Paulista

O Bar e Restaurante Riviera é um clássico do pedaço. Ele está no primeiro andar na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação.

Nos anos 80 ficou famoso por ser mencionado com frequência nos quadrinhos humorísticos  da personagem fictícia Rê Bordosa do cartunista Angeli. Foi remodelado e é um ponto turístico de cidades.

Restaurantes da Avenida Paulista

O Restaurante Spot é outro ponto turístico, ele é moderno e frequentado por artistas e pessoas influentes. Fica na alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 a uma quadra da avenida Paulista.

A cidade de São Paulo é conhecida pela gastronomia internacional, com restaurantes de várias nacionalidades, na avenida Paulista e região há muitas opções.

Que tal conhecer mais sobre outros restaurantes ? Acompanhe os posts:

Os chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.
Centro de São Paulo e a gastronomia eclética.
Onde comer em São Paulo.
Restaurantes Românticos em São Paulo.

 Dicas sobre o que fazer na avenida Paulista: centros culturais, mirante, etc.

Restaurante A Casa de Antonia

O restaurante Casa de Antonia está dentro da Livraria Cultura no Conjunto Nacional, e atende desde o café da manhã, almoço até o jantar. O cardápio é bem variado e já se tornou um ponto de reuniões e encontros da avenida Paulista.

Dicas de Comidinhas na Avenida Paulista

A avenida Paulista oferece inúmeras possibilidades para comer.

Lanchonete do SESC  Paulista

Prove as “comidinhas” do SESC Paulista, são deliciosas e com preços justos. Há dois espaços: uma lanchonete no 17º andar e a comedoria no 16º andar, as mesas são compartilhadas.

Méqui 1000

Um sucesso da avenida Paulista, e a Méqui 1000, a milésima loja brasileira do McDonald´s que foi inaugurada em 18/10/2019, num bonito casarão de 1811. O local já foi sede do Bank Boston e do Banco Itaú.

O que fazer na avenida Paulista

Os diferenciais desta loja são: unir a tecnologia com arquitetura clássica, o cardápio exclusivo e estar aberta 24 horas. Este é um ponto nobre da avenida e com muita circulação.

Chocolateria Lugano

A loja bacana do Chocolates Lugano com entrada tanto pela avenida Paulista como por dentro do Conjunto Nacional. Dá para sentir um pouco do clima de Gramado, o salão além de produtos para venda, há mesas e no cardápio com várias opões, inclusive de salgados.

Casa Bauduco Paulista

A Casa Bauduco está em uma localização estratégica, na esquina da avenida Paulista com a rua Augusta. O amplo envidraçado onde os clientes podem observar o vai e vem da rua, está ao lado dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil.

Sensory Coffee Roasters

Outro café bacana é o Sensory Coffee Roasters no Mirante 9 de Julho, ele fica atrás do MASP, num plano mais abaixo na rua Carlos Comenale s/n. O café vale a pena ser visitado, tanto pelas comidinhas como pela vista da avenida 9 de Julho.

A vista do Mirante 9 de Julho é diferente e novidade para muitos visitantes.

O que fazer na avenida Paulista

Compras em São Paulo

A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.

Vida Noturna de São Paulo

Uma das cidades que não pode parar tem uma vida noturna intensa.

A dica é conhecer os bares da Vila Madalena, conferir o tradicional Bar Brahma e observar as luzes da cidade no Skye Bar, reserve o Tour Noturno Privado em São Paulo.

São Paulo – 470 anos

Continua como vanguarda e se destacou recentemente por ter vacinado a primeira pessoa contra a Covid-19 em território nacional.

Tem sido destaque pela atuação do Instituto Butantan, na produção de vacinas, um orgulho do Brasil. Um dos municípios do Brasil que tem se destacado, recebeu o título de Capital da Vacina na Mundo.

A avenida mais famosa de São Paulo também é palco de manifestações e comemorações. É o local onde tudo acontece, um local para curtir nas quatro estações do ano.

São Paulo tem semelhanças com a cidade mais vibrante dos Estados Unidos, acompanhe no post: Estações do ano em Nova York.

Dica Extensão de Viagem

Há várias outras cidades próximas à São Paulo, que vale a pena a viagem. Confira os posts:

Templo Budista Zu Lai – Cotia & Embu das Artes.

Passeios pelo Interior de São Paulo.

Lua de Mel em Campos do Jordão.

Melhores praias do Guarujá.

Veja as ofertas de hotéis em Campos do Jordão no Guarujá.

Booking.com


 

  1. Carlos Frigerio disse:

    Eu já morei em Sao Paulo durante vários anos e sempre acho de bom voltar aí porque sempre há coisas novas pra ver e curtir. Sao Paulo é uma cidade que sempre me fascina e gostaria de ir aí a cada ano mas agora por enquanto isso é impossível.

    • Olá Carlos sim Sampa é uma cidade surpreendente. Por enquanto temos que ficar em isolamento social, mas isso vai melhorar e quando tudo passar você volta para visitar São Paulo que está sempre com novidades. Continue me seguindo no Blog que sempre conto um pouquinho mais da cidade.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel