Deusa Rodrigues - Travel Agent

Sampa Sky e o Centro Histórico de SP

08.abr.23 - atualizado em 31.ago.23



O Sampa Sky é a novidade do Centro Histórico, instalado em um dos edifícios mais altos da cidade.

Os dois mirantes, formados por deques de vidro proporcionam a sensação de flutuação sobre os edifícios de São Paulo.

O lugar é totalmente instagramável e a experiência incrível é ideal para fotos.

Você vai gostar de ler também sobre o Farol Santander, um dos cartões postais da cidade.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer melhor o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

Sampa Sky e Centro Histórico

Um dos prédios mais altos de São Paulo, o Edifício Mirante do Vale, conta com 170 metros de altura. O deque de observação do Sampa Sky, no 42º andar, está à 150 metros, todo construído em vidro, como uma plataforma sobressalente ao edifício – @sampasky.

O interessante é poder observar os pontos turísticos de São Paulo, como do Viaduto do Chá, Farol Santander e outros, mas o melhor de tudo é poder pisar na plataforma, ver os carros e prédios sob os pés e se sentir flutuando sobre a cidade.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

O Sampa Sky e as atrações do Centro Histórico surpreendem os viajantes.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Cenários do Sampa Sky

Além dos dois mirantes de vidros, posicionados em lados do edifício com ângulos diferentes, há outros espaços para curtir São Paulo.

O cenário com a vassoura de bruxa também é um dos pontos que fazem sucesso na hora das lembranças de viagem.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

O banco em forma de balanço com a frase “This is Sampa”, também é ideal para fotos.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

As cadeiras de sol de frente de para o mar de prédios também vale uma pose.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Quem não quer um cenário com o mapa de São Paulo ao fundo?

Aproveite para fazer fotos em uma das paredes laterais, com gravuras que lembram as calçadas da cidade e um banco com a figura de Jack Daniel´s ao lado de um barril de whisky.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Sobre o Edifício Mirante do Vale

Localizado na praça Pedro Lessa número 110, o Edifício Mirante do Vale é um dos mais altos e pode ser avistado de vários lugares do centro.

O Sampa Sky está muito próximo, praticamente ao lado Viaduto Santa Efigênia que é outro ponto turístico.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Eu visitei o Sampa Sky e alguns pontos do Centro Histórico a convite da Secretaria Municipal de Turismo e SPturis, acompanhada da equipe, bem como, de um grupo de produtores de conteúdo da ABBV – Associação Brasileira dos Blogs de Viagem e também de integrantes de uma produtora de T.V.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

Por Que o Nome Sampa Sky?

O nome tem origem na música Sampa do cantor e compositor Caetano Veloso, cujo refrão “alguma coisa acontece no meu coração, só quando cruzo a Ipiranga com a Avenida São João” é muito conhecido. Uma bela homenagem ao céu da cidade.

Hospedagem no Edifício Mirante

Hospedagem Abaixo do Sampa Sky

A dica é se hospedar em um apartamento incrível logo a baixo do Sampa Sky, localizado no 38° andar e com uma linda vista da cidade até a Serra da Cantareira.

Viaduto Santa Efigênia

O Viaduto Santa Efigênia tem sido utilizado para diversas publicidades pela beleza da arquitetura, cujos estruturas metálicas foram trazidas da Bélgica em 1913, além do piso de pedras coloridas.

Sampa Sky e Centro Histórico

No passado foi o segundo viaduto a fazer a ligação entre o Centro Histórico e o Centro Novo, que se inicia no Teatro Municipal e vai até a região da praça da República.

Sampa Sky e Centro Histórico

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento é um complexo que engloba colégio, clausula de monges e igreja.

A missa com canto gregoriano, que se realiza aos domingos é também umas das atrações de São Paulo.

O brunch, ou seja, um café da manhã caprichado, é disputadíssimo, inclui diversas delícias, entre elas os produtos preparados pelos próprios monges. As reservas podem ser realizados pelo site ou Instragram.

Eu visitei também o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo em uma bonita região do alto da cidade, cercado de árvores.

Mercado Municipal Kinjo Yamato

O Mercado Municipal Kinjo Yamato na rua Barão de Duprat, 400, fica ao lado do Mercado Paulistano, que tem como característica a venda de hortaliças, além de frutas e produtos da colônia japonesa.

Há também várias opções de restaurantes para almoçar, com preços mais acessíveis, em relação ao Mercadão.

Mercado Paulistano

O passeio pelo Mercado Paulistano reúne as cores e sabores do país e está sempre nos roteiros turísticos de quem vem para a cidade.

Para a maioria dos visitantes é o nosso Mercadão @nossomercadao, que conta com uma arquitetura única, com lindos vitrais, assim como os mercados europeus.

O local comercializa frutas, carnes, frutos do mar, secos e molhados, azeite, bebidas, pães e até loja de souvenir de São Paulo.

Sampa Sky e Centro Histórico

Sanduíche de Mortadela

Para almoçar há muita opção, dentre as comidas do Brasil, o sanduíche de mortadela do Mercadão, também está entre as mais típicas.

Os diversos restaurantes do local oferecem o famoso sanduíche, cada um tem sua receita diferente, alguns tem produção própria, outros utilizam produtos importados, portanto pode-se voltar várias vezes, que o sabor é sempre diferente.

Sampa Sky e as Atrações do Centro Histórico

A tradição começou quando um cliente no passado, sempre insistia para incrementar o sanduíche com mais recheio, até que os funcionários, decidiram exagerar e para surpresa de todos, foi super aprovado.

Logo depois outros frequentadores passaram a pedir o mesmo, que foi incorporado ao cardápio, sendo que os demais bares e restaurantes locais, também fizerem o mesmo.

Sampa Sky e Centro Histórico

Hocca Bar

O Hocca Bar @hoccabrasil, é um dos locais tradicionais, ícone turístico e gastronômico de São Paulo, em atividade desde de 1952 no Mercadão. Atualmente conta com várias outras unidades pelo estado.

No cardápio há uma variedade de sanduíches, pastel de bacalhau e outros itens, um melhor que o outro. Eu experimentei o Sanduíche de Mortadela Salada, acompanhado de um choppinho gelado, adorei e recomendo.

Sampa Sky e Centro Histórico

O Mercadão está também no meu post Onde comer em São Paulo.

Visitar o Sampa Sky e os pontos turísticos do Centro Histórico, são experiências inesquecíveis em SP.

Rua 25 de Março e Ladeira Porto Geral

A rua 25 de Março é um dos ícones da cidade, com um movimento intenso, pois as lojas oferecem produtos variados com ótimos preços, por isso recebe visitantes de todo Brasil.

A ladeira Porto Geral, é uma referência para comprar itens de fantasia em geral. No carnaval o movimento é muito grande. Foi lá que comprei alguns adereços para compor meu look e assistir o Desfile das Campeãs de São Paulo no Sambódromo.

Para chegar na rua 25 de Março e ladeira Porto Geral é muito fácil, pois está bem próxima da Estação São Bento do Metrô.

Sampa Sky e Centro Histórico

Pateo do Collegio

Pateo do Collegio é onde nasceu a cidade, com a missa em 25 de janeiro de 1554, na então Vila de São Paulo de Piratininga.

A bonita construção feita pelos Jesuítas, engloba um complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus, com museus, igreja e biblioteca. As missas aos domingos recebem muitos visitantes.

O Sino da Paz instalado na praça é um dos pontos que chamam a atenção dos transeuntes.

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira criada no país, mas ainda como território português, sendo inaugurado em 11 de dezembro de 1809 no centro do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001, com sede na Rua Álvares Penteado. Está localizado em um prédio histórico e “classudo” em um calçadão, ou seja, rua somente para pedestres próximo da praça da Sé.

Além de São Paulo o Centro Cultural BB está presente no Rio de Janeiro, em Brasília e Belo Horizonte.Centro Cultural BB

Farol Santander

O antigo edifício Altino Arantes do Farol Santander ou Banespão, como era conhecido, foi sede do antigo Banco do Estado de São Paulo. Localizado na rua João Brícola número 24, já foi um dos prédios mais altos de São Paulo.

Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947. A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa – Banco do Estado de São Paulo.

O mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26º andar se pode avistar toda cidade, a dica é ir no final da tarde para observar o pôr do sol.

A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste. Na minha última visita na hora que o sol se põe, os visitantes aplaudiram, assim como acontece em vários lugares pelo mundo.

Conheça também outros mirantes de São Paulo.

Largo do Café

O Largo do Café fica entre as ruas São Bento, Álvares Penteado e a rua do Comércio, cercado por vários prédios históricos.

Recebeu esse nome porque era o local onde os barões do café negociavam as safras. O local contava com a Bolsa do Café, que posteriormente foi transferida para Santos.

Edifício Martinelli

Um dos pontos do Centro Histórico que chamam atenção dos visitantes é a arquitetura do Edifício Martinelli, que fica bem próximo do Farol Santander.

Foi um marco de São Paulo, símbolo de luxo e poder, devido a obstinação do imigrante italiano Giuseppe Martinelli. O plano original de comercialização de residências para a alta sociedade não deu certo, o proprietário com dívidas de impostos, foi à falência.

Passou por várias fases de abandono, mas atualmente está em processo privatização e revitalização.

Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá, está bem próximo do Edifício Matarazzo. Foi a primeira ligação entre o Centro Histórico de São Paulo, com o chamado centro novo, para transpor ao rio Tamanduatei, que foi canalizado no passado e hoje é o Vale do Anhangabau.

Inicialmente feito com piso de madeira, foi refeito com concreto, mas manteve as estruturas metálicas laterais importadas da Europa. Por ele passam milhares de pessoas por dia, de onde se pode ter boa visão da cidade.

Edifício Matarazzo

Eu fiz a visita guiada no Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura de São Paulo.

A imponente construção em estilo neoclássico simplificado, foi concebido para ser a sede das industrias de Francisco Matarazzo.

Na fachada do prédio há cinco ícones que representam os tipos de indústrias que o grupo Matarazzo administrava.

Vários elementos evidenciam a riqueza dos detalhes, entre eles, a estátua da calçada, a fachada e hall de entrada todo em Mármore de Carrara, importado da Itália.

Na parede do hall de entrada há um mapa do Brasil, pintado sobre o mármore, com ilustrações que fazem referências não só a geografia do país, bem como, às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.

No último andar está o um amplo terraço, com jardim e mirante, com inúmeras espécies de plantas, além de uma vista linda da cidade.

Um pedacinho de verde entre os prédios, cercado de pássaros.

No mirante em um dos lados é possível observar a beleza da arquitetura do Teatro Municipal, o Shopping Light e o Vale do Anhangabau.

Eu tive o privilégio de curtir o visual do Centro Histórico de São Paulo e na foto abaixo, ao fundo, à minha direita está o Edifício Mirante do Vale, onde se localiza o Sampa Sky, de lá eu consegui ver até as plataformas de vidro.

Sampa Sky e Centro Histórico

O meu passeio que começou no Sampa Sky, passou pelo Centro Histórico e terminou com chave de ouro, com o bonito pôr do sol do lado oeste do Edifício Matarazzo.

Onde Comer no Centro Histórico

Para que vai ao Sampa Sky e Centro Histórico de São Paulo, há várias opções tanto para almoço como café da manhã, chá da tarde e happy hour.

Café Girondinho

Para fazer uma viagem no tempo, a dica é ir no Café Girondino. A decoração é inspirada no começo do século passado, inclusive com itens doados de antigos frequentadores – @cafegirondino.

O restaurante mais tradicional do Centro Histórico de São Paulo, tem no cardápio, além de cafés, também refeições e sobremesas, como o pudim de leite, considerado do melhor da cidade.

A minha dica é bem bacana, comece o dia no Sampa Sky, almoce no Mercadão, passeie pelo Centro Histórico, tome um cafézinho com sobremesa no Café Girondino e curta o pôr do sol no mirante do Edifício Matarazzo.

Com certeza será um dia completo com muitas experiências, você vai gostar.

Salve Jorge

Para uma happy hour a opção é o bar Salve Jorge, estilo moderninho que fica na Praça Antônio Prado, número 33 bem em frente do Farol Santander. A propriedade conta com a matriz na Vila Madalena.

Eu almocei lá algumas vezes e recomendo do cardápio a picanha, e a feijoada que é servida aos sábados.

Il Barista Café – Cenário do Passado

A novidade do pedaço é o Café Il Barista, localizado no térreo do Edifício JB, próximo da Bolsa de Valores, na rua João Brícola, 59 quase na esquina da rua Boa Vista.

As grandes portas de ferro verdes da entrada, chamam a atenção pelas treze moedas douradas, que representam nossa história monetária, desde as de réis até centavos.

Internamente o café tem estilo clássico com o pé direito altíssimo e muita elegância, eu me senti no passado.

Maria Cristina Doces

Outra opção é uma casa de delícias portuguesas no Centro Velho de São Paulo. a Maria Cristina Doces, na Rua Alvares Penteado, número 188.

Bar Guanabara

O Bar Guanabara 1910 fica bem pertinho do Farol Santander, aliás uma dica para conjugar o passeio. Esse lugar é um achado na cidade, que foi aberto em 1910 pela Companhia Antártica e na época era proprietária também do Bar Brahma na Avenida São João e o Pinguim em Ribeirão Preto.

O local lembra os bares antigos do Rio de Janeiro, tanto na decoração, bem como na painel pintado no salão do restaurante. Há ainda objetos de época do início do século, bem como um livro com recortes de reportagens e fotos que mostram o passado glorioso.

Como Chegar ao Sampa Sky e Centro Histórico

Uma das opções de transporte para chegar ao Sampa Sky e Centro Histórico de SP é utilizar o Metrô.

Deve-se descer na estação São Bento, e seguir pela saída do Anhangabaú. Caminha-se cerca de 5 minutos para o lado direito.

Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande oferta de voos. Confira no banner as rotas e preços para comprar as passagems aéreas e Seguro Viagem.

vai-de-promo

Para Circular em São Paulo

Outra possibilidade para conhecer as várias atrações de São Paulo, é alugar um carro. Compare empresas, veículos e preços conforme datas da viagem.

Onde Ficar em São Paulo

Veja abaixo as minhas indicações de hotéis por região.

Hotéis na Região Central de SP

Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.

O Novotel Jaraguá São Paulo Conventions que se localiza na rua Martins Fontes, é local bom para visitar o Centro Histórico e também para subir a rua Augusta até as várias atrações dos Jardins.

Hotel em Higienópolis

O  Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo é uma boa opção na região da Santa Cecília, próximo do Centro.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista, categoria turística, com ótimo custo benéfico, está localizado na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros

Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.


Booking.com

Nota da Autora

Para elaborar este post eu visitei diversas atrações de forma independente em várias ocasiões diferentes.

A convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, também realizei algumas visitas com apoio institucional em conjunto com a equipe do programa Vai de Roteiro, que está disponível de forma gratuita para todos.

Os meus agradecimentos a Fernanda Ascar diretora da SPTuris, e a equipe da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo pelo apoio institucional.

Categorias: Beaune, Sem categoria

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2023 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel