Restaurante peruano em São Paulo: qual escolher?
07.nov.18 - atualizado em 08.abr.21

Restaurante Peruano em São Paulo: qual escolher? O Peru é um “case” de sucesso, com a marca do país. A gastronomia peruana criativa, utiliza os produtos andinos e mescla a influência Inca com os métodos modernos.
O resultado é espetacular e tem angariado prêmios aos restaurantes e aos chefs peruanos e caíram no gosto dos brasileiros.
Eu fui conferir alguns restaurantes, cardápios, detalhes e preparei as dicas para facilitar a escolha.
Que tal se programar para as viagens deste ano, acompanhe o post: Viagens pelo Brasil.
Gastronomia ponto forte – Destino Peru
O destino Peru está a cada dia mais consolidado. Eu tenho uma experiência transformadora na viagem ao Peru e com a gastronomia. Os brasileiros viajam ao Peru, em busca de aventuras, gastronomia, rituais energéticos, turismo de luxo e até lua de mel.
Há no país inúmeros restaurantes e chefs peruanos famosos. O Ceviche é o prato mais conhecido e agrada ao paladar do brasileiro bem como do resto do mundo.
Você vai gostar de ler os posts:
O que fazer no Peru: Machu Picchu uma experiência transformadora.
Lua de Mel no Vale Sagrado do Incas: uma experiência romântica no Peru.
Chefs Peruanos no Brasil
Em Lima e Cusco há muitos restaurantes concorridos, onde há necessidade de reservas com antecipação. O Peru está muito bem posicionado, com 11 propriedades no ranking dos melhores restaurantes da América Latina.
Confira a listagem dos 50 melhores restaurantes da América Latina.
Há muitos chefs peruanos jovens e promissores, que se formaram em gastronomia no seu país e comandam os restaurantes pelo Brasil. Estima-se que em São Paulo há em torno de 100 restaurantes peruanos. No Peru os meninos não sonham em ser jogadores de futebol, como no Brasil e sim chefs de cozinha, devido a importância da gastronomia.
Há restaurantes peruanos em todo o Brasil, no entanto a cidade de São Paulo, concentra um número maior. Os jovens chefs que vieram para o Brasil como empreendedores, trouxeram a modernidade e o frescor para a culinária. Estão espalhados por diversos bairros, com estilos diferentes. Cada um mais delicioso que o outro.
Eu visitei alguns restaurantes durante o evento Peru Week, conversei com os chefs peruanos e fiz degustações. Foram experiências gastronômicas incríveis.
Leia também: O que fazer em Lima.
Restaurante Peruano Ama.Zo em São Paulo
Dentre os restaurantes peruanos mais destacados de São Paulo, está o Ama.Zo. O cardápio é assinado pelo chef Enrique Paredes, um dos 50 profissionais selecionados para representar a gastronomia peruana no mundo.
O jovem chef de 31 anos se formou em gastronomia, trabalhou em diversos restaurantes do Peru, até abrir o Barra Khuda, que hoje é um sucesso em Lima. Recebeu o convite para ter sociedade e abrir o Ama.Zo Restaurante peruano em São Paulo e agora divide seu tempo entre o Brasil e Lima.
O Peru também é um país rico em manifestações culturais. Saiba mais em: Cultura e folclore na América do Sul.
Estilo do Restaurante peruano Ama.Zo – Conteporâneo
A gastronomia do Ama.zo tem um toque contemporâneo com produtos andinos, com destaque na estética e nos sabores. O restaurante localiza-se num bonito casarão, com mesas distribuídas em um jardim, no bairro Campos Elíseos, um verdadeiro achado no Centro de São Paulo.
Conheça mais sobre o Ama.Zo Restaurante Peruano.
O que comer no Ama.Zo – Restaurante peruano em São Paulo
Eu estive no Ama.Zo para fazer a degustação do cardápio durante a Peru Week. Provei o delicioso “Tiradito ajolivo” um ceviche com explosão de sabores (laminas de peixe, emoção de azeite de oliva, alho crocante, azeitona desidratada, mouse de abacate e batata doce, maracujá, maionese acevichada, leite de tigre e pimenta).
Para o prato principal Lomo Salteado, de sobremesa Suspiro com sorvete e para beber Chilcano clássico de pisco. Foi inesquecível meu almoço.
Leia também: O que fazer em Montevidéu.
Restaurante peruano em São Paulo – Inka House
O Inka House tem cardápio assinado pelo jovem chef peruano de 25 anos, José Alarcón. Antes de assumir o Inka House no Brasil, José se formou em gastronomia e trabalhou no renomado restaurante Mi Barrunto em Lima.
Já como chef do Inka House, recebeu o prêmio “Chef Revelação” de São Paulo. Participa de várias demonstrações e de aulas de gastronomia em eventos da Promperu para difundir a cultura peruana no Brasil.
Este restaurante peruano está próximo da avenida mais famosa da cidade. Que tal esticar o passeio? Leia: O que fazer na Avenida Paulista.
Inka House – Estilo tradicional
A gastronomia do Inka House é uma experiência “gastro cultural” como eles definem. O lema da casa é: “Comer no Inka House é como comer no Peru”. A decoração da casa é temática para fazer os clientes já se sentirem nas cidades de Cusco e Machu Picchu. O Inka House possui quatro unidades em São Paulo: Vila Mariana, Butantã, Vila Olímpia e Jardins.
Experiência no Restaurante peruano Inka House
Eu estive no Inka House Jardins, para fazer a degustação durante a Peru Week, e foi uma surpresa de sabores e texturas. Provei na entrada a “Causa Acevichada”, que consiste em ceviche com purê de batata (lâminas de peixe, purê de batata, avocato, pimenta amarela e toque de limão). Como prato principal provei o Lomo Salteado (filé mignon com diversas especiarias, acompanhado de arroz e fritas).
Para finalizar, experimentei a deliciosa sobremesa bolo tres leches (feito de leite comum, leite condensado e creme de leite, com cobertura de chantilly, toque de canela e uma folha de hortelã).
Restaurante peruano em São Paulo – Q`Chicha
O jovem chef peruano de 28 anos Hernnan Huillacaya, formado em gastronomia, comanda o Restaurante Q`Chicha, junto com outros 3 chefs amigos, da empresa Irmãos Peruanos.
A proposta é apresentar a gastronomia peruana tradicional, com detalhes de inovação. Está no Brasil há 4 anos e como um dos proprietários do Q`Chicha há 1 ano e meio. No Peru trabalhou em restaurantes renomados.
Estilo moderninho do Q`Chicha – Vila Madalena
Tem um estilo moderninho que combina com o bairro da Vila Madalena. O nome “Chicha” tem vários significados, um deles está ligado à cultura da comida de rua, das origens. O painel com ilustrações na parede remete à Lima, sua cultura e paisagens.
A arquitetura com cobertura de vidro e a decoração colorida é um dos destaques. Tem estacionamento próprio, que é uma grande vantagem no bairro movimentado. Depois do almoço no Restaurante Q’Chicha a dica é visitar o Beco do Batman, uma das atrações de Vila Madalena.
Você vai gostar de ler sobre: Beco do Batman nas Atrações de São Paulo.
Experiência com o cardápio do Q’Chicha
Eu provei de entrada a deliciosa Tortilha de Choclo, com abacate, tartar de peixe, molho Pachamanca, feito de huacatay uma planta andina. Como prato principal degustei o Ceviche Q’Chicha com banana da terra e abacate e o Ceviche à la Brasa (quente). Tudo delicioso e eu recomendo.
Conheça mais a cidade, no post: Atrações de São Paulo.
Restaurante peruano em São Paulo – Rinconcito 11 unidades
O Rinconcito Peruano é um restaurante popular em São Paulo, foi fundado pelo chef Edgar Villar no ano de 2003. Premiado em várias oportunidades pelo jornal Folha de São Paulo, como melhor restaurante latino e melhor Ceviche de São Paulo.
É maior rede de restaurantes peruanos, começou no centro da cidade e atualmente conta com onze unidades em diversos bairros. É também um caso de sucesso no ramo dos restaurantes, está sempre lotado. Sou frequentadora do restaurante desde o começo e pude ver a evolução e o sucesso.
Você vai gostar de ler também sobre: Gastronomia eclética do Centro de São Paulo.
Pratos Rinconcito Peruano – Bem servidos
O cardápio do Rinconcito Peruano tem pratos tradicionais. Na minha última visita experimentei o Lomo Saltado como prato principal, Suspiro Limeño de sobremesa e Pisco Sour de frutas variadas. Os pratos são bem servidos e saborosos.
Restaurante Peruano em São Paulo – Suri Ceviche Bar
O Suri Ceviche Bar está localizado em Pinheiros, um restaurante contemporâneo. O público em geral são jovens em busca da gastronomia peruana. O Ceviche tem ótima qualidade e destaque para a decoração moderna do restaurante.
Estilo do Restaurante peruano Suri Ceviche – moderno
Estive no Suri e foi uma ótima experiência, recomendo o Ceviche de Salmão.
Produtos diferenciados – Restaurante Peruano em São Paulo
Há uma grande variedade de produtos peruanos para a culinária, devido às 3 regiões distintas da costa do Pacífico, da Cordilheira do Andes e da Amazônia. De acordo com cada região, se desenvolveu a gastronomia peruana.
Na região costeira, surgiu o ceviche, com peixes frescos e condimentos especiais.
Nos Andes há pratos mais fortes e quentes devido a região mais fria.
Da Amazônia vieram os pratos exóticos, com condimentos da região, frutas e cozimentos especiais em folhas de bananeira. Além disso o Peru é privilegiado porque tem vários tipos de batata, de milho e feijões.
São produtos únicos que fazem a diferença. Os jovens chefs peruanos com sua criatividade, utilizam esses produtos diferenciados com um resultado extraordinário.
O Chile também em uma gastronomia diferenciada, além dos vinhos. Saiba mais em: Vinícolas do Chile – 3 experiências de viagem.
Peru Week em todo o Brasil
A Peru Week tem como objetivo promover a gastronomia peruana no Brasil para incrementar o turismo do Peru.
O evento é promovido pela PROMPERU – Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo e pelo seu Escritório Comercial no Brasil. Dois organismos vinculados ao Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru.
A campanha Peru Week 2020 esteve presente em vários estados do Brasil, mais o Distrito Federal, simultaneamente em muitas cidades do país, de 01 a 15 de dezembro.
A abertura oficial foi em 01 de dezembro, às 11h00 em um evento Live, com transmissão pelo Facebook e YouTube da PROMPERU Brasi @promperu.brasil.
Ao todo foram 36 restaurantes, sendo 70 operadoras de turismo, 2 companhias aéreas, juntos no projeto de gastronomia e viagem da Peru Week.
A campanha contou com 7 Lives Experiências Gastronômicas com chefs peruanos, que atuam no Brasil e Peru. Serão conduzidas pela Foodpass, plataforma digital que conecta as pessoas pelo alimento.
Evento consagrado em São Paulo
A Peru Week aconteceu em dezembro com destaque para os chefs peruanos, tanto os que estão em São Paulo, como os convidados do Peru.
A Peru Week promove a experiência gastronômica, como um grande atrativo de viagem, para um país tão rico em cultura.
A cidade de São Paulo é privilegiada em ter várias propriedades com chefs peruanos num evento tão importante.
Lista Peru Week – Restaurante Peruano em São Paulo
Além da propriedades que foram visitadas e citadas neste post, há a lista dos 12 restaurantes que fizeram parte do projeto e evento Peru Week 2020, que podem ser uma referência a mais para sua escolha:
Ama.Zo;
Cebicheria Peruana;
Chef Peruano;
Q Ceviche Barra Funda;
Q Ceviche Faria Lima;
Witt’s Cocina Peruana;
LaBarra Restobar;
Lhamas Moema;
Lhamas Serra da Cantareira;
Lima Wok Peruvian Fusion;
Punto Peru Restaurant;
Saltas & Tapas;
Manitas Peruanas (Catering);
QChicha e
Cena Cozinha Peruana (Chef a domicílio).
Onde se ficar em São Paulo
Para visitar os restaurantes peruanos em São Paulo, que se concentram nos bairros: Jardins, Pinheiros, Butantã, Vila Mariana, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Centro, há uma ampla oferta hoteleira em cada região.
Entre neste link para reservar o hotel em São Paulo.
Como chegar à São Paulo
Já que os chefs peruanos em restaurantes de São Paulo mandam muito bem no menu, se você não é da cidade, que tal programar para conhecer? Para chegar à cidade de São Paulo, há muitas opções de voos em todo o Brasil.
Uma das melhores maneiras de circular por São Paulo é com carro alugado, confira os preços das várias locadoras.
Que tal conhecer o interior de São Paulo também? Acompanhe nos posts:
Hotéis Refúgios no Interior
Lua de Mel em Campos do Jordão
Flores de Holambra
Para viajar para o Peru
Depois de conhecer a deliciosa gastronomia e seus chefs e restaurantes peruanos em São Paulo, que tal programar sua próxima viagem de férias para o Peru?
Sobre o Peru
O Peru é uma viagem transformadora, que leva a um bem-estar energético principalmente em Machu Picchu, com o poder de “recarregar as baterias”. A harmonia da bela paisagem, a energia positiva, a rica cultura Inca e a gastronomia, fazem do destino único.
Dicas de viagem para o Peru
Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira também o post: Dicas para Viajar.
Livros de inspiram viagens
Que tal se arriscar na cozinha? Minha indicação é adquirir o livro: Ceviche do Pacífico para o mundo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon.
Outra opção é o apaixonante relato: Breve história dos Incas, sobre a cultura, costumes do povo pré-colombiano.
Nota da Autora
Meus agradecimentos aos restaurantes peruanos, pelo acolhimento e a Promperu pelo apoio.
O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.
- 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
- 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
- ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
- 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
- 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
- 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
- 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
- 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
- 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
- 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
Veja também
-
Páscoa no Brasil dicas dos melhores destinos para 2022 e em casa
-
As bibliotecas mais bonitas do mundo e atrações de viagem
-
Lua de Mel na Toscana: paisagens entre campos e cidades seculares
-
As Ilhas mais bonitas do mundo no Atlântico, Índico e Pacífico
-
Lua de Mel no Uruguai uma combinação perfeita com praias e cidades
Categorias: América do Sul, Centros Culturais, Cordilheira dos Andes, Eventos, Gastronomia, Informações, Peru, Viagem para a alma
Postado por: Deusa Rodrigues