Deusa Rodrigues - Travel Agent

Pôr do sol no Farol Santander – visto do mirante em São Paulo

24.abr.18 - atualizado em 01.abr.21



O pôr do sol no Farol Santander é espetacular. A cidade de São Paulo e seu “mar de prédios” impressiona ainda mais vista do alto, seja dos aviões ou do topo dos prédios.

O edifício icônico do antigo Banespa, foi vendido e transformado depois de uma ampla remodelação, no Farol Santander.

Se você assim como eu gosta de viajar e conhecer lugares bacanas, confira as dicas que preparei.

Conheça também os: Hotéis refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

Pôr do Sol no Farol Santander – Banespão

O antigo edifício Altino Arantes do Farol Santander ou Banespão, como era conhecido, foi sede do antigo Banco do Estado de São Paulo.

Já foi um dos prédios mais altos de São Paulo. Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947, pelo então governador de São Paulo, Ademar de Barros.

A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa.

Saiba mais no post: Estações do ano em Nova York.

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

Há muitos anos a bandeira de São Paulo no topo do Farol Santander, pode ser avistada de vários lugares, é um cartão postal da cidade. Esse patrimônio pode ser visitado e de lá avistar a grandiosidade de São Paulo.

Além do Farol Santander, você vai gostar de conhecer também outro cartão postal de São Paulo: a Avenida Paulista.

Farol Santander – Pôr do Sol mágico

O Mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26º andar se pode avistar toda cidade. A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste.

Outro destino com passeio para ver o pôr do sol é no Uruguai, acompanhe o post: Punta del Este.

Visita completa: exposições, café e mirante

Para fazer uma visita completa reserve algumas horas da tarde. De modo geral a visita está dividida em três categorias: Memória, Experiências e Exposições.

Memória – Farol Santander antigas instalações

Quanto a “Memória”, há uma mostra das antigas instalações, o cenário com móveis, objetos, documentos de abertura de contas e poupança do século passado, recriam como era o dia a dia do banco.

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

A imponente sala da diretoria do Banco, muito bem conservada, é como uma viagem no tempo.

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

Acompanhe outras atrações da cidade no post: Atrações de São Paulo.

Experiências além do Pôr do Sol no Farol Santander

Em referência às Experiências o visitante pode escolher: usar a pista de “skate indoor nas alturas” ou assistir palestras,

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

Exposições – Variam a cada temporada

Quando fiz a visita havia uma exposição do Coletivo russo Tundra, uma instalação áudio visual muito interessante que se assistir deitado, um agradável momento de relax. Consulte a programação.

A exposição que visitei durante minha visita ao Farol Santander, foi a Etnos – Faces da Diversidade, com 153 máscaras dos 5 continentes. Há máscaras de povos indígenas, aborígenes, dos rituais da Ásia até os da cultura Pop.

Leia também o post: Lua de Mel em Campos do Jordão.

O que avistar do Mirante do Santander

Do lado da zona leste dá para avistar o Mercado Municipal, o Parque Dom Pedro, o vai e vem dos trens do Metrô, etc.

É interessante observar os edifícios da Prefeitura, da Avenida Paulista e suas torres, a Avenida São João e ao fundo a Serra da Cantareira. A vista é muito boa porque dá uma dimensão das regiões da cidade.

Farol Santander: mirante para ver o pôr do sol em São Paulo

Café do Farol Santander  – Comidinhas

O Café Suplicy está junto ao mirante e é uma ótima opção para um lanche. Eu experimentei um delicioso Tchai, chá com leite e especiarias, bolo e pão de queijo. Eu recomendo.

Bar do Farol – SubAstor no cofre

O Bar SubAstor tem uma arquitetura inusitada e é uma experiência em São Paulo. Está escondido no sub solo do prédio do Farol Santander, onde foi o cofre do Banco Banespa.

Para chegar ao sub solo há uma porta enorme do cofre que leva para uma grata surpresa, um ambiente com a arquitetura  moderna e contemporânea.

Esse local tem a “cara” de Sampa. A minha sugestão é experimentar o drink: The Hidden, uma mistura criativa de whisky, Vermouth, Bitter e até o chá Rooibos da África do Sul.

Para saber mais sobre o Chá Rooibos leia também o post: Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Passeios próximos ao Farol Santander

A região do centro velho de São Paulo, onde está o Farol Santander, é próxima de outras atrações: Pateo do Collégio, Catedral e Praça da Sé, Mosteiro de São Paulo, Rua 25 de Março e o “Mercadão de São Paulo”.

Centro Cultural BB

O Centro Cultural Banco do Brasil  é uma das muitas atrações que a cidade de São Paulo oferece, está bem próximo do Farol Santander.

O belo edifício, um exemplo da arquitetura do início do século passado, foi construído em 1901 e passou a ser propriedade do Banco do Brasil em 1923. O local foi então transformado em agência bancária, tendo funcionado de 1927 a 1996.

A beleza do prédio se destaca também como uma atração do centro de São Paulo e é uma das instituições mais visitadas da cidade. O BB conta com uma agenda de exposições e apresentações constantes.

Saiba mais sobre no post: Centros Culturais de São Paulo.

Região da Praça da República

Para conhecer as atrações do “centro novo” de São Paulo, basta atravessar o Viaduto do Chá para chegar ao Teatro Municipal, Praça da República, Biblioteca Mario de Andrade e Terraço Itália.

Conheça as Bibliotecas mais bonitas do mundo.

Onde comer – Pôr do Sol no Farol Santander

Depois da visita ao Farol Santander dá para conhecer a tradicional Casa Matilde que fica bem próximo ao edifício.

Não dá para resistir ao delicioso pastel de Belém especialidade da Casa Matilde. Melhor que estes pastéis de Belém só mesmo em Lisboa.

Leia também sobre: Portugal e os pontos turísticos.

Outra opção é uma casa de delícias portuguesas no Centro Velho de São Paulo. a Maria Cristina Doces, na Rua Alvares Penteado, número 188.

Para uma happy hour a opção é o bar Salve Jorge, estilo moderninho que fica na Praça Antônio Prado, número 33 bem em frente do Farol Santander.

Outra opção é o Boteco Central, com culinária bem variada, fica na Rua Alvares Penteado, 221.

Se dispor de mais tempo,  sugiro conhecer os restaurantes do post Gastronomia Eclética do Centro São Paulo, próximo Praça da República.

Como chegar ao Farol Santander

Para quem está na cidade de São Paulo, o melhor transporte para ir para o centro é o Metrô, estação São Bento. O Farol Santander fez uma sinalização com etiquetas em forma de “passinhos” no piso do Metrô, para mostrar qual saída usar, uma boa sacada.

Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande ofertas de voos.

Onde se hospedar em São Paulo

São Paulo tem muita opção de hotéis, em vários bairros. Para que vai ao Farol Santander o ideal é ficar localizado em algum hotel próximo a estação do Metrô.

Entre no link para pesquisar e reservar o hotel em São Paulo.

Confira também as ofertas de hotéis na cidade de São Paulo.

Booking.com

Dicas de viagem

Se tiver disponibilidade visite o Farol Santander durante a semana, porque nos finais de semana há filas para entrar.

Leia também: Economizar na compra da viagem – aéreo, hotéis e ingressos.

Que tal alugar em carro em São Paulo?

História de São Paulo

Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico, com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.

A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.

Outros mirantes de São Paulo

A cidade tem além do Farol Santander, outros mirantes que estão em áreas abertas ou no topo de edifícios. Todos oferecem a oportunidade de conhecer São Paulo do alto. Saiba mais no post: Mirantes de São Paulo.

Pico do Jaraguá

A vista da cidade de São Paulo a partir do Mirante do Pico do Jaraguá é espetacular, pode-se observar os prédios, as antenas da região da Avenida Paulista e outros detalhes da grandiosidade da cidade.

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1135 metros de altura. Se localiza no bairro do Jaraguá, a oeste da Serra da Cantareira. São ao todo 492 hectares de áreas de conservação, faz parte do Parque Estadual do Jaraguá, criado em 1960. O destaque é que abriga os últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana.

Terraço Itália

O Terraço Itália é um dos mirantes mais tradicionais de São Paulo. Ele se localiza no topo do edifício Itália, uma das atrações da cidade.

O Edifício Itália tem 165 metros de altura. O Restaurante Terraço Itália e o Piano Bar estão no 41º andar do edifício, com uma privilegiada vista panorâmica de 360 graus de São Paulo, que encantam paulistanos e turistas.

Foi construído pela comunidade italiana, inaugurado em 1965 no centro, nas esquinas da Avenida Ipiranga com Avenida São Luiz, próximo à Praça da República.

Você vai gostar também de ler sobre: Itália cidades mais visitadas.

Restaurante Esther Rooftop

O Restaurante Esther Rooftop, além de charmoso tem uma bela vista da Praça da República e região. O chef e apresentador de T.V. francês Olivier Anquier, transformou o apartamento em que residia em um restaurante muito concorrido. Além da ótima comida, a maioria dos clientes escolhe uma mesa na varanda para comer com o visual da cidade.

Confira também: Centro de São Paulo e a gastronomia eclética.

Bar e Restaurante Skye

O Restaurante & Bar Skye está na cobertura do Hotel Unique na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, área nobre dos Jardins. Um dos destaques é a bonita piscina avermelhada e um Lounge com vista espetacular do Parque do Ibirapuera e dos prédios da grande metrópole.

O Skye é considerado um restaurante contemporâneo e sofisticado, com a grife do chef Emmanuel Bassoleil. Vale a pena visitar e a dica é tomar um drink ao pôr do sol, que pode ser uma das experiências inesquecíveis da cidade.

Mirante do SESC Paulista

O SESC fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como todos centros culturais do SESC, oferece vários cursos e atividades.

O edifício tem 60 metros de altura, a cobertura fica no 17º andar, onde há um dos Mirantes de São Paulo. Há uma interessante plataforma, com acesso por uma escada lateral, que parece suspensa no ar e proporciona uma vista incrível da cidade. Saiba mais no post: O que fazer na Avenida Paulista.

Mirante Nove de Julho

O Mirante Nove Julho, está atrás do Museu de Arte de São Paulo – MASP, num plano mais abaixo na Rua Carlos Comenale s/n. O local é um pequeno complexo em cima do Viaduto Nove de Julho, que conta com alguns cafés e espaço de exposição de arte e artesanato. A dica é ir ao Sensory Coffee Roasters, para curtir o visual com um lanche no final da tarde.

Centro Cultural São Paulo

A cidade de São Paulo é versátil e democrática, referente aos espaços públicos. O Centro Cultural de São Paulo é um dos exemplos, um ponto de encontro de pessoas em busca de cultura e lazer.

No topo do Centro Cultural há um mirante com vista para a Avenida 23 de Maio e os prédios de São Paulo. Conta com uma área ajardinada que recebe visitantes durante o dia para relaxar no gramado.

Praça do Pôr do Sol

A Praça do Pôr do Sol é um dos mirantes naturais de São Paulo. Está localizada no Alto do Pinheiros, numa região da zona oeste, um pouco mais elevada e bem arborizada.

Uma ótima dica é ir na Praça do Pôr do Sol para um piquenique e curtir a cidade com os lindos tons alaranjados do final da tarde. Um dos melhores mirantes de São Paulo.

Livros que inspiram

Que tal conhecer mais sobre a cidade? Eu recomendo o livro: História de São Paulo, que mostra como a cidade é um fenômeno em vários aspectos. Outra sugestão é o livro: Contos e Crônicas de Terra da Garoa.

Destinos do litoral e interior de São Paulo

Se você está em São Paulo, pode conhecer destinos incríveis próximos da cidade. Saiba mais nos posts:

Guarujá melhores praias: Pernambuco e Enseada.
Estrada do vinho de São Roque: belas paisagens e degustações.
Flores de Holambra e a ExpoFlora.
Viagem à Botucatu e Barra Bonita.
Hotel Rainha do Brasil e Santuário Nacional.
Litoral Norte de São Paulo.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel