Deusa Rodrigues - Travel Agent

Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

09.jul.17 - atualizado em 29.set.23



A cidade de São Paulo conta com inúmeros Centros Culturais, com atividades diversificadas gratuitas.

São opções de lazer para moradores e visitantes, um privilégio da maior cidade da América Latina.

Confira as minhas dicas e a rota dos Centros Culturais de São Paulo.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer na avenida Paulista.

Rota dos Centros Culturais de São Paulo

Os Centros Culturais em sua maioria estão localizados ao longo da avenida Paulista. Portanto é possível utilizar as estações do Metrô, ou simplesmente caminhar.

No centro da cidade, há opções na região histórica da Praça da Sé e Praça da República, que engloba várias atrações. Essa região também conta com estações de Metrô e várias facilidades.

Na Barra Funda, também próximo da estação do Metrô, encontra-se o Memorial da América Latina, uma das atrações de São Paulo.

O Sesc Fábrica Pompéia, está depois da Barra Funda, na região de Perdizes, o único que não está próximo do Metrô, no entanto o local é localizado.

Na estação Sumaré do Metrô, está a Unibes Cultural, na mesma região em Pinheiros está o Instituto Tomie Ohtake, próximo da estação de Metrô Faria Lima. Ambos estão entre a charmosa Vila Madalena, com inúmeras atrações, principalmente bares e restaurantes.

Confira as várias Experiências em São Paulo, capital e interior.

Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda

O Memorial da América Latina, é um espaço que tem a “cara” de São Paulo, mostra que somos todos agregadores e parte da comunidade latino-americana.

As linhas arquitetônicas são arrojadas, obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O Memorial conta com vários espaços como biblioteca, exposição, auditório e a ampla Praça Cívica onde se localiza a escultura Mão.

Um marco urbano, com 7 metros de altura. Na palma da mão, há um mapa estilizado em baixo-relevo, pintado em vermelho, que lembra sangue a escorrer, em referência do autor, à pobreza da América Latina oprimida.

Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

Memorial América Latina – Foto Caio Pimenta

Pilares de 22 – Mário de Andrade

O Memorial da América Latina conta uma exposição em comemoração dos 100 anos da Semana de 22, com painéis de caricaturas dos artistas que produziram o evento.

Estão posicionados nos pilares do prédio do Pavilhão de Criatividade, que funciona de terça-feira à sexta-feira, das 10h00 as 17h00. Os painéis tem carácter permanente, portanto é possível visitar e aproveitar para conhecer as bonitas peças do artesanato dos países latino-americanos.

A obra leva o nome de Mário de Andrade, um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos expoentes da cultura brasileira, como escritor e gestor. Macanaíma é seu livro mais famoso.

Um detalhe interessante é que ele foi o idealizador do Departamento de Cultura, atual Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, além de ter morado muito próximo do Memorial na avenida Mário de Andrade.

Uma boa opção ao ar livre para curtir arquitetura do Memorial da América Latina.

O  Memorial está próximo da Estação de Metrô Barra Funda, Linha Vermelha.

Para se hospedar próximo do Memorial da América Latina, a dica é: Aparthotel Adagio.

Para quem gosta das obras de Oscar Niemeyer, visitar o Distrito Federal é uma bela experiência, saiba mais no post: Brasília pontos turísticos.

Avenida Paulista – Centros Culturais

Na avenida mais famosa de São Paulo estão os Centros Culturais: Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural, Fiesp e Instituto Moreira Sales.

Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um passeio de helicóptero.

Japan House São Paulo

O Japan House, é um centro cultural na avenida Paulista, que foi criado pelo governo japonês, para difundir a cultura japonesa como um todo.

O espaço foi desenvolvido pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, e com o escritório brasileiro FGMF Arquiteto. Tem um estilo “clean” e moderno, conta com exposições sazonais imperdíveis.

Cultura na Paulista

Conheça as atrações do país do Sol Nascente nos posts:

Viagem ao Japão.
Atrações de Tóquio.

Sesc Paulista

O Sesc fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista.

Como toda unidade do Sesc, oferece vários cursos, exposições e muitas atividades.

O espaço mais concorrido é a cobertura, um mirante com uma vista incrível da cidade. Antes da pandemia recebia a cada final de semana seis mil pessoas para participar das atividades e conferir o visual.

Nos dois últimos andares há lanchonete e comedoria, além de mirante. Os cardápios dos dois ambientes são ótimos e com preço justo. Virou a nova atração da cidade.

A dica é ir no final da tarde para curtir o pôr do sol. Esta é uma das muitas atividades bacanas sem custo, uma das minhas preferidas.

O topo do Sesc Paulista é um dos vários Mirantes da cidade de São Paulo.

 

Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

Outra cidade do mundo com mirante bacana é Santiago do Chile. Saiba mais em: Sky Costanera – mirante com 300 metros de altura.

Itaú Cultural

O Itaú Cultural na avenida Paulista, é um instituto voltado para conteúdo e incentivo à cultura. Há vários espaços com exposições, mostras, teatro, etc. Eu visitei e recomento a exposição Brasiliana e a Numismática, de moedas.

As obras de gravuras de artistas como Debret, Descourtilz, Rugendas e a dupla Spix e Martius.

A exposição é uma lição de história com muito bom gosto, para saber como artistas europeus retratavam as belezas naturais do Brasil na colônia antes da fotografia. 

Cultura na Paulista

Conheça a diversidade gastronômica de São Paulo, no post: Restaurantes Peruanos em São Paulo.

Centro Cultural Fiesp

O Centro Cultural Fiesp na avenida Paulista, é um espaço para as artes cênicas e visuais, audiovisual, música  tecnologia.

A arquitetura é moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, sede da Fiesp, que também abriga o Ciesp, o Senai-SP, o Sesi-SP e o Instituto Roberto Simonsen.

Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

O Centro Cultural Fiesp tem mais de 200 mil visitantes por ano, que prestigiam suas manifestações artísticas e culturais.

Eu gosto de fazer uma parada para tomar um cafézinho e contemplar a fachada de concreto da Alameda Santos, com um mini jardim projetado por Roberto Burle Marx (1909-1994).

Cultura na Paulista

Instituto Moreira Salles – IMS

O Instituto Moreira Salles, passou anos em um endereço discreto do bairro de Higienópolis, até ser transferido para Paulista.

O edifício localizado próximo à rua da Consolação, passou remodelação com um projeto arquitetônico inovador. O prédio com vários andares, tem espaço para exposições, palestras, cursos, café, biblioteca, etc.

Há uma área aberta, como uma varanda com vista para a avenida Paulista e rua da Consolação. Esse é um ótimo ponto para fotos.

Você vai gostar de ler também sobre o IMS na Cidade Maravilhosa, confira o post: Lua de Mel no Rio de Janeiro.

 Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

Centro Cultural São Paulo – Metrô Vergueiro

O Centro Cultural São Paulo é um dos muitos que a cidade oferece. É uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultural do Município de São Paulo.

Foi inaugurado em 1982, o projeto é considerado um dos mais significativos, onde a estrutura de concreto armado e ferro se integra nos dois níveis da rua Vergueiro com a avenida 23 de maio.

Há muitas atividades, sendo algumas totalmente grátis, uma ótima oportunidade de lazer em São Paulo. Conta com uma programação com agenda diária que inclui: cursos e oficinas, exposições frequentes, cinema, show e biblioteca, etc.

Booking.com

A construção conta também com jardins tropicais e áreas abertas. A localização estratégica do Centro Cultural  São Paulo, na porta do Metrô Vergueiro, contribui para o sucesso de público.

É um dos exemplos, um ponto de encontro de pessoas em busca de cultura e lazer. É interessante notar a frequência de público bem diversificado, desde estudantes da região, moradores e turistas.

Saiba mais no post: Centro Cultural de São Paulo o que fazer.

Que tal conhecer a cidade do alto? O passeio de helicóptero por São Paulo mostra toda sua imponência.

Centro Cultural de São Paulo: o que fazer para aproveitar

Você vai gostar de ler também sobre: Atrações de São Paulo.

Centro Cultural Banco do Brasil – Metrô Sé

O Centro Cultural BB é uma das muitas atrações que a cidade de São Paulo oferece. Centro Cultural Banco do Brasil ou CCBB, como é conhecido, é um dos pontos que vale a pena visitar no centro velho da cidade.

Está localizado em um prédio histórico e “classudo” em um calçadão, ou seja, rua somente para pedestres próximo da praça da Sé.

Essa atração de São Paulo é uma das mais visitadas, com várias atividades culturais. Além do mais, a região concentra outros pontos turísticos.

Conheça as atrações do Centro de São Paulo, com o Free Tour.

O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira criada no país – mas ainda como território português –, sendo inaugurado em 11 de dezembro de 1809 no centro do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001, com sede na Rua Álvares Penteado. Uma melhores mostras que acompanhei no CCBB, foi sobre os azulejos de Brasília, obras de Athos Bulcão.

Além de São Paulo o Centro Cultural BB está presente também no Rio de Janeiro, em Brasília e Belo Horizonte.  Conheça mais sobre os destinos dos outros CCBB nos posts:

Brasília e os pontos turísticos.
Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Centros Culturais de São Paulo rota das melhores atrações

O que fazer nas imediações do CCBB

Há diversos pontos turísticos históricos próximos do Centro Cultural BB, portanto é possível visitar o lugar em onde São Paulo foi fundada e conhecer a magnitude da Igreja da Sé, ponto zero da cidade.

Se programe para passar o dia no “centrão”, como os paulistanos carinhosamente chamam essa região.

Uma dica é aproveitar a região e ir conhecer o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal de São Paulo. Para a sobremesa conheça os doces portugueses.

Na hora do cafezinho visite o Patteo do Collégio. Depois curta o pôr do sol no Farol Santander e fechar a noite, visite o Bar do Cofre.

Sesc 24 de Maio – Metrô República

O prédio que abriga o Sesc 24 de Maio, foi um loja de departamentos no passado e passou por uma ampla reforma, sendo totalmente remodelado.

Ele está na rua 24 de Maio, entre o Teatro Municipal de São Paulo e praça da República, uma região bem movimentada de São Paulo. Há várias atividades distribuídas nos andares do prédio.

Os destaques são para o espelho d´água e piscina na cobertura, a Comedoria, um restaurante por peso e a Cafeteria no subsolo, ponto de encontro de visitantes. Esse é um dos meus pontos para um cafezinho no centro de São Paulo.

Conheça também os Lugares Românticos em São Paulo.

O que fazer na região da praça da República

Há várias atrações no chamado “centro novo”, próximo da praça da República: Teatro Municipal, Biblioteca Mario de Andrade, Terraço Itália, avenida São Luiz, etc.

Confira também o post: Centro de São Paulo e a gastronomia eclética.

Sesc Fábrica Pompéia

A arquitetura arrojada de Lina Bo Bardi, a mesma que projetou o Masp, Museu de Arte de São Paulo. A obra do Sesc Pompéia fez de uma antiga fábrica, um Centro Cultural inovador.

O prédio conta com dois galpões e dois prédios que são interligados por passarelas de concreto. Um antigo córrego foi mantido, com o fio de d´agua e com acabamento de um piso de madeira na lateral. Um charmoso ambiente para conferir eventos, exposições e refeições.

Unibes Cultural – Metrô Sumaré

A Unibes Cultural, é a mais nova instituição de São Paulo do gênero. Há exposições, palestras, shows, cursos e encontros. Tem sido um dos Centros Culturais mais dinâmicos da cidade. A localização estratégica na porta da estação do Metrô Sumaré, aliado à programação vibrante, tem sido um sucesso.

Tem um teatro com ótima infraestrutura. Eu estive várias vezes para conferir eventos e ótimas palestras. Devido à pandemia a Unibes Cultural tem feito a programação online.

Instituto Tomie Ohtake – Metrô Faria Lima

Em São Paulo são muitos os centros culturais espalhados. O Instituto Tomie Ohtake, homenageia uma das mais criativas artistas contemporâneas, localiza-se em Pinheiros está num prédio de arquitetura de formas e volume marcantes, projeto de seu filho Ruy Ohtake, tem sido premiado internacionalmente.

O complexo integra além do Instituo, dois prédios de escritório, centro de convenções e teatro. O Instituto está distribuído em 7.500 metros quadrados, com várias salas de exposição, sala para palestras e documentação. O piso térreo, com objetos de arte está integrado a um grande hall com restaurante, livraria e lojinha.

Em Pinheiros na rua Ferreira de Araújo e região, próximo do Instituto Tomie Ohtake, há algumas opções interessantes de restaurantes.

Quer se hospedar em Pinheiro e aproveitar o bairro? Uma opção é ficar no: Quality Faria Lima.

Como Chegar – Centros Culturais de São Paulo

Para chegar à São Paulo há muito oferta de voos, confira as rotas, companhias aéreas.

vai-de-promo

Os Centros Culturais de São Paulo, estão próximos de estações do Metrô ou nas imediações.

Outra possibilidade de circular por São Paulo, é com aluguel de carros, compare as empresas e tipos de veículos.

 

Compras em São Paulo

A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour Privado de Compras.

Onde ficar em São Paulo

Para visitar os Centros Culturais de São Paulo, como a maioria está na região da avenida Paulista, o ideal é ficar hospedado próximo. Veja algumas indicações, é só entrar no link e fazer a reserva:

Para reservar hotel em São Paulo, entre neste link.

Ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Livros sobre São Paulo

A história da cidade de São Paulo, está ligada à avenida Paulista, para entender melhor a minha dica é o livro: História da Cidade de São Paulo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon.

Outra opção para saber mais é com os livros: Barões do café, um relato interessante sobre economia e história.

Dicas

Visite as exposições durante a semana no  final da tarde, é mais tranquilo.

Curta a paisagem urbana da avenida Paulista, a partir do Instituto Moreira Salles.

Cultura na Paulista

Tome um chá da tarde ao ar livre no restaurante do jardim da Casa das Rosas na avenida Paulista.

Aproveite para fazer um lanche na lanchonete do Centro Cultural Fiesp.

Se você gosta de futebol confira o post: Visita ao Estádio do Morumbi.

História de São Paulo

Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.

A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.

Destinos próximos – Interior e Litoral

Se você está em São Paulo, pode conhecer destinos incríveis próximos da cidade. Confira as dicas nos posts:

Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo.

Guarujá melhores praias: Pernambuco e Enseada.

Estrada do vinho de São Roque: belas paisagens e degustações.

Flores de Holambra e a ExpoFlora.

Lua de Mel em Campos do Jordão.

Viagem para Botucatu e Barra Bonita.

Hospedagem em casas e apartamentos no Litoral.

Aparecida e Hotel Rainha do Brasil.



Booking.com

  1. Diana Lourenco disse:

    Bom dia!
    Adorei suas dicas.
    Sou agente de viagens e suas orientações irão me ajudar muito.
    Obrigada.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel