Deusa Rodrigues - Travel Agent

São Roque e a Estrada do Vinho com belas paisagens

10.out.19 - atualizado em 08.jun.23



A Estrada do Vinho em São Roque está localizada entre belas paisagens, restaurantes e vinícolas.

A cidade está à apenas 60 quilômetros de São Paulo capital e portanto é possível fazer um bate e volta ou se hospedar por lá em pousadas charmosas.

Eu gostei de conhecer a bonita estrada arborizada, suas curvas, suas vinícolas, restaurantes e atrações.

A viagem é uma experiência que eu indico.

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Campos do Jordão.

Estrada do Vinho

Estrada do Vinho de São Roque

A Estrada do Vinho é estreita com muitas árvores, num terreno levemente montanhoso com bonita paisagem. O local é fácil de alcançar a partir do centro da cidade e há semelhanças com alguns lugares da Serra Gaúcha.

Ao longo da estrada estão vários restaurantes e vinícolas. Algumas contam com degustação, outras só revenda e restaurantes. Cada vinícola tem seu diferencial, o bacana é poder voltar sempre para conhecer novas opções.

Além da cidade ser produtora de vinhos, também é conhecida pelo cultivo da alcachofra. Durante a primavera acontece a Expo São Roque. No verão é o tempo da colheita.

Você pode fazer um passeio desde São Paulo para São Roque e visitar 4 das vinícolas mais famosas, escolha com ou sem degustação.

Se você gosta de roteiros de degustação de vinhos leia também minha experiência na América do Sul: Vinícola do Chile, qual visitar?

Vinícola Don Patto – Estrada do Vinho

A Vinícola Dom Patto é uma das primeiras da Estrada do Vinho, está no quilômetro 2,5 e lota nos finais de semana ensolarados. A decoração colorida das sombrinhas, semelhante à cidade de Águeda em Portugal, fazem alegria dos visitantes, para postar nas Redes Sociais.

A Vinícola não produz o vinho nesse local, seus vinhedos estão em outra parte da cidade, não oferece degustações, somente venda de vinho. Conta com 2 restaurantes, lanchonete e playground.

Conheça também outra região do interior de São Paulo: Botucatu e Barra Bonita.

Estrada do Vinho

Conheça outras Experiências e Passeios em SP.

Estrada do Vinho

Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Tour de Helicóptero em SP.

Quinta do Olivardo – “Vinho do Morto” em São Roque

A Vinícola Quinta do Olivardo está no quilômetro 4 e é uma das mais badaladas, por causa da divulgação do “Vinho do Morto”. Uma tradição que vem da Europa, quando Napoleão invadiu Espanha e Portugal, os portugueses passaram a enterrar o vinho para que não fosse pilhado pelos invasores.

Estrada do Vinho

Tempos depois ao desenterrar notaram que a qualidade havia melhorado. Hoje o método de enterrar o vinho por 6 meses em São Roque, é um dos atrativos da Quinta do Olivardo. Todo terceiro sábado do mês é feito o desenterro às 20h00 com jantar e música ao vivo – noite de Fado.

A propriedade conta com 2 restaurantes, com ênfase em gastronomia portuguesa além das comidinhas: Pastel de Belém, espetos à moda portuguesa, sardinha assada, prego no pão (o nosso sanduíche de churrasco), bolinhos de bacalhau, etc.

Outro detalhe interessante é o sino que toca para anunciar quando as fornadas de Pastéis de Belém ficam prontas.

Há também um circuito de aventuras com direito a arvorismo, tirolesa com 240 metros de extensão, parede de escalada, cama elástica, pesca esportiva e pedalinho garantem a alegria da criançada de todas as idades.

Esse é um lugar que faz lembrar da “terrinha”. Leia também: Portugal e os pontos turísticos.

Estrada do Vinho

Colheita da Uva no Parreiral

O chef Olivardo Saqui, recebeu clientes para o a 1ª edição da Colheita da Uva nos parreirais da Quinta do Olivardo  em janeiro de 2021.

O passeio não poderia ser mais agradável na época de isolamento social. O evento foi realizado em um campo aberto e com muito espaço para o distanciamento necessário, as pessoas vão puderam colher as uvas nos carregados parreirais da Quinta e levar suas cestas com a fruta para casa.

Estrada do Vinho

Vinícola Góes – Complexo Familiar

A Vinícola Góes está numa bonita e ampla propriedade, no quilômetro 9. Foi fundada em 1938 por Danilo Góes e continua uma empresa familiar.

 

O local é um complexo que reúne 2 vinícolas, adega, loja, restaurantes, wine bar, lanchonete, feirinha e estacionamento.

Há horários de degustações durante os finais de semana, é necessário fazer reserva com antecedência. As experiências estão divididas em  categorias:

Degustação Orientada:

Prova de 5 vinhos com acompanhamento de um dos monitores, para no máximo 20 pessoas.

Degustação Orientada Express:

Prova de 3 vinhos + taça de cortesia

Degustação Premium Harmonizada

Inclui 4 rótulos premium harmoniza com pães e queijos + taça personalizada e chapéu. O passeio tem  início na sede e segue pelos vinhedos em um Wine Bus, para finalizar com a degustação em sala própria.

Tour dos Vinhedos da Góes

Passeio pelos vinhedos com guia, com explanação sobre uvas e curiosidades sobre o vinho, inclui uma degustação de espumante.

Eventos

Durante a festa da vindima de janeiro a março há programação especial.

Em dezembro oferece o Natal Luz de sexta a domingo, com jantar e cantata. Outra experiência é conduzir os visitantes para uma colheita ao luar, feita durante a noite com degustação e jantar.

Estrada do Vinho

Leia também sobre: Viagens no Natal pelo Brasil.

Estrada do Vinho

Vinícola Bellaquinta – Criativa

A Vinícola Góes está instalada em um terreno grande, que conta com vários restaurantes, além da Vinícola Bellaquinta, uma propriedade estilo boutique, que também oferece degustação.

O destaque são para os Vinhos Musicais, que ficam descansando ao som de Sá e Guarabyra e os vinhos ficam em ânforas de barro, como se fazia na antiguidade no Egito.

Eu adorei também os rótulos com desenho de um beija-flor que frequenta o jardim local, feito por uma artista de São Roque, Essa é uma vinícola bem criativa e diferente.

Restaurantes do Complexo Góes

A área do complexo oferece restaurantes, winebar e lanchonetes. Cada um administrado por uma empresa e com características diferentes.

Vinícola Canguera – Desde 1952 em São Roque

A Vinícola Canguera foi fundada em 1952, no quilômetro 8, como a maioria é familiar e está na terceira geração. Oferece loja de vinhos, empório com cachaça, licores e queijos. Conta ainda com restaurante e museu de peças antigas. É possível visitar os vinhedos.

Confira também: Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo e Minas Gerais.

Vinícola XV de Novembro – Quinta do Moraes

A Vinícola XV de Novembro nasceu em 1958, também na terceira geração da família. Presente na Estrada do Vinho quilômetro 4,5.

Da linha de vinhos finos, a marca principal é a Quinta Moraes. Oferece degustação na adega que é de frente para a bonita paisagem dos vinhedos e alcachofra. Na propriedade há restaurante e café.

Vinícola Santa Terezinha – Começo Empreendedor

Estão presentes na Estrada do Vinho desde 1947. Um casal de portugueses foram os fundadores com um investimento inicial de 30.000 mil pés de uva, o que no passado foi um grande feito. Está no quilômetro 2 e um dos diferenciais é o restaurante com comida à lenha.

Conheça também a região vinícola próxima à cidade de Cape Town e do Cabo da Esperança na África do Sul:

Cabo da Esperança e região: praia de pinguíns, vinícolas, etc.
Cape Town – roteiro pela cidade mais bonita da África do Sul.

Vinícola Ferreira e Passero

A tradicional Vinícola Ferreira e Passero está no quilômetro 4, assim como várias outras é uma empresa familiar. Os destaques são para os bonitos parreirais com 6.000 pés de uva nas encostas dos morros e a casa sede histórica com 200 anos.

Outras Vinícolas – São Roque e a Estrada do Vinho

Há várias outras vinícolas, entre elas: Vinhos Palmeiras quilômetro 10, Vinhos Real D´Ouro quilômetro 1, Vinhos Sorocamirim quilômetro 4,5 e Vinhos Frank quilômetro 2,5.

São Roque e a Estrada do Vinho com Cerveja

Na Estrada do Vinho também tem cerveja, a Destilaria Stoliskoff está no quilômetro 3,5, produz uma variedade de cachaça, cervejas, licores, etc. A empresa fundada em 2007, inicialmente produzia para outras destilarias, até engarrafar sua própria produção.

Experiências de São Roque

As vinícolas são criativas, oferecem várias experiências além da degustação: Natal Luz, colheita ao luar, jantar para desenterrar o vinho dos mortos, jantar com música ao vivo, festa da vindima, festival de inverno, passeio pelos vinhedos, pisa da uva, tirolesa, pedalinhos, etc.

Em todas há lugares para relaxar e aproveitar a bonita paisagem. Cada uma tem suas características e seu charme.

São Roque e a Estrada do Vinho: belas paisagens, degustações e atrações

Festa da Vindima em São Roque

No verão entre janeiro e a segunda semana de fevereiro, acontece em São Roque a festa da colheita, conhecida como Vindima.

Os parreirais estão cheios e as vinícolas oferecem experiências diversas: pisada da uva, como faziam os colonos, colheita da uva direto na plantação, almoços especiais, shows folclóricos, etc. É um dos melhores momentos para visitar a região.

Expo São Roque – Vinhos e Alcachofras

Entre outubro e novembro acontece a Expo São Roque, no Recanto da Cascata, no centro da cidade. A festa de 2019 teve como tema – Tributo a Adoniram Barbosa, uma homenagem ao cantor e compositor querido pelos paulistas. Houveram várias atrações: mostra, degustação e venda de vinhos, teatro musical, dança, shows, exposição e entretenimentos. Em 2020 devido à pandemia o evento não será realizado, ficará para 2021.

São Roque e a Estrada do Vinho: belas paisagens, degustações e atrações

No evento 15 vinícolas que estiveram expondo suas linhas de produtos. No Espaço Gourmet o destaque é apresentação de vários chefs com receitas feitas à base da alcachofra.

O visitante poderá participar das Oficinas Gastronômicas que acontecem duas vezes ao dia. Há ainda a presença da sommelière especialista em vinhos brasileiros, para atividade de degustação orientada.

Pisada da Uva na Expo São Roque

A esperada “pisada da uva”, é o momento que os visitantes tem a experiência dentro de uma barrica, como nos velhos tempos.

Degustações na Expo São Roque – Vinhos, Sucos e Comidinhas

Na Expo São Roque além dos vinhos, sucos de uva branco e tinto e derivados, outras empresas estiveram presentes com: queijos, salames, doces e outras delícias da região.

Eu provei vários vinhos e destaco o “Vinho dos Mortos” da Quinta do Olivardo, a apresentação do engenheiro de alimentos: Amilcar Bozelli.

São Roque – Terra do Vinho

O fundador de São Roque foi Pedro Vaz de Barros no século XVII. Os imigrantes portugueses e italianos iniciaram a produção de vinho, para consumo próprio; com o passar do tempo houve um aprimoramento e hoje é uma das principais atividades econômicas da cidade.

Os produtores são descendentes dos imigrantes e valorizam muito a cultura e história dos antepassados, que estão na terceira e quarta geração.


Booking.com


Alguns vinícolas são mais artesanais e outras produzem em grande escala. A produção de vinho é diferentes variedades: Vinho Fino, Vinho Branco, Vinho Licoroso, Vinho Rosado, Vinho Tinto, Frisante, Espumante.

Além do vinho, há também os derivados: coolers e licores. São Roque comercializa 20 milhões de litros de vinho por ano, sendo cerca de 75% de vinhos de mesa e 25% de vinhos finos.

Primavera Tempo de Alcachofra em São Roque

A colheita das alcachofras tem início na primavera e é uma das atrações da cidade. Durante a Expo São Roque, vários expositores e chefs da cidade trazem para o público receitas deliciosas com alcachofras, harmonizadas com vinho.

O plantio foi introduzido na região há mais de um século pelos imigrantes portugueses, italianos e espanhóis que trouxerem na bagagem seus costumes.

Esta flor, hortaliça, a alcachofra se adaptou ao solo de São Roque e seu cultivo virou tradição. Inicialmente plantar alcachofras era apenas para consumo local, foi na década de 50 que começou a produção comercial.

O tipo produzido se diferencia de outros lugares, são as famosas “Alcachofras Roxas de São Roque”. O processão de seleção natural da planta foi interessante: devido ao fato dos agricultores ter utilizado o método de cobrir com jornal, para evitar raios solares, fez mudar a coloração para alcachofras roxas.

Onde Ficar em São Roque

Apesar de São Roque ser possível fazer um passeio “bate volta”, o ideal é se hospedar na região, porque é possível fazer as degustações de vinho com tranquilidade sem ter que dirigir depois.

Outro fator a considerar é que a região tem paisagens bonita, levemente montanhosa e com boas opções hoteleiras. Será um final de semana especial.

Booking.com

Para reservas de hotéis em São Roque entre no link.

Veja as minhas sugestões de hospedagem em São Roque.

Villa Rossa – Hotéis refúgios no Interior

O Villa Rossa se localiza em plena Mata Atlântica, um dos hotéis refúgios que o interior de São Paulo oferece. Tem o certificado de Excelência de Serviços de um dos portais de reserva de hotéis. Além dos apartamentos, há também 18 lofts, ideais para famílias.

Para quem deseja total privacidade, há unidades com jardim e piscinas particulares. Um lugar especial próximo a vinícolas e para curtir a paisagem vista das redes nos jardins.

Confira o post: Hotéis Refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Hotéis refúgios no interior: para curtir a natureza próximos de São Paulo

Hotel Cordialle – Room Office

Uma das possibilidades oferecidas no Hotel Cordialle é o trabalho remoto, o Room Office. Com toda as comodidades de um hotel, oferece aos visitantes que desejam ficar próximos da Estrada do Vinho e unir o ambiente com o trabalho.

Aldeia Parque Pousada Rural

Aldeia Parque Pousada Rural está localizado em um amplo terreno com jardim. A área de piscina conta com um parque aquático, ideal para famílias. O espaço com redes embaixo de frondosas árvores é um dos mais concorridos. Conta com fogão à lenha e deliciosa comida caseira.

Pousadas Interior de SP

Onde Comer em São Roque

Na Estrada do Vinho as vinícolas oferecem bom restaurantes, além de outros com opções de comida variada entre eles:

Restaurante Pica-Fumo, Rancho Arizona, Cantina Tia Lina, Cantina e Restaurante Quinta das Alcachofras, Restaurante Vale do Vinho, Varanda do Prado, Churrascaria Tropeiro do Sul, Restaurante Vale do Vinho, etc.

Você vai gostar também de conhecer outras viagens no interior de São Paulo:

Flores de Holambra e a Expoflora – conheça a cidade e a exposição.
Lua de Mel em Campos de Jordão

Como Chegar em São Paulo

Confira as diversas rotas e companhias aéreas para chegar em São Paulo. Veja as opções de traslados e passeios na capital e interior.

Seguros Promo

Para quem sai de São Paulo capital, há possibilidade de ir pela Rodovia Estrada Castelo Branco até o Rodoanel em direção à Mairinque na saída 54B.

Outro caminho para quem mora na zona sul de São Paulo é seguir pela Rodovia Raposo Tavares.

Para alugar um carro entre neste link.

 

Veja as ofertas de hotéis na cidade de São Paulo.

Booking.com

Melhor Época para Viajar a São Roque

No inverno tem o charme e o friozinho da montanha com dias ensolarados, na primavera as flores e a Expo São Roque, no outono as árvores em tons terrosos e no verão a vindima, festa da colheita. Enfim qualquer estação do ano a viagem é perfeita.

Leia também a experiência na região de vinhos da França: Aquitaine – Bordeaux  e Borgonha – Dijon e Beaune.

Dicas da Viagem à São Roque

Chegar na cidade cedo entre 10 e 11 horas, horário ideal para estacionar, embora haja muito estacionamento nas vinícolas.

Conhecer a Ski Mountain Park, a 1000 metros de altitude, centro de lazer de montanha: pista de esqui, teleférico, tobogã, playground, mountain bike, churrascaria, casa de chá, taverna, vinhateria e lanchonete.

Se quiser entender mais sobre uma das bebidas mais apreciadas, a sugestão é ler o livro: Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados, parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon.

Que tal provar um vinho em casa? A sugestão é: Vinho Quinta Jubair Tinto Suave – Vinícola Góes, parceria Amazon.

Nota da Autora

Meus agradecimentos a Assessoria de imprensa da Expo São Roque e da Quinta do Olivardo pelo apoio e fotos.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel