Deusa Rodrigues - Travel Agent

Biblioteca Mário de Andrade no Centro de São Paulo

14.ago.18 - atualizado em 13.jun.23

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

A Biblioteca Mário de Andrade no Centro de São Paulo é “classuda” e imponente. As bibliotecas pelo mundo também são atrações turísticas.

Para quem gosta de ler é muito bom circular pelo acervo, conferir as exposições e principalmente ficar sentada nas cadeiras do jardim e observar a cidade.

Tem sido com frequência cenário para filmes e publicidade devido a bela arquitetura.

Vale a pena conhecer, acompanhe as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também sobre a biblioteca histórica de: Puebla no México.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer melhor o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

Biblioteca Mário de Andrade – Art Déco

Eu sempre que possível durante as viagens visito as mais emblemáticas. Foi construída no século passado, continua um charme a mais no centro.

O edifício da Biblioteca Mário de Andrade é tombado pelo Patrimônio Histórico e ícone da história da construção civil. Foi projetada em 1935 e concluída em 1942, com técnica modernas, em contraste com o estilo Art Déco, caracterizado pelos detalhes.

A imponente entrada com o pé-direito de 17 metros revestido pedras verde escuro e o amplo hall com acabamento em mármore importado, são os destaques do edifício.

Passou por reformas e remodelações sem perder as características originais. Conta com uma bonita aconchegante sala de convivência e um auditório.

Confira as várias Experiências em São Paulo, a capital e interior.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Se utilizar o Metrô pode-se seguir para conhecer as atrações da Avenida Paulista. 

Hall de Entrada – Biblioteca Mário de Andrade

O Hall de entrada da Biblioteca Mário de Andrade é muito bonito, visto de cima tem perfeita simetria no piso de mármore importando, com um jogo de cores bege e marrom, foto destaque deste post.

No centro do saguão está a imponente estátua “A Leitura”, inspirada em Minerva, deusa do conhecimento e da sabedoria. Conta-se que no passado intelectuais se reuniam em volta da estátua para discutir texto e inspiração.

A  vista da cidade a partir da Biblioteca Mário de Andrade é uma das mais charmosas.

Conheça outras atrações de São Paulo.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Outro detalhe que faz a diferença no na entrada é a enorme tapeçaria da parede.

Biblioteca Mário de Andrade

Espaços Para o Lazer ou Trabalho

Na Biblioteca Mário de Andrade, as cadeiras no jardim são concorridas, seja para um simples relax ou para uma pequena reunião.

Internamente há uma sala com WiFi grátis  para estudo ou trabalho. É um lugar muito bem frequentado por moradores e visitantes da cidade.

Conheça as atrações do Centro de São Paulo, com o Free Tour.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

No jardim da entrada o destaque é uma estátua do escritor português Luís de Camões. A Biblioteca Mário de Andrade tem entrada pela Rua da Consolação e Avenida São Luís.

É um pedaço bem arborizado do centro de São Paulo e interessante para se conhecer, principalmente a nos fundos  a Praça Dom José Gaspar. Há várias opções de restaurantes e lanchonetes, algumas tradicionais.

Biblioteca Mário de Andrade

Acervo da Biblioteca Mário de Andrade

O acervo da Biblioteca Mário de Andrade é um dos maiores do país. Tem o segundo maior acervo de livros do Brasil com mais 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e audiovisuais.

Na coleção circulante são 53 mil livros. Dentre as coleções para consulta local estão: Obras raras e especiais, de Arte, Mapoteca, São Paulo, Geral, de Referência e Periódicos.

Eventos na Biblioteca Mário de Andrade

Há sempre eventos e exposições na Biblioteca Mário de Andrade. A programação é disponível no site para conferir. Uma iniciativa bacana é a Feira de troca de livro, gibis, quadrinhos e Mangas. A troca é feita de maneira informal, basta levar um exemplar em bom estado e trocar por outro.

Biblioteca Mário de Andrade

Cenário de Publicidades – Biblioteca Mário de Andrade

Os corredores amplos que dão acesso a área dos livros é o local preferido para gravações de publicidade. Quem conhece a Biblioteca Mário de Andrade reconhece nas propagandas da T.V. o belo edifício e seus corredores.

Biblioteca Mário de Andrade

A última reforma deu um ar jovem e  de modernidade na Biblioteca Mário de Andrade. Nas vidraças há vários rostos ilustrados de ex-funcionários e usuários da biblioteca. Criação do artista Alex Flemming, mesmo autor do painel de rostos na Estação do Metrô Sumaré de São Paulo.

Uma dica para conhecer os painéis da Estação do Metrô Sumaré, aproveite para conhecer a Unibes Cultural, saiba mais no post: Centros Culturais de São Paulo.

Biblioteca Mário de Andrade

O Que Fazer na Região da Biblioteca Mário de Andrade

Um roteiro bacana para visitar a Biblioteca Mário de Andrade é explorar o centro de São Paulo. Nessa região pode-se visitar: o Terraço Itália, a Galeria Metrópole, a Praça da República, o SESC 24 de Maio, etc. Se tiver disposição de andar, dá para seguir  para o Teatro Municipal e Viaduto do Chá.

Do outro lado do Viaduto do Chá, conhecido pelos paulistanos como Centro Velho está o Farol Santander, Praça da Sé, Mosteiro de São Bento, Pátio do Colégio, Centro Cultural Banco do Brasil, etc.

Como Chegar

Para quem está em outros estados há muitas ofertas de voos para São Paulo. Confira as possibilidades de rotas e preços.


Seguros Promo

Quanto aos traslados e passeios em São Paulo, consulte as opções.

Para chegar à Biblioteca Mário de Andrade, é utilizar o Metrô e descer na Estação República.

Uma ótima opção para circular pelos vários atrativos mencionados, é com aluguel de carro. Compare as empresas, tipos de veículos e preços com simulação das datas de viagem.

Onde Comer

Você vai gostar de conhecer também os restaurantes do entorno. Saiba mais no post: Gastronomia eclética do centro de São Paulo.

Que tal experimentar o famoso sanduíche de Pernil ? A famosa lanchonete Estadão fica à duas quadras da Biblioteca Mário de Andrade.

Há um simpático bar de vinhos na Galeria Metrópole – Vinho e Prosa.

Na Praça Dom José Gaspar tem várias opções de restaurantes.

Que tal conhecer a gastronomia do Peru? A dica é o Restaurante Rinconcito Peruano na Avenida Vieira de Carvalho, acompanhe no post: Restaurantes peruanos em São Paulo.

Onde se Hospedar – Biblioteca Mário de Andrade

Um ótimo hotel e bem próximo é o: Novotel Jaraguá na Rua Martins Fontes.

Outra opção é: Braston também na Rua Martins Fontes

Veja as ofertas de hotéis em São Paulo.

Booking.com

Livros Sobre São Paulo

Para conhecer mais a minha dica é o livro: História da Cidade de São Paulo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon.

Outra opção para saber mais é com o livro: Barões do café, um relato interessante sobre economia e história.

História de São Paulo

Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico, como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.

A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.

Outras Bibliotecas do Brasil

Há incríveis bibliotecas em São Paulo e no Brasil que valem a visita. Confira as opções:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos com uma arquitetura lúdica é considerada uma das mais bonitas do mundo. A localização é privilegiada dentro do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo, próximo da Praça Panamericana e Instituto Tomie Ohtake.

A grande atração é cúpula central feita de madeira, com uma cobertura que lembra uma flor aberta, tendo ao centro poltronas coloridas. Há também um simpático café aberto, com mesas ao ar livre com vistas para as árvores e gramados do Parque Villa-Lobos.

Com relação ao acervo é formado por é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Além do mais há também uma programação cultural com cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, saraus com escritores, exposições, etc.

A inovação é o Livro Digital, oferecido gratuitamente a partir de um cadastro prévio, que foi introduzido no período de pandemia.

Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo

A programação é extensa e a quantidade e diversidade do acervo das bibliotecas também merecem uma visita mais detalhada. O acervo total conta com 120 mil livros e documentos, sendo que a Biblioteca Pública Municipal Sérgio Milliet é segunda maior a cidade. Há também a Biblioteca Pública Municipal Louis Braile, especializada em pessoas com deficiência visual com 5 mil títulos entre livros e audiolivros.

O Centro Cultural São Paulo conta com um espaço especial para a Coleção de Artes Alfredo Volpi. A Gibiteca Henfil tem um ótimo acervo de 10 mil títulos de quadrinhos, gibis e livros sobre HQ. Em conjunto com toda essa infraestrutura cultural, conta com uma colorida sala de leitura infanto juvenil, dedicada a novos leitores.

Outra coleção única é da Missão Folclórica de Mário de Andrade com peças, registros, gravações musicais, desenhos e documentos do Norte e Nordeste. Esse acervo foi fruto da missão realizada na década de 1930 e é de grande valor cultural para o Brasil. Para ter acesso é necessário agendamento pelo site.

Saiba mais no post: Centro Cultural São Paulo.

Real Gabinete Português – Rio de Janeiro

O Real Gabinete Português de Leitura, é uma linda biblioteca aberta ao público em 1900. Foi fundada por portugueses em 1837 para promover e preservar a cultura. O prédio tanto externo como interno tem o estilo arquitetônico “neomanuelinho”.

No acervo todos os livros são portugueses, inclusive com raridades. Visitar o Real Gabinete é como entrar num túnel do tempo; o local vem sendo utilizado como cenário para TV e cinema. É um charme e uma volta no tempo, além de ser considerada uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Confira o post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Cultura e museus no Rio de Janeiro: Boulevard Olímpico, MAR e mais

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

A Biblioteca Nacional é considerada pela UNESCO como uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo. Calcula-se que tenha 10 milhões de itens em seu acervo.

Em 1808 chega de Portugal com D. João VI o acervo inicial, passou por vários endereços e nomes, até a inauguração do prédio atual em 29/10/1910. É um conjunto arquitetônico importante e muito bonito, o que mais chama a atenção é a entrada e a escadaria. Horário de visitação de segunda-feira a sexta-feira das 09h00 às 17h00.

Para quem gosta de ler e observar prédios históricos, as bibliotecas são também, atrativos de viagem.

Complexo Cultural República – Brasília

O Museu Nacional Honéstino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília, formam o Complexo Cultural da República João Herculino.

O Complexo Cultural conta com a cúpula e o prédio da Biblioteca Nacional atrás, o que oferece uma bonita vista para os leitores. Internamente tem linhas modernas e arrojadas, bem diferente da Biblioteca Mário de Andrade.

A arquitetura tem as características únicas do mestre Oscar Niemeyer, um detalhe interessante é que o conjunto foi inaugurado em 2006 quando o arquiteto já tinha 99 anos. Saiba mais no post: Pontos turísticos de Brasília.

Brasília e os pontos turísticos do centro do poder: ótima opção de viagem

Outras Bibliotecas bonitas pelo mundo

Se você é como eu e gosta de visitar Bibliotecas pelo mundo, confira algumas que valem a viagem.

Palafoxiana – Puebla no México

A Biblioteca Palafoxiana, foi fundada pelo bispo Juan Palafox y Mendoza, um amante da leitura. O fundador doou 5.000 livros de seu acervo pessoal, para início da biblioteca, hoje conta com um patrimônio de 41.000 exemplares. É considerada Monumento Histórico Nacional e recebeu o título de Memória do Mundo pela UNESCO.

A cidade  guarda a essência do México, saiba mais: Viagens para Puebla.

Puebla guarda a essência do México

Biblioteca de Nova York

A Biblioteca de Nova York, a New York Public Library é uma das mais bonitas do mundo, além da importância histórica e de acervo. Foi fundada em 1895 e tem a arquitetura imponente, estilo clássico. Os destaques são o pé direito altíssimo, as pinturas no teto e as luminárias de cobre em cada mesa de leitura.

Com uma localização perfeita na 5ª Avenida, posição estratégica ao lado do charmoso Bryant Park, que também é um atrativo no verão. Saiba mais no post: Estações do ano em Nova York.

Nova York nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno

Biblioteca de Alexandria – Egito

A cidade de Alexandria está a beira do Mar, a apenas 13 quilômetros do Cairo e é possível fazer um passeio de um dia para visitar. Lá foi um importante porto da civilização antiga, teve a famosa Biblioteca de Alexandria, um dos templos de cultura do Egito. Ela foi destruída num incêndio, mas foi construída uma nova no mesmo lugar.

Vale a pena conhecer a nova Biblioteca, com conceito moderno e um incrível acervo. A cidade conta com outras atrações, mais detalhes no post: Egito pontos turísticos.

Entre neste link para reservar: Excursão de um dia para Alexandria.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel