Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel no Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Serra Gaúcha

21.ago.21 - atualizado em 01.set.21



A Lua de Mel no Rio Grande do Sul reúne vários destinos imperdíveis.

A começar por Porto Alegre a cada dia com mais novidades, depois seguir para os incríveis passeios de Gramado e Serra Gaúcha, além de possibilidade de esticar a viagem para Patrimônios da UNESCO ou para conhecer uma micro cervejaria subterrânea.

A certeza de uma viagem completa, repleta de aventuras, com excelente qualidade dos serviços, além da excelente gastronomia gaúcha.

Confira as dicas que preparei para a Lua de Mel tri legal.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Gentileza Hotel Casa da Montanha.

Você vai gostar de ler também sobre: Destinos de Minas Gerais.

Porto Alegre – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

A viagem de Lua de Mel no Rio Grande do Sul deve começar pela capital.

A cidade de Porto Alegre tem inúmeros atrativos, principalmente no tocante às ótimas opções gastronômicas, bonitos parques e uma vida cultural dinâmica.

Conta com características multiculturais, devido as heranças dos imigrantes, bem como as tradições gaúchas. Uma terra também de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história e os costumes.

A dica é fazer um City Tour Panorâmico, que pelos principais atrativos, como o Estádio Beira Rio, Arena do Grêmio, Casa de Cultura Maio Quintana, Orla do Guaíba, Parque Moinho dos Ventos, entre outros.

Foto: Pixabay.

Onde ficar em Porto Alegre

A sugestão é ficar no hotel Laghetto Vertice Manhattan, com ótima localização no bairro Moinho dos Vento.

O Sheraton Porto Alegre é um dos melhores hotéis da cidade, também em Moinhos de Vento.



Booking.com

Serra Gaúcha – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Depois de curtir Porto Alegre é hora de subir para a Serra Gaúcha. O destino conta com cidades turísticas com características europeias devido a colonização.

Uma área de inúmeras vinícolas com lindas paisagens e experiências.

A cada ano o Natal Luz de Gramado fica mais emocionante, é um dos melhores roteiros do Brasil.

Gramado – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Uma das cidades mais bonitas da região e que reúne inúmeros passeios. Os empresários locais são criativos e oferecem muitas opções para se divertir.

Com certeza haverá momentos românticos, numa região preparada para atender bem, além das paisagens espetaculares.

Para se chegar à Gramado deve-se seguir pela famosa Rota das Hortênsias, uma estrada que é um dos atrativos da Serra Gaúcha. Não tem como não se encantar com a beleza das flores nas encostas.

Assim como Gramado outra cidade serrana do estado de São Paulo, também é um destino romântico, confira no post Lua de Mel em Campos do Jordão.

Centro de Gramado

No centro da cidade fica o famoso Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado e uma das comemorações do Natal Luz. Está ao lado da Igreja Matriz, da Fonte do Amor Eterno e em frente de Rua Coberta.

Há diversas lojas e restaurantes tanto no centro, como em outras áreas da cidade.

O que não faltam na cidade, são cenários incríveis para caminhadas românticas.

Veja os todas as opções de passeios, traslados e experiências de Gramado.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Pixabay.

Fonte do Amor Eterno

A Fonte do Amor Eterno de Gramado, está localizada ao lado da Igreja Matriz de São Pedro; conta com muitos cadeados coloridos, alguns com formatos de corações. Assim como acontece em outros lugares do mundo, é um símbolo para eternizar o romance.

Você e seu amor, podem fazer o mesmo, não se preocupe com o cadeado, eles podem ser comprados nas lojas em torno da fonte.

Você vai gostar de conhecer também esse costume lá no Uruguai. Acompanhe o post: O que fazer em Montevidéu.

Bus Tour

Comece a explorar a região com o Bus Tour, o transporte turístico oficial de Gramado e Canela. Ônibus de dois andares, igual aos de outras cidades do mundo, percorre os principais pontos turísticos com paradas sucessivas para embarques e desembarques.

Você irá conhecer: Snowland, Cristais de Gramado, Le Jardin, Alpen Park, Parque Terra Mágica Florybal, Parque Vale dos Dinossauros, Cascata do Caracol, Bondinhos Aéreos e Castelinho Caracol.

Lago Negro

No Lago Negro pode ser um dos melhores momentos da Lua de Mel no Rio Grande do Sul. Um lugar inesquecível, cercado por árvores e flores, aproveite para fazer um passeio de pedalinho.

Tour de Patinete Elétrico

Para conhecer os atrativos da cidade, a outra sugestão é com um passeio diferente, porém, bem comum na Europa, com patinete elétrico e acompanhamento de um guia de turismo.

A rota passa pelos principais pontos turísticos de Gramado: Avenida Borges Medeiros, Rua Torta, Lago Negro, Bairro Planalto, Lago Joaquina Rita Bier, Estátua do Kikito, Praça das Etnias e Mirante Belvedere. Reserve o Tour de Patinete Elétrico.

Lua de Mel em Gramado com os encantos da serra

Rua Torta

Que tal circular pela rua Torta? A rua Emilio Sorgetz, próximo do centro de Gramado, tem as mesmas características da famosa Lombard Street em São Francisco.

Assim como nos Estados Unidos, a rua também chama a atenção pelas belas flores nas calçadas e é um cenário cinematográfico. Um ponto turístico perfeito para a foto de lembrança da Lua de Mel no Rio Grande do Sul, a rua Torta está próxima da Praça das Etnias.

Parque Olivas de Gramado

O Parque Olivas de Gramado tem um pouquinho de tudo que a região oferece. Entre paisagens de cinema, dá para conhecer a olivicultura e todos seus benefícios físicos, mentais, terapêuticos e estéticos.

Há ainda cânions, mini animais e a culinária típica dos colonos. Um passeio que combina com a Lua de Mel no Rio Grande do Sul.

Trem Maria Fumaça e Tour de vinho

O Trem Maria Fumaça, é um passeio típico para a Lua de Mel no Rio Grande do Sul, para conhecer um pouco da história e da herança dos colonizadores italianos.

A rota passa pelas cidades Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, tem show típico italiano com degustação de suco de uva e espumante.

Há visita à uma vinícola de Caxias do Sul, com degustação.

Segue depois para o Parque Epopeia Italiana em Bento Gonçalves, temático que conta com 9 cenários, luz e som e mostram a história da região.

O Tour da Maria Fumaça pode ser feito a partir de Gramado ou Bento Gonçalves.

Para conhecer mais sobre vinícolas no Brasil, veja o post Estrada do Vinho em São Roque.

Degustação e Minicurso de vinhos

Este passeio é ideal para casais que são amantes de espumantes e bom vinhos. A Serra Gaúcha é uma região vinícola, com a tradição italiana, aliada às belas paisagens.

Este tour leva o visitante à Vinícola Miolo, para participar de minicurso de Vinhos e degustação.

Onde Comer em Gramado

A gastronomia do Rio Grande do Sul é simplesmente irresistível, em Gramado há incríveis lugares e se come muito bem.

Cantina da Villa Itália

Na Cantina da Villa Itália é para vivenciar uma experiência gastronômica cultural. O lugar é rústico e temático no estilo ítalo-colonial. Os itens da decoração contribuem para uma atmosfera que lembra a Itália.

O cardápio inclui almoço típico italiano, em forma de sequência, um rodízio de massas e risotos, com entrada, salada e sobremesa. Esqueça o regime e entregue-se aos prazeres da mesa.

Quando é assunto é sobre destinos turísticos, confira também o post: Itália cidades mais visitadas.

Noite Suíça

Para uma noite romântica, um programa imperdível para o jantar é o Fondue, uma tradição da Europa.

Na viagem de Lua de Mel no Rio Grande do Sul, reserve um tempo para uma “Noite Suíça” com a tradicional sequência de fondue de carne, queijo, acompanhamentos, e para a sobremesa chocolate com frutas.

Reserve online a Noite Suíça.

Lua de Mel em Gramado com os encantos da serra

Hard Rock Café

O famoso restaurante americano, está presente também em Gramado. Tem como destaque a decoração com inspiração no Rock and Roll, para unir a música, o entretenimento e as delícias da gastronomia americana.

Como outros restaurantes da rede, estão expostos objetos únicos de músicos famosos. Para finalizar há um show de um cover de Elvis Presley. Reserve seu ingresso: Jantar no Hard Rock Café e Show.

Onde ficar em Gramado

Gramado é uma das cidades com inúmeras opções de hospedagem para todos os orçamentos.

Nesse cenário mágico a sugestão é se hospedar no castelo mais luxuoso do Brasil, o Saint Andrews Gramado.

A decoração do hotel é elegante, sofisticada e tem inspiração nos castelos da Escócia.

Conheça também outras propriedades semelhantes no post: Lua de Mel em Castelos do Brasil.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Booking Hotel Saint Andrews Gramado.

O Hotel Casa da Montanha. é uma referência de hospedagem no Rio Grande do Sul. Ideal para casais, o hotel se destaca pelo estilo alpino e localização estratégica no centro de Gramado. Integra a coleção Casa Hotéis, que oferece hospedagem de alto padrão e atendimento personalizado para seus hóspedes.

Foto: Gentileza Hotel Casa da Montanha.



Booking.com

Canela – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

No entorno de Gramado, há diversos outros lugares  como Canela, a cidade vizinha. A visita é obrigatória no roteiro para quem vai a Gramado, muito próxima uma da outra, separadas por uma estrada, que está repleta de atrações, hotéis, cafés coloniais, compras, etc.

Uma das principais atrações é a catedral que fica no centro de Canela, tem um estilo gótico com arquitetura imponente.

Canela é um ótimo destino também na Páscoa pelo Brasil.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Turismo de Canela.

Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é o cartão de visita e o passeio mais famoso. O seus 130 metros de altura impressionam. O acesso por um teleférico moderno com visão 360 graus é o ponto alto do passeio, a paisagem é muito bonita.

Você poderá conhecer também de outro ângulo, através de uma trilha pelo Vale da Lageana, em busca do Pé da Cascata. Aventura conta também com um veículo Off-Road.

Ótimo momento para fotos memoráveis no pé da cascata com direito a um piquenique na natureza.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Pixabay.

Bustour

Uma das possibilidades para visitar Canela é a bordo do Bustour, que oferece uma bela visão panorâmica do alto do ônibus.

Passeio de Helicóptero

Que tal sobrevoar a Cascata do Caracol? Um dos pontos turísticos mais bonitos da Serra Gaúcha, visto do alto o Parque Estadual do Caracol mostra a vegetação exuberante da região.

Outro detalhe incrível é observar a circulação dos bondinhos aéreos e do mirante. O passeio de helicóptero é perfeito para a Lua de Mel do Rio Grande do Sul.

SkyGlass e Abusado

Uma das novidades na Serra Gaúcha é o SkyGlass, uma experiência única. Através de uma plataforma de vidro com 35 metros de extensão que avança sobre as paisagens espetaculares do Vale da Ferradura.

A emoção fica por conta do Abusado, um monotrilho com 10 cadeiras suspensas.

O passeio também está no Bustour, uma ótima opção para conhecer Gramado e Canela, no ônibus Hop-On Hop-Off, com paradas em vários atrativos da região.

Onde ficar em Canela

A hospedagem na cidade de Canela em geral tem um bom custo benefício em relação aos preços da vizinha Gramado.

A sugestão é o Laghetto Vivace Canela, que faz parte de uma prestigiada rede hoteleira do Sul do Brasil.

O Vila Suzana Parque Hotel conta com chalés individuais em meio à natureza.



Booking.com

Cambará do Sul – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Outra atração indicada para a Lua de Mel no Rio Grande do Sul é conhecer o maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional Aparados da Serra em Cambará do Sul, o Itaimbezinho.

Para visitar o Parque é possível fazer um passeio a partir de Gramado ou Canela ou se hospedar em Aparados da Serra. A distância entre Gramado e Aparados da Serra é 103 quilômetros.

O lugar é bonito e já foi cenário para a filmagem da minissérie “Casa das Sete Mulheres”.

Será possível fazer observação do penhasco de 700 metros de profundidade e com 6 quilômetros de extensão, numa região de natureza privilegiada.

Uma atividade com caminhada pela borda do cânion, com uma vista deslumbrante, inclusive da Cascata das Andorinhas. Incluído trajetos pelas trilhas leves do Cotovelo e do Vértice.

Um momento único para o casal será curtir a vista incrível no mirante, em forma de plataforma. No final para encerrar com chave do ouro o  Tour Itaimbezinho conta com um delicioso piquenique.

Onde ficar em Aparados da Serra

A cidade conta com o aconchegante hotel Parador Casa da Montanha, ideal para a Lua de Mel no Rio Grande do Sul.

Uma referência em hotelaria luxuosa com decoração rústica. Os chalés com móveis de madeira e varanda com vista da Mata de Araucárias. Está situado a 9 quilômetros do Parque Nacional, em um lugar cercado de natureza e com uma a paisagem é estonteante.

Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Parador Casa da Montanha.

Outra opção para Lua de Mel no Rio Grande do Sul é o Aires da Patagônia no estilo cabanas que lembram propriedades de Puerto Varas no Chile.

Bento Gonçalves – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

A cidade de Bento Gonçalves contra várias vinícolas famosas da Região da Serra Gaúcha.

A cultura do vinho trazida pelos imigrantes da Itália e Alemanha, hoje é a principal atividade econômica, mas munícipio também é turístico e reúne belas paisagens, arquitetura do século XIV.

A Lua de Mel no Rio Grande do Sul com hospedagem em Bento Gonçalves é para ideal para amantes do vinho.

Que tal conhecer paisagens semelhantes próximas de Santiago? Leia sobre Vinícolas do Chile.

Caminhos de Pedra

O passeio Caminhos de Pedra é uma das principais atrações. As antigas construções de pedra da época da colonização.

A história dos imigrantes italianos deixou sua herança na arquitetura e nos costumes.

Há várias experiências como vivenciar a criação de ovelhas, o cultivo de uvas e a elaboração de vinhos. A Cantina Strapazzon, em funcionamento desde 1880, foi cenário de grandes produções cinematográficas como “O Quatrilho” e novelas.

A Casa Bertarelo, é outro ponto pitoresco e histórico da região. Reserve com antecedência o Tour Caminho de Pedras.

Tour Maria Fumaça

O Tour Maria Fumaça é um dos mais típicos da região e pode ser feito com saída de Bento Gonçalves ou Gramado.

Onde ficar em Bento Gonçalves

O Villa Michelon é um hotel cercado de natureza em meio a uma vinícola.

O Hotel & Spa do Vinho, está em meio aos parreirais com linda vista da região. Pertence a prestigiada marca internacional Autograph Collection, que reúne hotéis boutique de luxo.

Considerado o melhor dos Hotéis SPAs Anti Stress do Brasil. O Vino.SPA é uma área de relaxamento, com piscina terapêutica climatizada, sauna húmida, caminho de pedras e solário com vista panorâmica para o Vale dos Vinhedos.

Foto: Divulgação Booking Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection.

Missões Jesuíticas – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Para quem quer conhecer o lado histórico do Rio Grande do Sul, a sugestão visitar as Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, que foram tombadas como um dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

O conjunto engloba cinco missões jesuíticas, que foram construídas nos séculos XVII e XVII, local que era habitado pelos povos originais, os guaranis.

Todas as noites acontece um Espetáculo de Som e Luz, com duração de 50 minutos. A história é contada sobre os detalhes da vida, da arte e da guerra da sociedade local. A narrativa com vozes de atores famosos do Brasil, como Fernanda Montenegro e outros é emocionante.

O cenário emblemático é nas Ruínas do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

A cidade de São Miguel das Missões está a 476 quilômetros de Porto Alegre. A melhor maneira de chegar é voar até a capital gaúcha e depois seguir com carro alugado.

A Lua de Mel no Rio Grande do Sul com hospedagem em São Miguel das Missões é para ideal para quem busca uma viagem com história.

Foto: Pixabay.

Onde ficar em São Miguel das Missões

A melhor opção é o Tenondé Park Hotel, confortável e categoria 3 estrelas.

Outra sugestão é a Pousada das Missões.

Ametista do Sul – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Outra cidade que está virando moda para viagens no Sul é a Capital Mundial da Pedra Ametista.

A cidade de Ametista do Sul está a 443 quilômetros de Porto Alegre e 457 quilômetros de Gramado. O que leva os turistas para lá é a incrível Mina Beer, a primeira micro cervejaria subterrânea do mundo.

Oferece uma experiência única, para conhecer e degustar cerveja a 50 metros abaixo da superfície da terra, simplesmente uma novidade no Brasil.

A degustação de 6 copos de cerveja de estilos diferentes, inclusive com envelhecida por um ano em barris de madeira.  A dica para os apreciadores da cerveja é que tem sabores marcantes e únicos.

Acompanha um delicioso Platter Gold da Queijaria Subterrânea Platter Formaggi.

O local conta também com a Ametista Parque Museu, loja de vinhos e a queijaria subterrânea. Reserve online o Tour Mina Beer.

A Lua de Mel no Rio Grande do Sul com hospedagem Ametista do Sul é para ideal para amantes da cerveja.

Onde ficar em Ametista do Sul

Uma opção de hospedagem em Ametista do Sul é a Pousada São Gabriel, estilo simples e confortável.

Outra sugestão é a Casa da Árvore, com infraestrutura de moradia.

Como chegar – Lua de Mel no Rio Grande do Sul

Para chegar ao Rio Grande do Sul há várias opções, confira as ofertas para compras de passagem aérea.

Seguros Promo

Traslados e Passeios

Depois de chegar a Porto Alegre pode-se seguir para Gramado em traslado de 01h50 aproximadamente.

Aluguel de Carro

Outra possibilidade para circular pelo Rio Grande do Sul é através de carro alugado, confira as locadoras, tipos de veículos e preços.

Outros destinos de Lua de Mel

Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel, tanto no Brasil como, em diversos outros lugares; cada um com seu diferencial. Para escolha do lugar, deve-se levar em conta é o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:

Lua de Mel no Brasil.

África: Zanzibar,  Mauritius,  Seychelles,  África do Sul, Tanzânia e Kenya,

Ásia: MaldivasBali,   TailândiaVietnam e  Dubai.

América Central e do Norte: Califórnia,  Caribe,  Destination Wedding – Cancún,  Jamaica.

América do Sul: ChileVale Sagrado dos Incas no Peru,

Europa: Toscana,   Paris,  Veneza.

Oceania: Tahiti,  Nova Zelândia, Austrália.

Destinos de casamento

Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Casamento no Castelo de Windsor.
Cerimônias de casamento no Tahiti.

Já fez o Seguro Viagem?

Um detalhe fundamental para a segurança, entre neste link para comparar as várias empresas e fazer o Seguro Viagem online.

Nota da Autora

Meus agradecimentos aos hotéis, secretarias de turismo e empresas pelo apoio e pelas fotos concedidas.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
  1. Edir Jose Vizzotto disse:

    O turismo no RS nao e so capital e serra tem a quarta colonia no centro do estado com o Jardim das Esculturas,as Termas Romanas,oRecanto do Maestro,os Canions de Ivora, o Festival In ternacional de musica Erudita e semana Cultural Italiana de Vale Veneto muita gastronomia Italianabe muito mais vengam conhecer,um abraço

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel