Deusa Rodrigues - Travel Agent

Natal Luz de Gramado é pura magia na Serra Gaúcha

21.dez.16 - atualizado em 30.jan.24



Natal Luz de Gramado é pura magia, além das imperdíveis atrações da Serra Gaúcha.

O período Natalino é um dos principais da cidade, que também é uma das referências em atividades que atraem são só as crianças, mas os adultos também.

A tradição de anos e vem se aprimorando com muitas novidades.

Confira as dicas e os passeios da região.

Você vai gostar de ler também sobre 12 Viagens no Natal pelo Brasil.

Natal Luz de Gramado

O Que Fazer em Gramado

Um destino que oferece mais de vinte passeios e experiências, cada uma melhor que a outra.

Datas do Natal Luz de Gramado

A cada ano se aprimora mais, com shows incríveis e os esperados desfiles de rua. A cidade que já é bonita, fica ainda melhor com a decoração e as luzes, num clima mágico.

O Natal Luz de Gramado, que está 39ª edição, vai de outubro de 2024 e vai até janeiro de 2025.

Natal Luz de Gramado

Você vai se surpreender com tantas experiências, explore os passeios de Gramado.

Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade é bom o Bus Tour, um ônibus que circula pelos principais pontos turísticos.

Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado 2024

A cidade inteira fica decorada com muito esmero, principalmente na Avenida Borges Medeiros, a principal de Gramado.

Natal Luz de Gramado

Acendimento das Luzes

O Palácio dos Festivais que se localiza na Avenida Borges Medeiros, em frente da famosa Rua Coberta, é o ponto principal, onde acontece todos os dias às 20h00 pontualmente, o “Acendimento das Luzes do Natal” com o Papai Noel comandando o mini espetáculo.

Natal Luz de Gramado

As pessoas se acomodam na rua, que fica fechada ao transito, para assistir a show.

O teatro é onde acontece a abertura também dos eventos Festival de Cinema e Festuris – Festival do Turismo, de agosto e  de novembro.

Natal Luz de Gramado

Igreja São Pedro

A Igreja São Pedro está localizada no coração de Gramado, na Avenida Borges Medeiros, ao lado do Palácio dos Festivais, da Fonte do Amor Eterno, bem próximo da Rua Coberta.

A construção estilo romano em pedra, dá um toque especial, é um dos pontos turísticos mais fotografados de cidade.

Natal Luz de Gramado

Decoração do Natal Luz de Gramado

Gramado ganha alegria com guirlandas, bolas de Natal, luzes e soldados quebra-nozes em diversos pontos turísticos. O Tannenbaumfest é a decoração de 35 pinheiros da Avenida Borges de Medeiros.

Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado

Rua das Renas

A Rua Pedro Benetti se transforma na Rua das Renas. Várias obras de artistas plásticos dão um colorido especial à cidade.

Natal Luz de Gramado

Natal Luz de Gramado

Vila do Natal Luz de Gramado- Praça das Etnias

A Vila do Natal , onde se localiza a Casa do Papai Noel de Gramado, conta com várias opções de compras de artesanato e comidas das colônia, o local está no meio à Praça das Etnias, aberto das 10h00 às 18h00.

Natal Luz de Gramado

Casa do Colono

A Casa do Colono na Praça da Etnias é onde se pode comprar as delícias como embutidos diversos, geleias, doces, etc. Se localiza ao lado dos Fornos de Gramado.

Natal Luz de Gramado

Fornos de Gramado

Na Praça das Etnias está também o espaço dos Fornos de Gramado, onde deliciosos pães são assados por pessoas da Colônia, o dia inteiro. Dica para uma boa opção para o café da manhã, com sanduíches de pão de linguiça ou com presunto e queijo.

Faça como eu, vá até a lanchonete da Rodoviária de Gramado, que fica atrás e pegue o cafezinho lá e coma no banco da praça, essa é uma das experiências que só Gramado oferece.

Aproveite as compras porque a região tem muitas opções.

Trupe de Natal

Trupe de Natal – apresentações Natalinas com personagens, sendo 12 diárias de 15 minutos em locais diversos e diariamente as 15h00.

Natal Luz de Gramado

Rua Torta

A Rua Torta bem perto da Praça das Etnias é uma das atrações da cidade, lembra as Lombard Street em São Francisco. Esse é o ponto ideal para a foto de lembranças de Gramado.

Das Viagens no Natal pelo Brasila de Gramado é a mais popular e que oferece muitas experiências e passeios inesquecíveis na Serra Gaúcha. Algumas atividades são pagas, no entanto há muita opção para passear sem custo.

Rua Coberta – Natal Luz de Gramado

A Rua Coberta de Gramado, é um charme, tem teto transparente, decorada com flores e folhagens. Ela se localiza em frente do Palácio dos Festivais, por esse motivo é um ponto turístico bem movimentado.

Natal Luz de Gramado

No Natal Luz de Gramado a Rua Coberta se ilumina e é uma das principais atrações, onde estão vários bons restaurantes, com destaque nos cardápio do famoso Fondue.

Natal Luz de Gramado

Leia também sobre Viena e os mercados de Natal.

Aldeia do  Noel – Natal Luz de Gramado

A magia da casa do bom velhinho em Gramado é permanente, isso porque a Aldeia do Papai Noel, recebe visitantes o ano inteiro, esta é também uma atividade paga. Se localiza no O Parque Knorr, criado em 1940 com uma vista incrível do Vale do Quilombo.

Além da casa do Papai Noel em meio ao parque com 90.000 metros quadrados, com muitos pinheiros, o visitante pode observar também: a Fábrica de Brinquedos, a Pirâmide de Natal, o Chalé dos Ursos, o Carrossel, a Praça da Neve artificial, além de um trenzinho que percorre a propriedade, etc.

Leia também: Mercados de Natal na Alemanha.

Outras Atrações de Gramado

Há muitas atrações na Serra Gaúcha, portanto a viagem para o Natal Luz de Gramado é também uma ótima oportunidade.

A região se especializou em criar e aprimorar parques temáticos, experiências com a herança italiana e alemã, passeios com belas paisagens, tours de compras e comida excelente. Gramado desenvolveu um turismo próprio com muita personalidade e excelência.

Natal Luz de Gramado

Prefeitura de Gramado

Em Gramado tudo entra no clima do Natal Luz, inclusive a sede da Prefeitura, que fica um charme com a névoa que costuma aparecer na Serra Gaúcha.

Natal Luz de Gramado

Pórticos – Natal Luz de Gramado

As entradas para a cidade de Gramado, contam com belos Pórticos de entradas, com arquitetura estilo europeu, que dão um charme a mais, tanto na chegada como na saída dos visitantes.

A Rótula com diversas bandeiras, sinaliza para um destino turísticos acostumado a receber muitos visitantes de vários outros países, principalmente em novembro durante o Festuris – Festival do Turismo e em agosto no Festival de Cinema.  Esses pontos são ótimos para fotos de lembrança da viagem.


Booking.com

Assim como Gramado, a cidade serrana do estado de São Paulo, também recebe visitantes com um bonito Portal de Entrada, confira o post: Campos do Jordão.

Natal Luz de Gramado

Pizzaria Hector

Um dos lugares mais badalados de Gramado é a Pizzaria Hector, que tem um estilo de castelo do Harry Potter, com várias performances, com mágia e bruxaria.

Além das atrações a comida é muita boa, rodízio de pizzas de diversos sabores, inclusive as doce. Os drinks são estilosos e chamativos, que podem ter álcool ou não.

Os visitantes são chamados de aprendizes e fazem a reserva via aplicativo. Eu passei por essa experiência e adorei, jantei na Pizzaria Hector no dia da minha chegada, acompanhada de 2 amigas e curtimos muito.

Tour da Cultura Epopeia

O Tour da Cultura Epopeia reúne a cultura europeia com a gaúcha, sendo a primeira parada Família Wagner, para fazer uma imersão no lado rural de Gramado. Há visitas à plantação de morangos, além de poder comprar doces caseiros.

A seguir é explorada a história da imigração italiana na Cantina Nonno Giovanni, um lugar com vinhos e produtos da Colônia.

O tour acaba no Sítio Tradição, com destaque na cultura gaúcha, com almoço típico que inclui o famoso prato Costelão na Vala, típico do Rio Grande do Sul.

Snowland – Neve no Natal Luz de Gramado

O Snowland é o primeiro parque temático de neve indoor das Américas. Num ambiente que lembra uma estação de esqui com temperaturas ente -5º e -3º graus, é possível viver experiências únicas na Montanha de Neve, simulador de Esqui 7D, Tubbing, assistir ao espetáculo Flokus e Origem da Neve, etc.

Para completar, visitar o Hot Café, o Castelo de Neve e o Vilarejo Alpino.  Essa é uma experiência incrível, porque em pleno verão do Brasil, época do Natal Luz de Gramado, é possível incluir “neve” na sua viagem.

Click aqui para comprar seu ingresso para Snowland.

Parque temático de neve também é atração nos Emirados Árabes, confira o post de: Dubai e o Burj al Arab e outras atrações.

Tour Vale dos Vinhedos

Este passeio é ideal para amantes de espumantes e bom vinhos. A Serra Gaúcha é uma região vinícola, com a tradição italiana, aliada às belas paisagens. Reserve o Tour Vale dos Vinhedos para fazer uma imersão completa.

Quanto o assunto é vinhos há roteiros imperdíveis pelo mundo. Acompanhe os posts:

Vinícolas do Chile, qual visitar?
Cabo da Boa Esperança e região.

Tour da Cerveja – Bus Bier Tour

O passeio Bus Bier Tour também é feito em ônibus temático, para conhecer o universo das cervejarias artesanais GramBier e Rasen Bier, e em Canela, a Cervejaria do Farol.

Parque Temático Mini Mundo

Este passeio bem próximo ao centro de Gramado, é ideal para famílias com crianças. O parque recria vários cenários do mundo, em formato miniatura 24 vezes menor, que o tamanho original.

O visitante percorre as alamedas para observar cidades diversas, castelos, transportes, etc. Um tour lúdico que agrada a todos.

Vários aspectos do Mini Mundo, lembram cidades da Europa, confira o post: Alemanha Romântica.

Viagem para o Natal Luz de Gramado: magia e atrações da Serra Gaúcha

Onde Ficar em Gramado

Gramado é uma das cidades com inúmeras opções de hospedagem para todos os orçamentos.

Hotel Casa da Montanha

Um dos melhores lugares e mais tradicionais para se hospedar, conta com diversas atividades para crianças, inclusive com a presença do Papai Noel no Hotel Casa da Montanha.

O hotel oferece todos os dias do período, uma linda “Cantata de Natal” que acontece durante o café da manhã, eu presenciei e recomendo.

Hotel Casa da Montanha. conta com um lindo carrossel colorido em frente da propriedade, em meio ao jardim, que também já uma das atrações de Gramado.

Natal Luz de Gramado

Hotel Wood

O Hotel Wood também pertence ao Grupo Casa Hotéis, proprietário do Casa da Montanha, Petitt Casa da Montanha e Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul.

A propriedade se localiza em um ótimo ponto de Gramado, tem um estilo contemporâneo da Serra Gaúcha. Eu tive a oportunidade de visitar e de tomar o café da manhã, com produtos orgânicos e embutidos da Colônia.

Eu tive a oportunidade de visitar e de tomar o café da manhã, com produtos orgânicos e embutidos da colônia. Adorei a experiência, não só pelo delicioso cardápio, bem como da apresentação.

Hotel Petitt Casa da Montanha

Para quem deseja levar o seu pet na viagem para o Natal Luz de Gramado, o hotel Petitt Casa da Montanha é o lugar ideal, onde o cachorro e o hóspede e o tutor, o acompanhante.

Hotel Alpestre

Alpestre Gramado, também é um dos mais tradicionais da cidade. A propriedade foi recentemente remodelada e ampliada, conta com uma maravilhosa piscina aquecida, toda envidraçada, com vista para o jardim.

O destaque é para a decoração estilo serrano, no entanto, contemporânea e moderna. O restaurante também é excelente, eu almocei lá e conto a experiência no post Onde Comer em Gramado.

Eu já me hospedei no passado com a minha família, a visita foi uma boa recordação.

Hotel Laghetto Pedras Altas

O hotel Laghetto Pedras Altas. está bem localizado, bem perto da Rodoviária e Praça das Etnias, há poucos metros da Avenida Borges Medeiros. Pertence à uma rede hoteleira presente em outros pontos da cidade e pelo Brasil.

Outros Hotéis de Gramado

O Hotel Cabanas do Tio Müller, foi o vencedor do concurso de decoração de Natal no 35º Natal Luz em 2020/21. Uma dica para quem gosta de hotel aconchegante e no clima natalino.

Quanto aos hotéis tradicionais eu sugiro:
Hotel Estalagem St.Hubertus.

No quesito custo benefício de preço eu indico 2 hotéis:
Encantos do Sul
Master Gramado Hotel

Para quem quer ficar em alto estilo entre os melhores hotéis estão também:
Saint Andrews Gramado.
Wish Serrano Resort & Convention

Apartamento Mobiliado

Outra maneira de ficar em Gramado, é em apartamento mobiliado, ideal para famílias. Eu passei por essa experiência no Solar da Praça, que conta com 2 quartos, 2 banheiros, cozinha, sala de estar, saleta de trabalho e uma ampla varanda.

O imóvel está muito bem localizado, pertinho da Praça das Etnias.

Acompanhe também as ofertas de hotéis da cidade.


Booking.com

Shows Pagos

Há alguns shows que os ingressos são pagos.

Espetáculo Natalis – A Criação

O espetáculo Natalis tem incríveis efeitos visuais, para lembrar as tradições da época mais bonita do ano.

Reserve aqui online – Natalis – A Criação.

Espetáculo – O Reino do Natal

O Reino do Natal são vários pocket shows com performance, apresentações acrobáticas, danças e música e luzes.

Reserve com antecedência o espetáculo – O Reino do Natal.

9 Viagens no Natal pelo Brasil

Espetáculo – O Grande Desfile de Natal

Um magnífico show com luzes, danças e músicas Natalinas. São várias alas temáticas com personagens do universo de Natal.

Reserve o Grande Desfile de Natal, com antecedência.

Espetáculo – Nativitaten

O espetáculo Nativitaten marca a mensagem maior do aniversariante da data, o amor universal.

Confira o espetáculo Nativitaten.

Como Chegar à Gramado

Para chegar à Gramado, o ideal é voar até Porto Alegre confira no banner as promoções para compra das passagens aéreas.

vai-de-promo

A partir do aeroporto de Porto Alegre, o ideal é e depois seguir em um traslado de ônibus de 01h50 aproximadamente com a empresa Brocker Turismo,  uma das mais tradicionais operadoras de turismo da Serra Gaúcha.

Como Circular pelo Rio Grande do Sul

Outra possibilidade é Alugar um carro. Compare as locadoras, tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem.

A viagem para Gramado pode ser conjugada com Porto Alegre, tanto na ida como na volta.

 

Booking.com

Onde Comer em Gramado e Região

O forte de Gramado é a gastronomia, há muitas opções de restaurantes com influência italiana, alemã,  churrascarias, chocolaterias, etc. O destaque é a mesa farta e saborosa em toda a Serra Gaúcha.

No post Harry Potter em Gramado, eu dou mais dicas da Pizzaria Hector, bem como outros locais para comer na cidade.

Casa da Velha Bruxa

Outra opção é o Restaurante Velha Bruxa, tradicional e especialista em crepes e Waffles. A dica é desfrutar das sobremesas deliciosas e esquecer o regime.

Galeteria Nonna Tena

Para uma experiência mais popular, o indicado é a Galeteria Nonna Tena, com rodízio de frango e vários acompanhamentos.

Confira outros restaurantes em Gramado: Josephina, Tucano da Serra, La Table D´Or Méditerranée, Cantabello, Bouquet Garni, etc.

Se você gosta de comer bem, acompanhe o post: Gastronomia em viagem sempre uma experiência inesquecível.

Canela a Cidade Vizinha

Além de Gramado, a região tem muito a oferecer, principalmente nas cidades: Canela, Bento Gonçalves, Caxias, Carlos Barbosa, etc.

A cidade de Canela está sempre no roteiro de quem vai à Gramado, estão separadas por uma estrada que está repleta de atrações, hotéis, cafés coloniais, compras, etc. Muito próxima uma da outra, elas se complementam.

Assim como Gramado em Canela há o evento Sonho de Natal, também que começa em 22 de outubro de 2021 e vai até 09 de janeiro de 2022.

A cidade de Canela tem vários atrativos, entre eles a Cascata do Caracol, que tem 130 metros de altura. O acesso por um teleférico moderno com visão 360 graus é o ponto alto do passeio, a paisagem é muito bonita.


Booking.com

Uma das possibilidades para visitar Canela é a bordo do Bus Tour para conhecer as duas cidades e ter uma bela visão panorâmica do alto do ônibus.

O estado do Paraná também conta com várias atrações, confira o post: Foz do Iguaçu.

SkyGlass – Mirante e Emoção

Uma das novidades na Serra Gaúcha é o SkyGlass uma experiência única. Através de uma plataforma de vidro com 35 metros de extensão que avança sobre as paisagens espetaculares do Vale da Ferradura.

A emoção fica por conta do Abusado, um monotrilho com 10 cadeiras suspensas. O passeio faz parte do Bustour, uma ótima opção para conhecer Gramado e Canela, no ônibus Hop-On Hop-Off, com paradas em vários atrativos da região.

SkyGlass

Tour Itambezinho – Aparados da Serra

Um passeio para conhecer o maior cânion da América Latina, localizado no Aparados da Serra na cidade de Cambará do Sul, o Tour Itambezinho.

O lugar é bonito e já foi cenário para a filmagem da minissérie “Casa das Sete Mulheres”.O cânion tem 700 metros de profundidade e com 6 quilômetros de extensão, numa região de natureza privilegiada.

Uma atividade com caminhada pela borda do cânion, com uma vista deslumbrante, inclusive da Cascata das Andorinhas. Incluído trajetos pelas trilhas leves do Cotovelo e do Vértice.

Um momento único para curtir a vista incrível no mirante, em forma de plataforma. No final para encerrar com chave do ouro, um delicioso piquenique.

A cidade conta com o aconchegante hotel Parador Cambará do Sul, uma referência em hotelaria no Grande do Sul.

Essa região tem semelhanças com o sul da África, acompanhe o post: Cape Town.

Dicas para Viajar para Gramado

Seja qual for seu destino, fazer reservas com antecedências sempre.

Como o Natal Luz de Gramado, continua no mês de janeiro, os hotéis oferecem tarifas mais econômicas, pode valer a pena reservar a viagem para esse período. Entre neste link, pesquise e reserve hotéis.

Sobre o Festuris

O Festuris é um Festival de Turismo que acontece em Gramado há 35 anos no mês de novembro. É um evento corporativo que reúne profissionais de turismo do Brasil e do exterior. Durante a minha vida profissional, participei de várias edições.

Sugestões de Presentes – Natal Luz Gramado

Quando o assunto é sobre presentes para a época natalina, você já pode encomendar para comprar online, uma Cesta de Natal Bauduco.

Os livros são ótimas dicas para presentes como O Natal Escondido, a surpreendente história por trás do nascimento do Cristo.

Outra opção é o clássico da literatura, Um Conto de Natal do escritor consagrado Charles Dickens.

O bom velhinho também é destaque quando o tema é Natal, a sugestão é o livro – Cartas do Papai Noel.

Outra inspiração é com o livro – Vida e Aventuras do Papai Noel.

Confira outras opções de compras online no post: Presentes para Viajantes.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos às propriedades mencionadas pela hospitalidade: Hotel Wood, Hotel Casa da Montanha, Hotel Alpestre, entre outros.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel