Lua de Mel em Salvador e outras cidades da Bahia
30.ago.21 - atualizado em 22.jan.24
A Lua de Mel em Salvador é inesquecível, em uma cidade vibrante com muita personalidade. Há uma energia contagiante do povo e da cultura.
Um lugar que une a beleza da natureza, a arquitetura histórica e a musicalidade. Há muitos passeios na cidade e nos arredores com inúmeras experiências.
Um lugar perfeito para ser cenário da Lua de Mel.
Você vai gostar de ler também Lua de Mel no Brasil.
O que fazer – Lua de Mel em Salvador
O Centro histórico é declarado um dos Patrimônios da UNESCO, sendo um dos mais visitados no país. Trata-se de um lugar único no mundo.
Conheça os melhores passeios de Salvador e região.
Pelourinho
Passear e circular pelas coloridas ladeiras do Pelourinho não tem como não se apaixonar. O conjunto arquitetônico tem influências dos portugueses, com traços da cultura africana e indígena.
Os baianos chamam carinhosamente de Pelô, em sua homenagem há menções em músicas diversas como da Banda Mel – Ladeiras do Pelô.
A dica é fazer um Free Tour pelo Pelourinho e conhecer todos os detalhes.
Foto: Pixabay.
Experiência Dodô e Osmar
A dica é participar da Experiência Dodô e Osmar, com visita à Casa do Carnaval do Bahia, com a história de uma das maiores manifestações culturais brasileiras. Na mostra há roupas, instrumentos e claro música e cinema, que são apresentados de maneira lúdica, com assistência de monitores.
Na sequência do passeio há a visita ao bar Cravinho, um ícone das Festas de Largo e finaliza com um drink no Restaurante Mariposas.
Foto: Pixabay.
Tour Herança Africana no Pelourinho
Quem vai a Salvador necessita o Tour Herança da África no Pelourinho.
City Tour Histórico e Panorâmico
Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é fazer um City Tour pelos principais pontos.
A praça Tomé de Souza é um dos lugares para conhecer, onde está o Palácio Rio Branco, que teve grande importância na história do Brasil.
Foi sede dos governos da Bahia e passou várias transformações e atualmente tem uma arquitetura imponente. Este é outro ponto para fazer fotos panorâmicas do mar e também do Elevador Lacerda.
Reserve o Tour Panorâmico em Salvador.
Mercado Modelo
O Mercado Modelo é outro patrimônio baiano, com sua beleza arquitetônica, além de propiciar uma bonita vista da Bahia de Todos os Santos e do Elevador Lacerda. Oferece variedades de produtos para compras, bem como restaurantes e bares, uma visita obrigatória.
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda foi construído em 1873, como um transporte público da cidade, com a função de facilitar o deslocamento da Cidade Alta, para a Cidade Baixa, com o Tour Panorâmico pode-se observar esse ponto icônico.
Passou por remodelações ao longo dos anos e hoje tem 71 metros de altura. A obra tem inspiração em Lisboa no Elevador Santa Justa.
Quando se visita à capital portuguesa é que se percebe as semelhanças entre Lisboa e Salvador, confira no post Pontos Turísticos de Portugal.
Foto: Pixabay.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
Outro ponto de Salvador que tem muito simbolismo, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, está situada na cidade baixa.
Nas suas escadarias acontece a famosa Lavagem do Bonfim, na segunda quinta-feira do ano, sendo uma grande manifestação cultural da cidade.
As fitinhas coloridas na porta da Igreja do Bonfim, são uma das características da fé dos baianos.
Esse é um lugar que todo viajante deve conhecer na Bahia, reserve o Tour pela Igreja do Bonfim e Santuário Irmã Dulce.
Foto: Pixabay.
Cidade da Música na Bahia
Um novo museu é inaugurado em Salvador, a Cidade da Música na Bahia. Localizado na área central da cidade, está instalado em um bonito casarão histórico revestidos de azulejos azuis. A mostra conta com os principiais representantes da música no estado.
Farol da Barra
Um dos cartões postais de Salvador é o Farol da Barra, que fica em uma posição estratégica, na península da entrada da Baía de Todos os Santos.
O personagem de nossa história Thomé de Sousa, desembarcou no Porto da Barra em 1549 para fundar a primeira capital do Brasil.
Foto: Divulgação Vila Galé Salvador.
Junto ao Farol da Barra está o forte Santo Antônio da Barra, um dos mais antigos da Bahia.
Visitar ao interior do forte e farol tem como recompensa uma linda vista da região, ideal para fotos de lembranças da Lua de Mel em Salvador.
Será bem possível cruzar com um jogo de capoeira ao pôr do sol no Farol da Barra.
Foto: Divulgação Vila Galé Salvador.
Barra e Ondina
O bairro da Barra é histórico e tem mais de 500 anos, onde está o Farol da Barra.
A praia da Barra é bem frequentada e concentra inúmeros hotéis. Está ao lado de outro bairro, Ondina também com boa praia.
Os dois bairros também ficaram famosos por ser uma das rotas dos trios elétricos do Carnaval de Salvador, o Circuito Barra Ondina.
Foto: Divulgação Vila Galé Salvador.
Rio Vermelho – Casa de Jorge Amado
No bairro do Rio Vermelho a sugestão é fazer um passeio para visitar a Casa de Jorge Amado e Espaço Caribé Verger.
Passar a Tarde em Itapuã
A praia de Itapuã é conhecida pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho.
A dica para passar a tarde em Itapuã é ir no Restaurante Mistura, especializado em frutos do mar. Reserve o Tour por Itapuã.
Foto: Divulgação Vila Galé Salvador.
Tour Gastronômico
O tempero da Bahia é muito saboroso e a culinária tem delícias que tiveram diversas influências. Poder experimentar a culinária baiana é também um privilégio. Comece com um Tour Gastronômico.
Alguns pratos são únicos e levam produtos locais como o óleo de dendê, de origem africana, mas produzido na Bahia.
Entre as melhores delícias e melhores comidas do Brasil estão: Moqueca Baiana, Vatapá, Bobó de Camarão, Arroz de Polvo os imperdíveis Acarajés.
Para quem gosta de comer bem, devem ler também o post: Gastronomia em Viagens.
Boemia em Salvador
A cidade que é rica em cultura e música, é um convite à boemia. A começar pela Vila Caramuru, um espaço que reúne gastronomia e entretenimento no bairro do Rio Vermelho.
A seguir dá para esticar a noite na Vila Contêiner, que tem um visual diferente com de arquitetura arrojada, como o Ecosquare.
Axé e Misticismo
A cidade com mais Axé e misticismo do Brasil, oferece ao visitante oportunidades únicas de conhecer lugares de fé.
Há um pouco de tudo, começa como a Mansão do Caminho, fundada pelo médio espírita Divaldo Franco, reconhecido também como um grande orador e que faz sucesso no YouTube e também como autor de diversos livros.
A mansão está localizada em uma ampla área edificada, cercada de verde. Atende a milhares de doentes, crianças e necessitados, com obras de caridade.
Depois segue para conhecer as raízes da África, trazidas pelos escravizados nos tradicionais Terreiros de Candomblé. Alguns estão próximos de lugares que vendem os produtos utilizados para as cerimônias. Reserve o Tour Cerimônia de Candomblé.
Outro ponto turístico do passeio é o Dique do Tororó, onde estão as famosas esculturas de entidades do Candomblé, obras do artista Tati Moreno, que ganham dramaticidade por estarem dentro da água, como se estivessem suspensas no ar.
Foto autoral meramente ilustrativa.
Um passeio para as energias positivas na Lua de Mel em Salvador.
Onde Ficar em Salvador
Em Salvador a dica de hospedagem é o Vila Galé Salvador, com ótima localização e um café da manhã farto. Do alto da propriedade no bairro da Barra, se tem uma bonita vista do mar. Um hotel ideal para a Lua de Mel em Salvador.
Outra sugestão é o Deville Prime Salvador, que fica em uma bela área ajardinada, considerado um dos mais românticos.
Passeios nos Arredores
A partir de Salvador é possível circular para conhecer a Bahia de Todos os Santos e o bonito litoral, tanto da parte norte como do sul.
Baia de Todos os Santos
Salvador está localizada na Baia de Todos os Santos, que recebeu o nome em 01 de novembro, conforme o calendário católico.
O Forte São Marcelo está bem na entrada da baia e faz a composição com Mercado Modelo e Elevador Lacerda para bonitas fotos.
Na questão geográfica a Baia de Todos os Santos é considerada uma reentrância da costa litorânea brasileira, sendo a maior baia do Brasil e segunda do mundo.
Tem uma extensão e mais de 1.200 quilômetros quadrados e abriga 56 ilhas, sendo a maior a Ilha de Itaparica e outra bem procurada, a Ilha dos Frades. Os índios tupinambás chamavam grande mar interior ou Kirimurê.
Ilha de Itaparica e Ilha dos Frades
Há um passeio que conjuga a Ilha de Itaparica com a Ilha dos Frades, ambas encantam pela beleza natural. Reserve o Passeio de Barco pela Ilha dos Frades e Itaparica.
Há a possibilidade de conjugar o passeio City Tour Histórico e Panorâmico com Morro de São Paulo ou Ilha dos Frades e Itaparica
Litoral Norte
O Litoral Norte é privilegiado pela Rota dos Coqueiros, com a Estrada do Coco, que tem o nome devido aos imensos coqueirais, também conhecida como Linha Verde.
A viagem por esse paraíso é imperdível e inesquecível na Lua de Mel em Salvador.
AConheça o empreendimento Costa do Sauipe e Mangue Seco.
Arembepe
A vila de Arembepe ficou famosa nos anos 60, por ser local escolhido pelos hippies para viver e vender seu artesanato, que continuam até hoje.
As lindas praias estão entre dunas e o rio Capivara, um convite ao sossego e ao relax.
Praia de Guarajuba
A Praia de Guarajuba reserva as melhores piscinas naturais, local ideal para banho de mar em águas tranquilas. Além das belezas naturais há uma biodiversidade incrível na região.
Reserve o Tour para a Praia do Forte e Guarajuba.
Foto: Divulgação Vila Galé Marés.
Onde ficar em Guarajuba
Se decidir se hospedar nesse paraíso a dica é ficar em um dos melhores hotéis da Bahia é o Vila Galé Marés.
O hotel da rede portuguesa está presente também em diversas cidades do Brasil: Fortaleza, Cumbuco, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Touros no Rio Grande do Norte e São Paulo.
Foto: Divulgação Vila Galé Marés.
Outra opção mais econômica são os apartamentos mobiliados do Porto Esmeralda Guarajuba.
Praia do Forte
A Praia do Forte é uma das mais bonitas do mundo, sem exagero. O que a diferencia das outras são as várias piscinas de águas límpidas e transparentes formadas junto à areia. Estão emolduradas por coqueiros a perder de vista.
Foto: Divulgação Iberostar Bahia.
Além do visual há também a fauna marinha, local de preservação ambiental.
A Praia do Forte é conhecida por abrigar o trabalho incansável do Projeto TAMAR, com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas. Um trabalho de desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social.
A região é conhecida como berçário dos ninhos das tartarugas marinhas, que são protegidas pelo Projeto TAMAR.
A vila da Praia de Forte é puro charme, pois há diversos restaurantes e bares a beira mar.
Foto: Pixabay.
Um verdadeiro paraíso na Lua de Mel em Salvador.
Onde ficar na Praia do Forte
Se tiver tempo para se hospedar, há uma variedade de hotéis e pousadas.
Uma das melhores opções de hospedagem é o Iberostar Bahia, pertence a uma rede espanhola que está presente em várias ilhas do Caribe, como Punta Cana na República Dominicana.
No Brasil além da propriedade em Guarajuba, também oferece o Cruzeiro pelo Rio Amazonas.
Foto: Divulgação Iberostar Bahia.
Outra sugestão é ficar no Porto da Lua Boutique Hotel.
Imbassaí e Itacimirim
A praia de Itacimirim que pertence a cidade de Camaçari é uma das que receberam o selo Bandeira Azul, pela qualidade da água. São praias tranquilas para relaxar na costa do Brasil.
O destaque é para o bonito encontro do rio com o mar, com uma travessia deliciosa de jangada. Será um dia inesquecível de praias da região.
Onde ficar em Imbassaí
Em Imbassaí a sugestão é ficar na Pousada Luar da Praia.
Costa do Sauipe
A Costa do Sauipe é um empreendimento com três opções de hospedagem com sistema All Inclusive, ou seja, tudo incluído, refeições e entretenimentos.
O complexo pertence à cidade de Mata do São João, em uma bonita região da Costa dos Coqueiros. Em meio a praias e natureza preservada, há piscinas naturais, lagoas, com entretenimento e esportes.
Mangue Seco
A cidade de Mangue Seco, quase na divisa de Sergipe é o cenário do livro Tieta do Agreste de Jorge Amado, que depois virou famosa na T.V.
As dunas a beira mar inspiraram histórias de beleza e sedução e hoje atraem os visitantes mundo afora.
Uma das experiências locais é atravessar o Rio Real para chegar a vila de Mangue Seco, que aliás é cheia de trilhas percorridas por buggys.
A culinária baiana tão saborosa não deixa a dever em nada na região.
Onde ficar
A sugestão em Mangue Seco o Resort Recanto da Natureza.
Litoral Sul
O Litoral Sul da Bahia é mais extenso e para algumas cidades há aeroportos próprios.
Morro de São Paulo
Para visitar Morro de São Paulo é possível se hospedar lá ou com o passeio a partir de Salvador. A cidade, têm praias incríveis cercadas de vegetação exuberante.
Costa do Dendê
Na região da Costa do Dendê, está a Península de Maraú e Barra Grande, mais próxima de Ilhéus e Itacaré, no entanto para chegar é possível utilizar balsas que partem da Ilha de Itaparica. São lugares paradisíacos e também inesquecíveis.
Costa do Cacau
A Costa do Cacau tem Ilhéus, como principal cidade, outro ponto importante e destacado na literatura de Jorge Amado, com Gabriela Cravo e Canela.
Na região está Itacaré, com várias praias diferentes, muito verde e atividades ao ar livre, além de uma vila simpática com muitos restaurantes. Confira as experiências de Itacaré.
Costa do Descobrimento
Mais abaixo está a Costa do Descobrimento com Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte, onde chegou Alvares Cabral em 1500.
Como Chegar
Para Salvador é uma grande oferta de voos, confira as rotas e preços para compra de passagens aéreas.
Traslados e Passeios para a Lua de Mel em Salvador
Em Salvador há várias possibilidades de traslados e passeios veja a opções para a Lua de Mel com todo o conforto e mobilidade.
Livros que Inspiram – Lua de Mel em Salvador
Os livros inspiram viagens e são ótimos companheiros nas jornadas pelo mundo. Aproveite para conhecer melhor a cidade com o livro Olodum: Estrada da Paixão.
Para saber mais sobre as delícias locais, a sugestão é o livro – Na mesa da baiana: Receitas, histórias, temperos e espírito tipicamente baianos.
Outros destinos de Lua de Mel
Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel, tanto no Brasil como, em diversos outros lugares; cada um com seu diferencial. Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:
África: Zanzibar, Mauritius, Seychelles, África do Sul, Tanzânia e Kenya,
Ásia: Maldivas, Bali, Tailândia, Vietnam e Dubai.
América Central e do Norte: Califórnia, Caribe, Destination Wedding – Cancún, Jamaica.
América do Sul: Chile, Vale Sagrado dos Incas no Peru,
Europa: Toscana, Paris, Veneza.
Oceania: Tahiti, Nova Zelândia, Austrália.
Destinos de Casamento
Confira o post Casamento e Renovação de Votos no Exterior com cerimônias diferentes.
Abaixo sugestões de lugares incríveis para realizar o grande dia.
Brasil
Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
América do Sul
Caribe e América do Norte
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Europa
Casamento no Castelo de Windsor.
Oceania
Cerimônias de casamento no Tahiti.
Ásia
Casamento em Bali.
Casamento na Índia.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos aos hotéis mencionados pelo apoio e fotos concedidas.
Veja também
Categorias: América do Sul, Aventura, belas paisagens, Brasil, capital, Continentes, Honeymoon, Lua de Mel, Viagem para o amor
Postado por: Deusa Rodrigues