Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Cumbuco à noite no litoral cearense

15.jan.18 - atualizado em 02.jul.21



O que fazer em Cumbuco à noite no litoral cearense. Uma das melhores características do Ceará, é que tem o sol como garantia o ano todo. Optei em passar o Réveillon e alguns dias do verão em Cumbuco. É um destino perfeito para férias com praias, passeios e belas paisagens.

A noite em Cumbuco é ainda mais bacana, com a vila e seus charmosos restaurantes à beira mar. Quanto à gastronomia há um pouco de tudo para todos os gostos.

Confira as dicas dos restaurantes para curtir a noite e os passeios de Cumbuco para o dia.

Você vai gostar de ler também sobre: Litoral Cearense melhores praias.

A viagem ao Ceará pode ser combinada com Recife em Pernambuco.

Sobre Cumbuco

Cumbuco é uma charmosa vila de pescadores que pertence ao município de Caucaia, está à apenas 28 quilômetros de Fortaleza. O sol está presente em todos os dias e a média de temperatura é 28 graus.

O vento que sopra com força, faz do local ideal para o Kitesurf. Cumbuco é mundialmente conhecido pela prática do esporte é muito bonito ver o céu cheio de velas coloridas, um dos atrativos da praia.

A viagem à Cumbuco combina com a capital do Ceará, saiba mais no post: O que fazer em Fortaleza.

Conheça os passeios e traslados para Cumbuco a partir de Fortaleza.

Verão em Cumbuco

No Ceará há diversas cidades, com praias deslumbrantes, entre a paisagem de dunas e falésias. No verão as praias ficam ainda mais bonitas, com a presença dos visitantes e a prática dos esportes náuticos.

Cumbuco, que é considerada uma das mais bonitas praias do Ceará. Tem excelente qualidade para o banho de mar e oferece vários atrativos.

Para quem deseja passar a virada do ano em Cumbuco, é uma ótima maneira de começar com muita energia positiva, do mar e do vento maravilhoso que sopra na terra do sol. O Réveillon acontece à beira mar, com a população e os turistas vestidos de branco para ver a queima de fogos, é um bonito espetáculo.

Você vai gostar de ler: Lua de Mel em Fortaleza.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Cumbuco à noite – O que fazer

À noite o programa é ir para a charmosa vila de Cumbuco. Lembra outros lugares descolados do litoral brasileiro como Canoa Quebrada também no Ceará, Pipa no Rio Grande de Norte e Porto de Galinhas em Pernambuco.

O lugar é ideal para um drink, seguido de um jantar à beira mar. Há opções de restaurantes de diversos estilos: italiano, hamburgueria, coreano, frutos do mar, moderninho, alemão, holandês, regional, etc. Tem um pouco de tudo e muita gente jovem e bonita circulando.

A viagem ao Nordeste pode ser conjugada também com a região Norte. Confira o post: Melhores passeios de Belém – capital do Pará.

Restaurantes – O que fazer em Cumbuco à noite

Há restaurantes “pé na areia”, outros na rua principal, entre arvores e jardins, com decoração de luzes e velas. Alguns tem estilo mediterrâneo e outros com decoração e artesanato nordestino.

Vários proprietários e chefs de cozinha são europeus, que resolveram viver em Cumbuco, isso explica a variedade e criatividade da gastronomia local.

Entre os melhores restaurantes de Cumbuco estão: Secret Spot, La Suite Restaurante, Velas Do Cumbuco,  La Sala, Muda, Kite Cabana Lounge, Nithai, Chez Marc, etc.

Quando o assunto é sobre restaurantes e passeios em destinos turísticos, veja:  Cape Town – roteiro pela cidade mais bonita da África do Sul.

O que fazem em Cumbuco à noite – Comida coreana

Há uma recente imigração coreana, devido ao projeto do Brasil com a Coréia no Porto de Cepém, à 25 quilômetros de Cumbuco. Os coreanos, trabalhadores em Cepém, decidiram fixar residência em Cumbuco, muitos se estabeleceram no comércio, trouxeram a família e também conterrâneos da colônia de São Paulo.

É muito interessante observar que em Cumbuco há mais de dez restaurantes coreanos; há placas escrito em coreano pela vila. Eu curti uma degustação de comida coreana na pracinha central à noite, oferecida por simpáticas jovens da colônia.

Para quem gosta de comer bem, leia sobre: Gastronomia em viagens.

A Korea no Ceará

Gastronomia cearense – Imperdível

Uma das experiências em Cumbuco é provar a deliciosa “gastronomia pé na areia” do Ceará.

Os pratos mais típicos encontrados em Cumbuco são: peixes grelhados, baião de dois, uma versão do arroz com feijão juntos e misturados acompanhado de macaxeira, carne do sol, etc.

Para quem quer um algo mais leve à noite, a pedida em Cumbuco é tapioca ou deliciosos crepes com salada acompanhados de suco de frutas regionais.

São Paulo tem muita opção de gastronomia. Veja o post: Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Kitesurf e cavalgadas à beira mar

Cumbuco é muito procurado para prática dos esportes náuticos como Surf,  Kitesurf e Windsurf, inclusive há algumas escolas na praia.

Em novembro de 2019 Cumbuco sediou a última etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf, na categoria estilo livre.

Outra atração de Cumbuco é as cavalgada à beira mar, os cavalos de aluguel são oferecidos na praia para os turistas durante o dia.

Quando o assunto é atividades no litoral, um destino internacional se destaca, saiba mais em: Passeios em Cancún.

Cumbuco – Barracas de praia

O lugar é perfeito para curtir um pouco de “sombra e água fresca” nas barracas de praia.

Há algumas boas barracas de praia em Cumbuco, entre elas estão: Restaurante Aldeia Terra Brasílis e Cumbuco Acqua Beach.

Conheça também o balneário chique do Uruguai: Punta del Este.

Cavalgadas à beira mar

Cumbuco – Praia e vento do mar

Cumbuco uma bonita praia, com a brisa e vento constante, mas não se engane o sol é forte e o protetor solar é o melhor aliado.

Leia também sobre: Lua de Mel pelo Brasil.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Que tal conhecer Alagoas? Saiba mais no post: Atrações de Maceió.

Lagoa do Banana em Cumbuco

Um ótimo passeio em Cumbuco é a Lagoa do Banana, que tem águas cristalinas e tranquilas. Os passeios de lancha ou banana boat são perfeitos para passar o dia na região. As dunas rodeiam a Lagoa do Banana e um dos atrativos é subir, descer no Skibunda para deslizar para a água.

Uma das maneiras de fazer passeios pelas praias de Cumbuco é através de Buggy, que estão disponíveis em vários pontos da praia.

Verão em Fortaleza - caranguejada, forro, evento e praias.

Outro destino que também se destaca com atrativos em lagoa é na Barra da Tijuca.

Cumbuco Acqua Beach

O Cumbuco Acqua Beach é um parque aquático com inúmeros brinquedos que fazem sucesso entre as famílias. Uma boa opção de passeio no Litoral Cearense.

Melhores hotéis em Cumbuco

Entre neste link para reservar os hotéis no Ceará.

O Carmel Cumbuco Resort é um dos melhores hotéis com decoração regional. Muito procurado por praticantes de esportes náuticos, ele está localizado na área principal de Cumbuco.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

O Vila Galé Cumbuco é outro excelente hotel, estilo Resort em meio a um lindo coqueiral, em uma área mais afastada com mais privacidade. Tem regime de meia pensão, ou seja café da manhã e almoço ou jantar.

Além do Resort muito bem estruturado, há também a propriedade estilo residencial, VG by Vila Galé.

O Vila Galé é uma rede portuguesa de hotéis, que está presente em vários estados do Brasil, inclusive na região Sudeste. Confira o post: Rio de Janeiro melhores passeios.

Verão em Fortaleza - caranguejada, forro, evento e praias.

Outra possibilidade é o Resort categoria turística, de frente para o mar e com boa área de piscina, Kariri Beach,

Veja as ofertas de hotéis em Cumbuco:

Booking.com

Como chegar à Cumbuco

O ideal é voar até Fortaleza e do aeroporto seguir em traslado ou carro alugado, para Cumbuco, são apenas 28 quilômetros. Confira as ofertas de passagens aéreas.


Seguros Promo

Poder circular pelas praias de carro no Ceará é muito prático e faz a diferença, com possibilidade conhecer muitas atrações.

Alugar o carro no Ceará.

Para circular em Cumbuco, para quem não está com carro é possível utilizar Buggy, pois além de passeios, eles  podem fazer pequenos deslocamentos pelas praias.

Cumbuco  – Conjugar com Fortaleza combinação perfeita

Cumbuco e Fortaleza é uma combinação perfeita de viagem. A capital do Ceará tem muitos atrativos. São muitas praias e a melhor opção para banho de mar é do Futuro, com ótima infraestrutura de barracas como do Chico Caranguejo, Crocobeach, Vila Galé, etc.

No Litoral Cearense há outras cidades próximas à Fortaleza, com praias maravilhosas como Morro Branco, Aquiraz, Beach Park, Canoa Quebrada, Flecheiras, etc.  A maioria das praias contam com serviço nas barracas e pequenas vilas à noite.

Que tal conhecer Pernambuco? Veja o post: O que fazer em Recife.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Conheça: O que fazer em Manaus – melhores passeios e experiências.

Veja as ofertas de hotéis em Fortaleza:

Booking.com

Fortaleza – cultura e vida noturna

Em Fortaleza, quanto à vida cultural conta com o complexo Dragão do Mar, a Casa de Cultura José de Alencar, etc. Em questão de agito noturno o Bar Pirata, continua com música ao vivo nas noites de segunda-feira.

Nas noites de quinta-feira, o programa é a “caranguejada”, onde o caranguejo é o prato principal, acompanhado de petiscos e música ao vivo. O evento começou na barraca do Chico Caranguejo e hoje outras  seguem a moda, sempre com um “forró pé de serra” e comes e bebes. Esse é um programa imperdível em Fortaleza.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Mercado do Peixe em Mucuripe – Fortaleza

Um programa bacana é ir no final da tarde no Mercado do Peixe no Mucuripe em Fortaleza. Lá dá para comer camarão ou peixe, com preços amigáveis. Há vários outros restaurantes tradicionais no entorno do Mercado do Peixe.

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Cumbuco e Fortaleza: combinação perfeita de viagem

Hotel em Fortaleza – Praia do Futuro

Em Fortaleza recomendo o Hotel Vila Galé na Praia do Futuro, a barraca é uma das melhores.

Outras praias do Litoral do Ceará

A partir de Cumbuco e de Fortaleza é possível fazer vários passeios à cidades praianas do Ceará, uma mais bonita que a outra. São inúmeras as praias, cada uma com sua paisagem e diferencial. O conjunto de mar com dunas deixa o Litoral Cearense espetacular.

Canoa Quebrada – falésias 

Canoa Quebrada é uma das joias do litoral cearense. Foi a primeira praia do Ceará a ficar badalada, foi descoberta 1970 por um grupo de hippies e virou ponto turístico. Está à 179 quilômetros de Fortaleza, mas mesmo assim dá para sair cedinho e voltar a noite.

O visual das falésias vermelhas com o contraste do azul do mar é imbatível. Há uma variedade de bares e restaurantes na rua Broadway é a opção para a noite. ficam em cima das falésias com uma linda vista do mar.

Quanto ao hotel a minha dica é ficar no Long Beach que tem uma linda vista do mar.

Lua de Mel em Fortaleza entre praias e dunas paradisíacas

Morro Branco – palheta de cores

A praia de Morro Branco é famosa por suas falésias de areias com palhetas de cores, que inspiram os artesãos locais. O conjunto de praias, falésias e dunas torna essa praia um dos destinos mais visitados, está à 93 quilômetros de Fortaleza.

Se você estiver com carro alugado, poderá percorrer ou se hospedar em várias cidades.

Jericoacora – visual incrível

A praia mais badalada do momento é Jeri, como é carinhosamente chamada. Está no Parque Nacional de Jericoacoara, numa Área de Proteção Ambiental. O conjunto de praias, lagoas, dunas, e do Pedra Furada, é considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Com o novo aeroporto na cidade vizinha de Cruz, e voos diretos de São Paulo, ficou mais fácil conhecer Jericoacoara. O local só é possível ser acessado através de carro 4×4 ou Buggy. É hoje a praia mais famosa do Ceará e atrai turistas do mundo inteiro. Tem excelentes hotéis, pousadas e ótima gastronomia.

A bonita Lagoa do Paraíso é um dos passeios imperdíveis para fazer em Jericoacoara. A dica é relaxar em uma das redes dentro da água, com um visual inesquecível.

O ideal é ficar hospedado pelo menos 2 noites, porque fica à 300 quilômetros de Fortaleza.

A minha dicas de hospedagem é no Hotel Vila Kalango.

O porque do nome Ceará

O território do atual estado do Ceará era ocupado originalmente pelos índios Tupis e Cariris. Há relatos que os espanhóis desembarcaram por lá antes mesmo dos portugueses. Quanto a origem do nome Ceará há duas versões. Em 1535 depois da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, o português Antônio Cardoso Barros, passou a administrar a Capitania do Siará, atual Ceará. Outros dizem que o nome vem do Deserto do Saara, devido às imensas dunas que emolduram as praias.

Os holandeses e piratas também brigaram pela posse territorial. Hoje alguns monumentos históricos contam um pouco da história. O estado tem no escritor José de Alencar, um dos melhores representantes e a praia de Iracema, uma das mais turísticas faz homenagem sua obra.

Dicas de viagem para Cumbuco

Que tal uma cavalgada à beira mar em Cumbuco?

Roupas para viajar

Em lugares com tantas possibilidades de atividades, praias, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas praias com estilo, confira as peças: Biquini Vintage Poá Preto,  Canga Praiana com Pompom,   Bolsa Praiana Farm.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel