Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cruzeiros pelos Rios e Lagos do Brasil e do Mundo

16.jul.21 - atualizado em 23.jul.21



Viajar em Cruzeiros pelos Rios e Lagos do Brasil e do mundo, é sempre uma experiência inesquecível.

O Brasil oferece aos viajantes diversas oportunidades de navegar e conhecer lugares icônicos como os rios Tietê, Amazonas, São Francisco, além do Delta do Parnaíba.

Vem comigo para conhecer roteiros com cruzeiros e minicruzeiros.

Você vai gostar de ler também sobre Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.

Variedades de Cruzeiros

O Brasil devido às características geográficas, com uma vasta bacia fluvial, possibilita diversos cruzeiros por rios e lagos. Estão presentes em várias regiões do país, como São Paulo, Foz do Iguaçu, Amazônia, Maranhão, Piauí, entre outros.

Há uma grande variedade com roteiros por vários dias ou por horas, como os denominados minicruzeiros.

As vantagens de viajar em cruzeiros fluviais é poder observar paisagens variadas em meio à natureza, além de serem viagens tranquilas.

Explore passeios e experiências de São Paulo.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Kattamaran II – Cruzeiro ao Pôr do Sol.

Cruzeiros pelos Rios e Lagos – Barra Bonita

Em Barra Bonita os cruzeiros são a principal atração para conhecer a famosa Eclusa. Os passeios pelo Rio Tietê, estão localizados na região que ele é limpo e navegável.

O minicruzeiro é bem tranquilo e não há balanço, devido às características do rio e a estabilidade do barco. O Tietê é diferente dos outros rios que correm para o mar, ele nasce à 22 quilômetros do Oceano Atlântico, corre para o interior e deságua no Rio Paraná.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Hotel Primar proprietário do barco Cidade Cuesta.

A bonita paisagem na viagem tem destaque para as fazendas nas margens. Os barcos fazem o passeio completo em três horas, que inclui o almoço a bordo, entretenimentos com guias que contam um pouco da história da região. Eles animam o pessoal com música e alguns até dançam.

As refeições são bem servidas com opções de carne, peixe e massa. As mesas, em geral tem capacidade para 06 pessoas. Eu fiz o passeio no Navio Cidade da Cuesta, minha experiência foi bem divertida e em grupo, aliás é um passeio ideal com família ou amigos.

O ponto alto do minicruzeiro é a passagem pela Eclusa de Barra Bonita, com subida do desnível do rio, a mesma tecnologia utilizada no Canal do Panamá.

Barra Bonita passeio de barco

Foto: Hotel Primar

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos, o de Barra Bonita é um dos mais populares.

Há possibilidade de conhecer também a região da Cuesta e a cidade de Botucatu.

A viagem para a Eclusa de Barra Bonita é uma ótima opção para vivenciar os muitos passeios pelo estado de São Paulo.

Onde ficar em Barra Bonita

O Hotel Estância Barra Bonita é uma das melhores opções de hospedagem na cidade. Conta com uma bonita área de piscina e entretenimento e com chalés espalhados pelo jardim.

Outra possibilidade é se hospedar em Botucatu, para ficar no Hotel Primar,


Booking.com

Quando o assunto é viagem para o interior de São Paulo, há várias opções, confira o post: Flores de Holambra e a Expoflora.

Cruzeiros pelos Rios e Lagos – Foz do Iguaçu

O minicruzeiro Kattamaran II é um dos melhores passeios de Foz do Iguaçu, principalmente se escolher o horário do pôr do sol.

A rota segue pelo bonito Lago de Itaipu, em uma embarcação moderna. Os visitantes são recebidos com um drink para a navegação tranquila.

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos é mais contemplativo, além de relaxante é possível observar as margens com vegetação e principalmente as cores do entardecer.

Reserve online: Kattamaran II – Cruzeiro ao Pôr do Sol.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Autoral.

O lago faz parte do complexo da Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional, reconhecida como uma das maiores obras de engenharia moderna. A construção foi monumental e um grande feito para o Brasil e Paraguai, conta com 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura máxima. Os dois países dividem igualmente a administração.

A visita à Usina de Itaipu é bem organizada, efetuada num tipo de ônibus aberto, com um guia que passa muita informação sobre: história, tecnologia, curiosidades, etc.

Saiba mais sobre o Tour Itaipu Panorâmica.

A cidade de Foz do Iguaçu conta com vários outros passeios imperdíveis. As Cataratas estão em ter as “Sete Maravilhas da Natureza”.

A dica é fazer 4 passeios imperdíveis: Cataratas, Itaipu, Marco 3 Fronteiras e Paraguai.

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Eu indico o Tarobá Hotel Foz do Iguaçu. Fiquei hospedada neste hotel e gostei da ótima localização e do café da manhã servido no último andar com vista para a cidade.



Booking.com

Cruzeiros pelo Rio São Francisco

Para conhecer o maior rio brasileiro em extensão, deve-se seguir para o município de Piaçabuçu que está à 135 quilômetros de Maceió no interior do estado de Alagoas.

Foz do Rio São Francisco – Maceió

O cruzeiro pela Foz do Rio São Francisco tem paisagem é encantadora, composta pelo rio e as dunas douradas e móveis. Um espetáculo do encontro do rio com o mar. O lugar de beleza única foi cenário do filme Deus é Brasileiro.

Carinhosamente chamado de Velho Chico, o passeio não decepciona com as águas verdes do rio em contraste com as rochas. O São Francisco é também conhecido como o Rio da Integração Nacional, pois ele percorre tanto estados do Nordeste como do Sudeste.

O passeio do Rio São Francisco pode ser feito com saída a partir de Maceió, privativo para você e seus acompanhantes ou compartilhado com outros passageiros.

Confira e Explore Maceió e Região, vários passeios, experiências e traslados.

Foto: Pixabay.

Onde ficar em Maceió

Uma ótima opção para hospedagem em Ponta Verde é o Acqua Suítes, com ótima localização pé na areia. Você já imaginou ter esse visual do seu apartamento?

Maceió atrações e selo de segurança de hotéis para a volta da viagens

Foto: Acqua Suítes,



Booking.com

Cânion do Rio São Francisco – Sergipe

Outra possibilidade é a partir de Aracaju, com embarque na cidade de Canindê, para conhecer o 5º Maior Cânion navegável do mundo.

O minicruzeiro é realizado um em catamarã, onde o rio São Francisco de águas límpidas, corta as muralhas de rochas, cenários presentes em filmes e novelas da televisão. Durante o trajeto há uma relaxante parada para banho na Gruta do Talhado.

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos, o São Francisco é um dos mais diferentes.

Reserve online o Cruzeiro pelo Cânion Rio São Francisco – Xingó e outros passeios.

Onde ficar em Aracaju

A sugestão é ficar no Celi Hotel Aracaju.

Na cidade há vários atrativos para conhecer – Explore Aracaju.

Cruzeiros pelos Rios e Lagos – Lençóis Maranhenses

O belo passeio em barco pelo rio percorre por 40 minutos, com a paisagem de mangue que lembra os igarapés da Amazônia. O Circuito Rio Preguiças faz parte da APA – Área de Proteção Ambiental.

A primeira parada é na comunidade de Vassouras, onde estão os Pequenos Lençóis, próximo à uma comunidade de ribeirinhos. Gostei de ver os macacos pregos que parecem acostumados com os viajantes.

Depois segui para Mandacaru, um vilarejo onde se localiza o Farol da Marinha. Se encarar os 160 degraus do Farol da Marinha, o presente lá do alto é uma bonita vista panorâmica do local.

No final do passeio chega-se a Caburé, no extremo do Maranhão, que une o rio e o mar. A praia de Caburé é uma natureza intocada, com areia branca.

O passeio completo para os Lençóis Maranhenses, pode ser reservado online: Tour Lençóis Maranhenses 3 dias.

A partir da capital do Maranhão é possível fazer um circuito completo pelos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba até chegar em Jericoacoara, conhecido como Rota das Emoções.

Foto: Pixabay.

Onde ficar em Barreirinhas

O Porto Preguiça Resort em Barreirinhas, é um dos melhores, com ótimo restaurante e várias áreas ajardinadas com redes.

Cruzeiro pelo Delta do Parnaíba – Piauí

O passeio começa em Porto dos Tatus, e partir de porto há o embarque em lancha rápida, tipo voadeira para conhecer o Delta do Parnaíba.

O trajeto desse minicruzeiro é de aproximadamente quatro horas e percorre 10 quilômetros desde o Porto dos Tatus em Ilha Grande passando por diversos igarapés.

O roteiro segue para conhecer a Baía do Feijão Bravo. Durante o percurso, se há passagens por vários lugares: o Igarapé dos Periquitos, a Ilha dos Poldros, a Baía do Feijão Bravo, a Ilha das Canárias e o Morro Branco. Há algumas paradas para banhos, caminhadas e almoço.

Além da Rota das Emoções. desde do Maranhão, que inclui o Delta, é possível também fazer o passeio a partir da cidade de Parnaíba, com o Tour Delta do Baia do Feijão Bravo.

Sobre o Delta do Parnaíba

O terceiro maior delta oceânico do mundo, o encontro do rio com o mar, conta com 2.700 quilômetros. Uma das atrações do Delta do Parnaíba é observar a revoada de guarás, os lindos pássaros vermelhos no final da tarde, durante o trajeto entre Porto dos Tatus em direção à Ilha do Caju.

A região formada pelo Delta é considerada uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro. Faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental da Delta do Parnaíba) conta com uma grande biodiversidade, da fauna e da flora, um verdadeiro santuário ecológico.

A origem do nome Delta vem do alfabeto grego, que tem como símbolo a triângulo. As inúmeras ramificações do rio Parnaíba no encontro do Oceano Atlântico, formam inúmeras ilhas, canais e igarapés.

O pessoal local associa o desenho do Delta do Parnaíba à uma mão aberta, sendo que os dedos representam as localidades: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira.

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos, o Delta do Parnaíba é único.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Pixabay.

Outro lugar do mundo que se destaca com a semelhança é o Delta do rio Nilo, que tem importância para agricultura e economia do país desde a antiguidade.

Onde ficar em Parnaíba

Uma das melhores opções é o Hotel Pousada dos Ventos em Paranaíba.

Passeios pelos Rios e Lagos – Amazônia

A aventura pela Amazônia começa em Manaus, para conhecer o famoso Encontro das Águas, com possibilidade de fazer um minicruzeiro de 01 dia ou embarcar em um cruzeiro por 3 noites ou mais.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

A primeira atração é o famoso Encontro da Águas dos Rio Negro com Solimões. O Negro tem essa coloração devido aos sedimentos de folhas, galhos e raízes da selva, já o Solimões nasce no Peru, na Cordilheira dos Andes e tem em sua formação, sedimentos rochosos, o que dá a cor barrenta. Eles não se misturam porque tem densidades diferentes, como água e óleo.

O Negro corre 2 quilômetros por hora, enquanto a velocidade do Solimões é de 6 quilômetros por hora, muito mais veloz. Os dois rios juntos formam o Rio Amazonas, sendo o Solimões o predominante.

Manaus por ser o Encontro dos Rios, foi o lugar natural para o início da civilização. O Rio Amazonas é o maior do mundo, enquanto o Rio Nilo no Egito é o mais extenso.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Juma Amazon Lodge.

Pirarucus

Em Janauari seguimos por uma passarela de 400 metros de extensão, por cerca de 10 metros acima do rio, para observar macaquinhos pregos e as maravilhosas Vitórias-régias. O nome dado à essa exótica planta aquática do Amazonas é uma homenagem dos ingleses à Rainha Victoria.

Botos Cor-de-Rosa

Depois do delicioso almoço navegamos por 01h30 pelo Rio Negro, até chegar ao Boto Jacaré Ubal Turismo para interação. O local é simples, um avarandado de palafita, mas com infraestrutura de banheiros, água, café e comprinhas.

Os passageiros descem em uma plataforma de madeira, com coletes salva vidas, em grupos de 10 pessoas, que são divididos em 5 para interação com os Botos Cor-de-Rosa. O guia oferece peixe aos botos e começa a interação com os lindos animais pelas águas.

Não é possível tocar nos botos, somente observar. É uma emoção e alegria estar próximos desses animais tão dóceis. Poder sentir de perto a respiração e aproximação dos botos é incrível.

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos é o que tem maior interação com a natureza.

Manaus – Explore as várias experiências e passeios.

Cruzeiros pelos Rio e Lagos do Brasil

Foto: Autoral.

Iberostar – Cruzeiros pelos Rios e Lagos

Outra maneira de conhecer a região amazônica e os rios Negro e Solimões é embarcar no cruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon. 

O barco tem instalações de luxo e sistema All Inclusive, tudo incluído. Quanto ao roteiro a empresa oferece 3 opções: Rio Solimões (3 diárias), Rio Negro (4 diárias) e ambos os rios (7 diárias).

O embarque é no Porto de Manaus às segundas e sextas-feiras. O cruzeiro tem incluído atividades como visitar os Botos Cor-de-Rosa, caminhadas ecológicas, passeios em barcos pequenos, além de shows folclóricos e palestras com tema da Amazônia.

A vivência em estar diretamente no rio e observar as várias paisagens que se apresentam durante o período de estadia é única. Curtir o pôr do sol na Amazônia no deck do barco é fantástico.

Dos Cruzeiros pelos Rios e Lagos, os da Amazônia estão entre os mais exclusivos.

A Amazônia está em ter as “Sete Maravilhas da Natureza”, sendo que o Brasil é o único país que conta com duas.

Onde ficar em Manaus

Foi lançado no início de fevereiro de 2020, o Juma Opera, de luxo, em frente ao Teatro Amazonas no Largo São Sebastião, num bonito casarão remodelado.

Booking.com


Há opções também de se hospedar em hotéis de selva na Amazônia.  como o Juma Amazon Lodge,

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Juma Amazon Lodge.

Como chegar – Cruzeiros pelos Rios e Lagos

Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas.


Seguros Promo

Traslados e Passeios

Nas diversas cidades mencionadas, há várias opções de Traslados e Passeios em todo o Brasil. Com possibilidades de serviços compartilhados ou privativos com mais exclusividade.

Cruzeiros por Rios e Lagos do Mundo

Dentre os Cruzeiros pelos Rios e Lagos, há inúmeras possibilidades pelo Brasil e pelo Mundo.

Eu comecei a pegar o gosto por cruzeiros por rios e lagos em viagens internacionais, para depois descobrir as do Brasil.

Uma das minhas primeiras experiências foi na Europa com o Cruzeiro pelo Rio Reno na Rota dos Castelos. Um cruzeiro de luxo com as lindas paisagens da Suíça, Alemanha e França. A cada parada do barco, há visitas as cidades pitorescas do interior dos três países.

Foto: Princess Cruises.

Depois segui para conhecer o exotismo dos templos da antiguidade. Embarquei no cruzeiro pelo Rio Nilo. O sentimento de percorrer as mesmas paisagens que Cleópatra observava em suas viagens, foi espetacular. Saiba os detalhes no post: Pontos turísticos do Egito.

Egito pontos turísticos: pirâmides, cruzeiro pelo Rio Nilo, templos e cultura.

Foto: Autoral.

No continente africano também há incríveis experiências em cruzeiros pelos rios e lagos. Um dos mais bonitos é pelo rio Zambeze na Zâmbia, onde se localiza as Cataratas de Victoria Falls. O minicruzeiro ao pôr do sol é na África é um momento memorável, conheça mais no post: Lua de Mel na Zâmbia.

Na viagem para a Zâmbia é possível atravessar a fronteira para ir ao país vizinho, a Botswana para conhecer outro espetáculo da natureza, o Delta do Rio Okavango.

Um cruzeiro pelas lindas paisagens com direito a observação dos animais. Curta também essa aventura no post: Delta do Okavango.

Foto: Autoral.

Livros Inspiradores – Cruzeiros pelos Rios e Lagos

Os livros são fontes de inspiração para viagens, para conhecer melhor os rios do Brasil eu sugiro ler: Tietê um rio de várias faces.  Você vai gostar de conhecer Navegação pelo Rio São Francisco, no século XIX.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos para várias empresas mencionadas no post Cruzeiros pelos Rios e Lagos do Brasil e do mundo, pelo apoio e fotos.

Foz do Iguaçu - PR

Foto: Equipe de bordo do Kattamaran II.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Categorias: Aventura, belas paisagens

Postado por:

Compartilhe:

2 Comentários

  1. MARIA CEZIRA FANTINI MARTINS disse:

    Quando possível, mande informações sobre cruzeiros fluviais para meu email. Aqui, já fiz o do Amazonas. Na Europa, fiz um pelo Ródano, saindo de Lyon e outro, pelo Reno, saindo de Amsterdam.
    Obrigada.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel