Pôr do sol no Farol Santander visto do mirante em São Paulo
24.abr.18 - atualizado em 21.ago.24
O pôr do sol no Farol Santander é espetacular. A cidade de São Paulo e seu “mar de prédios” impressiona ainda mais vista do alto, seja dos aviões ou de mirantes no topo dos prédios.
O edifício icônico do antigo Banespa, foi vendido e transformado depois de uma ampla remodelação.
Se você assim como, eu gosta de viajar e conhecer lugares diferentes, confira as dicas que preparei.
Conheça também os: Hotéis refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Pôr do Sol no Farol Santander – Banespão
O antigo edifício Altino Arantes do Farol Santander ou Banespão, como era conhecido, foi sede do antigo Banco do Estado de São Paulo.
Localizado na rua João Brícola número 24, já foi um dos prédios mais altos de São Paulo.
Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947, pelo então governador de São Paulo, Ademar de Barros.
A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa – Banco do Estado de São Paulo.
Há muitos anos a bandeira de São Paulo no topo do Farol Santander, pode ser avistada de vários lugares, é um cartão postal da cidade.
Esse patrimônio é um ícone no Centro de São Paulo. A vista do mirante em qualquer horário mostra a imponência da cidade.
Depois do Pôr do sol no Farol Santander é hora que conhecer a vista noturna de São Paulo.
Conheça as melhores experiências de São Paulo.
Além do Farol Santander, você vai gostar de conhecer também outro cartão postal de São Paulo: a Avenida Paulista.
Farol Santander – Pôr do Sol Mágico
O Mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26º andar se pode avistar toda cidade.
A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste. Na minha última visita na hora que o sol se põe, os visitantes aplaudiram, assim como acontece em vários lugares pelo mundo.
Outro destino com passeio para ver o pôr do sol é no Uruguai, acompanhe o post: Punta del Este.
Sobre o Mirante do Santander e Café do 26
O mirante está no 26º andar junto do Café, os visitantes podem circular pelas duas varandas estreitas, protegidas por vidros, com vistas para zona leste e para a oeste.
Vista da Zona Leste
Do lado da zona leste dá para avistar o Mercado Municipal, o Parque Dom Pedro, o vai e vem dos trens do Metrô, etc.
Na foto acima foi realizada na luz da manhã, enquanto a foto debaixo foi feita no final do dia, portanto as experiências do visual podem se alternar. A dica é visitar duas vezes ao ano, não só para conferir a paisagem, bem como, devido às exposições temporárias.
Vista do Centro e Zona Oeste
A vista do Centro de São Paulo é interessante observar os edifícios da Prefeitura, da Avenida Paulista e suas torres.
Na zona oeste está Avenida São João, os prédios, a Serra da Cantareira e o Pico do Jaraguá.
A vista é muito boa porque dá uma dimensão das regiões da cidade.
Café do 26
O Café do Farol conta com algumas mesas próximas das janelas com vista para a cidade.
Há delícias como bolo, pão de queijo, salgadinhos e bebidas. A dica é chegar mais cedo, apreciar um café com calma e depois sair na varanda para observar o pôr do sol no Farol Santander.
Aos finais de semana costuma lotar, atenção que no inverno o sol na cidade de São Paulo, se põe antes das 18h00.
No hall de entrada a fila para passar pela catraca e entrar no elevador pode ser demorada, portanto o ideal é escolher o horário de entrada as 16h00.
Hall de Entrada do Farol Santander
O hall de entrada do Farol Santander é bem imponente, da época do apogeu do crescimento da cidade de São Paulo.
No térreo o destaque é para o enorme lustre de cristais, além das magníficas pilastras da arquitetura. Há também uma maquete que mostra o edifício Altino Arantes iluminado.
Visita Completa: Exposições, Mirante, Café, Boteco, Restaurante e Bar
Para fazer uma visita completa reserve algumas horas da tarde. De modo geral a visita está dividida em três categorias: Memória, Experiências e Exposições.
As exposições estão divididas em permanentes e temporárias. O ponto alto do passeio, sem dúvida, é o Pôr do sol no Farol Santander.
Acompanhe outras dicas da cidade no post: Atrações de São Paulo.
Exposições Interativas Permanentes
Há um interesse lugar totalmente integramável no espaço da escada entre o 24° para o 23º, encontra-se uma arte com espelho e ilusão de ótica, para entrar no clima da exposição.
Outro local também para fotos com a mesma característica, no entanto, predomínio das matizes do azul e vermelho. os visitantes se divertem nos looks.
Mostra Permanente – Vista 360º do 4º Vik Muniz
O famoso artista Vik Muniz, que tem como características trabalhar com novos elementos e mídias, mostra um trabalho interessante com os materiais da reforma do Farol Santander.
Você pode conferir a exposição Vista 360 º do 4º andar, também está na categoria exposição fixa.
Espaço Memória – Exposição Permanente
Quanto a “Memória”, há uma mostra das antigas instalações, o cenário com móveis, objetos, documentos de abertura de contas e poupança do século passado, recriam como era o dia a dia do banco.
Uma exposição fixa que com as lembranças do início do banco.
A imponente sala da diretoria do Banco, muito bem conservada, é como uma viagem no tempo.
Leia também o post: Lua de Mel em Campos do Jordão.
Experiências no Farol Santander
O Skatepark sobre o mundo do skate e os espaços para eventos são experiências que podem ser realizados como experiências no Farol Santander.
Eventos
O Farol Santander conta com dois espaços para eventos o Arena do 8, (8º andar), e o Loft do 25 (25° andar), que acomoda até 98 pessoas e tem como destaque o visual da cidade.
O local é bastante procurado por empresas e entidades para reuniões e até mesmo ensaios fotográficos diversos.
Seminário ABBV 2023
O Seminário ABBV – Associação Brasileira dos Blogs de Viagem de 2023, no qual o Blog Deusa Rodrigues é associado, foi realizado no 8º andar.
Foram 2 dias de palestras e painéis sobre o mundo do conteúdo digital de turismo, tendo como diferencial, o cenário com a incrível vista de São Paulo.
Na hora do coffee break as delícias foram servidas no balcão de entrada da sala, com vista para os prédios do Centro Histórico e da famosa avenida São João, realmente um privilégio esse espaço de eventos.
Skatepark
Há também a Pista do 21 (21° andar) para skate, uma experiência para fazer manobras nas alturas. A pista de madeira tem 300 m2 com transições e tudo sobre esse universo.
Comprinhas – Loja da Cidade
Quem não gosta de fazer comprinhas? No Farol Santander há a Loja da Cidade com lembranças de atração tão paulistana.
Localizada no piso térreo, junto com um café, estratégico para comprar as lembranças do Farol Santander no final do passeio.
Gastronomia
A dica é ir na parte da tarde, visitar as exposições, depois curtir o Pôr do Sol no Farol Santander, comer e emendar a noite.
O Café do 26 se localiza junto à varanda do mirante, com variedade de salgados e doces.
O Boteco 28 por Bar da Cidade fica no 28º é uma opção mais tranquila para curtir uma cerveja e petiscos ou refeições leves.
O Cozinha do 31 fica no topo, no 31º andar é um espaço para aulas de gastronomia.
No térreo dentro da Loja da Cidade há um pequeno com café com alguns itens para o lanche.
Para fechar com chave de ouro a visita ao Farol Santander, a sugestão é conhecer o Bar do Cofre por SubAstro, no subsolo.
Boteco do 28 por Bar da Cidade
O Boteco 28 lembra os bares do Nordeste com decoração alegre. Há um cardápio de comida de boteco, bem como pratos e sobremesas.
O espaço é administrado pelo Bar da Cidade, que conta com outras unidades espalhadas por São Paulo.
Cozinha do 31
O Cozinha do 31 é um espaço para aulas de gastronomia, um local contemporâneo com 19 estações de trabalho. As experiências oferecem imersões com conteúdo de práticas nutritivas e sustentáveis.
Bar do Cofre por SubAstor
O Bar do Cofre é administrado pelo SubAstor que conta com várias unidades na cidade. A arquitetura é inusitada, uma verdadeira experiência em São Paulo.
Está escondido no sub solo do prédio, onde foi o cofre do Banco Banespa está o Bar do Cofre, uma boa opção para curtir o pôr do Sol no Farol Santander e esticar a noite.
Para chegar ao sub solo há uma porta enorme do cofre que leva para uma grata surpresa, um ambiente com a arquitetura moderna e contemporânea.
Esse local tem a “cara” de Sampa. A minha sugestão é experimentar o drink: The Hidden, uma mistura criativa de whisky, Vermouth, Bitter e até o chá Rooibos da África do Sul. Para saber mais sobre o Chá Rooibos leia também o post: Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.
Passeio Guiado – Free Tour
Você pode também fazer um tour por São Paulo, com o Farol Santander e outras atrações.
O Free Tour é passeio guiado, que se faz a pé, sem um custo pré-determinado, no final cada um paga quanto puder ou o que achar justo, o ingresso do Farol Santander é à parte.
Uma maneira criativa de conhecer alguns cartões postais de São Paulo: Vale do Anhangabaú, Farol Santander, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos e Praça da Sé.
Ingressos para o Farol Santander
Os ingressos devem ser comprados na Internet, com antecedência.
Você talvez irá retornar outras vezes, assim como eu, para observar o Pôr do sol no Farol Santander.
A cidade de Porto Alegre, também conta com outra unidade do Farol Santander.
Passeios Próximos ao Farol Santander
A região do Centro Histórico de São Paulo, onde está o Farol Santander, é próxima de outras atrações: Sampa Sky, Pateo do Collégio, Catedral e Praça da Sé, Mosteiro de São Paulo, Rua 25 de Março e o “Mercadão de São Paulo”.
Centro Cultural BB
O Centro Cultural Banco do Brasil é uma das muitas atrações que a cidade de São Paulo oferece, está bem próximo do Farol Santander.
A beleza do prédio se destaca também como uma atração do centro de São Paulo e é uma das instituições mais visitadas da cidade. O BB conta com uma agenda de exposições e apresentações constantes.
Saiba mais sobre no post: Centros Culturais de São Paulo.
Onde Comer – Pôr do Sol no Farol Santander
Há várias opções entre elas alguns lugares tradicionais.
Casa de Francisca
Para comer no Centro Histórico há várias opções como A Casa de Francisca, é um dos casarões de São Paulo, que reúne gastronomia e música ao vivo. Está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 22, no 1º, o Palacete Teresa é do início do século XX.
Eu estive lá em uma visita com um grupo de influenciadores digitais da ABBV e adorei o ambiente e a comida saborosa. Fiquei surpresa com a lotação na hora do almoço, portanto chegue cedo para pegar mesa.
Histórico do Palacete
O local já foi sede da primeira loja de instrumentos da cidade, a Casa Bevilacqua, posteriormente abrigou a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record, ficou conhecido como “A esquina musical de São Paulo”.
Gastronomia e Música
A Casa de Francisca além da gastronomia de alta qualidade, com cozinha contemporânea, conta com uma programação musical diversificada, com música popular brasileira e internacional.
Para curtir os Shows de MPB, samba, jazz, blues, rock e outros estilos musicais a dica é visitar nos fins de semana.
Salve Jorge
Para almoço, jantar ou happy hour a opção é o bar Salve Jorge, estilo moderninho que fica na Praça Antônio Prado, número 33 bem em frente do Farol Santander.
Como sugestão de prato eu recomendo a picanha e a feijoada, servida aos sábados.
Boteco Central
Outra opção é o Boteco Central, com culinária bem variada, fica na Rua Alvares Penteado, 221.
Il Barista – Cafés Especiais
A novidade do pedaço é o Café Il Barista, localizado no térreo do Edifício JB, próximo da Bolsa de Valores, na rua João Brícola, 59 quase na esquina da rua Boa Vista.
As grandes portas de ferro verdes da entrada, chamam a atenção pelas treze moedas douradas, que representam nossa história monetária, desde as de réis até centavos.
Internamente o café tem estilo clássico com o pé direito altíssimo e muita elegância, eu me senti no passado.
Maria Cristina Doces
Outra opção é uma casa de delícias portuguesas no Centro Velho de São Paulo, a Maria Cristina Doces, na Rua Alvares Penteado, número 188.
Casa Godinho
A Casa Godinho é uma merceria fundada em 1920, que continua com a mesma decoração, uma verdadeira viagem no tempo. Lá é possível tomar um café com deliciosos salgados, como a empadinha que derrete na boca, bolinhos de bacalhau, e outras opções. Localizada na rua Líbero Badaró, 340.
Café Martinelli Midi
O Café Martinelli está localizado na rua Líbero Badaró, 500 e conta com uma decoração inspirada na Belle Époque paulistana.
Festival do Café no Triângulo
O café é um assunto é levado à sério no Centro Histórico de São Paulo, pois nos primórdios da cidade era o local onde se comercializavam as safras.
O Dia Nacional do Café 24 de maio é comemorado todo ano com um Festival, na região central com várias atividades, entre elas estão as xícaras gigantes espalhadas em edições anteriores. Eu encontrei uma obra decorada por uma artista em frente do Il Barista.
Região da Praça da República
Para conhecer as atrações do “centro novo” de São Paulo, basta atravessar o Viaduto do Chá para chegar ao Teatro Municipal, Praça da República, Biblioteca Mario de Andrade e Terraço Itália.
Se dispor de mais tempo, sugiro conhecer os restaurantes do post Gastronomia Eclética do Centro São Paulo, próximo Praça da República.
Conheça as Bibliotecas mais bonitas do mundo.
Como Chegar
Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande oferta de voos. Confira as rotas e preços para compra das passagens aéreas, aproveite também para reservar o Seguro Viagem.
Para Circular em São Paulo
O melhor transporte na cidade de São Paulo para ir para o Farol Santander é o Metrô, deve-se descer na estação São Bento.
Outra possibilidade para conhecer as várias atrações de São Paulo, é alugar um carro. Compare empresas, veículos e preços conforme datas da viagem.
Onde Ficar em São Paulo
Veja abaixo as minhas indicações.
Hotéis na Região Central de SP
Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.
Hotéis na Região da Paulista
Ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros
Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique, ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
Melhores Passeios em São Paulo
Dicas de Viagem
Se tiver disponibilidade visite o Farol Santander durante a semana, porque nos finais de semana há filas para entrar.
Leia também: Economizar na compra da viagem – aéreo, hotéis e ingressos.
Compras em São Paulo
A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.
História de São Paulo
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.
De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico, com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu imigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.
Outros Mirantes de São Paulo
A cidade tem além do Farol Santander, outros mirantes que estão em áreas abertas ou no topo de edifícios. Todos oferecem a oportunidade de conhecer São Paulo do alto. Saiba mais no post: Mirantes de São Paulo.
Pico do Jaraguá
A vista da cidade de São Paulo a partir do Mirante do Pico do Jaraguá é espetacular, pode-se observar os prédios, as antenas da região da Avenida Paulista e outros detalhes da grandiosidade da cidade.
Terraço Itália
O Terraço Itália é um dos mirantes mais tradicionais de São Paulo. Ele se localiza no topo do edifício Itália, uma das atrações da cidade.
O Edifício Itália tem 165 metros de altura. O Restaurante Terraço Itália e o Piano Bar estão no 41º andar do edifício, com uma privilegiada vista panorâmica de 360 graus de São Paulo, que encantam paulistanos e turistas.
Restaurante Esther Rooftop
O Restaurante Esther Rooftop, além de charmoso tem uma bela vista da Praça da República e região. O chef e apresentador de T.V. francês Olivier Anquier, transformou o apartamento em que residia em um restaurante muito concorrido.
Confira também: Centro de São Paulo e a gastronomia eclética.
Bar e Restaurante Skye
O Restaurante & Bar Skye está na cobertura do Hotel Unique na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, área nobre dos Jardins. Um dos destaques é a bonita piscina avermelhada e um Lounge com vista espetacular do Parque do Ibirapuera e dos prédios da grande metrópole.
Mirante do SESC Paulista
O SESC fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como todos centros culturais do SESC, oferece vários cursos e atividades.
O edifício tem 60 metros de altura, a cobertura fica no 17º andar, onde há um dos Mirantes de São Paulo. Há uma interessante plataforma, com acesso por uma escada lateral, que parece suspensa no ar e proporciona uma vista incrível da cidade. Saiba mais no post: O que fazer na Avenida Paulista.
Mirante Nove de Julho
O Mirante Nove Julho, está atrás do Museu de Arte de São Paulo – MASP, num plano mais abaixo na Rua Carlos Comenale s/n. O local é um pequeno complexo em cima do Viaduto Nove de Julho, que conta com alguns cafés e espaço de exposição de arte e artesanato.
Centro Cultural São Paulo
No topo do Centro Cultural de São Paulo há um mirante com vista para a Avenida 23 de Maio e os prédios de São Paulo. Conta com uma área ajardinada que recebe visitantes durante o dia para relaxar no gramado.
Praça do Pôr do Sol
A Praça do Pôr do Sol é um dos mirantes naturais de São Paulo. Está localizada no Alto do Pinheiros, numa região da zona oeste, um pouco mais elevada e bem arborizada.
Livros que Inspiram
Que tal conhecer mais sobre a cidade? Eu recomendo o livro: História de São Paulo, que mostra como a cidade é um fenômeno em vários aspectos.
Outra sugestão é o livro: Contos e Crônicas de Terra da Garoa.
Destinos do Litoral e Interior de São Paulo
Se você está em São Paulo, pode conhecer destinos incríveis próximos da cidade. Saiba mais nos posts:
Litoral: Guarujá melhores praias: Pernambuco e Enseada.
Vinícola: Estrada do vinho de São Roque: belas paisagens e degustações.
Natureza: Flores de Holambra e a ExpoFlora.
Cruzeiro pelos rios: Viagem à Botucatu e Barra Bonita.
Veja também
-
Estacionamento em Guarulhos, Airport Park a minha opção quando viajo
-
Onde ficar em Gonçalves a charmosa cidade do sul de Minas Gerais
-
Experiência Sim Premium, chip internacional em Miami
-
Lua de Mel em Jericoacoara: Um paraíso para Dois!
-
Rota das Montanhas Capixabas: Pedra Azul e a cultura dos imigrantes italianos
Categorias: América do Sul, Brasil, Centros Culturais, Experiências, São Paulo, Viagem cultural, Viagem de compras, Viagem de final de semana, Viagem histórica, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues