Deusa Rodrigues - Travel Agent

Trem de Curitiba para Morretes

02.dez.22 - atualizado em 31.ago.23



O trem de Curitiba para Morretes é um dos principais atrativos turísticos do Paraná e imperdível no Brasil.

O trajeto que corta a Mata Atlântica preservada, entre belas paisagens da Serra da Graciosa.

A experiência completa inclui visitar as cidades históricas de Antonina e Morretes.

Eu fui conferir o passeio, veja as minhas dicas a seguir.

Você vai gostar de ler também sobre Lua de Mel em Curitiba.

Trem de Curitiba para Morretes

Passeio de Trem – Curitiba a Morretes

A viagem de trem de Curitiba para Morretes, ou vice-versa, é considerada, conforme o jornal The Guardian, “um dos 10 passeios de mais espetaculares do mundo!”.

O trem atravessa um dos trechos da Mata Atlântica mais preservada. Percorre 110 quilômetros de trilhos, por 14 túneis, 30 pontes, 10 estações, vales, rios e cânions, em paisagem única, o que faz ser considerado tão especial.

O tour completo de um dia, inclui visitas às cidades de Antonina e Morretes, que tiveram importância histórica, além da beleza das paisagens.

Eu considerei um passeio romântico, ideal para a viagem de lua de mel.

Trem de Curitiba para Morretes

Tour Completo

O pacote completo pode ser feito a partir de Curitiba, com a ida pelo trem para Morretes e a volta em van pela Estrada da Graciosa ou o contrário, descer pelo lendário caminho do mar e retornar pela estrada de ferro, essa foi a minha experiência de viagem, na categoria boutique.

Embarque na Ferroviária em Curitiba

Para quem compra o pacote completo, o embarque na van que desce a Estrada da Graciosa, pode ser feito na Estação Ferroviária de Curitiba,

Há uma plataforma específica da empresa Serra Verde Express, e a viagem segue com a presença do motorista e um de guia turístico. Há também serviço de traslados para buscar passageiros nos hotéis.

Trem de Curitiba para Morretes

A primeira impressão que me chamou a atenção, foi a grande quantidade de turistas para embarcar, o que demonstra ser o passeio, um case de sucesso no turismo.

Trem de Curitiba para Morretes

Quando o assunto é sobre trem, conheça também o Expresso Noel em Campinas.

Categorias do Trem

Nos passeios de trem, há 3 opções de classes, a turística, a boutique e litorina de luxo, operados pela empresa Serra Verde Express.

A classe turística conta com bancos tradicionais e preços mais econômicos.

A boutique é considerada uma primeira classe, com vagões de decoração moderna, serviço de bordo e open bar. O vagão Pet Friendly é outro diferencial da companhia.

A litorina conta com vagões luxuosos, com destaque na decoração, também com serviço de bordo, com lanches quentes, bebidas e guia bilíngue.

Conheça os detalhes da viagem de Trem em vagões primeira classe para Morretes e Antonina. A reserva deve ser feita com antecedência.

Melhores Momentos  – Trem de Curitiba para Morretes

O passeio de Trem de Curitiba para Morretes foi um dia cheio de experiências, que irão ficar para sempre na minha memória de viajante.

Categoria Boutique

Embarquei em alto estilo, no vagão Guardiães do Marumbi, na categoria boutique, que é uma das melhores.

Trem de Curitiba para Morretes

O trajeto inclui serviço de bordo com lanche salgado e doce, além de open bar com refrigerantes, água, cerveja e café.

Trem de Curitiba para Morretes

O estilo interno é contemporâneo, com mesas, cadeiras e poltronas, com lugares marcados.

As janelas são amplas com possibilidade de uma ótima observação da natureza da Serra da Graciosa.

Trem de Curitiba para Morretes

A varanda central aberta, entre os dois vagões, é o melhor lugar para fotografar e curtir a paisagem.

Há um guia turístico que passa as informações sobre o trajeto, conta histórias da construção da ferrovia, de dados históricos, detalhes da geografia, além de curiosidades.

Paisagens do Trajeto do Trem

Nas mesas do vagão Guardiões do Marumbi, há mapas do trajeto do passeio de trem de Curitiba para Morretes, que mostram os 33 pontos importantes da região.

As cachoeiras, como a Véu de Noiva, o leito do rio Ipiranga, o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado, a Cruz do Barão, foram pontos que eu mais gostei.

Durante o passeio eu soube que a palavra Ipiranga, em tupi-guarani significa rio vermelho, ou seja, de águas escuras.

Quando o trem passa pelos túneis, fica tudo escuro, o guia faz brincadeiras e os passageiros interagem.

A viagem tem uma duração de 4 horas, mas não se sente o tempo passar, pois é uma imersão na Mata Atlântica, e a paisagem desliza suavemente pelas janelas.

Visita à Cidade de Morretes

O destino final do trem é na pequena cidade de Morretes, que foi ponto importante no passado glorioso, fundada desde 1877 por imigrantes italianos.

Atrações de Morretes

A economia inicialmente ficou baseada na cana de açúcar, e desde os primórdios os engenhos locais produziam cachaça, que até hoje é um dos atrativos da cidade.

Os viajantes podem comprar cachaça local em diversos lojas e nos quiosques pela cidade, uma boa lembrança de viagem.

A cidade com casarões estilo colonial é cortada pelo Rio Nhundiaquara, conta com hotéis, pousadas, boutiques, lojinhas e quiosques, portanto a dica é caminhar.

Almoço no Restaurante Stazione

A parada para o almoço, incluído no passeio, é no Restaurante Stazione, uma propriedade da Serra Verde Express. A hora é de provar o famoso o Barreado, um dos pratos típicos do Brasil.

O local é especializado no Barreado e está localizado no centro histórico, próximo da igreja, das lojas e dos hotéis.

Sobre o Barreado

O Barreado é um prato de carne de segunda com molho, desfiada, devido ao método especial de preparo, com cozimento por 12 horas em panela de barro.

Foi inspirado nos guisados portugueses e adaptado aos produtos que dispunham no passado, inclusive a panela de barro, que era sapeada com folha de bananeira quente e tampada, para produzir calor e não secar a água.

Inicialmente era servido com farinha e banana, na versão atual do Restaurante Stazione, tem como acompanhamento, arroz, salada, peixe e bolinho de siri.

Essa delícia e principal prato do Paraná, tem origem em Morretes, desde o período colonial, na época das danças de Fandango, hoje o Carnaval.

O prato começou com os caboclos, que aproveitavam o período de festas, e necessitavam de um prato forte para aguentar a maratona de 3 dias de folia.

Conheça outras comidas típicas do Brasil.

Hisgeopar – Parque Temático

Para conhecer melhor a história da região, a visita ao Hisgeopar é ideal, um tour incluído no pacote do Passeio de Trem de Curitiba para Morretes.

Em um amplo salão está uma maquete enorme, com miniaturas em movimento, de bonecos, engenhos, florestas, rios, montanhas, a estrada de ferro, a Barragem de Itaipu, entre outros pontos importantes.

A história do Paraná, como seus aspectos econômicos, desde a colonização aos dias atuais, é contada através da maquete e do guia que relata os detalhes e esclarece as dúvidas dos visitantes.

Leia também sobre Lua de Mel em Foz do Iguaçu.

Visita à Antonina

Antonina está próxima à apenas 14 quilômetros de Morretes e também é histórica, com ocupação desde de 1648.

Uma das mais antigas povoações do Paraná, inicialmente chamada de freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, foi elevada à categoria de Vila de Antonina, nome em homenagem ao primeiro filho de Dom João e Dona Carlota Joaquina, que se chamava Antônio e morreu ainda criança.

Atrações de Antonina

Um dos pontos mais bonitos é Trapiche, com o letreiro da cidade, tendo como cenário a bela paisagem, entre morros, serra, rio e arquitetura colonial.

A Baia de Antonina se destaca pela vegetação abundante da Mata Atlântica.

Eu tive o privilégio de retornar à Antonina depois de muitos anos e pude rever aos pontos turísticos.

Trem de Curitiba para Morretes

O Mercado Municipal de Antonina está ao lado do Trapiche, conta com o colorido artesanato local e lanchonetes.

A produção de banana é farta na região e um dos itens importantes é a famosa bala de banana, aliás fizemos uma visita à uma fábrica, na chegada à Antonina.

Um local onde é possível comprar as famosas balas e outros produtos de banana, como chips salgado, que é uma delícia e vale a pena trazer para casa.

O aspecto bucólico do Litoral do Paraná é ideal também para Lua de Mel.

Trajeto em Van – Estrada da Graciosa

O trajeto pela Estrada da Graciosa ocorre em van, e pode ser de descida, quando se volta de trem, ou de subida, quando se inicia em Curitiba pela estrada de ferro.

A rodovia foi percorrida em charrete pela Princesa Isabel durante a primeira viagem oficial da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.

A estrada se caracteriza pelas curvas sinuosas e pista estreita, pavimentada com paralelepípedos. Um detalhe interessante é observar as hortênsias pelo caminho, que foram plantadas para agradar a Princesa Isabel, pois eram suas flores prediletas.

Inicialmente era uma trilha, um caminho aberto pelos indígenas para fazer a ligação entre o litoral e o planalto; por 200 anos foi a única via de acesso, até a construção da ferrovia.

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Uma parte da Estrada da Graciosa, foi declarada pelo UNESCO, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Operação da Empresa Serra Verde Express

A empresa Serra Verde Express opera o trem de turismo pelos trilhos da Serra do Mar, desde 1907, através de concessão.

A administração do transporte de passageiros na centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, antes o serviço era gerido pelo Governo Federal por meio da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

A experiência da Serra Verde, possibilitou empreendimentos em outros estados, como o Trem Republicano no estado de São Paulo.

A viagem entre Itu e Salto pela ferrovia Ytuana, é temática, com atores que fazem uma performance sobre o momento marcante da história do Brasil.

A Convenção de Itu, foi um marco importante, que deu origem à Proclamação da República, no trem os detalhes são contados pelos atores.

Eu também fiz essa viagem e conto detalhes no post: Trem Turístico de Itu.

Onde Ficar

Para esta viagem o ideal é se hospedar em Curitiba, com muitas opções hoteleiras e fazer o passeio de trem bate e volta.

Hotéis em Curitiba

Em Curitiba há boas opções de hospedagem nas regiões do bairro do Batel, no Centro e Centro Cívico.

Bairro do Batel

O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais e opções de restaurantes e bares.

Eu considero a melhor local para se hospedar porque é possível caminhar e encontrar lugares charmosos. Entre os melhores hotéis estão:

Nomaa Hotel, é considerado um dos mais elegantes e exclusivos hotéis de Curitiba.

O ibis Curitiba Shopping, categoria turística, onde eu fiquei e recomendo. Está localizado à uma quadra do Shopping Batel, próximo de restaurantes e hotéis.

Outra opção também na categoria turística é o ibis Styles Curitiba Batel, também próximo do shopping.

O Novotel Curitiba Batel, conta com um estilo bem moderninho e no lobby está o Q´Ceviche, um bom restaurante peruano.

O Radisson Hotel Curitiba, também tem ótima localização.

Outra propriedade da rede Accor, é o Mercure Curitiba Batel Hotel, também recomendado.

Centro de Curitiba

Para ficar no centro da cidade, um dos hotéis mais tradicionais é Bourbon Curitiba Convention Hotel.

Outra opção é o Hotel Nikko, categoria 3 estrelas, localizado em um antigo prédio histórico, porém internamente decorado no estilo japonês, com um jardim de carpas junto ao lobby.

Booking.com

O Hotel San Juan Johnscher, é um 3 estrelas que está localizado também em prédio histórico que foi remodelado, com ambientes charmosos.

Região do Centro Cívico e MON

Para quem deseja ficar na região do Museu Oscar Niemeyer, o Centro Cívico, indicações são:

Hotel Intercity
Ibis Styles Centro Civico.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Curitiba.

Hotel em Morretes

O Hotel Nhundiaquara está no centro de Morretes, é um casarão histórico, que tem como detalhe, móveis antigos na sala de café da manhã, além de um restaurante avarandado com vista para o rio.

Trem de Curitiba para Morretes

Hotel em Antonina

Para quem deseja se hospedar na região a dica é ficar no hotel Gamboa Capela

Hotel em Paranaguá

Para quem visita o litoral do Paraná e deseja conhecer a cidade portuária, a dica é ficar no íbis Paranaguá.

Museu Ferroviário e Shopping Estação

Para quem gosta de trem eu indico visitar o Museu Ferroviário, que está localizado na antiga Estação Ferroviária de Curitiba, atualmente abriga o Shopping Estação, na área central.

No acervo estão peças históricas, a antiga bilheteria, um vagão do Século XX, além de um vagão dormitório que foi utilizado por Getúlio Vargas.

O ideal é aproveitar para conhecer o museu e almoçar no Shopping Estação, onde estão localizados também o Teatro de Bonecos Dr. Botica e Teatro Regina Vogue.

Como Chegar

Confira abaixo as promoções para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.
vai-de-promo

Outros Posts do Paraná

Para conhecer melhor o Paraná confira outros conteúdos sobre o estado:

Natal Luz em Curitiba;
Lua de Mel no Paraná;
Lua de Mel em Foz do Iguaçu;
Rua Iluminada Família Moletta;
Memorial Paranista.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos à empresa Serra Verde Express pelo apoio e convite.

Categorias: Sem categoria

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel