Deusa Rodrigues - Travel Agent

Memorial Paranista e parques de Curitiba

14.abr.22 - atualizado em 21.maio.22



O Memorial Paranista e parques de Curitiba estão entre as novas atrações.

O espaço reúne esculturas e obras de João Turin. O destaque são as peças que tem como tema os animais, os povos originais do Paraná e os bosques de araucárias.

Confira as dicas que preparei, você vai gostar também de ler sobre: Lua de Mel em Curitiba.

Memorial Paranista Arte e Natureza

O Memorial Paranista é uma atração para quem gosta de arte e natureza juntos. O local conta com exposição de obras de João Turin, oficina de cursos, auditório, boutique e em breve um charmoso café.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Quem foi João Turin

No começo do século passado alguns artistas e intelectuais do Paraná começaram um movimento para destacar as características que identificasse o estado.

O artista João Turin tem suas obras ligadas à flora e fauna regional, com elementos que deram origem a um estilo conhecido como Paranismo.

Vida Indígena – Memorial Paranista e Parques de Curitiba

A vida do indígena totalmente integrada à natureza exuberante do Paraná,

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Animais – Memorial Paranista e Parques de Curitiba

Os animais, sobretudo os felinos estão presentes nas esculturas de forma intensa.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Araucárias – Memorial Paranista e Parques de Curitiba

A beleza e as características únicas da araucária sobressai na arte de João Turin, bem como na arquitetura.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Jardim de Esculturas – Memorial Paranista

Um dos detalhes mais interessantes do Memorial Paranista é o jardim de esculturas, considerado o maior do Brasil. O local é uma boa sacada das iniciativas urbanísticas de Curitiba.

A obra mais impactante e maior é o Marumbi, que têm 3 metros de altura e aproximadamente 700 quilos.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Teatro – Memorial Paranista e Parques de Curitiba

O Memorial Paranista abriga também o Teatro Cleon Jacques com capacidade para 100 pessoas, onde acontecem espetáculos diversos.

Atelier de Artes e Liceu

O Memorial Paranista conta com o Atelier de Esculturas e Fundição, bem como o Liceu de Artes, com laboratórios para desenvolver estudos e cursos para a comunidade de Curitiba.

Curitiba Sua Linda

A charmosa lojinha de lembranças #CuritibaSuaLinda vende objetos de artistas locais para promover a cidade, e também produtos inspirados nas obras do paranismo e de João Turin.

Origem do Memorial Paranista

O Parque São Lourenço abrigou um fábrica de adubos e cola, que em 1970 teve a área inundada pelo estouro da represa do São Lourenço, formada pelo Rio Belém.

Depois de encerrada as atividades da fábrica, a construção foi reciclada para dar origem ao Liceu de Artes, inclusive o maquinário também foi aproveitado para esculturas. A antiga chaminé foi restaurada e faz parte da arquitetura, junto ao futuros café do Memorial Paranista.

Parque São Lourenço

A área do Parque São Lourenço têm 6 mil metros quadrados com 15 esculturas de bronze do João Turin espalhadas entre os jardins.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Flora do Parque São Lourenço

O parque se caracteriza pelas beleza da flora, com espécies como: aroeira, araçá, araucárias, ipês, angicos, pau-ferro, pinheiro-bravo, canela, pau-de-bugre e pitangueira.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Fauna do Parque São Lourenço

Eu adorei observar as aves em volta do lago e o encantamento das crianças.

A fauna é bem variada e também podem ser encontradas outras espécies como: preá, roedores silvestres, gambá, morcegos, sabiá, socó, biguá, saracura quero-quero, coleirinha, pintassilgos tico-tico, galinha-de-angola, pica-pau, coruja e gavião.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Equipamentos do Parque São Lourenço

Além do bonito lago o Parque São Lourenço dispõe também como playground, pista de rolimã, pista de caminhada, quadra de vôlei, de futebol e ciclovia.

A ciclovia tem conexão com outros parques, como o Bosque do Papa através de uma alameda que também pode ser usada para caminhadas.

Outros Parques de Curitiba

O Memorial Paranista, junto ao São Lourenço e os outros Parques de Curitiba, são atrações para várias viagens ao Paraná.

A cidade de Curitiba tem lindos parques para caminhadas. Além do Parque São Lourenço há várias outras opões: Jardim Botânico, Parque Tingui, Parque Barigui, Parque Tanguá, Bosque São Cristóvão e Memorial Italiano – Santa Felicidade, Parque Bacacheri, Bosque Portugal, entre outros.

Confira também o post: Lua de Mel no Paraná.

Parque Tanguá

O Parque Tanguá é espetacular com um belo jardim francês e espelho d´água a frente. No lado de trás há um mirante, onde é possível observar os bairros próximos.

Na parte baixa do parque, acessível por uma escadaria há um deque com para curtir o lago e a pequena cachoeira artificiais.

A área há duas pedreiras desativadas, que podem visitadas por um túnel subterrâneo.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

O Memorial Paranista e os Parques de Curitiba atraem muito visitantes a cada ano.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um dos cartões postais do Brasil. A bela estufa de vidro, estilo Art Nouveau, abriga exemplares de plantas da Floresta Atlântica.

O Jardim das Sensações, conta com 50 plantas diferentes, principalmente em cheiros, aromas e cores. O Museu Botânico tem 400 plantas catalogadas e é um dos maiores herbários do Brasil.

O charmoso Café Jardim Botânico está ao lado da Estufa e pertence ao Senac.

É um dos espaços públicos mais visitados pelos locais e turistas. Um lugar romântico onde os casais vão passear; eu tive o privilégio de conferir um pedido de casamento em meio aos jardins, além de também fotografar uma noivinha.

A sugestão é visitar no final do dia e curtir as luzes do pôr do sol.

Confira também sobre o primeiro Horto Florestal do Brasil, no post: Lua de Mel no Rio de Janeiro.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Bosque João Paulo II – Memorial Polonês

Os primeiros poloneses chegaram ao Paraná em 1871. Curitiba tem a maior colônia polonesa no Brasil. O Memorial Polonês foi inaugurado em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II.

O Bosque do Papa, como é conhecido, conta com singelas casas tradicionais polonesas. Dentro das casas há artigos utilizados pelos imigrantes.

Está localizado no Centro Cívico, mesma região do Museu Oscar Niemeyer, inclusive é possível ir caminhando.

Sobre o Museu Oscar Niemeyer

A arquitetura moderna do Museu Oscar Niemeyer, é uma visita obrigatória em Curitiba. Categorizada pela UNESCO, como Cidade Criativa no Design, é o lugar ideal para sediar esse museu.

Oscar Niemeyer, é o arquiteto mais famoso do país e uma referência no Brasil, por seus traços modernos. O Museu tem o estilo inconfundível do autor e conta com um bom acervo de arte, com obras doadas por colecionadores.

Dê preferência para visitar à tarde, a dica depois é ir para a rua da entrada principal, que está em uma parte mais elevada, com alguns restaurantes e food truck e curtir um pôr do sol.

Memorial Paranista e parques de Curitiba

Confira outras obras do mestre arquiteto no post: Lua de Mel em Brasília

Memorial Ucraniano – Parque Tingui

O Memorial Ucraniano é uma homenagem de Curitiba aos imigrantes. Antes da guerra entre Ucrânia e Rússia, o Brasil abrigava uma das maiores colônias, no entanto atualmente há muitos refugiados ucranianos em diversos países da Europa.

A obra foi inaugurada em 26 de outubro de 1995 para comemorar os 100 anos da chegada de ucranianos na cidade.

Há a réplica de uma capela ortodoxa dedicada a São Miguel, construída em Mallet município paranaense no oeste do estado. A obra feita de madeira no estilo bizantino, tendo uma cúpula de metal.

No gramado há uma escultura em bronze e cerâmica para representar uma pessânka, que são ovos pintados à mão em filigramas para festejar a Páscoa.

Parque Bacaheri

O Parque Bacaheri é um dos mais antigos de Curitiba e conta com 152 mil metros quadrados. O local é ideal para caminhadas em volta do lago ou para passeios de bike. Um reduto de tranquilidade.

Museu Egípcio

Uma boa surpresa em Curitiba é poder conhecer os Museus Egípcio Tutankhamon e Rosa Cruz, que ficam próximos ao Parque Bacacheri. O acervo de ambos contam com bonitas peças que atraem visitantes do todo o Brasil.

Melhores Passeios de Curitiba

Você poderá conhecer a Curitiba com um City Tour pelos principais pontos e cartões postais.

Trem para Morretes – Lua de Mel em Curitiba

O trajeto para Morretes, conforme o jornal The Guardian, é “um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo!”.

O trem atravessa a Mata Atlântica, passa por 12 túneis, 42 pontes entre montanhas e vales. A paisagem é impressionante com o visual de rios, cascatas, penhascos e desfiladeiros.

A dica é fazer a viagem de Trem em vagões primeira classe para Morretes e Antonina e voltar pela centenária Estrada Graciosa, com paisagens de tirar o folego no final da tarde. A reserva deve ser feita com antecedência.

Vinícola Araucária

Na cidade vizinha à Curitiba, em São José dos Pinhais, está a Vinícola Araucária, que fica a 40 quilômetros do centro. Está localizada na bela região no entorno da Serra do Mar, numa altitude de 950 metros.

Além da experiência rica de circular pelos parreirais, a paisagens é linda entre as araucárias. Todo mês de fevereiro acontece uma vindima, que é a festa da colheita.

O passeio até a Vinícola Araucária tem incluído visita aos vinhedos, degustação, um delicioso almoço com toque do chef.

O Tour ao Caminho do Vinho é uma das atrações muito visitadas.

Ilha do Mel

Uma das opções também é conhecer um destino próximo, a Ilha do Mel, com tour que tem incluído transporte terrestre, barco e retorno do trem de Morretes para Curitiba.

Vila Velha

Uma visita imperdível é no Parque Estadual de Vila Velha, que conta com um conjunto de formações rochosas, arenitos de milhões de anos. Devido às ações do ventos e chuvas, as rochas adquiram formas diferentes e inusitadas.

Para completar a experiência há também observação das furnas, que são cavas formadas por um rio subterrâneo. Depois da aventura está incluído um almoço típico alemão – Tour Vila Velha.

Parque Muritiba

O tour de aventura com Trilha pelo Parque Muritiba e Ribeirão do Meio, possibilita conhecer os tobogãs e as piscinas naturais no leito do rio Serrano.

Lapa e Parque Estadual do Monge

Um passeio que reúne atrativos de patrimônios históricos, culturais e místicos junto à belas paisagens da natureza é a Excursão à Lapa e Parque Estadual do Monge.

Castro e Cânion Guartelá

Excursão para Castro e Guartelá conta com trilha de 5 quilômetros para conhecer o sexto maior cânion do mundo e o maior do Brasil. Além da pela paisagem há possibilidade de observar pássaros da nossa fauna.

Colônia Holandesa – Castrolanda

Outra experiência a partir de Curitiba é fazer a Excursão para Colônia Holandesa em Castrolanda, um bairro do município de Castro. No local há museu dos imigrantes, replica de um moinho de Drenthe, no norte da Holanda, além de um delicioso almoço típico.

Quando o assunto é sobre a Holanda, conheça também o post: Lua de Mel em Holambra no interior de São Paulo.

Natal em Curitiba

O Natal é um período iluminado e com muitas atividades, principalmente nos vários parques de Curitiba, cada um com elementos que integram a natureza às festas de final de ano.

Um dos espetáculos mais emocionantes acontece com luzes e música na estufa do Jardim Botânico.

Durante o período de novembro a dezembro todas as noites há um show de luzes coloridas sincronizadas com músicas diversas, assim que o sol se põe.

Eu conferi os festejos em viagens em anos diferentes e conto mais no post: Natal em Curitiba.

Onde ficar em Curitiba


Booking.com


Em Curitiba há boas opções de hospedagem nas regiões do Centro, próximos do MON e no bairro Batel.


Booking.com

Centro de Curitiba

Para ficar no centro da cidade, um dos hotéis mais tradicionais é Bourbon Curitiba Convention Hotel.

Outra opção é o Hotel Nikko, categoria 3 estrelas, localizado em um antigo prédio histórico, porém internamente decorado no estilo japonês, com um jardim de carpas junto ao lobby.

O Hotel San Juan Johnscher, é um 3 estrelas que está localizado também em prédio histórico que foi remodelado, com ambientes charmosos.

Batel

O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais e opções de restaurantes e bares. Entre os melhores hotéis estão:

Nomaa Hotel, é considerado um dos mais elegantes e exclusivos hotéis de Curitiba.

Outras boas opções no Batel são:

Radisson
Hotel Curitiba
,
Novotel Curitiba Batel.
Mercure Curitiba Batel Hotel.
Mercure Curitiba Golden Hotel.

Região do Centro Cívico e MON

Para quem deseja ficar na região do Museu Oscar Niemeyer, o Centro Cívico, indicações são:

Hotel Intercity
Ibis Styles Centro Civico.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Curitiba.

Como chegar à Curitiba

Para chegar à Curitiba há muitas promoções das companhias aéreas, consulte este link, compare e compre as passagens aéreas. 


Seguros Promo

Para se locomover em  Curitiba, uma das melhores maneiras é alugar um carro para conhecer todos os passeios.

Onde comer em Curitiba

Curitiba assim como outras cidades do sul do Brasil, tem uma gastronomia rica, com heranças da colonização europeia, com o toque de produtos locais. Há muitos lugares para provar as delícias da cidade.

A dica é fazer um Tour Gastrônomico por Curitiba com experiências de comida árabe, alemã e polonesa.

Hard Rock Café

Curitiba conta com a tradicional rede temática musical, o Hard Rock Café. A rede que é umas preferidas pelos viajantes brasileiros nos Estados Unidos.

A decoração conta com roupas de Britney Spears e Rihanna, além das icônicas guitarras de Rita Lee e John Lennon, verdadeiras raridades.

Bairro da Santa Felicidade

O bairro de Santa Felicidade é reduto dos restaurantes italianos e um lugar bastante turístico. Os vários restaurantes servem massas, pizzas e outros pratos com fartura. Lá está também o Memorial da Imigração Italiana.

Para conhecer melhor o ideal é com o Tour Noturno com Jantar Italiano em um dos mais tradicionais restaurantes.

A comida italiana lembra o país europeu que os brasileiros adoram: Itália e as cidades mais visitadas.

Dicas de Restaurantes

Uma das melhores experiências é curtir um pôr do sol incrível e jantar com vista maravilhosa da cidade é no Restaurante Terraza 40.

Outras opções de restaurantes:  Chalet Suisse, Forneceria Copacabana,, Chateaux de Gazon, Avenida Paulista Pizza Bar, Armazém Santo Antonio, L´Epicerie, The Ox Room Steakhouse, Palco dos 5 Sentidos, etc.

Que tal conhecer também: Chefs peruanos de restaurantes de São Paulo?

Kawiarnia Krakowiak – Confeitaria Polonesa

A  Kawiarnia Krakowiak é a casa de chá e confeitaria polonesa. Ela está no Bosque João Paulo II e tem ótimas opções de doces típicos, uma série de delícias. Que tal uma torta polonesa com café no final da tarde?

Para quem gosta de sobremesas, outra dica é o Rodízio de Doces Madame Josefina.

Se você gosta de comer bem, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Barreado – Prato Típico

Não saia de Curitiba sem comer o Barreado, uma espécie de escondidinho, feito em panela de barro. O prato é da época do Brasil império, que além de delicioso é o prato típico do Paraná.

Outro destino com muitas opções gastronômicas é na Serra Gaúcha, saiba mais no post: Lua de Mel em Gramado.

CuritiBéra – Cerveja Artesanal

Curitiba tem uma vocação como centro produtor de cervejas artesanais. Béra é uma gíria curitibana que significa cerveja. Foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba.

Um dos bairros pólos de cervejeiros é o Hauer, formado por descendentes alemães e austríacos. Entre as microcervejarias, estão em destaque a Bodebrown e a Gauden Bier. Reserve o Tour pelos Bares de Curitiba.

Nota da Autora

Eu adorei percorrer esses lindos parques de Curitiba e meus agradecimentos à hospitalidade de todos que me atenderam.

Foto no Parque Tanguá no período do Natal em Curitiba.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2022 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel