Deusa Rodrigues - Travel Agent

Itália as cidades mais visitadas

21.mar.19 - atualizado em 29.fev.24



Itália as cidades mais visitadas são: Roma, Florença, Nápoles e Milão. Viajei para esse roteiro e recuperei um pouco das minhas origens italianas. Na minha descendência, minha avó materna era da região da Calábria.

Adorei a Itália no inverno, porque dá para circular melhor e fazer caminhadas. Uma viagem que com história, arquitetura, compras e excelente gastronomia.

Realmente a Itália  é o lugar da “La Dolce Vita”. Confira as dicas das melhores cidades e o que fazer no país, que não decepciona.

Você vai gostar de ler também sobre: Carnaval em Veneza é inspiração.

Hotel em Roma

Itália – Cidades Mais Visitadas

Comecei a viagem aérea São Paulo para Roma para conhecer as cidades mais visitadas da Itália. Após chegar no aeroporto, segui de trem até Milão em trem, categoria primeira classe.

O transporte é muito mais rápido, tendo-se em vista o custo benefício de economia de tempo. Isso ocorre porque as estações de trem são centrais, enquanto aeroportos são mais distantes.

Outro fator a considerar é  o trânsito e o tempo de espera para se embarcar em um voo.

A primeira parada em Milão, tudo comprovar que a cidade que é reduto de moda no inverno, as pessoas ficam ainda mais elegantes.

Depois segui de trem para Florença, o berço do Renascimento, com sua arquitetura espetacular. Na sequência fui para Roma, uma cidade surpreendente, com a emoção do Vaticano.

O roteiro finalizou na desordenada Nápoles, com suas ruas coloridas, além de estar próximo das belas ruínas de Pompéia.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Na Itália as cidades mais visitadas poderia também ser incluído Veneza, que visitei anteriormente.

Outro país com experiências incríveis é na França, acompanhe o post: Paris a cidade do bel-prazer.

Milão – “Classuda e Elegante”

Em Milão, o ponto mais importante é o Duomo, a catedral imponente da cidade, que começou a ser construída em 1386 e tem 157 metros de comprimento. Possui estilo gótico e domina a paisagem do centro.

A Galeria Vittorio Emanuele II é conhecida como “a sala de visitas de Milão”, um centro comercial muito bonito com uma grande claraboia ovalada feita de lindos vitrais e com piso em mosaico e pastilhas.

É parada obrigatória com seus vários cafés, restaurantes, lojas de grife e até um hotel. Já as ruas do quadrilátero da moda tem as lojas mais bacanas de Milão.

Reserve os melhores passeios de Milão.

Que tal conhecer também outra capital europeia? Confira o post: O melhor de Londres.

Arquitetura italiana

O Teatro Scala é um dos melhores e mais famosos do mundo. Vale a pena se organizar para assistir a um concerto. É preciso fazer reserva antecipadamente.



Booking.com

Para visitar a Santa Ceia, que não é um quadro e sim uma parede pintada, na Igreja Santa Maria delle Grazie. Por tudo isso que se comprova, que na Itália é uma das cidades mais visitadas.

Florença – Cidade do Renascimento

Já em Florença, fiquei encantada com a beleza da cidade dividida pelo Rio Arno e suas pontes. Cada esquina, em cada canto belos exemplos de arquitetura e dos monumentos da época do Renascimento.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

O Duomo de Florença, a catedral é dedicada a Santa Maria del Fiore, ou Santa Maria da Flor, uma alusão ao nome da cidade, considerada de fundamental importância para da história para a arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana, dos séculos XIII e XIV.

Conheça todos os detalhes com a Visita Guiada na catedral, batistério e museu.



Booking.com

O Duomo fica numa posição estratégica, na praça central e a sugestão é visitar com calma. Depois apreciar a beleza e arquitetura do lugar, aproveite para tomar um bom Cappucino, aliás tomei o melhor na minha vida num café de frente para a catedral.

É um tipo de cidade para se visitar a pé, circular para conhecer melhor. Com certeza voltarei em breve para a Itália e para uma das cidades mais visitadas.

Conheça também a região da Toscana e suas paisagens.

Que tal conjugar a viagem da Itália com Portugal?

Roma – Cidade Mais Visitada da Itália

Cheguei na “cidade eterna” a noite, a vista com as luzes amarelas, exatamente para parecer antiga é incrível, principalmente do alto. Com certeza absoluta na Itália é a cidade mais visitada.

Uma das melhores maneiras de começar a viagem é fazer um reconhecimento pelo principais pontos, com o Ônibus Turístico.



Booking.com

O Coliseu é um dos atrativos impressionantes, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, foi construído no período da Roma Antiga.

Deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que hoje não existe mais. Há muitos detalhes para conhecer e o ideal é fazer a Visita Guiada ao Coliseu, Fórum e Palatino.

Sete Maravilhas do Mundo Moderno – Coliseu de Roma

O Coliseu é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, tanto pela importância histórica como a beleza do monumento.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Confira as outras Maravilhas do Mundo Moderno espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil.

Machu Picchu no Peru.
Muralhas da China.
Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
Taj Mahal na Índia.
Ruínas de Chichén Itzá no México.

Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino

Roma – Praça São Pedro

O momento mais emocionante da viagem foi participar da Missa,  realizada as quarta-feira na Praça São Pedro com a benção do Papa Francisco.

No Vaticano, rezei com a multidão e senti a vibração positiva desse lugar tão especial.

Você pode reservar online a Visita Guiada ao Vaticano, com museus, Capela Sistina e Basílica de São Pedro.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Roma e a Fontana di Trevi

Na Fontana di Trevi, é a maior fonte barroca da Itália e provavelmente a mais famosa. Visitei tarde da noite por falta de tempo, porém se revelou uma grata surpresa.

Com poucos turistas para disputar as fotos, pareceu ainda mais bela. Me senti no filme de Fellini – La Dolce Vita.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Quem tem boca vai a Roma, e quem vai a Roma tem que se perder pelas suas vielas, apreciar uma boa massa em um dos seus muitos restaurantes.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Na viagem para a Itália há possibilidade de conjugar com um: Cruzeiro pelo Mediterrâneo.

Nápoles – Encantadora e Diferente

A última parte da viagem foi em Nápoles. No centro da cidade existem aqueles prédios antigos com roupas penduradas nas varandas, muita desordem e trânsito que me fizeram me sentir em casa.

Há uma diversidade nessa que também é na Itália, uma das cidades mais visitadas.

Quando o guia começou a falar português com seu sotaque italiano, me lembrei da minha avó imediatamente. Ele me confirmou que também nascera na Calábria como ela.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

 



Booking.com

Vesúvio e o Mar – Nápoles

A paisagem com mar e Vesúvio ao fundo é muita bonita, mas foi uma pena que não pude ir a Capri – tenho que voltar em outra estação do ano para aproveitar a região.

Ruínas de Pompéia – A Volta ao Passado

Fui também às ruínas de Pompéia. Um passeio que vale muito a pena, poder observar as casas da época, seu urbanismo e detalhes da vida de Pompéia.

Foi uma grande cidade, com ruas, avenidas, palácios, casas e muito semelhante as nossas cidades de hoje. Andar pelas ruínas com a paisagem imponente do Vesúvio ao fundo é simplesmente mágico.

Assim como Pompéia vários países tem ruínas históricas imperdíveis, acompanhe o post: Viagens para a Turquia.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Para visitar as Ruínas de Pompéia, pode-se fazer um passeio com Visita Guiada desde Nápoles, no entanto há possibilidade de hospedagem na região, com uma experiência maior. Veja as ofertas de hotéis.



Booking.com

Gastronomia & Compras na Itália

A comida italiana dispensa comentários. Tudo muito bom: massas, pães, frios, vinho e sobremesas que fazem qualquer um se esquecer do regime.

Um detalhe interessante é que a comida é boa, tanto em restaurantes sofisticados como nos simples.

A Itália também tem tradição enológica e há possibilidade de fazer um Tour de Vinho com a presença de um sommelier, em Roma.

Como a Pizza Começou

A cidade de Nápoles é a “nação da pizza”, foi lá que começaram a colocar o molho de tomate para incrementar a redonda. A pizza Margherita, que foi criada na cidade, com os ingredientes, inspirados nas cores de bandeira italiana, o verde do manjericão, o vermelho do tomate e o branco da muzzarela.

Rainha Margherita

Foi Rafaelle Espósito, um padeiro que confeccionou o prato, para homenagear a rainha Margherita em l889. A iguaria caiu no gosto da monarca, bem como do povo em geral.

Antes disso a pizza era um alimento barato, com recheios variados e servida na mão em forma de cone, sendo comido na rua. Dizem que foi inventada na antiguidade por Egípcios.

Dia Mundial da Pizza

Dia 10 de Julho é comemorado o dia da pizza, um prato que começou na Itália e se espalhou pelo mundo. Não deixe de provar pizza na cidade de Nápoles, porque sempre a experiência é deliciosa.

Foto: Pixabay.

Eataty

Também visitei em Roma o Eataly que é uma maravilha. São muitos produtos alimentares para vender, um supermercado chique. Os restaurantes locais super bacana, para uma parada estratégica.

Agora em São Paulo temos uma unidade do Eataly, para matar a saudade, de quem conheceu os da Itália.

Nessa viagem visitei várias unidades da McArthurGlen Designer Outlet. Essa é outra história que ficará para novo post, sobre comprinhas.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Livros de Receita Italiana

Se você assim como eu é fã de Jaime Oliver, a dica é ler o livro: A Itália de Jamie.

Outra sugestão é o livro: Emoções na cozinha: Histórias, Segredos e Receitas das nonnas italianas.

Se você gosta da boa comida, leia também: Gastronomia em viagem é sempre uma experiência inesquecível.

Onde se Hospedar na Itália

Há muitos bons hotéis na Itália. Recomendo abaixo alguns, em que me hospedei, e são excelentes.

Para reservar hotéis na Itália entre neste link.

Milão: Uptown Palace, boa localização, moderno e café da manhã também com itens de baixa caloria.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Florença: Hotel Continentale, muito moderno e diferente.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florência, Nápoles e Milão.

Roma: Hotel Westin Excelsior, estilo clássico como um palácio, melhor localização de Roma – Via Veneto.

 

Nápoles: MGallery Palazzo Caracciolo, antigo palácio com patio interno e bela decoração. 

Como Chegar à Itália

Há voos diretos entre São Paulo a Roma. Há também boas conexões de outras cidades da Europa. Confira as rotas e promoções para compra das passagens aéreas.


Seguros Promo

Melhor Época para Visitar a Itália

Na Europa a melhor época é sempre na primavera, para ver as flores de Florença, ou no outono par ver as árvores com tons de dourado. Se for no inverno, prepare-se com agasalhos devido à média de 8 a 10 graus. A exceção é Milão, que fica mais ao norte, e pode chegar a ter 5 graus. No verão é bom ir para o sul e aproveitar as praias.

Dicas para a Viagem da Itália

Saiba mais sobre detalhes importantes em Dicas para viajar.

Milão – jantar no Ristorante II Canneto do The Westin Milano. Comprar uma roupa de grife italiana com caimento impecável.

Florença – tomar cappucino no café Smalzi Firenze na Piazza Duomo, 15/A. Experimentar o sorvete de pistache. Conhecer a estátua do javali de bronze no mercado e fazer a simpatia para retornar.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Roma – andar a pé, se perder nas vielas, circular pelas fontes, comprar lembrancinhas do Vaticano. Jantar no Restaurante de cobertura do Bernini Bristol. Caminhar pela Via Veneto e observar cafés e hotéis. Jogar uma moeda na Fontana di Trevi para retornar.

Pompéia – contratar um guia para fazer o percurso, tanto pelo tamanho como pela importância histórica.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Nápoles – degustar um dos vários cafés no “Ver Bar del Professore” e visitar a Galeria Umberto I, ambos no centro da cidade. Almoçar no Restaurante do Hotel Romeo, com vista para o pier e Vesúvio.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Um Pouco de História da Itália

A Itália é um país cativante, principalmente para paulistanos devido a herança da emigração. O país foi na antiguidade um grande poderio econômico e político, o famoso Império Romano, que conquistou boa parte da Europa e Oriente Médio.

Os romanos sempre foram aficionados  em SPA e banhos, talvez seja devido as águas de Roma com minerais com excelente qualidade terapêuticas, por isso deixaram sua marca por toda Itália e na Europa. Em várias cidades é possível encontrar as ruínas de antigas saunas e banhos.

O mais fascinante é poder andar por ruas, vielas, fontes, pelo Coliseu e poder fazer parte da história. A Via Apia, é simplesmente incrível, ela começa em Roma e segue para o litoral. Era por aquela estrada, de terra ladeada por árvores centenárias – pinhos, que os romanos saiam em charretes para as batalhas, hoje a via ainda existe,  apenas como patrimônio histórico.

Para quem gosta de história, uma boa opção é conhecer o Egito e os templos ao longo do rio Nilo.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Sugestão para Esticar a Viagem

Se tiver tempo a sugestão é esticar a viagem para conhecer a “Sereníssima” Veneza. Há belos recantos barrocos e renascentistas. Não há como não se encantar com seus becos e ruas.

Nada como curtir o pôr do sol nos canais em um passeio de gôndola. A chegada de barco é sempre encantadora, seja no Vaporetto, taxi aquático, ou barco compartilhado. Depois disso é hora de circular e se inspirar.

Veneza é considerada uma das cidades mais românticas do mundo, acompanhe no post: Lua de Mel em Veneza.



Booking.com

Já Fez seu Seguro Viagem ?

Acompanhe o post: Por que fazer seguro viagem?

Entre neste link para comparar empresas, serviços, preços e compre o Seguro Viagem.

Nota da Autora

Meus agradecimentos à Enit – Agenzia Nazionale del Turismo – pelo convite à Viagem a Itália.

  1. Shaun disse:

    This is a fantastic blog site and extremely interesting and fulfilling to read through.I’m a big fan of the subjects spoken of. Besides I love checking the observations, but realize that a lot of people should stay on the theme so that they can increase the value of the blog post. I’d also encourage everyone to book mark this page to your favourite service to help spread your message.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel