Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel em Ouro Preto com a beleza da arquitetura barroca

18.dez.17 - atualizado em 25.jan.24



Lua de Mel em Ouro Preto, um cenário romântico em um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

As ladeiras com seu belo conjunto arquitetônico, as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, fazem da cidade uma verdadeira viagem no tempo.

A comidinha mineira é outro grande atrativo. Confira as dicas que preparei!

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Minas Gerais.

Cenários de Contos de Fadas – Lua de Mel em Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto tem muito o que visitar. São várias igrejas, palácios, casarões e museus, entre ladeiras cercadas de montanhas, verdadeiros cenários de “Contos de Fadas”. Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais.

O ponto central de Ouro Preto é a famosa Praça Tiradentes, que tem uma vista linda da cidade. O terreno é íngreme e conta com charmosas ruas, pontes, praças, fontes que são um convite para caminhadas.

As famosas ladeiras de Ouro Preto são lugares perfeitos para circular e namorar, com paradas para um cafézinho mineiro e para fotos da Lua de Mel em Ouro Preto.

Uma das melhores maneiras de conhecer é através de um passeio com City Tour em Ouro Preto e Mariana.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Conheça outras opções no post: Lua de Mel em Santa Catarina.

Sobre Ouro Preto

O bandeirante Antônio Dias foi o primeiro a chegar na região em 1698. Começaram a encontrar as pedrinhas escuras no rio Tripuí, era o ouro negro, encoberto por uma fina camada de óxido de ferro. Deu início a corrida do ouro e 30 anos mais tarde a região já contava com 40 mil pessoas, o maior aglomerado da América Latina na época.

De Vila Rica, o nome passou para Imperial Cidade de Ouro Preto em 1823. O maior acontecimento foi a Inconfidência Mineira, um movimento libertário que culminou com o enforcamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que deixou profundas heranças.

Confira todas as experiências e passeios de Ouro Preto.

Assim como Ouro Preto, a capital do Equador também tem uma área histórica muito bem preservada. Saiba mais no post: O que fazer em Quito.

As Igrejas – Lua de Mel em Ouro Preto

São muitas igrejas e capelas para conhecer nas Lua de Mel em Ouro Preto. Cada uma mais bonita que a outras, heranças de um tempo de riqueza vindo das minas de ouro. As visitas nas igrejas será um momento para abençoar a vida a dois.

Conheça também: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

A matriz de Nossa Senhora do Pilar é a segunda mais rica em quantidade de ouro no Brasil, na decoração foram utilizados 400 quilos de ouro. O interior dourado impressiona os visitantes.

Considerada um exemplo do estilo do Barroco Mineiro. A imagem de Nossa Senhora do Pilar está no alto da capela-mor, rodeada de anjos e querubins. O teto da igreja é em estilo rococó, com 15 painéis sobre as passagens do Evangelho.

Na Áustria também conta com lindas obras no estilo do Barroco Europeu, confira o post: Viena e os pontos turísticos.

Ouro Preto viagem no tempo pela arquitetura barroca

Quando o assunto é sobre igrejas, conheça também o maior santuário do Brasil: Aparecida Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Igreja de São Francisco  – Obra Prima

A igreja de São Francisco de Assis é considerada obra prima de Aleijadinho, que foi responsável pelo projeto da igreja e suas esculturas em pedra sabão.

As pinturas são do mestre Ataíde, estão pelo teto que retrata anjos e querubins.

Igreja do Carmo

Foi construída em 1766 por Manuel Francisco Lisboa e depois modificada pelo seu filho, Aleijadinho. O principal destaque são as torres com coroamento em forma de sino, com pequenas pirâmides em obeliscos.

Os painéis de azulejo português é umas das atrações. Um detalhe interessante, ao lado da igreja está a casa onde Aleijadinho viveu e hoje é o Museu do Oratório.

Conheça nossa herança histórica no post: Portugal e os pontos turísticos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Tem um interessante formato circular e os altares tem detalhes orientais, bem diferente das outras.

Matriz Nossa Senhora da Conceição

A matriz Nossa Senhora da Conceição, se destaca por ter o túmulo do Aleijadinho aos pés da Nossa Senhora da Boa Morte.

Igreja de Santa Efigênia

A construção foi do escravo Chico Rei, que foi um monarca no Congo, antes ter sido trazido para o Brasil. Outro dado interessante, Chico Rei depois de concluir a igreja, comprou sua alforria. A igreja está localizada em cima de um morro.

Conheça a também a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no post: Melhores passeios de Belém do Pará.

Museus – Lua de Mel em Ouro Preto

A cidade que respira história do Brasil, conta com alguns importantes museus, para conhecer melhor Minas Gerais.

Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, ocupa a antiga Casa da Câmara e cadeia de Vila Rica. Imponente, bem localizado e sem dúvida um dos mais importantes.

Dedicado a preservar a memória da Inconfidência Mineira. Lá estão as peças e documentos sobre o período histórico tão importante. Está em um lugar central e estratégico nas Lua de Mel em Ouro Preto.

Outros Museus

O Museu do Oratório abriga uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII e XX.  A visita é fundamental para conhecer mais a história do Brasil através desses objetos.

O Museu de Arte Sacra no acervo conta com livros, castiçais, imagens de santos, vestimentas, etc.

Casa dos Contos – Lua de Mel em Ouro Preto

Hoje abriga o Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro. O casarão foi construído como residência de um administrador de impostos. Ao logo dos anos foi Casa de Fundição de Ouro, da Moeda, etc.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal vale a pena visitar, porque o interior é muito bonito; é o mais antigo das Américas ainda em funcionamento.

No Brasil há também o famoso Teatro Amazonas, confira no post: O que fazer em Manaus.

Conjunto Barroco – Lua de Mel em Ouro Preto

A cidade tem o maior conjunto barroco do mundo. A riqueza do ouro impulsionou a vaidade e a competição para construir igrejas mais bonitas que outras.

O Barroco Europeu se adaptou a geografia local,  e o resultado é uma linda cidade em um vale, cercado pelas montanhas mineiras.

Conheça também obras do Barroco Europeu em Roma, no post: Itália cidades mais visitadas.

Visita à Cidade de Mariana

Mariana faz parte da rota das cidades históricas de Minas Gerais e está próxima de Ouro Preto. A dica é tirar um dia para visita-la, ir com o trem da Vale – Maria Fumaça e visitar o bonito centro.

As principais atrações são o Museu da Música e o Arquidiocesano de Arte Sacra, além Mina da Passagem, uma ótima experiência para conhecer a região.

A dica é fazer passeio com City Tour em Ouro Preto e Mariana.

Mina da Passagem

Um passeio imperdível na Lua de Mel em Ouro Preto é ir até a Mina da Passagem a 15 quilômetros na cidade de Mariana. Um lugar diferente, pois é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo.

Um veículo trolley leva os visitantes por um percurso de 315 metros e com uma profundidade de 120 metros. Há um lago de águas cristalinas e também salões e galerias. Um lugar histórico que foi fundado no início de século XVIII.

Conheça também os: Hotéis refúgios no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Visita à Lavras Novas

A cidadezinha de Lavras Novas é puro charme e fica distante apenas 18 quilômetros de Ouro Preto. O lugar é cercado pela natureza e proporciona para os visitantes passeios a cavalo, trilhas e caminhadas.

As pousadas são coloridas e exclusivas, o local conta com cafés, restaurantes e bares com música ao vivo nos finais de semana. Vale a pena fazer um bate e volta ou esticar a viagem com hospedagem por lá.

A dica é se hospedar na Pousada Província.

Onde Ficar em Ouro Preto

Em Ouro Preto há diversas pousadas e hotéis, super charmosos. A cidade é bem servida no quesito hospedagem com vários casarões históricos adaptados para receber os visitantes. A hospitalidade mineira também é um dos fatores de atração da cidade.


Booking.com

Melhores hotéis de Ouro Preto

O Hotel Vila Relicário é especializado em lua de mel e casamentos, a arquitetura é barroca e é decorado com peças de antiquário. O ponto alto é a localização no alto das montanhas de Ouro Preto.

A Pousada Mondego é uma das melhores, localizada a 30 metros da Praça Tiradentes em um prédio do século XVII. Uma opção de hospedagem ideal para Lua de Mel, faz parte da associação hoteleira Roteiros de Charme.

Os apartamentos têm decoração personalizada, com móveis imperiais, além de obras de arte originais de artistas brasileiros como Aleijadinho, Guignard e Marquetti. Escolha um apartamento com varanda e vista da cidade.

O Grande Hotel Ouro Preto., é uma dos melhores da cidade, localizado no Centro Histórico ao lado da Casa de Contos. O destaque é para a linda vista e a infraestrutura.

O Hotel Solar do Rosário está em bonito casarão, do século XIX, que foi reformado e reestruturado. A decoração tem tendências coloniais e contemporâneas e confortáveis.

O Hotel Pousada Arcanjo, está a 900 metros do Centro Histórico e oferece traslado para a Praça Tiradentes. A decoração mescla a arquitetura colonial com a moderna e os apartamentos em vista para as montanhas.

O Hotel Luxor, está localizado em uma mansão colonial restaurada. A decoração tem inspiração no século XVIII. O destaque está para a bonita vista das igrejas de Ouro Preto. O café da manhã é servido na charmosa Taberna Luxor.

Como Chegar à Ouro Preto

Para os viajantes uma das melhore maneiras é voar até Belo Horizonte e depois seguir de Transfer do Aeroporto de Confins para o hotel escolhido em Ouro Preto. 


Seguros Promo

Uma outra possibilidade é com carro alugado. Estar com veículo próprio possibilidade conhecer o entorno da cidade. Confira as ofertas de passagem e aluguel de carro.

Onde Comer em Ouro Preto

A gastronomia mineira é uma das mais saborosas do Brasil. Come-se muito bem em Minas Gerais e Ouro Preto não é diferente.

Forno de Barro

Um dos restaurantes central, localizado na Praça Tiradentes é o Forno de Barro, que serve comida típica mineira em estilo buffet, com preço fixo.

Restaurante O Passo Pizza Jazz

O Passo Pizza Jazz é um restaurante ideal para a Lua de Mel em Ouro Preto, tem um estilo clássico e refinado. A sugestão é escolher um risoto, acompanhado da cerveja local Ouropretana e para fechar uma sobremesa diferente.

Restaurante Bené da Flauta

O Restaurante Bené da Flauta está localizado próximo da Praça Tiradentes, instalado em um lindo casarão histórico com bonita vista da cidade.

Há outros bons restaurantes, entre eles destaco: Restaurante Chafariz, Le Chalet Fondue & Bistrô, Santa Matula Casa Bistrô, Vila Boots Restaurante e Choperia, etc.

Comidinha Mineira

Não deixe de experimentar os pratos mineiros que fazem sucesso: Frango com quiabo, Tutu, Feijão Tropeiro, Ora-pro-Nóbis, entre outros. O prato nacional, o arroz com feijão bem temperado está presente por todos os lugares.

Chocolates Ouro Preto

A cidade também é conhecida pelos deliciosos chocolates, que podem ser uma boa oportunidade para o lanche da tarde.

Na hora do lanche, experimentar chocolate com bolo a moda mineira, combina com a cidade.

Confira também: Gastronomia em viagem sempre é uma experiência inesquecível.

Livros Que Inspiram Viagens

Uma das formas de conhecer melhor a região para onde viajamos é através de livros, segue algumas sugestões. Confira os livros abaixo, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon.

Tesouros de Minas – Ouro Preto, Mariana e Sabará.
Guia de Ouro Preto.

Dicas – Lua de Mel em Ouro Preto

Conheça também outros destinos de Minas Gerais, confira o post: Aulas de alquimia em um castelo de Araxá.

Conjugue a viagem com Belo Horizonte, há um diversos atrativos que vale a visita.

Você vai gostar de conhecer também hotéis e pousadas de Gonçalves e Monte Verde, no post: Hotéis refúgios no Interior de São Paulo e Minas Gerais.

Barroco – Outras Cidades das Américas

O Barroco Europeu não só se adaptou no Brasil, como também pela América Latina. Confira nos posts o melhor do Barroco nas América e também nos destinos brasileiros. No interior do México, em Puebla há o primeiro Museu do Barroco no mundo, que tem referências a obras de vários países, inclusive do Brasil.

Viagem para Puebla – a essência do México. 

Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Peru – uma cidade viagem transformadora.

O que fazer em Quito.

Pirenópolis – a cidade histórica de Goiás.

Viagem para Olinda em Pernambuco.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos às propriedades pela acolhida e hospitalidade.

Outros Destinos de Lua de Mel 

Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel. No Brasil como em diversos outros lugares, cada um tem seu diferencial.

Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:

Lua de Mel no Brasil.

América do Sul: Vale Sagrado dos Incas no PeruPunta del Este.

América Central:  CaribeJamaica.

África: Zanzibar,  MauritiusSeychellesÁfrica do Sul,  Tanzânia e Kenya

Ásia: Maldivas,  Tailândia, Bali, Vietnam e Dubai,

Europa: Toscana,  Paris,  Alemanha Romântica,  Veneza.

Oceania: Bora BoraNova Zelândia,   Ilhas Fiji.

Destinos de Casamento

Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Casamento no Castelo de Windsor.
Cerimônias de casamento no Tahiti.

Já fez o Seguro Viagem?

Este é um item importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel