Deusa Rodrigues - Travel Agent

Os melhores passeios de Belém na capital do Pará

07.fev.20 - atualizado em 06.jun.23



Os melhores passeios de Belém, estão entre as belezas naturais, o legado histórico e as características de uma das cidades mais vibrantes da Amazônia.

Faz parte da experiência de viagem circular pelas docas revitalizadas do porto, pelo forte, por casarões, teatro e palacetes.

Visitar a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e observar o testemunho de fé dos paraenses. Descobrir a riqueza dos produtos amazônicos no Mercado Ver-o-Peso e por último relaxar numa praia fluvial.

Confira minhas dicas sobre os melhores passeios, gastronomia, compras, etc.

Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.

Os melhores passeios de Belém, na capital do Pará

Os Melhores Passeios de Belém

O roteiro dos melhores passeios de Belém, pode ser feito em 3 ou 4 dias, a depender do tempo utilizado para cada atração.

Confira os vários passeios e experiências em Belém.

Complexo da Estação das Docas

Forte do Presépio

Casa Onze Janelas

Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Theatro da Paz

Mercado Ver-o-Peso

Ilha de Combu

Parque Zoobotânico Museu Goeldi

Mangal das Garças

Você vai gostar de ler sobre: O que fazer em Manaus.

Os melhores passeios de Belém, na capital do Pará

Complexo Estação das Docas – Um dos Melhores Passeios de Belém

O desenvolvimento da região Amazônica se deu pela exploração da navegação. O Porto de Belém começou com Companhia “Port of Pará”, que foi fundada pelo empresário Americano Percival Farquhar, em 07 de setembro de 1906, nos escritórios da sua corporação em Portland – USA. O Porto passou por várias remodelações ao longo dos anos. Hoje três construções à beira rio foram remodelados e fazem parte do Complexo Estação das Docas.

Os melhores passeios de Belém, na capital do Pará

Nos galpões funcionam vários restaurantes, bares e lojas. A decoração é moderna, com ar condicionado. Na parte externa há mesas ao ar livre de frente para o rio. A noite há música ao vivo e é um dos melhores passeios de Belém. Durante nossa estadia, fomos algumas vezes tanto no almoço como no jantar, porque é um dos melhores passeios de Belém.

Há outras cidades pelo mundo com docas revitalizadas nos portos, no estilo de Belém. Confira os posts:

Buenos Aires – Puerto Madero.
Cape Town – Waterfront.

Os melhores passeios de Belém, na capital do Pará

Forte do Presépio – Núcleo Cultural Feliz Lusitânia

O Forte surgiu quando a Coroa Portuguesa preocupada com a ocupação francesa no Nordeste, organizou uma expedição para conquistar o Maranhão. Após a vitória, os portugueses começaram a organizar o povoamento para o Norte do Brasil. Saíram em três embarcações do Maranhão no dia 24 de dezembro de 1615.

Chegaram com 150 soltados à baia de Guajará em 12 de janeiro de 1616, foi o local escolhido para a construção do Forte do Presépio, que teve o nome em homenagem à data de saída da expedição no Dia de Natal.

Booking.com

Hoje o Forte do Presépio, está revitalizado, na parte externa tem uma linda vista do rio e da cidade. Faz parte do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia, nome que foi dado à primeira concentração da Coroa Portuguesa. É um ponto ótimo para fotos e um dos melhores passeios de Belém, faz parte do City Tour.

Os melhores passeios de Belém, na capital do Pará

A capital do Ceará também começou com fortificações. Leia sobre: O que fazer em Fortaleza.

Casa Onze Janelas – Melhores Passeios de Belém

A Casa Onze Janelas é um lindo palacete a beira do rio, ao lado do Forte do Presépio. Foi restaurada pelo poder público e faz parte do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia. Há um ótimo restaurante – Casa do Saulo com especialidade em comida paraense.

Na área externa funciona uma lanchonete à beira rio, onde é possível tomar um suco e curtir o visual. Nos finais de semana há uma programação com pequenas apresentações e shows. Um dos melhores passeios de Belém.

Os palacetes e casarões de Belém são heranças portuguesas. Conheça também: Portugal e os pontos turísticos.

Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – Melhores Passeios de Belém

A pedra fundamental foi colocada em 1909, no local onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, de madeira e com 28 cm originada de Portugal. O Caboclo Plácido de Souza, achou a imagem num igarapé onde hoje está a Basílica, levou para sua casa, porém a imagem apareceu novamente à beira da água. O governador da época então levou para o palácio, com proteção dos guardas e misteriosamente a imagem voltou para o mesmo ponto.

Assim nasceu a devoção e os milagres. Inicialmente foi construído uma pequena capela. A construção do Santuário é muito bonita, destaque para os 10 medalhões que contam a história de Nossa Senhora. Na fachada externa, há mosaicos italianos, com os dizeres: Rainha da Amazônia. Há também pinturas de figuras de índios, do Caboclo Plácido, de Pedro Alvares Cabral e dos operários. Um dos melhores passeios de Belém.

Belém é uma cidade de fé, e além da Basílica de Nazaré, há também para conhecer a Catedral da Sé, a Igreja de São João Batista. A dica é fazer o City Tour Religioso, que visita os quatro santuários.

Memorial de Nazaré – História de fé

Assim como em Aparecida, há um prédio ao lado da Basílica onde fica o Memorial de Nossa Senhora de Nazaré. Como um pequeno museu, há mostras de peças que compõe o Círio, as principais são: a imagem da santa dentro da Berlinda, as várias capas bordadas por artistas fiéis e fotos.

Esse mesmo espaço se transforma em apoio aos romeiros, durante o Círio de Nazaré, com participação de voluntários. Esse é um tour pago, no entanto se você assim como eu gosta de conhecer a história, dos lugares por anda viaja, vale a pena conhecer. Outro detalhe interessante, quando busquei informações da Basílica, soube que há um trabalho voluntariado da Pastoral do Turismo, que dá assistência aos turistas com informações e visita guiada.

Conheça também os detalhes do Santuário Nacional nos post:

Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida.
Aparecida – Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Círio de Nazaré – Um dos Melhores  Momentos de Belém

O segundo domingo de outubro, foi oficializado pela igreja católica a procissão Círio de Nazaré. É uma das maiores demonstrações de fé do Brasil. A palavra Círio vem de cera, pois eram comuns os fiéis carregarem velas grandes do tamanho de uma pessoa.

O primeiro Círio em 1793, foi uma iniciativa do governador da época. Durante o Círio a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre em procissão vários locais da cidade. No rio acontece uma bonita homenagem com embarcações enfeitadas.

A berlinda de madeira onde fica a imagem peregrina da santa é levada e o cortejo é protegida por cordas. Nas ruas principais de Belém, há camarotes de hotéis e pessoas da sociedade como Fafá de Belém, para aguardar a passagem da procissão.

O período é conhecido como Natal dos paraenses, pois a cidade se enfeita e as pessoas se confraternizam. É uma verdadeira viagem para a alma.

No nosso continente há muitas outras festas culturais. Leia: Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem.

Theatro da Paz – Construído no Ciclo da Borracha

O Theatro da Paz, é uma bonita construção em estilo neoclássico de 1878. Está tombado pelo Iphan e é considerado como um dos teatros-monumento. Lembra o Teatro Amazonas, porém sem a imponência da fachada, no entanto é maior. Abaixo do palco há um foço com espaço para orquestra. O destaque são os quatros andares de camarotes, a parte mais nobre era dedicada às elites nos dois primeiros andares.

O último andar dos camarotes, tinha o nome do céu, porém ficou conhecido como inferno, pois era o pior lugar de ventilação, onde ficavam os serviçais. Assim como o Teatro Amazonas, alguns camarotes ao lado do palco, embora com pouca visibilidade eram utilizados às pessoas da elite que queriam se aparecer e como demonstração de poder.

O Theatro da Paz e o Museu de Arte de Belém – Mabe estão incluídos no City Cultural.

 

O Theatro da Paz é um patrimônio histórico do Brasil, assim como outros. Leia também: Cultura e Museus do Rio de Janeiro.

Mercado Ver-o-Peso – Produtos da Amazônia

A estrutura de metal do Mercado Ver-o-Peso foi trazida da Europa no século 19. O nome vem do período colonial, onde pesar os produtos era fundamental. Além da construção, há inúmeras barracas num verdadeiro emaranhado com diversos produtos da Amazônia.

Vende-se de tudo um pouco como: garrafadas, frutas, artesanato, sabonetes, essências, comidas, etc.

Os banhos de ervas são muito procurados no Réveillon para garantir o ano novo com: prosperidade, amor, harmonia, etc. O local é uma verdadeira “muvuca”, mas mostra a essência da cultura da região.

O Mercado Ver-o-Peso é um dos melhores passeios de Belém, incluído no City Tour.

Ilha de Combu – Um dos melhores Passeios de Belém

Um dos melhores passeios de Belém é a Ilha Combu. Os barcos saem da Praça Princesa Isabel, no sul da cidade a cada 20 minutos. Combu é uma das mais famosas ilhas de Belém do arquipélago fluvial, nos igarapés.

Esse é um dos passeios mais populares entre os habitantes. Há diversos bares e restaurantes, ótima opção para passar o dia. Reserve online o Tour para a Ilhas de Combu.

Além de Combu, há também a Ilha de Cotijuba, no mesmo estilo, ao norte e distante 40 minutos de Belém.

Parque Zoobotânico Museu Goeldi – Fauna e Flora

O Parque Goeldi tem exemplares da fauna e flora. Foi fundado em 15 de agosto de 1895 e recebe de 250.000 a 400.000 por ano. Numa área de 5,4 hectares conta com: Jacarandá, Vitória-régia, Pau Brasil e outras plantas. Quanto a fauna é composta de mamíferos, répteis, aves e peixes.

Eu adorei ver: araras, gavião-rei, jacaré, jabutis, macacos e cotias soltas pelo parque. A entrada é paga, no entanto o valor de R$ 3,00, eu considerei um ótimo custo benefício. Um dos melhores passeios de Belém.

Aproveite para conhecer a beleza da região amazônica, com o City Tour Ecológico.

Quanto o assunto é sobre fauna, conheça: Os animais da América do Sul – viagens e experiências.

Mangal das Garças – Um dos Melhores Passeios de Belém

O Mangal da Garças é um parque ecológico numa área de 40.000 m², com uma bonita amostra da flora amazônica. Um ótimo lugar para passear e estar em contato com a natureza exuberante da região norte.

O Mangal das Garças, o Museu Goeldi e o Bosque Rodrigues Alves estão incluídos no City Tour Ecológico.

Passeios ao Redor de Belém

Se tiver mais tempo disponível na viagem dá para conhecer outras atrações nos arredores de Belém, passeios que podem ser feitos em um dia.

A região amazônica é privilegiada pelas paisagens de rios e vegetação exuberante, para uma experiência mais completa faça o Tour Furos e Igarapés.

O passeio à Icoaraci tem visita ao Igarapé Paracuri, ao Bairro do Livramento e uma concentração artesãos de cerâmica.

Outra experiência que deve fazer parte da viagem é na Ilha de Mosqueiro com 16 praias de água doce.

Extensão de Viagem

Ilha de Marajó

Um outro destino para conjugar com os melhores passeios de Belém é a Ilha de Marajó, outro paraíso da Região Norte. O ideal é ficar hospedado duas para conhecer melhor e a sugestão é ficar no Solar Encantos de Marajó.

Alter do Chão

A viagem para Belém pode ser conjugada com Manaus ou Alter do Chão, um destino paraense que está na moda. Para ficar no chalé Sapucaia no meio da natureza, a dica é na Villa Arumã Pousada, uma ótima experiência.

Outra sugestão é se hospedar na Pousada Cunhantã.

Sobre a Economia de Belém do Pará

No início da colonização os portugueses buscavam o ouro, porém acharam outros produtos que foram a alavanca da economia de Belém, entre eles: cacau, cravo, baunilha, anil, canela, salsa, pirarucu, peixe-boi, tartaruga, etc. Através do porto de Belém que essa produção da Amazônia escoava e fez a cidade progredir.

Foi no Ciclo da Borracha que a economia teve seu auge, com a construção de diversos palacetes, teatro, praças, parques, etc. Hoje os casarões estão por todo o lado, porém falta recursos para restauração.

Como Chegar à Belém

Há voos de várias cidades brasileiras para Belém. Um dica, conjugue a viagem com Manaus, porque pode ficar mais econômica a passagem aérea, além de ser uma experiência mais completa pela Amazônia.


Seguros Promo

Reserve com antecedência os traslados de chegada e saída, bem como os passeios.


Booking.com

Como Circular em Belém

Uma das melhores maneiras para circular e conhecer todos os passeios de Belém é com aluguel de carro, confira as opções.

Onde Ficar em Belém

A hotelaria de Belém está focada em categorias turística e primeira.

A Rede Andrade Docas está a 2 quilômetros da Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e a 800 metros da Sé Catedral. Próximo de atrações como Mercado Ver-o-Peso fica a 400 metros e Feliz Lusitânia está a 700 metros.

Uma das melhores opções é o Radisson Hotel Belém, com destaque para a piscina e a localização.

Para uma opção mais econômica, a dica é ficar no ibis Styles Belém Nazaré.

Entre neste neste link para reservar outros hotéis em Belém.

Onde Comer em Belém

A culinária do Pará tem pratos únicos, que utilizam produtos da Amazônia como o famoso Pato no Tucupi, Caruru paraense, Tacacá, etc. Há ótimos restaurantes pela cidade tanto de comida regional como internacional, veja abaixo algumas sugestões.

No Complexo Estação das Docas:

  • Destaque para os restaurantes: Tio Armênio, Lá em Casa, Restô das Docas, etc.

Na Casa Onze Janelas:

  • Restaurante Casa do Saulo.

No Mangal das Garças:

  • Restaurante Manjar das Garças.

Sobremesa – os sorvetes combinam com o clima:

  • A Cairu Sorveteria está presente na Estação das Docas e outros pontos da cidade. Destaque para os sabores: Cupuaçu, Bacuri, Taperebá, Amazônia, etc.

Se você gosta de culinária, leia também o post: Gastronomia em viagem – sempre uma experiência inesquecível.

Melhor Época para Visitar Belém

A melhor época para visitar Belém é no inverno paraense de dezembro a fevereiro, embora com mais chuvas, as temperaturas mais amenas em relação ao verão de junho a agosto.

Com relação às chuvas, é uma constante na cidade, praticamente acontece toda a tarde, mas são passageiras.

Comprinhas em Belém

Para as compras em Belém há muitas possibilidades, com produtos típicos da Amazônia, entre eles estão:

Alimentos: Castanhas, farinha de mandioca e tapioca, peixes secos, etc.

Derivados da flora da Amazônia: essências, sabonetes, perfumes, etc. Belém se intitula: Cidade morena do cheiro cheiroso.

Artesanato: peças de cerâmica da Ilha de Marajó, objetos da Amazônia, lembranças variadas.

Lembrancinhas: assim como Salvador, as fitinhas coloridas vendidas na porta da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e fazem sucesso.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel