Deusa Rodrigues - Travel Agent

Hotéis históricos em Aparecida e dicas do Santuário Nacional

12.set.17 - atualizado em 15.mar.24



Um destino que tem recebido milhares de visitantes ao longo do século, conta com hotéis históricos em Aparecida bem como modernos.

A Pousada Bom Jesus é um dos hotéis históricos, que eu me hospedei e recomendo. O Hotel Rainha do Brasil é moderno, no entanto tem recebido personalidades.

Confira as minhas dicas do hotel e do complexo, que conta não só a Basílica, como também diversas atrações. Você vai gostar de um lugar para renovar as energias positivas.

Essa é uma verdadeira viagem para a alma.

Confira também as 30 cidades de São Paulo para viajar.

Hotéis históricos em Aparecida

Foto: Rafael Cavalcantae

Hotéis Histórico em Aparecida – Pousada Bom Jesus

A Pousada Bom Jesus no centro de Aparecida, pertence à Diocese, é um bonito prédio histórico rodeado de jardins em um grande terreno de 10 hectares.

A iluminação da fachada à noite, torna o cenário mágico em meio às arvores.

Foi construído no século XIX para ser um seminário, que aliás ainda tem um andar destinado aos seminaristas.

O bonito edifício de importância histórica, teve o projeto elaborado por um engenheiro paulista, graduado na França e que trouxe a inspiração do palácio de Versalhes.

Há detalhes interessantes na construção, foi montada uma olaria própria para elaborar tijolos enormes e requeimados e com a mar NSA (Nossa Senhora Aparecida), que dão o charme ao prédio.

O edifício passou por grande reforma, para a visita do Papa Bento XVI, com novas estruturas, preservando os detalhes arquitetônicos originais.

Uma hospedagem categoria de turística com bastante conforto.

Foto: Divulgação Booking – Pousada Bom Jesus.

Para quem deseja conhecer sem hospedagem é possível reservar a Excursão para Aparecida, que visita o Santuário Nacional, o Morro do Presépio, o teleférico do Morro do Cruzeiro, a Passarela da Fé e muito mais.

Diferenciais

Há alguns diferenciais nos hotéis históricos em Aparecida que valem a hospedagem, como visitar o apartamento que os Papas se hospedaram.

A área dentro da Pousada Bom Jesus, que recebeu os três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, quando estiveram em visita ao Santuário Nacional de Aparecida é chamada de Ala Pontifícia e aberta à visitação dos hóspedes.

Foto: Divulgação Booking – Pousada Bom Jesus.

Sobre a decoração

Assim como outros hotéis históricos em Aparecida, tem corredores longos  com piso de ladrilhos, que lembram palácios da Europa.

Nos  apartamentos com grandes janelas envidraçadas com vista para o jardim.

A Pousada Bom Jesus, tem alguns detalhes semelhantes aos Hotéis Castelos do Brasil.

Área do Jardim

A Pousada Bom Jesus está dentro de um grande jardim, com paisagem acolhedora.

Divulgação Booking – Pousada Bom Jesus.

Há um redário no meio da natureza, ideal para os momentos de relax e leitura.

Divulgação Booking – Pousada Bom Jesus.

A horta orgânica da pousada, propicia alimentos frescos e nutritivos para as refeições do restaurante.

Lazer

A pousada conta com brinquedoteca e academia. O campo de futebol é outro detalhe que faz a diferença na propriedade.

Capelas

Na pousada há algumas capelas, espaços de oração e reflexão: Capela João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Capela Externa de Nossa Senhora Aparecida e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

No Seminário Bom Jesus, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, trazida de Portugal.

Dos hotéis históricos em Aparecida a Pousada Bom Jesus é um verdadeiro refúgio na natureza.

Aparecida – Santuário Nacional

A história da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião três pescadores  foram surpreendidos com o aparecimento da imagem.

Logo após com a abundância impressionante de peixes. Esse foi o primeiro milagre de muitos outros que vieram depois. No local foi construída uma capelinha, depois uma igreja e por último a Basílica Nacional.

Para conhecer melhor, a sugestão é fazer um tour guiado e privado à Basílica, e acompanhar os vários detalhes arquitetônicos e históricos. Reserve o Tour Privado no Santuário Nacional.

Há outros atrativos como a Igreja Velha, o Porto Itaguassú, a Passarela da Fé, Memorial da Devoção entre outros.

Hotéis históricos em Aparecida

Fotografo Thiago Leon

Visitar o Santuário Nacional de Aparecida tem a mesma emoção de visitar o Santuário de Fátima em Portugal.

Características do Santuário Nacional

A arquitetura é grandiosa e imponente. A visita à imagem de Nossa Senhora Aparecida é feita pela lateral, em geral há uma fila. Está em um altar protegido por vidro blindado.

Os murais contam um pouco da história de nossos animais e nossa flora. O altar principal está no centro da Basílica, com bancos em volta, para comportar o maior número de fiéis.

Mesmo com tanta capacidade, está sempre lotada. Já recebeu visitas ilustres e também de três papas. Na comemoração dos 300 anos, o Papa Francisco mandou de presente para a Basílica, uma bela escultura de uma rosa de ouro. A viagem à Aparecida e Santuário Nacional é sempre emocionante.

Hotéis históricos em Aparecida

Lugares consagrados à Nossa Senhora, sempre tem muita energia positiva, como na Casa de Virgem Maria na Turquia.

Leia também: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo.

A bela vista do Vale do Paraíba a partir do pátio do Santuário Nacional.

Hotéis históricos em Aparecida

Peregrinos de Todo o Brasil

A cidade de Aparecida está no Vale do Paraíba, uma região com alguns polos atrativos. A maior atração no entanto é visitar o Santuário Nacional  que é o maior centro de evangelização católica do Brasil.

Impressiona pelos números: recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, numa área de 143 mil metros quadrados de área construída. Os visitantes chegam de várias partes do Brasil e do mundo. Há histórias impressionantes de fé dos devotos.

Cúpula, Museu e Mirante

Para conhecer melhor o Santuário Nacional, há um tour para visitar: o museu, a cúpula e o mirante da torre. A foto abaixo foi feita da cúpula do Santuário, que dá a visão incrível da arquitetura e detalhes da decoração. No mirante é possível ter uma vista panorâmica da região com ângulos diferentes.

Quanto ao museu, há várias peças da história de Aparecida, a mais emblemática é a pedra que fez parte do piso de entrada da basílica antiga, onde um cavaleiro tentou invadir o templo com seu cavalo, mas este empacou e ficaram as marcas das patas cravadas no piso.

O Santuário Nacional tem linhas modernas e arrojadas, que contrastam com as igrejas da época colonial.

Hotéis históricos em Aparecida

Leia também sobre outra cidade com destaque para igrejas: Ouro Preto – uma viagem no tempo da arquitetura barroca.

Sub Solo do Santuário Nacional

A estrutura do Santuário é muito boa para receber os devotos, aliás há placas com a frase: “receber bem também é evangelizar”. No sub solo há a sala dos devotos com objetos doados que representam as graças alcançadas. Há também livraria e uma praça de alimentação ao lado da lanchonete Casa do Pão.

O interior de São Paulo tem vários destinos incríveis. Conheça: Flores de Holambra e a Expo Flora.

Centro de Apoio ao Romeiro

O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma grande praça de alimentação no pátio do Santuário, próximo do estacionamento. Há muitas opções para refeições rápidas e diversas lojas de presentes.

O estacionamento é enorme com lugares exclusivos para carros e ônibus, com diversas entradas, inclusive somente somente para pedestres. Próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro, no final do pátio, estão o Centro de Eventos e o prédio do Memorial da Devoção.

Hotéis históricos em Aparecida

Passarela Liga o Santuário Nacional à Basílica Antiga

A passarela para pedestre que liga o Santuário Nacional à Basílica antiga é  uma obra grandiosa. Milhares de pessoas por dia cruzam esse caminho para visitar os dois templos.

A passarela passa por cima da Rodovia Dutra e tem uma bonita vista de região. Muitos romeiros cruzam este lugar de joelhos para agradecer graças alcançadas.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Memorial da Devoção

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo localizado no pátio do Santuário Nacional, próximo ao centro de eventos do mesmo.

O Memorial conta com: Espaço de Exposições, Cine Padroeira,  Museu de Cera,  Cantinho dos Devotos Mirins e loja. São atrações que utilizam a arte e os efeitos multimídia e proporcionam não só conhecimento, mas uma experiência de fé.

Saiba mais em: Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro.

Roteiro de Visita ao Memorial da Devoção

O primeiro ponto da visita é o espaço de exposições, depois a visita segue para o cine padroeira, museu de cera (em que é possível também ter como lembrança fotos tiradas dos visitantes) e é finalizada com uma oração em uma réplica de capela de pau a pique.

A Europa tem destinos de viagem fascinantes , conheça: Viena e os pontos turísticos.

Cine Padroeira – Curta com Tecnologia

O Cine Padroeira tem como diferencial ser o primeiro cinema 3D sem óculos, a mesma tecnologia utilizada nas Olimpíadas Rio 2016, dentro do Memorial da Devoção. O filme tem apenas 15 minutos e conta a trajetória de Nossa Senhora Aparecida.

O curta metragem começa com o encontro da imagem, nas águas do Rio Paraíba do Sul por três pescadores, mostra o início dos milagres, os grandes momentos e é concluído com a construção da Basílica Nacional e a mesma nos dias atuais.

Fotos com Cenário do Rio Paraíba

Depois de assistir ao curta metragem, no Cine Padroeira, segue-se para um cenário do Rio Paraíba, com o barco, peixes e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para se tirar fotos, que são vendidas posteriormente. É uma boa recordação da viagem e do Memorial da Devoção.

Museu de Cera – Memorial da Devoção

O Museu de Cera do Memorial da Devoção tem como diferencial o tour guiado exclusivo para família, casal ou grupo. O guia dá detalhes da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida, da cidade e de cada um dos 20 cenários.

Estão expostas 67 estátuas de cera em tamanho natural. O acervo reúne figuras como Dom Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, Papa Francisco, Marcos Ponte, nosso astronauta, Ronaldo Fenômeno, o cantor Daniel, dentre outros. No final do tour, entra-se em uma singela capelinha de pau a pique, em que é feita uma oração conduzida pelo guia. Eu fiz a visita e a considerei emocionante e surpreendente.

Morro do Cruzeiro

Para se visitar o Morro do Cruzeiro, uma das atrações de Aparecida, são utilizados os Bondinhos Aéreos. Em 2019 os Bondinhos completaram cinco anos de funcionamento. Os bondinhos partem de dentro do Santuário Nacional, em área próxima à Basílica, cruzam Aparecida pelos ares e, têm como ponto de chegada, o topo do morro do Morro do Cruzeiro.

O estado de Santa Catarina também conta com bondinhos em lindas paisagens, saiba mais no post: Blumenau e Balneário de Camboriú. 

Vista panorâmica

No Morro do Cruzeiro se situam dois mirantes para se observar a cidade e região, uma linda vista panorâmica. Mais de 3 milhões de peregrinos já fizeram esse trajeto entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro. O Morro do Cruzeiro apresenta a partir de fevereiro a exposição “Cruz, objeto de martírio romano”, que traz aos visitantes diversas representações de Jesus Cristo Crucificado, símbolo máximo da Igreja Católica.

Para quem gosta de teleféricos com belas paisagem, tem que conhecer: Rio de Janeiro melhores passeios.

A vista, tanto dentro dos bondinhos, como no alto do Morro do Cruzeiro em Aparecida, é espetacular. De lá é possível observar a grandiosidade da basílica e a paisagem do Vale do Paraíba, que inclui as curvas do rio e a vegetação.

No Morro do Cruzeiro há dois mirantes: um ao ar livre, logo que se desembarca dos bondinhos, e um mais alto, em local fechado e com vista em 360 graus, acessível por elevador ou escada.

Há ainda uma lanchonete simples, na área ao ar livre do topo do morro, que é uma ótima opção para se relaxar e curtir o Vale do Paraíba. Este é um dos melhores passeios da cidade de Aparecida.

Fotografo Thiago Leon

Trem estilo Retrô – Aparecida

Foi inaugurado o Trem do Devoto para percorrer o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. O trem realiza o trajeto que os devotos fazem a pé. Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. Tem um conceito Retrô, modelo de uma locomotiva antiga, um charme.

O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçu.

A implantação do Trem foi iniciativa da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. No momento da minha última visita no início de dezembro de 2019 estava em manutenção.

C

Outras Opções de Hospedagem Aparecida

A cidade de Aparecida tem muitas opções de hotéis, no entanto somente o Hotel Rainha do Brasil, é de luxo estilo Resort.

Hotel Rainha do Brasil

O Hotel Rainha do Brasil, que pertence à igreja católica. Ele está próximo do Santuário e conta com transporte frequente. É uma comodidade deixar o carro no estacionamento e utilizar os ônibus ou vans. O hotel tem sistema de café da manhã e almoço estilo buffet.

Possui dois restaurantes o Gaudium e D´Âgape, além do Bar Ônix uma opção para o happy hour, com música ao vivo.

Quanto ao lazer oferece: duas piscinas cobertas no último andar com vista da cidade, hidromassagem, sauna, academia, brinquedoteca, sala de jogos, sala de TV, etc.

A área externa de lazer do hotel é grande e bem arborizada, conta com espelho d´agua, pequena boutique, playground, etc.

Dentro da propriedade há a Capela Santa Cruz e a Capela Nossa Senhora da Esperança, nos jardins da cidade dos romeiros.

Conta com vários diferenciais, sendo que um deles é tour guiado à Basílica, que é fundamental para conhecer os detalhes arquitetônicos e históricos.

Somente quem se hospeda no hotel pode participar de três visitas monitoradas, com guias que conhecem profundamente e comentam sobre pontos mais interessantes.

A visita organizada à Basílica Velha, acontece de segunda à quinta-feira, onde há informações interessantes sobre a construção, que é uma verdadeira obra de arte da arquitetura.

Outro diferencial é conhecer o Caminho do Rosário, em visitas organizadas que são realizadas de segunda à sexta-feira, num percurso com 20 cenários e 128 esculturas a céu aberto, próximos ao hotel e ao Rio Paraíba.

Para reserva no Hotel Rainha do Brasil entre neste link.

Foto: Divulgação – Hotel Rainha do Brasil.

Você vai gostar de conhecer também o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Saiba mais em: Melhores passeios de Belém do Pará.

Hotéis em Aparecida

Os outros diversos hotéis e pousadas estão nas categorias primeira e turística.

Veja as ofertas de hotéis em Aparecida:

Booking.com

Como Chegar – Hotéis Históricos em Aparecida

Para quem preferir um passeio organizado, com saídas de São Paulo com toda a comodidade pode-se fazer reserva online da Excursão para Aparecida.

Para chegar a cidade de São Paulo a oferta de voos é grande, confira as ofertas de passagens aéreas.


Seguros Promo

A partir da cidade de São Paulo deve seguir pela Rodovia Ayrton Sena, posteriormente Carvalho Pinto e, depois, na altura de Taubaté, seguir pela Rodovia Presidente Dutra, até a saída 71. Confira as ofertas e empresas de locação de carro.

Chegar ao Hotel Rainha do Brasil é muito fácil, pois ele fica à esquerda logo depois da entrada da cidade, próximo  do Santuário. O prédio pode ser avistado de longe, está localizado num dos bairros residenciais nobres da cidade na Avenida Isaac Ferreira Encarnação, 501, Jardim.

Leia sobre: Viagens pelo Brasil.

Regiões: Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira

Para visitar Aparecida num fim de semana é possível conjugar a viagem, com cidades tanto do Vale do Paraíba como da Serra da Mantiqueira.

A cidade de Taubaté também conta com boa infraestrutura hoteleira a minha dica é Ibis Styles.

Uma outra possibilidade é a subida a Campos do Jordão, uma das atrações turísticas do estado de São Paulo. Você vai gostar de ler sobre a cidade serrana próxima de Aparecida: Campos do Jordão.

Na estrada para Campos do Jordão há a encantadora Santo Antônio do Pinhal e encontrar um hotel refúgio.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Dicas – Hotéis Históricos em Aparecida

A estadia nos Hotéis históricos em Aparecida será um momento de relaxamento, uma verdadeira viagem para a alam.

Fazer reservas com antecedência para o Hotel Rainha do Brasil, embora a propriedade seja grande, em épocas do dia da padroeira, 12 de outubro e demais feriados católicos, a procurar é grande.

Comprar livros sobre a história do Santuário.

Fazer uma mentalização com pensamentos edificantes.

Inspirações – Hotéis Históricos em Aparecida

Para ter mais inspiração durante a viagem, a leitura é uma dica. Os recintos dos Hotéis históricos em Aparecida, convidam para a reflexão e o conhecimento.

Para conhecer melhor a história, eu indico o livro: Aparecida a Biografia, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon, para compras online. A outra dica é a Imagem da Nossa Senhora Aparecida par ter em casa.

Nota da Autora

Agradecimentos:  Hotel Rainha do Brasil e Santuário Nacional por conceder as fotos de: Fotografo Thiago Leon e Integra Press Assessoria.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel