Deusa Rodrigues - Travel Agent

Lua de Mel na Toscana: paisagens entre campos e cidades seculares

31.dez.20 - atualizado em 03.abr.21



A Lua de Mel na Toscana terá paisagens fascinantes, patrimônios artísticos mundiais e belas cidades.

Para que a viagem seja inesquecível, o ideal é percorrer de carro as seculares cidades, caminhar por lugares românticos e curtir jantares deliciosos.

Confira as dicas que preparei pela Toscana.

Você vai gostar de ler também sobre: Itália cidades mais visitadas.

Lua de Mel na Toscana

Sobre a Toscana

Localizada na Europa Mediterrânea, a Itália é um dos destinos mais procurados para a Lua de Mel.

A Toscana encanta por suas tradições, arte, gastronomia, construções medievais e vilas pitorescas. As suas ruas estreitas, as igrejas, as altas colinas, o mar Tirreno, os campos de oliveiras e a a exuberância das vinhas são cenários perfeitos.

Uma região de paisagens únicas entre campos, cidades antigas, em contraste com o mar e as regiões montanhosas. Dentre as inúmeras atrações, os magníficos campos de girassóis no verão colorem ainda mais esses ambientes românticos!

Conheça também outra cidade encantadora da Europa no post: Pontos turísticos de Viena.

Roteiro de Lua de Mel na Toscana

A sugestão é voar para Roma e seguir de avião ou trem para Florença. Depois de conhecer bem a cidade, alugar um carro e seguir pelas lindas cidades da região: Lucca, San Gimignano, Bolgheri, Siena, Montepulciano, Montalcino, Gaiole in Chianti.

Florença – Início da Lua de Mel

A Lua de Mel pode começar por Florença, capital da região da Toscana e berço do Renascimento. Não tem como não se encantar com a beleza da cidade dividida pelo Rio Arno e suas pontes. Cada esquina, em cada canto, há belos exemplos de arquitetura e de monumentos da época do Renascimento.

Repleta de construções históricas, elegantes lojas, belas catedrais e principalmente museus. A Galleria Dell Academia, abriga a famosa obra “David” de Michelangelo, ver de perto essa escultura é um privilégio.

O centro histórico conta com o Duomo, a impressionante cúpula de Brunelleschi, uma obra-prima da construção e o Batistério. A catedral é dedicada a Santa Maria del Fiore, ou Santa Maria da Flor, uma alusão ao nome da cidade. Considerada de fundamental importância para a história e para a arquitetura; um registro da riqueza e do poder da capital da Toscana, dos séculos XIII e XIV.

Lua de Mel na Toscana

O Palazzo Vecchio e a Piazza della Signoria, não se pode deixar de conhecer.

A Ponte Vecchio que foi construída sobre o Rio Arno em 1.345  sendo a primeira ponte da cidade. Um lugar para fotografar e guardar de lembranças da Lua de Mel na Toscana.

Outra atração imperdível é a Santa Croce, uma igreja franciscana, onde estão localizadas as tumbas de Dante e Michelangelo.

A Galleria degli Uffizi detém a mais importante coleção mundial de arte renascentista, onde é possível ver obras de Michelangelo, Botticelli, Giotto, Leonardo da Vinci, Rafael, Perugino entre outros.

Para caminhar e namorar na Lua de Mel na Toscana, a dica visitar o imenso Jardim de Boboli, um lugar histórico de 1766, que foi inspiração para diversos outros parques na Europa.

O Palácio Pitti tem uma arquitetura impressionante do período renascentista, localizado à beira do rio Arno e próximo da Ponte Vecchio.

Conheça também outros pontos da Europa no post: Viagem para Portugal.

Lua de Mel na Toscana

Lucca à beira do rio Serchio

O roteiro de Lua de Mel na Toscana pode incluir um passeio de meio dia para Lucca, a bela cidade que ainda mantém viva as evidências de uma história antiga e prestigiada. Está situada à beira do rio Serchio e tem um charme especial, com suas ruas de paralelepípedos. Um dos principais atrativos é a Casa di Puccini, onde nasceu um dos grandes compositores de ópera.

San Gimignano e Bolgheri

A partir de Florença seguir para San Gimignano, que fica aproximadamente distante 01h00. Os destaques são suas 14 torres medievais e seu precioso vinho branco: o Vernaccia.

No início da tarde, siga para Vila Italiana de Bolgheri. De San Gimignano a Bolgheri, está à aproximadamente 01h30, a sugestão é fazer uma degustação de vinho na prestigiada Tenuta Dell´Ornellaia. Esta conceituada vinícola, fundada em 1981, conta com a belíssima paisagem toscana entre a costa e as montanhas. Oferece além de reconhecidos vinhos como Ornellaia, Masseto, excelentes opções de Grappa e o excepcional azeite de oliva local.

No final do dia seguir de Bolgheri para Siena que está à 01h40 de distância.

Siena – Lua de Mel na Toscana

Fique em Siena três a quadro dias para fazer de base para visitar outras cidades da região.  Para conhecer Siena o ideal é começar por um passeio a pé pela cidade medieval, que é conhecida mundialmente por sua corrida de cavalos realizada duas vezes por ano: Il Palio.

Um destaque é a Piazza del Campo, a única praça em forma de concha, localizada no centro da cidade onde é realizado o Il Palio.

Depois conhecer o Palazzo Pubblico, o Duomo magnífica catedral românica, o Batistério, o Museu da Ópera, a Pinacoteca onde é possível ver o apogeu da Siena medieval.

Outro ponto incrível é o Salimbeni Palazzo construído em 1472.

A cidade é ideal para namorar na Lua de Mel na Toscana.

Que tal conjugar a viagem? Leia também sobre: Paris a cidade do bel-prazer.

Lua de Mel na Toscana

Montepulciano e Montalcino

No dia seguinte, depois de revigorante café da manhã em Siena, a sugestão é visitar a vinícola Il Greppo em Montepulciano. O local é famoso pelos vinhos: Biondi Santi, Nobile Montepulciano D.O.C.G. e Brunello de Montalcino.

A região também se destaca pelo queijo Pecorino. Há várias delícias as serem descobertas na Lua de Mel na Toscana.

Gaiole in Chianti

A partir de Siena sair cedo para conhecer Gaiole in Chianti, uma comuna italiana histórica. Lá está a vinícola do Barão Ricasoli, famoso pelo Chianti Clássico, que é um blend de uvas Sangiovese, Canaiolo e um pouco de Malvasia. O Castello de Brolio tem lindos jardins e degustação e almoço.

Melhor época para viajar para a Toscana

Os meses de abril a outubro, ou seja, no outono e primavera no hemisfério norte são os melhores para se conhecer a Toscana.

No verão tem as maiores temperaturas, porém se quiser apreciar os girassóis em flores eles começam a florescer em meados de julho.

Leia também os posts:

Primavera na Europa e outros continentes.
Viagens no outono.

Onde ficar na Lua de Mel na Toscana

As cidades de Florença e Siena contam com várias opções de hotéis, nas categorias turística, primeira e luxo.

Lua de Mel na Toscana



Booking.com

Hotéis na Toscana

Florença

Se puder ficar em alto estilo em Florença, a dica é o Villa San Michele by Belmond, certamente um dos hotéis mais românticos do mundo. Este antigo mosteiro, situado no topo de uma colina em meio a uma exuberante natureza e jardins com terraços, possui vistas inigualáveis de Florença.

Outro boa opção de hotelaria é o Helvetia & Bristol Firenze – Starhotels Collezione.

A indicação para um hotel romântico, uma antiga residência histórica com jardim e piscina é o  Villa Cora.

Siena

Para ficar em uma hospedagem inesquecível, a recomendação é o Grand Hotel Continental Siena Starhotels Collezione.

Outra indicação é a Villa il Castagno Wine & Resort.

Siena Romântica, tem estilo apartamento com ótimo custo benefício.



Booking.com

Como chegar à Toscana

Uma das maneiras de chegar à região da Toscana é viajar para Roma, e a partir de lá seguir em voo ou trem para Florença.

A sugestão é alugar um carro para circular pelas lindas cidades e paisagens da Toscana.

A região da Toscana conta pequenas estradas panorâmicas entre as lindas cidades e vilarejos. Serão paisagens inesquecíveis como lembrança da Lua de Mel.

Gastronomia na Toscana

Em Florença almoçar na Cantinetta Antinori, famosa por sua produção de vinho. A sugestão é degustar o vinho Vinsanto, que na tradição toscana, bebe se ao final da refeição com os biscoitos típicos “Tozzetti”.

Outra sugestão em Florença é reservar um jantar romântico na renomada Enoteca Pinchiorri, uma das adegas mais completas do mundo.

Em Montalcino um dos passeios é almoçar no Castelo Banfi com vinho, onde há produção do Brunello, vinho produzido exclusivamente coma uva Sangiovese, conforme normas restritas que definem as características do produto e garantem a denominação D.O.C.G.

Uma das especialidades de Siena e de Monteriggioni é o Panforte: um tipo de bolo feito com mel, amêndoas, frutas cristalizadas e uma mistura secreta de especiarias.

Provar gelato (sorvete) em Florença e San Gimignano, para poder definir qual o melhor do mundo.

Degustação de vinhos em vinícolas, são paradas obrigatórias nesta viagem.

Conheça o vinho Chianti, encorpado, seco, com sabor e aroma de cereja.

Não deixe de provar, o prato Bisteca Allá Fiorentina e o sanduíche Lampredotto.

Para quem gosta de comer bem, deve conferir o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Itália as cidades mais visitadas: Roma, Florença, Nápoles e Milão

Dicas para a Lua de Mel na Toscana

Toda viagem necessita de planejamento e providências, leia também: Dicas para Viajar.

Registre seus momentos a dois nos vinhedos e campos de girassol, rendem belas fotografias.

Livros que inspiram viagens

Antes de viajar leia o livro Quatro Mulheres sob o sol da Toscana, um relato surpreendente.

Outra opção é ler Emoções na Cozinha: Histórias, Segredos e Receitas das Nonnas Italianas.

Extensão de Viagem para Roma

A Lua de Mel na Toscana pode ser conjugada com alguns dias na “cidade eterna”, Roma que é sempre surpreendente.

O Coliseu é um dos atrativos impressionantes, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, foi construído no período da Roma Antiga.

Deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que hoje não existe mais. O Coliseu é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Um dos momentos emocionantes em Roma, é participar da Missa, realizada às quarta-feira na Praça São Pedro com a benção do Papa Francisco.

Na Fontana di Trevi, é a maior fonte barroca da Itália e provavelmente a mais famosa. A dica é visitar tarde da noite pois é um dos lugares mais concorridos de Roma. Com poucos turistas para disputar as fotos, a Fontana de Trevi vai parecer ainda mais bela, sinta-se no filme de Fellini – La Dolce Vita.

Quem tem boca vai a Roma, e quem vai a Roma tem que se perder pelas suas vielas, apreciar uma boa massa em um dos seus muitos restaurantes.

Comemorações e ritos de passagem

A vida é cheia de comemorações! Desde as sociedades primitivas, os principais momentos da vida. A viagem é a melhor maneira de comemorar e guardar boas recordações. As lembranças de comemorações ficam para sempre. É importante comemorar e agradecer ao universo, as oportunidades e os bons momentos da vida.

As cerimônias especiais que marcam os ritos de passagem, desde o nascimento até a morte, sempre foram momentos importantes para todas as sociedades. Desde a antiguidade o homem elaborou rituais para marcar os principais acontecimentos. Várias ocasiões passaram a ser comemoradas como casamento e Lua de Mel.

Nos tempos atuais as cerimônias permaneceram e se sofisticaram, o casamento é uma delas. O matrimônio em todas as culturas é tido como um dos principais eventos na vida das pessoas.

Viajar e comemorar dois prazeres que podem estar juntos. Leia também: Viajar para Comemorar.

Outros destinos de Lua de Mel 

Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel. No Brasil como em diversos outros lugares, cada um tem seu diferencial. Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:

Lua de Mel no Brasil.

América do Sul: ChileVale Sagrado dos Incas no PeruPunta del Este.

América Central: Caribe,  Jamaica.

África: Zanzibar,  SeychellesÁfrica do Sul,  Tanzânia e Kenya

Ásia: Maldivas, Bali,  Tailândia, Bali, Vietnam e Dubai,

Europa: Paris,  Alemanha Romântica,  Veneza.

Oceania: Bora BoraNova Zelândia, Ilhas Fiji.

Destinos de casamento

A Toscana é também um destino de casamento, que são realizados em castelos, vilas e outras propriedades charmosas da região.

Conheça também outros destinos de casamento:

Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Casamento no Castelo de Windsor.
Cerimônias de casamento no Tahiti.

Roupas para  a Lua de Mel

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra roupa indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para caminhadas a sugestão é usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Para as meninas a dica é desfilar pelas piscinas com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel