Deusa Rodrigues - Travel Agent

Flores de Holambra e a Expoflora – conheça a cidade e a maior exposição

29.abr.17 - atualizado em 11.abr.21



As flores de Holambra e a Expoflora: conheça a cidade e a maior exposição. Localizada no interior de São Paulo, na região de Campinas é um pedacinho da Holanda no Brasil, como o nome diz uma mistura dos dois países Holambra.  

A pequena cidade ensolarada é surpreendente. As paisagens dos campos de flores são incríveis, além da arquitetura e pequenos detalhes que remetem à colonização holandesa.

Confira as dicas das várias atrações, onde comer e onde ficar.

Se você gosta de flores vai gostar de ler também sobre: Primavera na Europa e outros continentes.

Flores de Holambra e os holandeses

A história de Holambra começou em 1948, pós-segunda guerra, com a imigração de 500 holandeses católicos, incentivados pelo governo para se estabelecer na região e criar gado; mas a atividade fracassou devido as doenças tropicais que atingiram os animais.

Somente em 1951 com a chegada de holandeses produtores de flores, que a história mudou, com muito trabalho e dedicação Holambra prosperou e hoje corresponde a 45% da produção nacional de flores e plantas no Brasil.

Holambra está à apenas 140 quilômetros da cidade de São Paulo, na região de Campinas.

O interior de São Paulo conta com várias opções de viagem, confira:

São Roque e a estrada do vinho.
Viagem à Botucatu e Barra Bonita.

Final de semana em Holambra

Um ótimo programa para um final de semana em Holambra, onde é possível circular pelos vários galpões de revenda de flores, os “gardens”, pelo lago e almoçar na Rua Turística.

Para fechar com chave de ouro, fazer um passeio aos campos de flores e postar muitas fotos fantásticas.

A energia positiva da natureza em Holambra é contagiante, da conhecida cidades das flores. Uma viagem para a alma com a harmonia da natureza.

Conheça também o litoral de São Paulo, no post: Guarujá – melhores praias Enseada e Pernambuco.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Para quem ama a natureza, conheça também: O que fazer em Manaus na Amazônia.

Portal de Holambra

Na entrada da cidade está o Portal de Holambra, um dos pontos turísticos mais visitados. Ele tem estilo das construções típicas da Holanda.

Em frente ao Portal de Holambra está o Memorial do Imigrante, uma estátua que retrata um dos casais fundadores da cidade. Esse é um ótimo ponto para fazer a foto de lembrança da viagem.

Conheça também outras cidades no post: Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo.

Moinho Povos Unidos

O Moinho Povos Unidos também é um dos pontos turísticos de Holambra e a foto está como destaque deste post. Ele tem 38,5 metros de altura e seu funcionamento é a base da força dos ventos.

A construção segue os modelos da Holanda e tem um grande simbolismo para a região. Algumas vezes são realizadas mostras e apresentações nesse espaço.

Gardens de Holambra – Galpões de flores

Em qualquer época do ano, é possível visitar os espaços de vendas de flores no centro e nas estradas de Holambra. 

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Grandes galpões, decorados e bem estruturados, conhecidos como “gardens”. Esses centros de flores oferecem diversos tipos de orquídeas, rosas, bromélias, lírios, etc. Há ainda folhagens diversas e tudo com excelentes preços.

É um deleite para quem gosta de natureza observar o colorido das coleções. A cada temporada podem surgir novos tipos de flores, devido a constante pesquisa dos produtores, que estão sempre em contato com a Holanda para trazer novidades para o Brasil.

Importante para saber, todos os lugares tem acessibilidade, contam com cadeiras de rodas, além de lanchonete.

Flores de Holambra

Você vai gostar de ler também sobre outra atração do interior de São Paulo: Aparecida e o Santuário Nacional.

Visita aos campos de flores – Holambra

Uma opção bem bacana é conhecer os campos de flores e circular pelas plantações, na cidade há mais de 300 produtores.

Há tours organizados para visitar as plantações e conhecer de perto o cultivo, como o Parque das Rosas. Há rosas em campo e em estufa, bem como outras flores. O ingresso para a visita pode ser comprado em uma agência de turismo na cidade e segue-se com carro próprio até os campos de flores.

Durante o passeio aos campos de flores há demonstrações do cultivo,  processo de produção com as técnicas de corte e informações gerais.

Há uma grande diversidade de espécies de flores entre elas estão: Crisântemos, Lisianthus, Crista de Galo, Gérberas, Girassóis e Rosas.

Para ver Girassóis a melhor época é de maio a julho, assim como também o trigo.

Ótima oportunidade para fazer um ensaio fotográfico, com profissionais da cidade, em meio aos campos floridos de Holambra.

Holambra - flores

Museu de Holambra

O Museu de Holambra é um dos atrativos para conhecer a história da fundação. Há exposição de fotos, filmes e objetos, bem como maquinários e tratores antigos na área externa.

O museu conta também com réplicas das casas dos primeiros imigrantes, internamente mobiliadas, para mostrar como era a vida no passado. Funciona somente aos finais de semana e feriados das 10h00 às 17h00.

Durante o evento Expoflora, nos finais de semana, na lanchonete do museu são vendidos deliciosos doces e salgados da culinária holandesa, como: ‘oliebollen’ (bolinhos de neve); ‘vlaaien’ (tortas holandesas); ‘kroketten’ (croquetes).

Turismo Rural

Holambra conta também com turismo rural, um dos empreendimentos é o Oswaldo Sia Camping & Pesca, uma área de 16.000 mil metros quadrados em meio ao campo. Há opções de pesca, trilhas, piscina e churrasco.

O Rancho da Cachaça é outro programa para ter contato com a natureza, animais e compra de cachaça e licores artesanais. O local também conta com pousada e restaurantes que serve comida feita no fogão à lenha.

Expoflora – A maior exposição do gênero

Acontece em setembro a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas da América Latina. Um evento que dá as boas-vindas para a primavera. Um impulso e tanto para a economia de Holambra. No período são gerados inúmeros empregos diretos e indiretos. É uma das grandes atrações turísticas do interior de São Paulo.

A Expoflora tem como atrações a Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, o Passeio Turístico (que inclui city tour por Holambra e visita a uma fazenda produtora.),

Há também danças típicas e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini sítio e visita ao Museu de Holambra.

O parque da Expoflora tem área de 250 mil metros quadrados, grande parte coberta para conforto dos visitantes.

39ª Expoflora 2021

Tendo em vista o maior rigor no controle do isolamento social devido à pandemia da Covid19 sem previsão de retorno à normalidade, a comissão organizadora decidiu pela suspensão do evento em 2020, agendado para ter início em 28 de agosto.

O evento recebe cerca de 300 mil turistas a cada edição. A 39ª ficará para a primavera de 2021.

Orquídeas de Holambra

Natal em Holambra – Noeland

Em dezembro acontece a Noeland – o Natal com flores de Holambra. Para evento há  iluminação das mais de 300 árvores do Parque com lâmpadas de LED.

A festa acontece em três amplos cenários temáticos: a Fábrica de Brinquedos, o Vilarejo e os Alpes. Há ainda chuva de flocos de neve e de bolhas de sabão e os principais personagens da Noeland: Noelito e Natali, para alegria das crianças.

Na Noeland, os visitantes podem optar pelo Passeio Turístico à uma fazenda que produz árvores de Natal (tuias holandesas e stricktas) e flores diversas, onde serão instalados painéis interativos ao lado de canteiros coloridos para permitir fotos para redes sociais.

O Natal em Holambra 2020 não ocorrerá, foi transferido para 2021 devido à pandemia.

Acompanhe outros posts sobre viagens para o período do Natal.

9 Viagens no Natal pelo Brasil.
Para onde viajar no Natal?

9 Viagens no Natal pelo Brasil: com desfiles, decoração, shows e luzes

Holambra no Carnaval

A cidade das flores também comemora o Carnaval, acontece em fevereiro com o desfile de carros alegóricos, na Alameda Maurício de Nassau.

O desfile conta com cinco carros alegóricos, puxados por tratores e 30 blocos de carnaval em Holambra. Para a decoração serão doze mil hastes e 20 mil vasos de flores e plantas ornamentais.

Há concurso com jurados escolhidos pelo público, a alegria e alto astral estão garantidos. A cidade de 15 mil habitantes recebe 10 mil turistas para o Carnaval, quanto à programação de 2021 ainda não está indefinida, devido à pandemia.

Quando o assunto é sobre Carnaval, confira o post: Carnaval pelo mundo.

Onde ficar em Holambra

A viagem para Holambra dá para fazer um bate e volta, no entanto é mais interessante se hospedar na cidade. Holambra há alguns hotéis e pousadas.

Existe também a possibilidade de se hospedar em Jaguariúna ou Campinas, principalmente durante a Expoflora, período considerado alta estação.

Hotéis em Holambra

Veja as ofertas de hotéis em Holambra:

Booking.com

Dentre os melhores hotéis estão:

Parque Hotel Holambra
Holambra Garden Hotel
Hotel 1948
Villa de Holanda Parque Hotel

Rancho da Cachaça – Pousada e Restaurante, turismo rural.

Hotéis em outras cidades

Há outras cidades da região e a indicação é o Hotel Matis Jaguariúna.

Para ficar em alto estilo a dica é se hospedar em Campinas no: Royal Palm Plaza Resort.

Como chegar à Holambra

Para quem está na cidade de São Paulo, a melhor rota é via Rodovia dos Bandeirantes e seguir depois pela Rodovia Dom Pedro I.

Para quem está em outras cidades do Brasil, o aeroporto de Viracopos em Campinas é o mais próximo.

Alugar um carro para chegar à Holambra.

Onde comer em Holambra

A Rua Dória Vasconcelos é conhecida como a Rua Turística, há um boulevard de uma quadra bem decorada, onde se concentram restaurantes, sorveteria, confeitaria e diversas lojinhas. O movimento de visitantes nos finais de semana é intenso.

Na Rua Turística há o Restaurante Martin Holandesa com cardápio bem variado.

O Restaurante Casa Bela, também na Rua Dória Vasconcelos, a Rua Turística. serve a deliciosa comida holandesa.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Para sobremesa a Confeitaria Zoet en Zout, na rua dos Girassóis, tem tortas maravilhosas e linda vista do lago.

Uma novidade, sobremesa de flores no Sweet Virginia. Prove o sorvete de rosas com Waffle ou a Geleias de Rosas ou Lavanda na Rua Turística. Eu provei e recomendo, faz sucesso por lá.

Alguns gardens tem opção de café com comidinhas.

Para quem gosta de comer bem deve ler: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Se você gosta de conhecer novos restaurantes leia sobre: Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.

O que comprar em Holambra

Leve para casa lembrancinhas típicas de Holambra a cidade das flores.

Compre flores com bons preços para sua casa. Depois que visitei Holambra repenso em comprar flores nas floriculturas, porque lá os preços são excelentes. Aproveite que há “promoções” nas vendas de flores.

Há alguns centro de flores que vendem materiais de decoração para casa e jardim.

Comprar as deliciosas geleias de flores na Rua Turística.

Lua de Mel com flores

Holambra também é um destino romântico, afinal a paisagem com flores é inspiradora. Para uma viagem de Lua de Mel, o que não pode faltar é a visita aos campos de flores.

Uma opção bem bacana é o casal poder fazer um ensaio fotográfico no meio colorido das rosas, girassóis, flores do campo, etc. Uma dica é levar o vestido de noiva e fazer fotos em meio às flores.

O Deck do Amor em Holambra é um pedacinho romântico da cidade, ao lado do Lago Vitória Régia. Os casais podem colocar seus nomes em cadeados. Um passeio especial para a Lua de Mel com flores de Holambra.

Além do visual diferente, Holambra tem uma excelente gastronomia variada e compras irresistíveis.

Acompanhe o post: Lua de Mel no Brasil.

Diferenciais de Holambra

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

A interessante arquitetura de Holambra, faz referências a da Holanda.

Flores de Holambra e da Expoflora - conheça a cidade e a maior exposição

Dicas da viagem de Holambra

Fique 2 noites em Holambra para aproveitar melhor a região.

Alguns floristas de Holambra prestam serviço para festas e casamentos nas cidades da região e em São Paulo. Uma dica que pode baratear um evento, com contato direto com os produtores.

Volte para casa com as energias renovadas. Essa é uma viagem para a alma, em Holambra a cidade das flores.

Para conhecer melhor a história, eu indico o Livro: Holambra a Arte de Cooperar, relato sobre a importância do coletivo para o progresso da comunidade.

Roupas para Viajar

Em lugares com tantas possibilidades de atividades, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica ter na mala roupas de banho com estilo, confira as peças: Biquini Vintage Poá Preto. 

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel