Deusa Rodrigues - Travel Agent

Festas Típicas do Interior de São Paulo

14.jan.24 - atualizado em 07.fev.24



Festas Típicas do Interior acontecem em todos os meses do ano. O estado de São Paulo é rico na produção agrícola, e as frutas e flores estão em destaque, durante os períodos de colheitas.

Os municípios comemoram com eventos tradicionais, que são oportunidades de conhecer a cultura e a gastronomia.

Você vai gostar de ler também sobre Turismo Rural em Jundiaí.

Calendário de Festas Típicas do Interior

As colheitas são tempo de festas, quando os produtores têm oportunidade de mostrar as frutas e hortaliças.

O calendário de festas do Circuito da Frutas tem datas que dependem das características de cada região Os 10 municípios de São Paulo são organizados e oferecem diversas atrações para finais de semana e férias.

Há shows, concursos, premiações, oficinas, exposições de produtores e muita gastronomia boa e farta, característica da imigração.

Foto: gentileza Vinhos Micheletto.

Janeiro

O verão no interior de São Paulo realmente é uma festa, principalmente pela produção de uva e vinhos. Confira agora algumas dos eventos pelo estado.

Conheça as experiências e passeios, em diversos destinos.

Jundiaí – Festa da Uva e Expo Vinho

A 39ª Festa da Uva e Expo Vinhos de Jundiaí chegou em 2024, chega aos 90 anos. Um evento com programação cultural gratuita, que acontece no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva.

Conheça também os lugares para tomar Café Colonial em Jundiaí.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Turismo de Jundiaí.

Programação e Horários

A programação iniciou no dia 11, com a Cerimônia de Abertura, a partir das 19h00, se estendeu por quatro finais de semana nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de Janeiro e 02, 03 e 04 de Fevereiro – às sextas-feiras, das 18h00 às 22h00; aos sábados, das 10h00 às 22h00; e aos domingos das 10h00 às 21h00.

Pisa da Uva

Quer atividade mais típica que a famosa “pisa da uva”? Essa é uma das melhores experiências de viagem.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Turismo de Jundiaí.

Corte da Uva

Os visitantes recebem a boas-vindas da Corte da Uva, com rainha e princesas. Entre as atrações estão: experiências gastronômicas, com presença dos produtores.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Turismo de Jundiaí.

A entrada no Parque da Uva e as atrações culturais da Festa são gratuitas. Conheça mais o município no post Turismo Rural de Jundiaí.

Exposição de Uvas

Como a uva é a protagonista da festa, há stands com exposição das melhores produções, verdadeiras joias do munícipio.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Turismo de Jundiaí.

Das Festas Típicas do Interior a da Uva de Jundiaí é uma das mais tradicionais.

Onde Ficar em Jundiaí

O Aparthotel Adágio Jundiaí Shopping se localiza no centro, integrado ao ibis Budget. A decoração moderninha me conquistou, além do bar simpático no lobby.

Valinhos – Festa do Figo e Expogoiaba

Valinhos como um dos maiores produtores de figo e goiaba, faz o evento que reúne as duas frutas. Das Festas Típicas do Interior é uma das mais autênticas.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Valinhos.

A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba do município de Valinhos, acontece no Parque Monsenhor Bruno Nardini, começou em 12 de Janeiro e segue até 28 de Janeiro, totalizando três finais de semana.

Com entrada gratuita todos os dias. Todos os sábados e domingos dos três finais de semana do evento haverá passeios de Agroturismo.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Conheça mais Valinhos, um município que surpreende pelos atrativos.

Programação

Serão nove grandes shows, sendo seis gratuitos e três pagos, no palco principal, além de diversas atividades, atrações regionais no Palco Frutas, Tenda do Rock e no restaurante italiano.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Circuito das Frutas.

O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes podem conhecer as paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais.

Onde Ficar em Valinhos

O hotel Blue Tree Valinhos, está localizado em área com uma bonita vista da cidade. Oferece toda a infraestrutura de hospedagem.

Fevereiro

O verão é um período ótimo para viajar por São Paulo.

Jundiaí – 39ª Festa da Uva e Expo Vinhos

Continuação das festividades em Jundiaí, que iniciaram em Janeiro que seguem até o primeiro final de semana de Fevereiro.

Foto divulgação Turismo de Jundiaí.

Abril

Em pleno Outono a produção de Caqui em Itatiba é abundante e a Festa é uma das atrações do município.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Itatiba – Festa do Caqui e Cia.

Itatiba faz parte do Circuito das Frutas, distante 81 quilômetros de São Paulo e tem como destaque a produção de caqui. Está localizada na região de Campinas e devido à bonita paisagem, é conhecida como Princesa da Colina.

Também é famosa pela elaboração de móveis e objetos de decoração.  Quanto aos eventos, recebe visitantes na Festa do Caqui em Abril.

Festas Típicas do Interior

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Onde Ficar em Itatiba

Em Itatiba há diversas opções de hospedagem, sendo o Hotel Fazenda Dona Carolina, um dos melhores da região.

Indaiatuba – Festa das Frutas e Hortaliças

A cidade de Indaiatuba, que está a 102 quilômetros de São Paulo, faz parte do Circuito das Frutas, junto com outras cidades região.

O município é o 3° maior produtor de uva de mesa no estado, além de goiaba, acerola, laranja, caquie outras. As hortaliças também fazem parte dos destaques de produção.

Entre as atrações estão a Vinícola Bramasole, propriedades de Turismo Rural, o Museu da Água, o Parque Ecológico, além de vários pesqueiros. A história está preservada com o Museu Ferroviário e o Mosteiro Itaici.

Onde ficar em Indaiatuba

Indaiatuba conta com o excelente Hotel Vitória Convention Indaiatuba, com estilo de mini Resort com várias atrações. Há opções gastronômicas com o restaurante Vick Pizza & Cozinha e o bar Maria Azeittona.

Vinhedo – Festa da Uva e do Vinho

A 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho de Vinhedo, acontece no Parque Municipal Jayme Ferragut e terá abertura em 2 de abril e encerramento no dia 14.

Serão dois finais de semana, completando dez dias de celebração, na primeira semana de terça a domingo e no outro final de semana de quinta a domingo.

O evento marca as comemorações de 60 anos da Festa da Uva e dos 75 anos de emancipação de Vinhedo.

Café colonial no Castelo dos Vinhais

Onde ficar em Vinhedo

O InterCity Vinhedo está localizado no bairro industrial. Conta também com piscina ao ar livre. Os quartos apresentam uma decoração moderna e T.V. de tela plana a cabo, ar-condicionado e uma mesa.

Maio

A meia estação, ou seja o Outono é um período perfeito para o Turismo Rural.

Louveira – Festa da Uva

A cidade de Louveira que está a 70 quilômetros de São Paulo, é uma das dez integrantes do roteiro turístico do Circuito das Frutas.

A terra boa criou uma região de prosperidade com destaque na produção de caquis, pêssegos, figos, ameixas, uvas e morangos.

A Festa da Uva é uma oportunidade para conhece melhor as atrações do município.

Confira as atrações do Turismo Rural de Louveira.

Onde Ficar em Louveira

O Hotel Estância Santa Mônica é indicado para eventos corporativos e convenções empresariais. O ambiente é cercado de natureza e ótima culinária caseira, além de equipamentos diversos de infraestrutura.

Jundiaí – Festa Italiana

O município é privilegiado devido às influencias recebidas da imigração no começo do século passado.

Um dos atrativos é a Rota Cultura Italiana, uma das mais representativas em Jundiaí, principalmente no bairro Traviú, onde se localizam adegas, vinícolas, restaurantes, café colonial e fábrica de macarrão.

Das Festas Típicas do Interior a Italiana mostra todo o potencial gastrônomico da região.

Junho

O mês de Junho é marcado pelo início do inverno e com ele se destacam as produções de frutas, milho verde e outros itens da agricultura.

Jarinu e Atibaia – Festa do Morango 

A Festa do Morango de Jarinu e Atibaia acontece no Parque do Morango Duílio Maziero na Estrada Municipal Campo dos Aleixos com acesso pela Rodovia Edgard Máximo Zambotto, quilômetro 77, saída 87 da Rodovia Dom Pedro 1.

Foto divulgação Secretaria Municipal Cultura Turismo e Lazer

Sábado das 10h00 às 22h00 e
Domingo das 10h00 às 20h00

O evento conta com barraquinhas de comidas e também de artesanato, além de parque de diversões, minishopping e apresentações culturais. Há pratos já tradicionais na Festa do Morango de Jarinu e Atibaia como o frango frito com polenta e macarronada à bolonhesa.

A entrada gratuita e paga-se somente o estacionamento. Saiba mais detalhes no site do Circuito da Frutas.

Festa do Morango de Atibaia

Saiba mais – Onde ficar em Atibaia.

Onde Ficar em Atibaia

O Eldorado Atibaia Eco Resort é uma das melhores opções, está localizado a apenas 60 quilômetros de São Paulo. Oferece 118 apartamentos confortáveis, 9 salas de reunião, gastronomia regional e temática e uma ampla variedade de atividades de lazer.

Jundiaí – Festa do Vinho Artesanal

Jundiaí um dos lugares com mais proprietários de adegas e vinícolas artesanais do estado de São Paulo.

Várias Cidades – Festas Juninas

As Festas Juninas e Julinas acontecem em todo o estado de São Paulo, principalmente nos hotéis. Tem muito arraial com as deliciosas comidinhas da época.

O tradicional Eldorado Atibaia Eco Resort, também conta animados eventos.

No cardápio não falta as deliciosas comidas típicas da época, bem como, a Quadrilha e o casamento caipira. Os Resorts de hotéis oferecem  oficina das bandeirinhas, gincanas, além dos acampadentro com os tios, que são destinados às crianças.

Conheça a minha experiência de hospedagem no Eldorado Atibaia Eco Resort.

Das Festas Típicas do Interior as Juninas são as mais animadas.

Julho

O mês de Julho é marcado pela continuação das festas típicos do morango e tradicionais.

Festa do Morango de Jarinu e Atibaia

Continuação do evento que começa em Junho e segue para Julho.

Festas Julinas

Atualmente as Festas Juninas se prolongaram para o mês seguinte e diversas cidades do Interior de São Paulo promovem as Festas Julinas principalmente nos hotéis e Resorts.

Agosto

O mês de Agosto que está no inverno é um período de temperaturas amenas no interior, ideal para participar de festas ou visitar propriedades rurais.

Indaiatuba – Festa da Tradição da Colônia Suíça

Em Indaiatuba a Festa da Tradição Suiça acontece no bairro Helvética, com as melhores comidas típicas com produtos da marca Berna. Os pratos típicos como joelho de porco e os bolinhos de Gorgonzola fritos são os mais procurados.

Conheça mais sobre o destino no post Vinícola Bramasole e outras atrações.

Setembro

O mês de Setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul e com ele tudo fica mais colorido e as festas homenageiam as flores.

Holambra – Festa das Flores

A cidade de Holambra é o maior produtor de flores do Brasil e recebe os visitantes uma vez por ano para uma das festas típicas mais bonitas do interior de São Paulo.

41ª Expoflora 2024

A 41ª Explofora 2024 acontece  de 30 de Agosto a 29 de Setembro, a maior exposição de flores e plantas da América Latina. Um evento que dá as boas-vindas para a primavera. O evento recebe cerca de 300 mil turistas a cada edição.

Festas Típicas do Interior

Shopping das Flores

A Expoflora conta com vários destaques como a Exposição de Arranjos Florais, a Mostra de Paisagismo, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Shopping das Flores, o Passeio Turístico inclui City Tour por Holambra e visita a uma fazenda produtora.

Festas Típicas do Interior

Parada das Flores

A famosa Parada das Flores é a mais aguardada pelos visitantes, com um desfile cinematográfico.

Foto: Juliana Lazarini

 Exposição de Flores 

Há também danças típicas e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini sítio e visita ao Museu de Holambra. O parque da Expoflora tem área de 250 mil metros quadrados, grande parte coberta para conforto dos visitantes.

Foto: Juliana Lazarini

Das Festas Típicas do Interior a de Holambra é a mais colorida.

Para curtir flores a dica é visitar Holambra.

Onde Ficar em Holambra

Na cidade de Holambra há várias pousadas e hotéis, confira as ofertas.

Booking.com

O Hotel 1948 é um dos mais novos, uma propriedade 4 estrelas, com estilo contemporâneo e varandas privativas.

Jundiaí – Festa Portuguesa

O município de Jundiaí guarda heranças também da colonização portuguesa e na festa há oportunidade de conhecer o potencial gastronômico.

Atibaia – Festa de Flores e Morangos 

No segundo semestre irá acontecer a 41ª Edição da Festa de Flores e Morango de Atibaia

Uma atração diferente para agradar aos olhos e ao paladar. Um evento tradicional que reúne a beleza das flores e as delícias do morango, com muita cor para os visitantes se apaixonarem.

Festa do Morango de Atibaia

A Festa de Flores e Morango de Atibaia há necessidade de adquirir ingressos.

Festa do Morango de Atibaia

Outubro

O mês de Outubro é também é um ótimo período para conhecer as diversas cidades que fazem parte do Circuito das Frutas.

Itatiba – Festa de San Gennaro

A Festa de San Gennaro ocorre no mês de Outubro, no Parque da Juventude em Itatiba. O destaque  é a cultura italiana, que faz parte das heranças da colonização do município.

Além da gastronomia há também shows com música italiana e outros ritmos. A cidade recebe emm média, as festas de San Gennaro trazem de 20.000 a 30.000 visitantes, entre população local e turistas.

Quer saber mais sobre o destino? Leia o post O que fazer em Itatiba.

Novembro

O mês de Novembro no interior se caracteriza preparação para a colheita em diversos municípios.

Cavalgada do Circuito das Frutas

O evento reúne os 10 municípios do Circuito das Frutas e resgata a tradição tropeira da região.

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Festa da Colheita do Circuito das Frutas

Confira maiores detalhes no calendário do Circuito das Frutas de São Paulo.

Foto divulgação Circuito das Frutas.

Dezembro

O mês de Dezembro com  a proximidade do verão há festas da produção agrícola, bem como, outras do Natal pelo estado de São Paulo.

Itupeva – Expo Uva

Itupeva está a 73 quilômetros de São Paulo e se destaca pelo polo turístico com atrações próximas, ao lado da Rodovia Bandeirantes, com o Shopping SerrAzul, Outlet Premium, parques Hopi Hari e Wet´n Wild e o Cyan Resort de luxo.

A Expo Uva acontece no mês de Dezembro no Parque da Cidade.

Festas Típicas do Interior

Foto: Marco Antonio Cardoso

A maioria das Festas Típicas a Pisa da Uva é uma das atrações.

Festas Típicas do Interior

Foto: Marco Antonio Cardoso

Conheça as várias Atrações de Itupeva.

Onde Ficar em Itupeva

Para quem deseja ficar em grande estilo, a dica e a novidade da região é Cyan Resort by Atlantica em Itupeva, está a apenas 72 quilômetros de São Paulo, de fácil acesso pela Rodovia Bandeirantes.

O que fazer em Itupeva

Como Chegar aos Destinos das Festas

O estado de São Paulo conta com ótimas rodovias que levam às principais regiões. Para quem vem de outros estados a sugestão é desembarcar em São Paulo ou Campinas. Confira abaixo o banner para compras das passagens aéreas.

vai-de-promo

Transfer em São Paulo

Contrato transfer em São Paulo para ter uma viagem mais confortável.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos  aos municípios do Circuito das Frutas e outros mencionados nesta matéria pelo apoio.

Saiba mais no post Viajar para o Circuito das Frutas.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel