Deusa Rodrigues - Travel Agent

Destinos de Natal no Brasil e no mundo

15.dez.18 - atualizado em 23.jan.24



Para onde viajar no Natal? São momentos especiais tanto no Brasil como pelo mundo.

O mês de dezembro é especial, tudo fica mais iluminado e mais bonito, por isso é muito bom viajar nesta época.

Há pelo mundo luzes, vitrines, mercados e eventos. O capricho na decoração natalina está por toda a parte, nas pequenas cidades ou nas metrópoles.

Viagens em dezembro, são tanto do inverno europeu como do nosso “Natal tropical” são sempre inesquecíveis.

Cada um tem seu encanto, confira dicas para viajar no Natal e aproveitar o que cada lugar oferece.

Você vai gostar de ler sobre:

9 viagens no Natal pelo Brasil.
Viagem para o Natal Luz de Gramado.

A magia do Natal pelo mundo: Europa, Nova York, Perú e Brasil

Para onde viajar no Natal? Dicas de Destinos

O período de Natal no Brasil conta com muita alegria e iluminação e decoração. Alguns cidades tem uma vocação especial para os festejos natalinos. Época de verão no Hemisfério Sul, curtimos as festas com dias ensolarados.

Na Europa os “Mercados de Natal”, são uma tradição que começou entre 1200 e 1300. Os comerciantes e artesãos se reuniam nas cidades para vender seus produtos. A pequenas cidades recebem muitos visitantes, desde novembro até o final do ano.

É um charme circular por cidades medievais e comprar artesanato, doces, conservas, etc.

Nas metrópoles também os Mercados de Natal também são muito bons. Para espantar o frio, além do calor humano, há ponche, vinho, salsichas, pratos típicos, doces deliciosos.

Para onde viajar no Natal? Para poder observar oque as cidades tem de melhor.

 

Viajar no Natal

Para onde viajar no Natal? Destinos do Brasil

Confira as opções de destinos brasileiros com muita experiências no Natal.

Natal Luz de Gramado

A cidade de Gramado tem como principal evento o Natal Luz, uma das referências de atrações brasileiras. A cada ano se aprimora mais, com shows incríveis e os esperados desfiles de rua.

A cidade que já é bonita, fica ainda melhor com a decoração e luzes, num clima mágico.

O Natal Luz de Gramado, que está 36ª edição, a partir de outubro de 20201e vai até 30 de janeiro de 2022. São várias atividades que acontecem na cidade:

Programação  do Natal Luz de Gramado 2021

Decoração – Gramado ganha alegria com Guirlandas, bolas de Natal, luzes e soldados quebra-nozes em diversos pontos turísticos.

Acendimento das Luzes – todos os dias às 20h00 as luzes da Cidade Mágica do Natal e nos arcos da Avenida das Hortênsias se acedem, ao entardecer.

Rua das Renas – durante o Natal Luz de Gramado a Rua Pedro Benetti se transforma na Rua das Renas. Várias obras de artistas plásticos dão um colorido especial à cidade.

Vila do Natal – onde se localiza a Casa do Papai Noel de Gramado; o local está no meio à Praça das Etnias, aberto das 14h00 as 18h00.

Tannenbaumfest – decoração de 35 pinheiros da Avenida Borges de Medeiros, a partir de 07 de novembro.

Apresentações

Trupe de Natal – apresentações natalinas com personagens. Serão 12 apresentações diárias de 15 minutos em locais diversos e diariamente as 15h00 na atração Mundo a Vapor.

Rotas e Notas – um palco móvel diariamente às 19h00 a partir de 07 de novembro, percorrerá diversos locais com apresentações artísticas.

Livro 35 anos – em 17 de dezembro será o lançamento do Livro dos 35 anos do Natal Luz com fotos de Cleiton Thiele, fotógrafo oficial do evento.

Exposição FotográficaNatal Luz um olhar, do fotógrafo Leonid Streliaev, acontece a partir de 7 de novembro no Largo do Érico Veríssimo.

Concertos de Natal – com a Orquestra Sinfônica de Gramado, dias 13 e 15 de dezembro, apresentações a serem transmitidas pelos canais digitais.

Caravana da Coca-Cola – desfile de caminhões, que já uma tradicional no Natal, no dia 10 de dezembro as 20h00.

9 Viagens no Natal pelo Brasil: com desfiles, decoração, shows e luzes

Gramado é a festa de Natal mais popular  do Brasil, oferece muitas experiências e passeios inesquecíveis na Serra Gaúcha.

Confira também o post: Natal Luz em Gramado.

9 Viagens no Natal pelo Brasil: com desfiles, decoração, shows e luzes

Booking.com

Além da oferta turística, Gramado conta excelentes restaurantes, que agrada a todos os gostos, principalmente os  italianos com comida farta e saborosa.

Bom para desfrutar das sobremesas deliciosa e esquecer o regime!

Os vários passeios que a Serra Gaúcha oferece são imperdíveis: Snowland, Bustour, Espetáculo Korvatunturi, Nova Petrópolis e compras, Noite Suíça, Bus Bier Tour, Noite Alemanha, Bust Bier Tour, Itaimbezinho, etc.

Click e faça sua reserva antecipada.

Gastronomia em Gramado

Sonho de Natal de Canela 

A cidade de Canela está sempre no roteiro de quem vai à Gramado. Muito próxima uma da outra, elas se complementam.

Assim como Gramado em Canela há o evento Sonho de Natal, que começa em outubro de 2021 e vai até 10 de janeiro de 2022.

A “Fábrica de Sonhos” é o tema central do evento com participação da sociedade. Dentro da programação estão incluídas várias atividades.

Agenda do Natal de Canela 2021

Casa do Papai Noel – o funcionamento será de 19 de outubro até 25 de dezembro, diariamente.

Parada de Natal de 30 de outubro até 10de janeiro de 2021 de quinta à domingo as 19h00.

Espetáculo Vida – programação paralela da Catedral de Pedra – trilha sonora, apenas na plataforma digital.

Fábrica dos Sonhos – de 30 de outubro a 10 de janeiro – das 21h25 às 22h30, com projeções de 12 minutos de espetáculo de audiovisual, somente na plataforma digital.

Louvores do Sonho – espetáculo online nos dia 06 a 08 de novembro.

Acordes Live – apresentação online nos dia 20 e 22 de novembro.

A cidade de Canela tem vários atrativos, entre eles a Cascata do Caracol, que tem 130 metros de altura. O acesso por um teleférico moderno com visão 360 graus, com vista panorâmica.

Um dos melhores atrativos é conhecer Canela, Gramado através, do ônibus de turismo que percorre a região, o Bus Tour.

9 Viagens no Natal pelo Brasil: com desfiles, decoração, shows e luzes

Meninos cantores no Natal de Curitiba

Outro destino que começa a investir no Natal Luz de Curitiba. O coral de Natal do Palácio Avenida é o ponto alto. Um evento que emociona, assistir os meninos cantores, nas janelas de um edifício centenário. Agora o espetáculo é grandioso, com o patrocínio do Bradesco e da Prefeitura.

Eu me emocionei com o astral. Além do mais Curitiba é uma cidade com vários atrativos, que no verão ficam ainda melhor. O Natal Luz de Curitiba começará em novembro e vai até 22 dezembro com festividades, a decoração segue até 06 de janeiro.

O coral do Palácio Avenida deve começar na última sexta-feira de novembro e segue por três finais de semana.

Saiba mais sobre o destino no post: Lua de Mel em Curitiba.

Viajar no Natal

Natal em Campos do Jordão

O Natal de Campos do Jordão é um charme no estado de São Paulo. A clima da serra e arquitetura alpina combinam com a decoração e as luzes do Natal.

A cidade que é uma das mais bonitas, capricha nos detalhes em Capivari, o bairro turístico de Campos do Jordão.

A decoração fica por conta da parceria com a Fundação Lia Maria Aguiar. As atividades do Natal em Campos do Jordão, começam em novembro e vai até o final do ano.

Durante a programação estão incluídos diversas apresentações. Devido à pandemia em 2020 alguns eventos terão restrições.

Conheça mais sobre a região no post: Campos do Jordão.

Destinos de Natal na Europa

A Europa fica ainda mais bonita no Natal, além da decoração e iluminação, há eventos, concertos e os famosos Mercados de Natal.

Mercados de Natal de Viena

Em Viena as feiras  ou mercados de Natal começam em novembro e vão até o dia 25 de dezembro. Em Viena são vários Mercados de Natal espalhados pela cidade.

Existem mercados maiores, nas regiões mais centrais e turísticas, bem como aqueles menores, situados em diversos bairros. É um programa bem bacana, ponto de encontro vienenses e turistas.

Para onde viajar no Natal? Visitar os Mercados de Natal é uma oportunidade para comprar presentes e provar as delícias locais.

Confira também sobre:

Pontos turísticos de Viena – uma cidade com cultura e romantismo.
Viagens para a Eslováquia: visita à Bratislava a partir de Viena.

Viena

O Natal Iluminado da Alemanha

Em Berlin é o mais tradicional Mercado de Natal do país, é realizado em cinco locais diferentes. O mais cosmopolita é o que fica próximo da badalada Kurfurstendamm Strasse.

Em Frankfurt a Römerberg, a praça medieval no coração histórico da cidade às margens do rio Reno, maravilhosamente restaurada é ótimo local para caminhar.

O Mercado de Natal de Frankfurt é montado na quadra deste local. Vale conhecer também os bares em Sachsenhausen, ou Fressgass, o calçadão tem muitas opções de restaurantes, cafés e delícias da Alemanha. A elegante Rua Goethe também merece uma visita.

Leia também neste Blog o post: Mercados de Natal na Alemanha

Munich e Dusseldorf no Natal

O Natal em Munich é na Praça Marienplatz, ponto central da cidade, num belo conjunto de prédios históricos. Numa das torres da prefeitura, está uma das principais atrações da cidade: o famoso relógio, um carrilhão com animação, música e sinos.

Diariamente em três horários a praça fica lotada de turistas para ver o momento mágico e nesta praça que também ficam as barracas do Mercado de Natal.

O destino pode ser uma ótima opção também para: Lua de Mel na Alemanha Romântica – castelos e paisagens.

Viajar no Natal

O Mercado de Natal de Dusseldorf está dividido em dois: um lado de compras e comidinhas e o outro lado das elegantíssimas boutiques.

As mais renomadas grifes, na estão na Konigsallee, a alameda dos Reis. Eu gostei da iluminação das arvores à margens do rio Reno.

Alemanha é um país com inúmeras possibilidade de viagem. Confira o post sobre: Viagens para Berlim – uma cidade reinventada com artes e monumentos.

Natal em Paris

O Natal em Paris é também inesquecível na Europa, principalmente na loja de departamentos Galeries Lafayette que um ícone da cidade.

Nas Galerias Lafayette Paris Haussmann a atração é a majestosa árvore de Natal, considerada uma das maiores do mundo.

Os visitantes podem se aproximar da grande árvore, através do Glasswalk: uma passarela de vidro de 9 metros de comprimento, suspensa no terceiro andar da loja Coupole.

As vitrines são cuidadosamente decoradas para proporcionar um momento mágico.

Foto: Atout France – GL-@ThVoisin

Natal em Nova York

Na América os países também capricham. Nos Estados Unidos, Nova York se destaca. O Natal do Rockefeller Center é uma das principais atrações.

A maravilhosa arvore de Natal tem no mínimo 21 metros de altura, com uma iluminação incrível, uma tradição desde 1933. A pista de patinação é muito procurada.

As vitrines das lojas da Quinta Avenida, são simplesmente deslumbrantes. Para onde viajar no Natal?  Nova York pode ser uma ótima experiência.

Conheça mais sobre Nova York nas quatro estações.

Você pode conjugar a viagem de Nova York com: South Beach e Wynwood em Miami.

Nova York

Presépios Típicos do Peru

Na América do Sul, o destaque são os presépios, como no Peru, que mescla a tradição católica e a cultura Inca.

O Peru é um destino turístico incrível.  Conhecer Machu Picchu é sempre uma viagem transformadora.

A magia do Natal pelo mundo: Europa, Nova York, Perú e Brasil

Como Chegar aos Destinos

Confira as várias rotas e companhias aéreas para chegar aos destinos no Natal. O ideal é fazer reservas com antecedência.

Onde Ficar

A dica é fazer reserva com antecedência, em algumas cidades a festa já começou. Entre no link para pesquisar e reservar hotéis.

Origens da Comemoração

A comemoração religiosa do Natal tem origem no século IV quando o Papa Júlio l, estabeleceu o dia 25 de dezembro, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Somente no século V, foi oficializado como festa cristã.

A tradição da árvore de Natal vem desde as civilizações mais antigas, que consideravam a árvore símbolo divino. O pinheiro era utilizado em festivais e nas vésperas do solstício de inverno.

Os povos pagãos levavam para os lares e enfeitavam de maneira semelhante aos dias de hoje.

A mensagem mais importante é lembrar os ensinamentos do aniversariante: o amor universal.

Para onde viajar no Natal? Há muitas opções pelo mundo e no Brasil.

Você vai gostar de ler também sobre: Itália – cidades mais visitadas.

Viajar no Natal

Dicas de Viagem no Natal

Para qualquer roteiro, é necessário cuidar de detalhes. Veja o post: Dicas para viajar.

Em Gramado, visitar a “feirinha da colônia” com seus pães artesanais.

O Natal Luz de Gramado vai até janeiro, época em que os hotéis oferecem preços melhores.

Participar de um “concerto” em Viena.

Aproveitar a temporada de liquidações nas lojas da Europa.

Em Nova York, as vitrines são espetaculares e também tem descontos das lojas.

Quando o assunto é sobre a época natalina aqui no Brasil, você já pode encomendar a: Cesta de Natal Bauducco.

Viajar no Natal

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+

O clima da Serra Gaúcha mesmo no verão pode mudar, por isso uma das apostas para roupa, é levar  uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

A dica é que vários hotéis tem piscina aquecida. Não esqueça de levar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco   Biquini Vintage Poá Rosa

Sugestões para Presentes para o Natal

Quando o assunto é sobre presentes para a época natalina, você já pode encomendar para comprar online, uma Cesta de Natal Bauduco.

Os livros são ótimas dicas para presentes como O Natal Escondido, a surpreendente história por trás do nascimento do Cristo. Outra opção é o clássico da literatura, Um Conto de Natal do escritor consagrado Charles Dickens.

O bom velhinho também é destaque quando o tema é Natal, a sugestão é o livro – Cartas do Papai Noel.

Outra inspiração é com o livro – Vida e Aventuras do Papai Noel.

Confira outras opções de compras online no post: Presentes para Viajantes.

Nota da Autora

Agradecimentos:  Turismo da Alemanha, Turismo da Áustria, Prefeitura de Curitiba, pelas fotos concedidas.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel