Rooftops em São Paulo e outras atrações para curtir o visual
23.jan.18 - atualizado em 17.maio.24
Rooftops em São Paulo e outras atrações, seriam necessários mais que 365 dias para conhecer tudo. São verdadeiras experiências, numa cidade que se transforma a cada dia.
Eu adoro viajar, mas gosto muito de voltar e principalmente morar neste cidade. É muito bom fazer turismo e descobrir as novidades. Uma das ótimas experiências é ver a cidade do alto, a partir das coberturas.
Como uma paulistana da “gema” presto minha homenagem à cidade com minhas dicas.
Conheça também o Farol Santander, o cartão postal de São Paulo e um mirante incrível.
Atrações de São Paulo – Surpreendentes
A cada dia surgem novas atrações na cidade. Uma das melhores maneiras de “curtir” a cidade de cima, há lugares incríveis no topo de prédios; é possível observar a famosa selva de pedras, o mar de edifícios e constatar a grandiosidade de São Paulo.
Dentre as inúmeras possibilidades de “turistar” por São Paulo, destaco algumas. Entre uma viagem e outra, farei uma série de outros posts para mostrar a cidade, do ponto de vista de uma paulistana que gosta da onde vive.
Há vários Rooftops em São Paulo, e outros pontos para conhecer. Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Passeio de Helicóptero.
Rooftop do Shopping Light – Abaru e Notiê
O Rooftop do Shopping Light é uma dos proferidos do Centro de São Paulo. A entrada é pela Rua Formosa, 157, bem pertinho da Estação de Metrô Anhagabau, e é diferenciada, tanto pela decoração laranja, devido ao patrocinador Mastercard, como pelo elevador histórico.
No último andar é o Espaço Priceless Mastercard onde estão o Abaru Bar e o Notiê Restaurante, os dois com alta gastronomia, decoração primorosa e principalmente uma vista linda do Teatro Municipal e outros edifícios do Centro de São Paulo.
Abaru Bar
O Abaru Bar é mais descontraído com mesas também na varanda, e se destaca pelo bar totalmente intagramável.
Eu adorei a vista do Teatro Municipal, na varanda do espaço Priceless Mastercard.
Notiê Restaurante
O Notiê Restaurante é elegante, com cardápio diferenciado. O teto com pintura colorida e a decoração das mesas é uma das atrações.
Eventos
O local é ideal para pequenos eventos e comemorações e reuniões.
Eu participei do Dia da Latinidade, convidada pela Avianca, com parceria da Mastercard, na ocasião o cardápio foi comandado por vários chefs famosos.
Tokyo Rooftop e Karaokê
Tokyo é um Rooftop que tem atraído muitos jovens. Um misto de karaokê, restaurante e balada, localizado no topo de um prédio na Rua Major Sertório.
A linda vista dá de frente para o famoso Edifício Itália e outros prédios da região da Praça da República.
Foto: Divulgação Tokyo.
Nesses tempos de pandemia tem se diferenciado por ter um espaço aberto. Vale lembrar que os protocolos de segurança, como máscaras são obrigatórios, só dispensados durante as refeições.
No cardápio há petiscos típicos de bar, mas também pratos japoneses, vegetarianos e hambúrgueres.
Esse local faz parte dos empreendimentos que estão dando uma cara nova para o Centro de São Paulo.
Foto: Divulgação Tokyo.
Restaurante Esther Rooftop – São Paulo
O Restaurante Esther Rooftop na Praça da República, além de charmoso tem uma bela vista do centro da cidade. O chef e apresentador de TV, o francês Olivier Anquier transformou o apartamento, em que residia em um restaurante muito concorrido.
O visual do Rooftop o coloca como um dos restaurantes românticos de São Paulo.
Próximo a Praça da República e do Metrô República, há também uma variedade de outros restaurantes diferentes como o Dona Onça ou a Casa do Porco. Você vai gostar também de conhecer a gastronomia eclética do centro de São Paulo.
Na região próxima à Praça da República, visite também a Biblioteca Mario de Andrade. Além de grande acervo de livros, exposições, é um belíssimo edifício que faz parte da história de São Paulo.
Aproveite para reservar as Experiências de São Paulo.
Terraço Itália – Rooftops em São Paulo
O Terraço Itália é um deles, no topo do edifício Itália ou Circolo Italiano, uma das atrações mais tradicionais.
Foi construído pela comunidade italiana, inaugurado em 1965 no centro, nas esquinas da Avenida Ipiranga com Avenida São Luiz, próximo à Praça da República. O Edifício Itália tem 165 metros de altura.
O Restaurante Terraço Itália e o Piano Bar estão no 41º andar do edifício, com uma privilegiada vista panorâmica de 360 graus de São Paulo, que encantam paulistanos e turistas.
Recentemente o Mirante de Terraço Itália foi reaberto, portanto é possível visitar somente o terraço lateral ao restaurante com pagamento de ingresso. Leia também sobre Mirantes em São Paulo.
O Terraço Itália é uma das principais atrações de São Paulo. A estação de Metrô mais próximo é República da Linha Amarela e Vermelha.
Dica para se hospedar próximo ao Terraço Itália é o: Hotel Nobile Downtown.
No cardápio há opções clássicas e sofisticadas como o risoto de camarão.
Rooftops em São Paulo – Bar Skye
O Restaurante & Bar Skye está na cobertura do Hotel Unique na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, área nobre dos Jardins. Possui uma piscina avermelhada e um lounge com vista espetacular do Parque do Ibirapuera e dos prédios da grande metrópole.
O Skye é considerado um restaurante contemporâneo e sofisticado, com a grife do chef Emmanuel Bassoleil. Vale a pena um drink ao pôr do sol, um dos Rooftops em São Paulo inesquecíveis.
Para aproveitar melhor o Skye o ideal é estar hospedado no: Hotel Unique.
Conheça também a outra unidade em Mairiporã: Unique Garden refúgio de luxo.
Outras Atrações de SP – Jockey Club
A vista do restaurante do Jockey Club não é um Rooftop, mas é bem bacana. Um passeio tradicional em São Paulo e muito interessante. Vale a pena a visita numa tarde ensolarada para observar a cidade.
As corridas continuam, no entanto, as arquibancadas continuam fechadas ao público devido à pandemia.
Ele foi fundado em 1875, por 73 sócios, jovens senhores da elite empresarial paulistana da época. Na década de 50 passou por uma grande reforma na arquitetura para linhas clássicas.
Que tal arriscar em algum puro sangue, faz parte da experiência?
Beco do Batman
O Beco do Batman é uma das atrações de São Paulo. As ruas Gonçalo Afonso e Rua Medeiros, são vielas tortuosas da Vila Madalena, que formam o ponto turístico.
Em 1980 foi achado em uma das paredes do Beco, um desenho do Batman, isso atraiu estudantes de artes plásticas que passaram a grafitar desenhos coloridos dando vida ao lugar.
Se você gosta de cidades vibrantes, acompanhe o post: Estações do ano em Nova York.
Os grafites se renovam com frequência, com apoio da comunidade. Esse é um dos exemplos da arte de rua de São Paulo, uma tendência nas cidades pelo mundo. Há algumas pequenas lojas descoladas de presentes no Beco e o movimento de visitantes é constante.
A visita ao Beco do Batman pode ser conjugada com bares e restaurantes bacanas do bairro boêmio da Vila Madalena. A estação de Metrô da região é a Clínicas Linha Verde, no entanto para chegar ao Beco da estação será necessário utilizar outro transporte, taxi, por aplicativo ou ônibus.
Para curtir mais a Vila Madalena, uma opção é hospedagem no: Selina Madalena São Paulo Hotel.
Leia também sobre: Chefs peruanos em São Paulo e conheça o Restaurante Q’Chicha, na Vila Madalena próximo do Beco do Batman.
Quando o assunto é sobre grafites, conheça também os de: Valparaiso no Chile.
Grafites Em Outros Pontos
A arte urbana com os grafites coloridos estão em vários pontos de São Paulo, além do Beco do Batman. Um dos lugares interessantes para conferir é caminhar em cima do Elevado Presidente João Goulart, o famoso Minhocão.
Nos finais de semana a via aérea fica interditada para carros e vira área de lazer. Ao longo dos trechos entre a Rua da Consolação próximo da Praça Roosevelt até a Praça Padre Péricles, que engloba os bairros do Centro, Santa Cecília e Perdizes, é uma passarela para observar os vários grafites nas paredes dos prédios.
Confira a Rota dos Grafites de São Paulo.
Museu do Futebol – Pacaembu
Museu do Futebol, está localizado numa área de 6.900 metros quadrados, no avesso das arquibancadas, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu.
Há exposições distribuídas em 15 salas, é interativa e narra o futebol ligado a história do Brasil. No ingresso consta a frase “A história do Brasil por outro ângulo”.
Eu achei muito interessante a exposição e eu curti a vista da arquibancada do Pacaembu de dentro do museu.
No térreo tem um café com algumas refeições rápidas. Em alguns sábados à tarde acontece uma feirinha de artesanato e música. É um programa muito bacana no bonito bairro do Pacaembu.
O Museu do Futebol tem uma programação de exposições que se renovam. Uma experiência diferente é fazer o Tour do Futebol.
Para se hospedar próximo ao Museu do Futebol a dica é ficar no: Transamerica Classic Higienópolis.
Leia também: Viagens e futebol.
Monumento às Bandeiras – Vista do Ibirapuera
O Monumento às Bandeiras, entre o Parque Ibirapuera e a Assembleia Legislativa, conhecido pelos paulistano como “deixa-que-eu-puxo” representa os bandeirantes na frente a cavalo e atrás uma embarcação.
O conceito foi mostrar as diversas etnias e o esforço para desbravar o país; o barco é puxado para representar as expedições pelos rios do São Paulo, para o interior do Brasil.
A obra é assinada por Victor Brecheret, feita em granito, tem 50 toneladas. Foi inaugurada em 1954, junto do Parque Ibirapuera, é considerado um dos cartões de visitas de São Paulo. É um cenário para perfeito para fotos e lembranças de viagem.
Para se hospedar na região, a dica é ficar no: Comfort Hotel Ibirapuera.
O Monumento às Bandeiras está próximo do Obelisco. Leia também sobre: Obeliscos – atrativos de viagem espalhados pelo mundo.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina, é um espaço que tem a “cara” de São Paulo, mostra que somos todos agregadores e parte da comunidade latino-americana. As linhas arquitetônicas são arrojadas, obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
O Memorial conta com vários espaços como biblioteca, exposição, auditório e a ampla Praça Cívica onde se localiza a escultura Mão de Oscar Niemeyer. Considerado um dos Centros Culturais de São Paulo.
A palma da mão com um mapa estilizado em baixo-relevo, pintado em vermelho, lembra sangue a escorrer, em referência do autor, à pobreza da América Latina oprimida. Esse monumento é um marco urbano, com 7 metros de altura. Memorial está próximo da Estação de Metrô Barra Funda, Linha Vermelha.
Para se hospedar próximo do Memorial da América Latina, a dica é: Aparthotel Adagio.
Para quem gosta das obras de Oscar Niemeyer, visitar o Distrito Federal é uma bela experiência, saiba mais no post: Brasília pontos turísticos.
Memorial América Latina – Foto Caio Pimenta
Mercadão
O Mercado Central conhecido como Mercadão, no centro de São Paulo é uma das principais atrações de São Paulo.
Um passeio tradicional para conhecer a variedade de barracas e produtos e aproveitar para comer dois ícones da culinária paulistana: pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela.
A estação de Metrô mais próximo é São Bento, Linha Azul. Uma das melhores maneiras de conhecer é através do Tour Completo por São Paulo.
Instituto Tomie Ohtake
Em São Paulo são muitos os centros culturais espalhados. O Instituto Tomie Ohtake, homenageia uma das mais criativas artistas contemporâneas, localiza-se em Pinheiros está num prédio de arquitetura de formas e volume marcantes, projeto de seu filho Ruy Ohtake, tem sido premiado uma bienal de arquitetura internacional.
O complexo integra além do Instituo, dois prédios de escritório, centro de convenções e teatro. O Instituto está distribuído em 7.500 m2, com várias salas de exposição, sala para palestras e documentação. O piso térreo, com objetos de arte está integrado a um grande hall com restaurante, livraria e lojinha.
Em Pinheiros na Rua Ferreira de Araújo e região, próximo do Instituto Tomie Ohtake, há algumas opções interessantes de restaurantes. A estação do Metrô Faria Lima, Linha Amarela é uma das mais próximas.
Quer ficar em Pinheiro e aproveitar o bairro? Uma opção é ficar no: Quality Faria Lima.
Mercado de Pinheiros
Em São Paulo, tem inúmero mercados de abastecimento, alguns se tornaram atrações como Mercado de Pinheiros. Ele é relativamente pequeno, mas tem algumas novidades como as lojas do Projeto ATA, do Chefe Alex Atala, que divulgam e vendem produtos dos biomas do Brasil.
Lá é possível encontrar produtos pouco conhecidos do Pampa, da Amazônia, da Caatinga, do Cerrado e da Mata Atlântica. Para almoçar uma das opções é o Mocotó Café do famoso chef Rodrigo Oliveira.
Curta os restaurantes “descolados” de São Paulo, como o simpático Café Mocotó no Mercado de Pinheiros.
De Missão Jesuíta à Maior Metrópole
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu imigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.
Você vai gostar também de saber mais sobre as atrações da Avenida Paulista.
Como Chegar em São Paulo
Confira as diversas rotas e companhias aéreas para chegar em São Paulo.
Como se Locomover
Para circular por São Paulo, uma das melhores maneiras é com carro alugado. Compare as empresas, veículos e preços conforme as datas da viagem.
Onde se Hospedar em São Paulo
Para quem deseja conhecer mais o centro da cidade, há muitas opções em hotéis e também em vários bairros, veja minhas indicações.
Hotéis na Região Central de SP
Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.
Hotéis na Região da Paulista
ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Vila Galé Paulista – categoria primeira, se localiza na rua Bela Cintra a uma quadra da avenida Paulista. Uma rede portuguesa presente também em várias cidades do Brasil como; Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, etc.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros
Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique, ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
Para outras opções consulte: link para reservar o hotéis.
Dicas para Visitar as Atrações de São Paulo
A cidade de São Paulo é grande e as atrações estão espalhadas. A dica é procurar concentrar a visita por região e utilizar o Metrô quando possível.
Compras em São Paulo
A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour Privado de Compras.
História de São Paulo
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil. De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.
Livros que Inspiram
Que tal conhecer mais sobre a cidade? Eu recomendo o livro: História de São Paulo, que mostra como a cidade é um fenômeno em vários aspectos. Outra sugestão é o livro: Contos e Crônicas de Terra da Garoa.
Veja também
Categorias: América do Sul, Brasil, capital, Centros Culturais, Experiência, Experiências, Passeio de helicóptero, São Paulo
Postado por: Deusa Rodrigues
Ah nosso px café quero na padaria do Olivier!
Oi Vera, podemos sim ir lá na Padaria do Olivier é bem legal e as vezes ele dá as caras lá.Bjs