Deusa Rodrigues - Travel Agent

Rota dos Grafites em São Paulo que colorem a cidade

05.ago.21 - atualizado em 19.ago.21



Rota dos Grafites em São Paulo que colorem e faz da cidade um museu a céu aberto. Há incríveis murais representantes da Street Art ou Arte de Rua por várias regiões.

Alguns pontos concentram mais obras, como nos bairros de Pinheiros, Vila Madalena e no Centro de São Paulo.

Como uma boa paulistana gosto que circular pela cidade, preparei roteiros para você conhecer alguns dos melhores grafites e também as atrações próximas.

Você vai gostar de ler também sobre os Hotéis Refúgios no interior.

Onde ver o Grafites em São Paulo

Como começou – Rota dos Grafites em São Paulo

O grafite começou nos anos 70 em Nova York, movimento das artes plásticas, com intenção de mudar a cena urbana. Para interagir com o meio através das cores e dos traços.

No Brasil, chegou na mesma época em São Paulo. A cidade com muitos muros, paredões e prédios deixou um pouco a cor de cinza do cimento, para ficar mais vibrante.

Vários grafiteiros brasileiros ficaram famosos como Os Gêmeos, Eduardo Kobra entre outros.

A Rota dos Grafites em São Paulo não decepciona, além de estarem rodeados de diversas atrações. Ideal para um passeio de final de semana.

Conheça também os Chalés do interior de SP e MG.

Onde ver o Grafites em São Paulo

Muro da Igreja do Calvário – Rota dos Grafites em São Paulo

Um mural de grafites que está dando o que falar é o mural do artista visual Kobra na Igreja do Calvário, que fica em ponto estratégico de Pinheiros, nas esquinas das avenidas Henrique Schaumann com Cardeal Arco Verde.

O mural tem 28 metros de comprimento por 7 metros de altura e levou 20 dias para ficar pronto.

Onde ver o Grafites em São Paulo

A obra intitulada “Coexistência – memorial da fé por todas as vítimas da Covid”, mostra crianças de 5 religiões: hinduísmo, judaísmo, budismo e cristianismo. O conceito é a união dos povos.

Da Rota dos Grafites em São Paulo este é um dos mais recentes e ligados ao momento atual.

Sobre Eduardo Kobra

O artista é paulistano, nascido na periferia, que desde adolescente se encantou inicialmente com pichações e posteriormente foi se aprimorando na arte de rua.

Um dos mais expressivos grafiteiros da atualidade, conta com murais famosos pelo mundo, como ‘O Beijo’, feita em 2012 no High Line, em Nova York, que foi apagada 4 anos mais tarde.

Nas Olímpiadas do Rio de Janeiro em 2016, bateu um recorde com maior mural grafitado do mundo – primeiro com ‘Etnias’ com 2,5 mil metros quadrados, pintado para o evento e localizado no Boulevard Olímpico.

Kobra se inspira de diversas maneiras, como nos murais do mexicano Diego Rivera, com obras impressionantes na Cidade do México.

Além do mural da Igreja do Calvário há diversas outros grafites do Eduardo Kobra por São Paulo entre eles estão:

– Oscar Niemeyer, não praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, que tem ótima visibilidade do Mirante do Sesc Paulista.

– Mural da 23 de Maio, que faz parte do projeto Muro das Memórias, na avenida 23 de Maio, perto do viaduto Tutóia, fácil de conhecer para quem está de passagem para o Ibirapuera ou para o Obelisco.

Saiba mais na biografia de Eduardo Kobra.

Atrações próximas da Igreja do Calvário

Para curtir os grafites de Pinheiros você pode fazer como eu, ir de carro ou Uber e circular pela região.

As atrações que estão próximas são: Grafites da Escadaria Marielle Franco, praça Benedito Calixto, Beco do Batman no bairro vizinho a Vila Madalena, Unibes Cultural, entre outras.

Para almoçar ou jantar há inúmeras opções entre elas os vários restaurantes da Vila Madalena como o peruano Q`Chicha. A cozinha é comandada pelo jovem chef peruano, Hernnan Huillacaya, formado em gastronomia.

A casa apresenta a gastronomia peruana tradicional, com detalhes de inovação. Conheça mais sobre Restaurantes Peruanos em São Paulo.

Outra possibilidade com variedade são os restaurantes e bares da rua Pinheiros. Para circular há necessidade de transporte público ou carro.

Escadaria Marielle – Rota dos Grafites em São Paulo

A Escadaria Marielle Franco fica em Pinheiros, em um ponto na rua Cardeal Arco Verde com rua a Cristiano Viana, que dá acesso à rua Teodoro Sampaio, conhecida por ter lojas de instrumentos musicais e móveis.

A técnica de arte utilizada é um lambe-lambe gigante com foto central em preto e branco, da Marielle sorridente, uma homenagem à parlamentar morta no Rio de Janeiro.

Nos degraus acima há diversas outras pinturas de Marielle e palavras de ordem.

Eu estive recentemente para fotografar para este post e não imaginava que haveria uma polêmica, pois no final de julho os grafites foram vandalizados com tinta.

A boa notícia é que os criadores já fizeram a manutenção. O lugar virou um ponto turístico, no entanto, está fechado para circulação.

Onde ver o Grafites em São Paulo

Da Rota dos Grafites em São Paulo o da Escadaria da Marielle é também um manifesto contra a impunidade.

A minha dica é ir carro ou transporte público, fotografar a partir da rua Cristiano Viana, que é uma ladeira bem íngreme, mas que é possível captar de um ângulo legal, depois seguir de carro para os grafites do Kobra na Igreja do Calvário.

Beco do Batman – Rota dos Grafites em São Paulo

O Beco do Batman é um dos pontos turísticos da cidade. As ruas Gonçalo Afonso e Medeiros, na realidade são vielas tortuosas da Vila Madalena que se tornaram uma das Atrações de São Paulo.

Em 1980 foi achado em uma das paredes do Beco, um desenho do Batman, isso atraiu estudantes de artes plásticas que passaram a grafitar desenhos coloridos dando vida ao lugar.

Os grafites se renovam com frequência, com apoio da comunidade. Esse é um dos exemplos da arte de rua de São Paulo, uma tendência nas cidades pelo mundo.

Há algumas pequenas lojas descoladas de presentes no Beco do Batman e o movimento de visitantes é constante.

Se você gosta de cidades vibrantes, acompanhe o post: Estações do ano em Nova York.

Atrações Próximas do Beco do Batman

A visita ao Beco do Batman pode ser conjugada com bares e restaurantes bacanas do bairro boêmio da Vila Madalena.

A estação de Metrô da região é a Clínicas Linha Verde, no entanto para chegar ao Beco da Estação será necessário utilizar outro transporte, taxi, por aplicativo ou ônibus.

Para curtir mais a Vila Madalena, uma opção é hospedagem no: Selina Madalena São Paulo Hotel.

Minhocão – Rota dos Grafites em São Paulo

A arte urbana com os grafites coloridos, estão em vários pontos de São Paulo. Um dos lugares interessantes para conferir é caminhar em cima do Elevado Presidente João Goulart, o famoso Minhocão.

Nos finais de semana fica interditado para carros e vira área de lazer. Para caminhar há 4 pontos com rampas de acesso, espalhados pela região, sendo que, um dos melhores, está o lado da estação do Metrô Marechal Deodoro.

Onde ver o Grafites em São Paulo

O Minhocão conta vários grafites nas laterais dos prédios, ao longo dos trechos entre a rua da Consolação próximo da praça Roosevelt até a praça Padre Péricles e engloba os bairros do Centro, Santa Cecília e Perdizes.

Trecho na altura da Santa Cecília

O trecho que vai da estação Marechal Deodoro em direção ao Centro e Praça Roosevelt é o que concentra maior circulação nos finais de semana. Há movimento de pessoas que fazem caminhadas e com bikes.

Trecho na altura de Perdizes

Há uma passarela que liga a praça Péricles à rua Cardoso de Almeida, em que é possível fotografar e ter uma vista de cima, conforme minha foto no início deste post.

Há vários grafites bonitos, entre eles está um trabalho com 33 metros de altura por sete metros de largura, na lateral de um prédio situado à rua Traipu, nº 50.

São duas mãos entrelaçadas, que segundo o autor Eduardo Kobra, a criação teve “inspiração em um momento de dificuldade na vida pessoal e sentiu a mão de Deus”. A arte como um instrumento para que as pessoas sejam mais solidárias, principalmente nesse momento da pandemia.

Da Rota dos Grafites em São Paulo, os do Minhocão fazem o local um grande parque.

Onde ver o Grafites em São Paulo

Atrações Próximas

Para quem vai circular pelo Minhocão no final de semana, há várias atrações próximas como os restaurantes do Centro com uma gastronomia eclética.

O Bar da Dona Onça é especialista em comidinha brasileira revisitada e deliciosa.

O Bar e Lanches Estadão em atividades por 52 anos, é famoso pelo o delicioso sanduíche de pernil.

O chef Rueda inovou com o descolado Hot Pork, lanchonete de sanduíches de salsicha de porco. Ele também mantém o premiadíssimo restaurante A Casa do Porco, na rua Araújo, próximo do Hot Pork.

A dica visitar é caminhar e visitar a praça da República, o mirante do Terraço Itália, a Biblioteca Mario de Andrade e outras atrações de São Paulo.

O bairro da Santa Cecília é bem próximo do Centro e conta com restaurantes diferentes. As minhas sugestões são: Rota do Acarajé, Esquina do Fuad com ótimas picanha, Conceição Discos, que aos sábados tem o arroz de polvo. Saiba mais no post: Onde Comer em São Paulo.

Área Central – Rota dos Grafites em São Paulo

No centro de São Paulo, na região da avenida Ipiranga próximo da praça da República há diversos pontos com grafites.

A melhor maneira de conhecer é almoçar no Centro e caminhar pelas ruas. O bacana é que os grafites estão próximos de lugares icônicos como o Edifício Copan, com a arquitetura do mestre Oscar Niemeyer e do Edifício Itália, com um dos Mirantes de São Paulo.

Da Rota dos Grafites em São Paulo os do Centro ficam ao lado de atrações turísticas.

Onde ver o Grafites em São Paulo

Um dos detalhes são os fundos dos prédios residenciais que viraram verdadeiras obras de arte.

Rua da Consolação

A rua da Consolação também está na Rota do Grafites, a sugestão é descer de carro ou a pé, desde a estação Paulista até a Praça Roosevelt para observar alguns, como a enorme Sereia dos Acadêmicos do Baixo Augusta.

Onde ficar – Rota dos Grafites em São Paulo

Segue algumas indicações de hotéis que estão próximos dos grafites ou de regiões interessantes.


Booking.com

Hotéis na Faria Lima e Vila Madalena

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena, próximo dos bares e restaurantes.

Hotéis no Centro de São Paulo

Hotel Nobile Downtown,  localizado na rua Araújo, próximo do Terraço Itália na região da praça da República.

Hotel Boulevard Inn Centro São Paulo, localizado na avenida São Luiz também próximo da praça da República.

Hotéis na Região da avenida Paulista

Ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Hotéis no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique, para ficar em um hotel ícone da cidade, moderno, luxuoso e aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.

Como chegar – Rota dos Grafites em São Paulo

Para chegar na cidade de São Paulo há uma boa oferta de voos, confira as rotas, companhias aéreas e preços.


Seguros Promo

Outros Passeios em São Paulo

Para conhecer todas as atrações de São Paulo, só mesmo morando na cidade, mas você pode selecionar algumas dentre as inúmeras atividades. A dica é conjugar a Rota dos Grafites em São Paulo com outros pontos.

Conheça também as várias Experiências em São Paulo, capital e interior.

Visitar a avenida Paulista

A região dos Jardins conta com vários passeios e experiências, confira nos posts:

O que fazer na avenida Paulista.
Centros Culturais de São Paulo.

Sobrevoar de Helicóptero

Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Voo Panorâmico pelos principais pontos de São Paulo.

Compras em São Paulo

A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.

Grafites em Destinos do Mundo

No mundo o grafite ganha destaque em diversas cidades: Miami, Valparaiso, Assunção, Cape Town, Montevidéu, Paris Tel Aviv, Londres, etc. Eu adoro acompanhar as cidades transformadas pela arte e renovadas pelos traços e cores.

Wynwood Miami

Wynwood é um ponto turístico descolado de Miami. O bairro, que fica fora de South Beach, foi uma antiga região industrial com galpões e armazéns que, nos últimos anos, foram transformados em paredões com grafites. A lógica é a mesma de várias áreas mundo a fora que se revitalizaram.

O lugar tem semelhanças com o Beco do Batman, entretanto, a versão americana consiste em uma espécie de parque cercado, com áreas com grama sintética e pequenas galerias de arte dentro desse complexo turístico.

O brasileiro Kobra tem algumas de suas obras por lá e são um sucesso, afinal ele é um grande artista presente em diversos países.

Viagem para Wynwood e South Beach os destaques de Miami

Uma opção bacana para conhecer o bairro é embarcar em um passeio, num carrinho de golfe por uma hora, pelos melhores lugares dos murais de grafites de Wynwood.

No entorno de Wynwood Walls, há vários bares, restaurantes e galerias de arte. Nos finais de semana acontece, em amplo galpão, uma feirinha de antiguidades e venda de outros itens descolados de vestuário e decoração.  Há ainda espaços para food trucks e performance de bandas com música ao vivo.

Grafites de Valparaiso

Eu retornei à Valparaíso depois de muitos anos e encontrei um ambiente jovem e vibrante. A cidade que esteve no auge da economia chilena no começo do século passado, passou por momentos de estagnação.

Hoje é um novo polo turístico, que une monumentos históricos em contraste com as pinturas coloridas dos grafites e uma linda vista do Oceano Pacífico.

Em Valparaíso os grafites começaram nos anos 90 e desde então se espalharam, transformando a energia da cidade.

Agora tem uma pegada jovem, com os grafites há uma nova “vibe”, surgiram cafés, restaurantes, pousadas, galerias de arte, etc.

Valparaíso, Chile: a cidade renovada pelos grafites

 

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel