Lua de Mel em Curitiba na charmosa capital do Paraná
23.out.18 - atualizado em 21.jun.24
Lua de Mel em Curitiba é uma opção na charmosa capital do Paraná. A cidade tem muitos atrativos surpreendentes para conhecer.
Há vários parques para caminhadas românticas em meio à natureza. O passeio de trem pela serra até Morretes é um dos mais bonitos do mundo.
Outro atrativo é a gastronomia com herança europeia, além da possibilidade de degustações no Caminho do Vinho e Rota da Cerveja.
Veja as dicas para uma viagem incrível.
Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel no Brasil.
Experiências em Curitiba para Lua de Mel
A cidade oferece inúmeras experiências, com passeios também na região, desde cidades litorâneas históricas, tours de aventura e muito mais.
Confira as Passeios e Experiências em Curitiba que podem ser reservadas online.
Opera de Arame – Lua de Mel de Curitiba
Um dos lugares mais bacanas para visitar em Curitiba, é o Opera de Arame. É a casa de espetáculos mais emblemática da cidade.
Uma estrutura tubular, com teto transparente, foi construída no meio da Mata Atlântica, ao lado de uma pedreira. Faz parte do Parque das Pedreiras.
Dentre os espetáculos que já foram apresentados, está a inesquecível apresentação do tenor catalão, Josép Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, na festa de 300 anos de Curitiba.
Conheça também outro destino no Paraná: Lua de Mel em Foz do Iguaçu.
Opera Arte – Espaço Gastronômico e Cultural
É um charmoso espaço gastronômico, artístico e cultural no Complexo Opera de Arame. Conta um projeto de música ao vivo no verão, com os músicos instrumentais posicionados numa plataforma dentro do lago, de frente para o Opera de Arame, é um dos pontos de encontro da cidade.
Museu Oscar Niemeyer – Arquitetura Moderna
A arquitetura moderna do Museu Oscar Niemeyer, é uma visita obrigatória em Curitiba.
Categorizada pela UNESCO, como Cidade Criativa no Design, é o lugar ideal para sediar esse museu. O Museu é um dos pontos turísticos mais bonitos em Curitiba.
Quando se visita o Museu Oscar Niemeyer, não tem como não lembrar de Brasília, que também é uma cidade considerada criativa, pela UNESCO.
Você vai gostar de ler: Brasília e os pontos turísticos do centro do Poder.
Oscar Niemeyer, é o arquiteto mais famoso do país e uma referência no Brasil, por seus traços modernos. O Museu tem o estilo inconfundível do autor e conta com um bom acervo de arte, com obras doadas por colecionadores.
A dica visitar o Museu Oscar Niemeyer, na parte da tarde, depois ir para a rua da entrada principal, que está em uma parte mais elevada, com alguns restaurantes e food truck, e curtir um pôr do sol romântico, na Lua de Mel em Curitiba.
A área externa do Museu Oscar Niemeyer, é uma opção de lazer em Curitiba.
Parques – Lua de Mel em Curitiba
A cidade de Curitiba tem lindos parques que são um convite às caminhadas. Entre eles estão: Jardim Botânico, Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque Tingui e Memorial Ucraniano, Bosque São Cristóvão e Memorial Italiano – Santa Felicidade, Parque Bacacheri, Parque São Lourenço, Bosque Portugal, etc.
Parque Tanguá
O Parque Tanguá é espetacular com um belo jardim francês e espelho d´água a frente.
Há um bonito mirante com vista para a cidade e a área mais baixa do parque, rodeado de mata é acessível por uma escadaria há um deque com para curtir o lago e a pequena cachoeira artificiais.
A área há duas pedreiras desativadas, que podem visitadas por um túnel subterrâneo. Um lugar incrível para o casal namorar na Lua de Mel em Curitiba.
O ideal é ir de carro para locomover melhor. Entre neste link para aluguel de carro em Curitiba.
Leia sobre: Lua de Mel em Fortaleza.
Jardim Botânico – Passear na Lua de Mel de Curitiba
O Jardim Botânico é um dos ícones turísticos de Curitiba, uma bela estufa de vidro, que lembra um palácio de cristal, em estilo Art Nouveau. Há um incrível tapete de flores a frente, ladeados por jardins geométricos no estilo europeu e bem cuidados.
O local é considerado um dos Cartões Postais do Brasil.
Abriga exemplares de plantas da Floresta Atlântica brasileira. O Jardim das Sensações, conta com 50 plantas diferentes principalmente em cheiros, aromas e cores. O Museu Botânico tem 400 plantas catalogadas e é um dos maiores herbários do Brasil.
É um dos espaços públicos mais visitados pelos locais e turistas. Qual tal esse cenário para a fotos da Lua de Mel em Curitiba?
Confira também sobre o primeiro Horto Florestal do Brasil, no post: Lua de Mel no Rio de Janeiro.
O Jardim Botânico está entre outros ícones, saiba mais em: Cartões Postais do Brasil.
Bosque João Paulo II – Memorial Polonês
Os primeiros poloneses chegaram ao Paraná em 1871. Curitiba tem a maior colônia polonesa no Brasil. O Memorial Polonês foi inaugurado em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II.
O Bosque do Papa, como é conhecido, conta com singelas casas tradicionais polonesas. Dentro das casas há artigos utilizados pelos imigrantes.
Está localizado no Centro Cívico, mesma região do Museu Oscar Niemeyer, inclusive é possível ir caminhando. Um ótimo lugar para passear, namorar junto à natureza na Lua de Mel em Curitiba.
Que tal conhecer também outro destino na Bahia? Saiba mais no post: Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Memorial Ucraniano – Parque Tingui
O Memorial Ucraniano é uma homenagem de Curitiba aos imigrantes. Foi inaugurado em 26 de outubro de 1995 para comemorar os 100 anos da chegada de ucranianos na cidade.
Há a réplica de uma capela ortodoxa dedicada a São Miguel, construída em Mallet município paranaense no oeste do estado. A obra feita de madeira no estilo bizantino, tendo uma cúpula de metal.
No gramado há uma escultura em bronze e cerâmica para representar uma pessânka, que são ovos pintados à mão em filigramas para festejar a Páscoa.
Memorial Paranista – Arte no Parque São Lourenço
Uma das novas atrações de Curitiba, o Memorial Paranista está localizado no bonito Parque São Lourenço.
Um espaço que reúne obras do escultor João Turin, que tem como temas animais, os povos originais do Paraná e os bosques de araucárias.
O Memorial Paranista conta com exposição, oficina de cursos, auditório, boutique e em breve um charmoso café.
Centro Histórico de Curitiba
O Largo da Ordem é o ponto principal do Centro Histórico de Curitiba, com belos exemplares da arquitetura com influências portuguesas e alemãs.
As construções remontam do Século XVIII, com calçamento de paralelepípedos e fechado ao transito. Aos domingos há a tradicional Feira do Largo da Ordem com artesanato e produtos do Paraná.
Casarões e Quiosques de Flores
Os bonitos casarões coloridos estão espalhados pela região, entre praças, estátuas e quiosques de flores.
Vale a pena também circular pelo centro de Curitiba, para conhecer os prédios históricos. Dentre os mais conhecidos está o famoso Palácio Avenida, onde acontece o espetáculo do Natal dos meninos cantores, com música e luzes.
Centro Cívico
O Centro Cívico de Curitiba é próximo, mas outra região, estão localizados o Museu Oscar Niemeyer, o Palácio Iguaçu e o Bosque do Papa. O bairro é interessante e a dica é fotografar o bonito painel de azulejos coloridos de 50 metros do Palácio Iguaçu, que fica visível da rua. O artista que criou a obra, fez uma representação histórica da descoberta de Foz do Iguaçu.
Saiba mais no post: Natal Luz em Curitiba e os meninos cantores.
Museu Ferroviário e Shopping Estação
O Museu Ferroviário está localizado na Estação Ferroviária de Curitiba, junto ao bonito Shopping Estação na área central da cidade.
No acervo estão peças históricas, a antiga bilheteria, um vagão do Século XX, além de um vagão dormitório que foi utilizado por Getúlio Vargas.
O ideal é aproveitar para conhecer o museu e almoçar no Shopping Estação, onde estão localizados também o Teatro de Bonecos Dr. Botica e Teatro Regina Vogue.
Mercado Municipal – Tradição
Ele foi inaugurado em 1958, mas sua trajetória começou em 1820, como ponto de venda de frutas e verduras em casinhas simples na Praça Tiradentes. Depois passou por três sedes até ocupar o espaço atual. Abriga 196 comerciantes que atendem 362 unidades comerciais.
Há boxes de frutas e verduras, especiarias, até cosméticos, presentes e vestuário. Vale a pena incluir o Mercado, na programação de visitas à Curitiba.
O Mercado oferece muita opção na área de gastronômica, são três praças de alimentação com variedade. Os pratos à base de pinhão, são um diferencial da culinária curitibana.
Trem para Morretes – Lua de Mel em Curitiba
O trajeto para Morretes, conforme o jornal The Guardian, é “um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo!”.
O trem atravessa a Mata Atlântica, passa por 12 túneis, 42 pontes entre montanhas e vales. A paisagem é impressionante com o visual de rios, cascatas, penhascos e desfiladeiros.
A dica é fazer a viagem de Trem em vagões primeira classe para Morretes e Antonina e voltar pela centenária Estrada Graciosa, com paisagens de tirar o fôlego no final da tarde. A reserva deve ser feita com antecedência.
Lua de Mel com Passeio à Vinícola Araucária
Na cidade vizinha à Curitiba, em São José dos Pinhais, está a Vinícola Araucária, que fica a 40 quilômetros do centro. Está localizada na bela região no entorno da Serra do Mar, numa altitude de 950 metros.
Além da experiência rica de circular pelos parreirais, a paisagens é linda entre as araucárias. Todo mês de fevereiro acontece uma vindima, que é a festa da colheita.
O passeio até a Vinícola Araucária tem incluído visita aos vinhedos, degustação, um delicioso almoço com toque do chef e uma romântica caminhada pelos parreirais.
O Tour ao Caminho do Vinho é uma das atrações perfeitas para a Lua de Mel em Curitiba.
Leia também o post: Vinícola no Chile qual visitar? Sugestão de três experiências incríveis.
Extensão da Lua de Mel
A partir de Curitiba é possível fazer passeios no município, bem como para outras cidades próximas.
Ilha do Mel
Uma das opções para a Lua de Mel é conhecer um destino próximo, a Ilha do Mel, com tour que tem incluído transporte terrestre, barco e retorno do trem de Morretes para Curitiba.
Aproveite para fazer caminhadas pelas paisagens lindas da Ilha do Mel.
A ilha conta com praias rústicas, bonitas e tranquilas, com pouco movimento. Para conhecer por mais tempo a Ilha do Mel, o ideal é fazer trilhas, pois não há estradas ou carros, a entrada de visitantes também é controlada. Entre os pontos turísticos mais visitados está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Talvez você queira se hospedar na Ilha do Mel, na sua Lua de Mel no Paraná e a dica é o Hotel Pousada Praia do Farol.
Vila Velha
Uma visita imperdível é no Parque Estadual de Vila Velha, que conta com um conjunto de formações rochosas, arenitos de milhões de anos. Devido às ações do ventos e chuvas, as rochas adquiram formas diferentes e inusitadas.
Para completar a experiência há também observação das furnas, que são cavas formadas por um rio subterrâneo. Depois da aventura está incluído um almoço típico alemão, reserve o Tour Vila Velha.
Serra do Quiriri – 4×4
Que tal uma aventura na Lua de Mel? A dica é conhecer a região do Vale da Divisa e da Serra do Quiriri, localizados na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Há mais de 30 cumes de montanhas que variam entre 1.000 m e 1.538 m de altitude. O local já foi terra dos indígenas e destaque é para a paisagem, com vistas de tirar o fôlego.
O passeio começa em Curitiba, a bordo de uma Land Rover Defender com um guia de turismo especializado no destino, e com opções de trilhas e caminhadas. A experiência finaliza com um lindo piquenique com o visual da natureza. Reserve online o Pacote Serra do Quiriri – 4×4.
Parque Muritiba
O tour de aventura com Trilha pelo Parque Muritiba e Ribeirão do Meio, proporcionam conhecer os tobogãs e as piscinas naturais no leito do rio Serrano.
Lapa e Parque Estadual do Monge
Um passeio que reúne atrativos de patrimônios históricos, culturais, místicos junto à belas paisagens da natureza – Excursão à Lapa e Parque Estadual do Monge.
Castro e Cânion Guartelá
Excursão para Castro e Guartelá conta com trilha de 5 quilômetros para conhecer o sexto maior cânion do mundo e o maior do Brasil. Além da pela paisagem há possibilidade de observar pássaros da nossa fauna.
Cidades de Santa Catarina
Outra oportunidade é conhecer o as cidades de Santa Catarina que estão próxima, num passeio de dia inteiro com 12 horas de duração. A Tour percorre a rota Vale do Itajaí, com as cidades de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.
Vale do Itajaí – SC
Outra oportunidade é conhecer o as cidades de Santa Catarina que estão próxima, num passeio de dia inteiro com 12 horas de duração. A Tour percorre a rota Vale do Itajaí, com as cidades de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.
Conheça mais a região no post: Lua de Mel em Santa Catarina.
Onde Ficar em Curitiba
Booking.com
Em Curitiba há boas opções de hospedagem nas regiões do Centro, próximos do MON e no bairro Batel.
Centro de Curitiba
Para ficar no centro da cidade, um dos hotéis mais tradicionais é Bourbon Curitiba Convention Hotel.
Outra opção é o Hotel Nikko, categoria 3 estrelas, localizado em um antigo prédio histórico, porém internamente decorado no estilo japonês, com um jardim de carpas junto ao lobby.
O Hotel San Juan Johnscher, é um 3 estrelas que está localizado também em prédio histórico que foi remodelado, com ambientes charmosos.
Batel
O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais e opções de restaurantes e bares. Entre os melhores hotéis estão:
O Nomaa Hotel, é considerado um dos mais elegantes e exclusivos hotéis de Curitiba.
Outras boas opções no Batel são:
Radisson
Hotel Curitiba,
Novotel Curitiba Batel.
Mercure Curitiba Batel Hotel.
Mercure Curitiba Golden Hotel.
Região do Centro Cívico e MON
Para quem deseja ficar na região do Museu Oscar Niemeyer, o Centro Cívico, indicações são:
Hotel Intercity
Ibis Styles Centro Civico.
Entre neste link para reservar outros hotéis em Curitiba.
Como Chegar em Curitiba
Para chegar à Curitiba há muitas promoções das companhias aéreas, consulte este link, compare e compre as passagens aéreas.
Para se locomover em Curitiba, uma das melhores maneiras é alugar um carro para conhecer todos os passeios.
Onde Comer em Curitiba
Curitiba assim como outras cidades do sul do Brasil, tem uma gastronomia rica, com heranças da colonização europeia, com o toque de produtos locais. Há muitos lugares para provar as delícias da cidade.
A dica é fazer um Tour Gastrônomico por Curitiba com experiências de comida árabe, alemã e polonesa.
Hard Rock Café
Curitiba conta com a tradicional rede temática musical, o Hard Rock Café. A rede que é umas preferidas pelos viajantes brasileiros nos Estados Unidos.
Tem como destaque a decoração com roupas de Britney Spears e Rihanna, além das icônicas guitarras de Rita Lee e John Lennon, verdadeiras raridades.
Comida Italiana no Bairro da Santa Felicidade
O bairro de Santa Felicidade é reduto dos restaurantes italianos e um lugar bastante turístico. Os vários restaurantes servem massas variadas, pizzas e outros pratos com fartura. Lá está também o Memorial da Imigração Italiana.
Para conhecer melhor o ideal é com o Tour Noturno com Jantar Italiano em um dos mais tradicionais restaurantes.
A comida italiana lembra o país europeu que os brasileiros adoram: Itália e as cidades mais visitadas.
Restaurantes Românticos de Curitiba
Uma das melhores experiências para o casal curtir um pôr do sol incrível e jantar com vista maravilhosa da cidade é no Restaurante Terraza 40. Esse é um dos restaurantes mais românticos de Curitiba.
Outras opções de restaurantes românticos: Chalet Suisse, Forneceria Copacabana,, Chateaux de Gazon, Avenida Paulista Pizza Bar, Armazém Santo Antonio, L´Epicerie, The Ox Room Steakhouse, Palco dos 5 Sentidos, etc.
Um jantarzinho especial é um dos programas bacanas da Lua de Mel em Curitiba.
Que tal conhecer também: Chefs peruanos de restaurantes de São Paulo?
Kawiarnia Krakowiak – Confeitaria Polonesa
A Kawiarnia Krakowiak é a casa de chá e confeitaria polonesa. Ela está no Bosque João Paulo II e tem ótimas opções de doces típicos, uma série de delícias. Que tal uma torta polonesa com café no final da tarde?
Para quem gosta de sobremesas, outra dica é o Rodízio de Doces Madame Josefina.
Se você gosta de comer bem, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.
Barreado – Prato Típico Curitibano
Não saia de Curitiba sem comer o Barreado, uma espécie de escondidinho, feito em panela de barro. O prato é da época do Brasil império, que além de delicioso é o prato típico do Paraná. O prato Barreado é encontrado nos melhores restaurantes da cidade.
Outro destino com muitas opções gastronômicas é na Serra Gaúcha, saiba mais no post: Lua de Mel em Gramado.
CuritiBéra – Cerveja artesanal na Lua de Mel de Curitiba
Curitiba tem uma vocação como centro produtor de cervejas artesanais. Béra é uma gíria curitibana que significa cerveja. Foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba.
Um dos bairros pólos de cervejeiros é o Hauer, formado por descendentes alemães e austríacos. Entre as microcervejarias, estão em destaque a Bodebrown e a Gauden Bier. Reserve o Tour pelos Bares de Curitiba.
Outra opção bacana na Europa é a: Lua de Mel na Alemanha Romântica.
Arena da Baixada em Curitiba
A visita à Arena da Baixada, é um dos atrativos da cidade que vai agradar ao noivo que goste futebol, na Lua de Mel em Curitiba. O estádio pertence ao Clube Atlético Paranaense.
Passou por reforma para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Tem visitas guiadas, para mostrar um dos estádios mais modernos do Brasil.
É o primeiro com “teto retrátil” da América do Sul. Devido ao terreno úmido, optou-se também por grama sintética. Houve visitas guiadas especiais na Arena da Baixada. Futebol e turismo tem uma grande sinergia. A cada dia, os estádios do mundo oferecem boas experiências para turistas amantes do futebol.
Leia também: Viagens e Futebol: experiências.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos ao Hotel Nikko, bem como outras propriedades mencionadas no post, pelo apoio e hospitalidade.
Outros destinos de Lua de Mel
Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel, tanto no Brasil como, em diversos outros lugares; cada um com seu diferencial. Para escolha do lugar, deve-se levar em conta é o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:
África: Zanzibar, Mauritius, Seychelles, África do Sul, Tanzânia e Kenya,
Ásia: Maldivas, Bali, Tailândia, Vietnam e Dubai.
América Central: Caribe, Destination Wedding – Cancún, Jamaica.
América do Sul: Chile, Vale Sagrado dos Incas no Peru,
Europa: Toscana, Paris, Veneza.
Oceania: Tahiti, Nova Zelândia, Austrália.
Destinos de casamento
Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Casamento no Castelo de Windsor.
Cerimônias de casamento no Tahiti.
Roupas para a Lua de Mel
Eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+
Para as meninas a dica é desfilar nas piscinas, com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.
Já fez o Seguro Viagem?
Um detalhe fundamental para a segurança, entre neste link para comparar as várias empresas e fazer o Seguro Viagem online.
Veja também
Categorias: América do Sul, Aventura, belas paisagens, Brasil, capital, Centros Culturais, Lua de Mel
Postado por: Deusa Rodrigues