Deusa Rodrigues - Travel Agent

Natal em Curitiba com os meninos cantores, parques iluminados e eventos

22.dez.18 - atualizado em 23.jan.24



Natal em Curitiba tem se destacado como uma das principais atrações do Brasil.

A programação do projeto Luz dos Pinhais, é uma realização da Prefeitura, secretaria de turismo e empresas privadas para divulgação dos festejos natalinos.

Eu conferi e preparei dicas para sua viagem.

Você vai gostar de ler também para: Natal Luz em Gramado e passeios da Serra Gaúcha.

Encontro das Emoções

O Natal em Curitiba, tem a participação e patrocínio de diversas empresas locais como O Boticário, entre outras.

A união do governo, com a iniciativa privada e patrocinadores, contribuem para o tornar um destino de Natal.

Agenda do Natal em Curitiba

A cidade conta com diversos eventos de Natal.

Natal Luz Curitiba

Curitiba é uma cidade que tem atraído muitos visitantes. Um dos melhores passeios é a viagem de trem pelo Parque da Serra do Mar. Faça sua reserva no link: Excursão de trem para Morretes.

Você vai gostar de ler sobre o destino mais visitado do Paraná: Foz do Iguaçu – cataratas, natureza, animais e energia.

Programação do Natal de Curitiba 2023

O Natal de Curitiba – Encontro das Emoções 2023, na sua 6ª edição tem como tema “A Gratidão Vai Iluminar a Cidade”. A temporada começa em 22 de novembro até início de janeiro, realização pela prefeitura e com apoio da iniciativa privada.

As atividades e decoração estarão espalhadas pela cidade, desde o Largo da Ordem no Centro Histórico até os parques.

A maioria dos eventos são gratuitos e outros tem necessidade de ingressos.

Natal Luz Curitiba

Confira também o post : 9 Viagens no Natal pelo Brasil, com Curitiba.

Atividades

Dentre as atividades previstas estão: autos, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e experiências olfativas.

Natal no Centro Histórico de Curitiba

A decoração de Curitiba tem cerca de 30 árvores de Natal espalhadas e Estrelas de Belém iluminadas.

As caixas de presente iluminadas produzem um bonito efeito pelas ruas centrais.

Natal Luz Curitiba

Natal no Largo da Ordem

Natal no Largo da Ordem no Centro Histórico com decoração especial, apresentações musicais e balé ao ar livre, com os espetáculos O Grande Circo Místico e o Quebra Nozes. O impacto fica por conta do cenário, nas Ruínas de São Francisco.

Um dos pontos turísticos de Curitiba que reúne prédios e monumentos importantes como: Palacete Wolf, Solar do Rosário, da Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e do Palácio Garibaldi.

Natal do Paço

A fachada do Paço do Liberdade, que no passado foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba, e hoje abriga o Sesc, oferece uma projeção computadorizada com show de som e luzes.

Feiras Especiais de Natal

Feiras especiais de Natal no estilo dos mercados de Natal da Europa nas praças Osório e Santos Andrade, são mais de 50 barracas com artesanato, presentinhos diversos e comidas.

Natal Luz Curitiba

Coral dos Meninos Cantores – Palácio Avenida

No Natal Luz Curitiba, o espetáculo do Palácio Avenida ficou famoso, pois desde 1990 é realizado o evento, com um coral de 100 crianças e adolescentes que cantam das janelas do palácio, no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba.

Datas do Coral do Palácio Avenida

O coral dos meninos cantores volta acontecer ao vivo, com público nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a partir das 20h00.

Os estados do sul do Brasil têm várias atrações, acompanhe o post: Lua de Mel em Balneário Camboriú.

Natal Luz Curitiba

O espetáculo agora virtual acontece sob o patrocínio do Bradesco.

Natal Luz Curitiba

Quanto a seleção de música, há desde as tradicionais de Natal, até as consagradas canções populares brasileiras.

Sobre o Palácio Avenida

Esse belo edifício começou a ser construído em 1927 e foi inaugurado em 1929. Foi erguido por um empresário sírio-libanês. Ao longo da história a propriedade de dezoito mil metros quadrados, teve escritórios, cinema e café.

Em 1968 passou para o Banco Bamerindus e partir de então, foi sendo desocupado, até total abandono em 1980. O banco então iniciou uma reforma e transformou em sede do banco e foi nessa gestão que se iniciou o Natal do Palácio Avenida.

Com a extinção do Bamerindus, o HSBC Bank Brasil comprou o prédio, que deu continuidade ao evento natalino. Em 2016 o HSBC vendeu sua subsidiária do Brasil, para o Bradesco, que aprimorou ainda mais o Natal en Curitiba.

Conheça também: Blumenau e Balneário Camboriú.

Natal Luz Curitiba

Natal e Caminho de Luz no Passeio Público

Natal e Caminho de Luz no Passeio Público – 21/11 a 30/12 – O Passeio Público é palco do auto de Natal na Ilha dos Poetas nos fins de semana. Será um circuito de carro com agendamento online que percorrerá o Caminho da Luz.

Auto de Natal nas Regionais

Auto de Natal Brasileiro nas regionais apresenta um bonito espetáculo sobre o nascimento de Jesus, também uma atividade grátis. Nas dez Ruas da Cidadania da Prefeitura terá decoração especial.

Natal em Parques de Curitiba

A cidade caprichou com atividades natalinas nos bonitos parques espelhados por Curitiba.

Jardim Botânico com Show de Luzes

Todas as noites acontece show de luzes e som no Jardim Botânico – Celebrando a vida. Com intervalos a cada hora depois de escurecer, o espetáculo conta com canções conhecidas e a estufa de vidro ganha cores diversas.

Os visitantes podem se posicionar em diversos lugares do jardim para observar. Realmente muito lindo e eu adorei acompanhar a criatividade natalina.

Um dos pontos altos de Curitiba Natal Luz.

Natal Luz Curitiba

O Jardim Botânico é um dos ícones turísticos de Curitiba. A bela estufa de vidro, estilo Art Nouveau, abriga exemplares de plantas da Floresta Atlântica.

Natal Luz Curitiba

A área tem jardins estilo europeu, bem cuidados. É um dos espaços públicos mais visitados pelos locais e turistas e também um dos  Cartões Postais do Brasil.

Que tal conjugar a viagem com outro cartão postal? O estado do Paraná se destaca com uma das Sete Maravilhas da Natureza, confira no post: Foz do Iguaçu.

Natal no Parque Barigui

Natal no Parque Barigui – O espetáculo natalino drive-thru no Parque Barigui com início no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) para percorrer um circuito de 1,4 quilômetros, até a Rua Cândido Hartmann.

Várias atrações podem ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio.

Um dos pontos alto serão os túneis de luz e duas árvores de Natal, como a estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago e giratória.

Um dos melhores eventos de Curitiba em Luz.

Ópera da Cura no Memorial Paranista

No Memorial Paranista acontece a Ópera Celebre a Vida, com apresentações ao ar livre.

O espetáculo tem como destaque os cenários do local, as cadeiras para os visitantes são colocadas ao ar livre, de frente para um painel histórico da construção, com um palco com a presença um ator com vestimentas e a asas de um anjo, realmente emocionante.

Natal Luz Curitiba

Necessário agendamento online, número limitado de vagas e atividade grátis.

Apresentações com bonitos cenários de Curitiba Natal Luz.

Auto de Natal no Parque Tanguá

No Parque Tanguá acontece o  Oratório de Natal Curitibano, um espetáculo que conta com 30 atores, cantores, bailarinos para mostrar o nascimento de Jesus.

Uma superprodução da Fundação Cultural de Curitiba, que tem como cenário o parque iluminado com uma árvore de Natal de 18 metros.

O Parque Tanguá é espetacular com um belo jardim francês e espelho d´água a frente a frente. Na parte baixa do parque, acessível por uma escadaria há um deque com para curtir o lago e a pequena cachoeira artificiais.

A área há duas pedreiras desativadas, que podem visitadas por um túnel subterrâneo.

Uma atividade imperdível no Natal em Curitiba.

Natal Luz Curitiba

Rua Iluminada da Família Moletta

Natal da Família Moletta acontece de  de dezembro à início de janeiro.

Se você vai para Curitiba não pode deixar de conhecer uma tradição natalina do bairro Umbará, que está a 17 quilômetros do centro em lugar mais afastado, prepare-se para rodar de carro ou Uber.

As decorações das dez casas da Família Moletta são imperdíveis na pequena rua sem saída, enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas.

Natal Luz Curitiba

A atividade com necessidade de ingresso.

Estive na rua para conferir o evento. Localiza-se em um bairro distante do centro de Curitiba.

Realmente a Rua Iluminada da Família Moletta tem uma decoração incrível, como um mundo da fantasia natalina.

Em espaço de uma quadra grande sem saída, todas as casas da Família Moletta contam com uma decoração de luzes intensa. Há pequeno show de luzes e som entre a vegetação.

Há um grande túnel de luzes até o final da rua, que termina em uma área como uma praça, com a casa e a presença ao vivo do Papai Noel.

Natal Luz Curitiba

Para comer há um espaço com diversas opções de food truck e mesas como uma praça de alimentação.

A dica é chegar cedo, pois a demanda é grande e se formam filas na entrada.

Uma ótima opção para a noite no Natal Luz de Curitiba.

Natal no Bairro de Santa Felicidade

O tradicional bairro de Santa Felicidade tem uma decoração especial no portal, com apresentação de canções natalinas das janelas do Restaurante Madalosso, com atores caracterizados.

Aproveite para jantar no local, pois há diversos restaurantes para conhecer, com a gastronomia italiana.

Natal em Shopping Centers

Os vários shopping centers de Curitiba também capricham na decoração de Natal. A maioria conta com a presença do Papai Noel.

Natal de Curitiba

Show de Luzes do Shopping Mueller

O Shopping Mueller tem uma das entradas mais bonitas da época natalina. Feito por um túnel de 60 metros de extensão, com luzes coloridas para o Natal de Curitiba. Conta ainda com a presença do Papai Noel, para atrair as crianças.

Natal de Curitiba

O que fazer em Curitiba

Uma “Cidade Criativa no Design”, título concedido pela Unesco. Pude observar vários turistas pela cidade.

Assim como Curitiba, a cidade de Brasília também é considerada uma “Cidade Criativa”.

Opera de Arame – Integrada à Natureza

Um dos lugares mais bacanas para visitar em Curitiba, é o Opera de Arame. É a casa de espetáculos mais emblemática da cidade.

Natal em Curitiba

Uma estrutura tubular, com teto transparente, foi construída no meio da mata atlântica, ao lado de uma pedreira. Faz parte do Parque das Pedreiras.

Dentre os espetáculos apresentados no passado, está a inesquecível apresentação do tenor catalão, Josep Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, na festa de 300 anos de Curitiba.

Natal em Curitiba

Opera Arte – Espaço Gastronômico e Cultural

É um charmoso espaço gastronômico, artístico e cultural no Complexo Opera de Arame. Conta um projeto de música ao vivo, com os músicos instrumentais posicionados numa plataforma dentro do lago, de frente para o Opera de Arame.

Natal em Curitiba

Estive num lindo dia de verão, para o almoço e foi uma grata surpresa. O restaurante estava lotado de turista e já se consagra com um dos pontos de encontro da cidade.

Natal em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

Um dos edifícios mais bonitos da cidade. O Museu Oscar Niemeyer, tem formato de um olho, fica numa área elevada. Dos restaurantes do entorno, tem uma ótima vista do pôr do sol.

Natal em Curitiba

No espaço arquitetônico, que fica no “olho”, foi usado como escorregador pelos visitantes. O Museu é uma ótima atração, não só pelo acervo, bem como pelos espaços públicos, jardins e entorno.

Outro destino com muita obras do mestre Oscar Niemeyer é nossa capital federal, acompanhe no post: Brasília pontos turísticos.

Confira o espaço para leitura, em forma de pirâmide, que está no MON a disposição dos visitantes.

Passeio de Trem para Morretes

O trajeto ferroviário de Curitiba para Morretes, conforme o jornal The Guardian, a viagem é “um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo!”. O trem atravessa a Mata Atlântica, passa por 12 túneis, 42 pontes, vales, rios e cânions.

A dica é fazer a viagem de Trem em vagões primeira classe para Morretes e Antonina e voltar pela centenária Estrada Graciosa, com paisagens de tirar o folego no final da tarde. A reserva deve ser feita com antecedência.

Vinícola Araucária

Na cidade vizinha à Curitiba, em São José dos Pinhais, está a Vinícola Araucária, que fica a 40 quilômetros do centro. Está localizada na bela região no entorno da Serra do Mar, numa altitude de 950 metros.

Além da experiência rica de circular pelos parreirais, a paisagens é linda entre as araucárias. Todo mês de fevereiro acontece uma vindima, que é a festa da colheita.

O passeio até a Vinícola Araucária inclui visita aos vinhedos, degustação, um delicioso almoço com toque do chef e uma caminhada pelos parreirais.

Extensão de Viagem

A partir de Curitiba é possível fazer passeios a outras cidades próximas.

Ilha do Mel

Uma delas é para a Ilha do Mel, com tour que inclui transporte terrestre, barco e retorno de trem de Morretes, uma experiência encantadora.

Vila Velha

Uma visita imperdível é no Parque Estadual de Vila Velha, que conta com um conjunto de formações rochosas, arenitos de milhões de anos. Devido às ações do ventos e chuvas, as rochas adquiram formas diferentes e inusitadas. Para completar a experiência há também observação das furnas, que são cavas formadas por um rio subterrâneo. Depois da aventura está incluído um almoço típico alemão – Tour Vila Velha.

Vale do Itajaí

Outra oportunidade é conhecer o as cidades de Santa Catarina que estão próxima, num passeio de dia inteiro com 12 horas de duração. A Tour percorre a rota Vale do Itajaí, com as cidades de Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau.

Como Chegar à Curitiba

A boa notícia é que voos para Curitiba tem várias promoções de preços e companhias aéreas, com simulação das datas de viagem para compra das passagens aéreas.

vai-de-promo

Para circular por Curitiba uma das maneira é com carro alugado, veja as companhias e modelos de carros.

Onde Ficar em Curitiba

Em Curitiba há boas opções de hospedagem.

Centro de Curitiba

O Nikko Hotel está no centro de Curitiba, tem a fachada de um antigo edíficio histórico e uma torre alta onde estão os apartamentos, com decoração e elementos da cultura japonesa. Há um lago de carpas em um pequeno jardim interno.

O destaque é para o café da manhã farto, uma das características dos estados do Sul do Brasil.

Para ficar no centro da cidade, uma ótima possibilidade é Bourbon Curitiba Convention Hotel.

Batel

O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais e opções de restaurantes e bares. Entre os melhores hotéis estão:

Mercure Curitiba Batel Hotel com destaque para a localização.

Mercure Curitiba Golden Hotel, conta com uma bonita piscina na cobertura.

Consulte também outras opções no Batel:

Nomaa Hotel, Radisson Hotel Curitiba, Novotel Curitiba Batel.

Região do Centro Cívico e MON

Outra sugestão na região do Museu Oscar Niemeyer, o Centro Cívico, indicações: Hotel Intercity e Ibis Styles Centro Civico.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Curitiba.



Booking.com

Onde Comer em Curitiba

Curitiba assim como outras cidades do sul do Brasil, tem uma gastronomia rica, com heranças da colonização europeia, com o toque de produtos locais. Há muitos lugares para provar as delícias da cidade.

O bairro de Santa Felicidade é reduto dos restaurantes italianos e um lugar bastante turístico. Os vários restaurantes servem massas variadas, pizzas e outros pratos com fartura. Lá está também o Memorial da Imigração Italiana.

A comida italiana lembra o país europeu que os brasileiros adoram: Itália e as cidades mais visitadas.

A  Kawiarnia Krakowiak é a casa de chá e confeitaria polonesa. Ela está no Bosque João Paulo II e tem ótimas opções de doces típicos, uma série de delícias. Que tal uma torta polonesa com café no final da tarde? Para quem gosta de sobremesas, outra dica é o Rodízio de Doces Madame Josefina.

Não saia de Curitiba sem comer o Barreado, uma espécie de escondidinho, feito em panela de barro. O prato é da época do Brasil império, que além de delicioso é o prato típico do Paraná. O prato é encontrado nos melhores restaurantes da cidade.

Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

CuritiBéra – Cerveja Artesanal em Curitiba

Curitiba tem uma vocação como centro produtor de cervejas artesanais. Béra é uma gíria curitibana que significa cerveja. Foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba.

Um dos bairros cervejeiros é o Hauer, formado por descendentes alemães e austríacos. Entre as microcervejarias, estão em destaque a Bodebrown e a Gauden Bier.

Confira também as atrações de um país da Europa, que tem a cerveja como uma das atrações no post Lua de Mel na Alemanha Romântica.

Dicas de Viagem para Curitiba

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

A viagem para Curitiba pode ser conjugada com Paranaguá, veja as ofertas:

Booking.com

Outra dica é ir no Museu Oscar Niemeyer aos sábados, pois há uma feirinha de artesanato e gastronomia, no espaço do vão livre.

Passe no Opera Arte para um drink com música ao vivo nos finais de semana.

Sobre a História do Natal

Os homens começaram a comemorar o Natal, desde os primórdios. Foi no século IV, que o Papa Júlio I, estabeleceu a data de 25 de dezembro, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Os portugueses na colonização, trouxeram a tradição do Natal para o Brasil.

Aqui as festas de Natal se adaptaram a cada região. Hoje alguns destinos se destacam como: Gramado, Curitiba, Campos do Jordão, São Paulo, etc. Viajar no Natal para acompanhar os eventos e a decoração das cidades pelo mundo, é uma ótima opção.

Saiba mais sobre outros destinos no exterior, no post: Viajar no Natal.

Sugestões para Presentes – Natal em Curitiba

Quando o assunto é sobre presentes para a época Natalina, você já pode encomendar para comprar online, uma Cesta de Natal Bauduco.

Os livros são ótimas dicas para presentes, como O Natal Escondido, a surpreendente história por trás do nascimento do Cristo. Outra opção é o clássico da literatura, Um Conto de Natal do escritor consagrado Charles Dickens.

O bom velhinho também é destaque quando o tema é Natal, a sugestão é o livro – Cartas do Papai Noel.

Outra inspiração é com o livro – Vida e Aventuras do Papai Noel.

Confira outras opções de compras online no post: Presentes para Viajantes.

Compare o Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um item importante, compare as empresas e inclusões para fazer a reserva aqui mesmo.

Nota da Autora

Agradecimentos ao Instituto Municipal de Turismo e a Prefeitura de Curitiba, pelas informações e fotos. Também ao Hotel Nikko e a gentileza da Família Moletta durante a visita.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel