Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Blumenau e região, rota de viagem em Santa Catarina

22.fev.18 - atualizado em 17.fev.24



O que fazer em Blumenau, rota de viagem em Santa Catarina.

Eu circulei por museus e pela antiga “rua da linguiça” e adorei a Vila Germânica onde tudo acontece.

A cidade está no encantador Vale Europeu, um pedacinho da Alemanha no Brasil com experiências incríveis de viagem.

Acompanhe minhas dicas sobre a região.

Leia também: Viagens pelo Brasil.

Cidade da Oktoberfest – O Que Fazer em Blumenau

Blumenau fica no Vale do Rio Itajaí, conhecida pela Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo.

Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Dr. Hermann Blumenau, que chegou de barco via Itajaí-Açu, acompanhado de outros dezessete colonos alemães.

Além da vocação turística para festas, também se destaca na indústria têxtil e setores de serviço e comércio.

A partir de Blumenau visite o Vale Europeu.

O que fazer em Blumenau

A viagem para Santa Catarina, pode ser conjugada com: Foz do Iguaçu no Paraná.

Prefeitura e Relógio da Flores de Blumenau

A Prefeitura de Blumenau e Relógio das Flores, estão no outro extremo da Rua XV de Novembro se situam, na mesma praça, a qual também está à beira do rio Itajaí-açu.

Conheça os vários passeios e experiências em Blumenau e reserve online.

O prédio da Prefeitura tem arquitetura tipicamente alemã e é visível de vários pontos da cidade. Esse é o local escolhido para fotos e self.

O que fazer em Blumenau

Outro ponto forte de Blumenau é a deliciosa gastronomia, com influências europeias, não deixe de conhecer a antiga “rua da linguiça” em alemão, a Bratwurststrasse estreita e curvada.

A dica para conhecer melhor é fazer um City Tour por Blumenau e conjugar com visita à Pomerode.

Blumenau lembra várias cidades da Europa, leia sobre: Lua de Mel na Alemanha.

Parque Vila Germânica – O Que Fazer em Blumenau

O Parque Vila Germânica é uma estrutura bem montada com uma agenda de festas durante o ano.

Oktoberfest

A famosa festa da cerveja em outubro, a Oktoberfest, é um sucesso de público e animação. Nos moldes da Alemanha a cidade oferece várias atividades tendo como destaque: a cerveja, comidas típicas, desfiles, música e alegria.

O que fazer em Blumenau

Foto: Alexandre Gonçalves da Rocha – Pixabay.

Sommerfest

A cidade tem uma tendência “festeira” e fez disso um bom negócio. No verão é época da Sommerfest, com muita alegria, embora menor em relação a Oktoberfest.

O que fazer em Blumenau

Natal de Blumenau

O Natal em Blumenau, acontece de novembro a dezembro. A programação conta com desfiles, Fábrica do Papai Noel e os tradicionais Mercados de Natal.  Conheça mais sobre esse costume da Europa no post: Mercados de Natal na Alemanha.

As festividades do Natal tem atraído muitos turistas, pois há possibilidades de fazer passeios diversos em várias outras cidades pequenas da região, confira abaixo no item: Rotas de Santa Catarina – Passeios na região.

Pomerode a cidade vizinha e mais alemã do Brasil, também tem programação, confira no post: 9 Viagens no Natal pelo Brasil.

Devido à pandemia os eventos estão suspensos por enquanto.

Noite no Parque Vila Germânica de Blumenau

Na Vila Germânica, além do galpão para festas e eventos, é um complexo com restaurantes, empório, bares, boutiques, etc. Tem o charme das construções típicas europeias, no estilo enxaimel.

A técnica Enxaimel é um tipo de construção com paredes montadas com madeiras, encaixadas entre si em posições verticais, horizontais ou inclinadas. Para completar os espaços são utilizados tijolos e pedras e o efeito visual da arquitetura é incrível.

O Parque Vila Germânica, funciona o ano todo, mesmo quando não há festividades, é uma opção para sair à noite em Blumenau. 

Conheça mais sobre o estilo arquitetônico enxaimel no post sobre: Dicas da Borgonha na França.

O que fazer em Blumenau



Booking.com

Museu da Família Colonial – O Que Fazer em Blumenau

O Museu da Família Colonial em Blumenau, retrata como era uma típica casa dos colonos que passaram a ocupar e morar na região. A visita conta com sistema de guia de áudio que apresenta aos visitantes detalhes dos comodos, móveis e utensílios e também dos habitantes que estiveram no local.

Para quem gosta de conhecer a história do Brasil, confira o post: Cultura e museus do Rio de Janeiro.

Museu de Hábitos e Costumes – O Que Fazer em Blumenau

O Museu de Hábitos e Costumes guarda essencialmente roupas, móveis, utensílios e outros itens típicos dos colonos e imigrantes que fizeram a história de Blumenau. O local fica em uma casa com alguns andares bem próxima do Museu da Família Colonial e da Praça do Museu da Cerveja.

A cidade de Curitiba também se destaca por divulgar os costumes de imigrantes, no Memorial Polonês dentro do Bosque João Paulo II. Conheça mais no post: Lua de Mel em Curitiba.

O que fazer em Blumenau

Museu da Cerveja – O Que Fazer em Blumenau

O Museu da Cerveja é interessante, porque a cultura dos cervejeiros no Brasil está em alta. Fica em uma bela praça bem ao extremo da Rua XV de Novembro, principal via de Blumenau.

A praça fica bem próxima ao antigo porto fluvial de Blumenau, dá para desfrutar de uma bela vista do rio Itajaí-açu.

O que fazer em Blumenau

Já no museu, os visitantes têm contato com detalhes sobre o processo de fabricação de cerveja. O local conta com utensílios, fotos e gravuras, bem como com uma sala de vídeo que apresenta as principais atrações turísticas anuais de Blumenau.

Quando se fala em cerveja, não tem como não lembrar de vinhos. Confira nos posts abaixo regiões vinícolas imperdíveis:

Vinícolas do Chile qual visitar?
São Roque e a Estrada do vinho no Estado de São Paulo.

O que fazer em Blumenau

Rio Itajaí-açu – O Que Fazer em Blumenau

O visual do Rio Itajaí-Açu e as pontes, pode ser observado do Museu da Cerveja; bom momento para provar uma cerveja e observar esse belo cartão postal de Blumenau.

Foto de Eraldo Schnaider

Onde Ficar em Blumenau

Há bons hotéis na cidade de Blumenau, veja as minhas indicações.

Hotel Plaza Blumenau.
Ibis Blumenau.

Extensão de Viagem – Rotas de Santa Catarina

A cidade de Blumenau está estrategicamente situada no Vale Europeu, bem como próximo das praias, portanto há várias possibilidades de extensão da viagem. O estado de Santa Catarina conta com algumas rotas turísticas, que vale a pena conhecer como Balneário Camboriú, Pomerode, Penha, etc.

A partir de Blumenau é possível fazer um City Tour em Balneário Camboriú com Roda Gigante e Unipraias.

Vale Europeu

Na região do Vale do Rio Itajaí, há várias cidades próximas para complementar a viagem de Blumenau. O destaque para as características da colonização alemã, italiana, conhecido como Vale Europeu.

A dica é conhecer também uma linda cidade com características da Itália em Santa Catarina – Nova Trento. A cidade famosa pelo Santuário Santa Paulina e também pela colonização alemã. Uma boa opção é fazer uma visita à Vinícola com almoço da “nona” acompanhado de vinho.

Em Brusque há um tour de compras muito interessante.

Outra possibilidade é visitar a pequena e charmosa Pomerode, uma grata surpresa em Santa Catarina.

Pomerode

A pequena e típica Pomerode é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Essa é uma grata surpresa em Santa Catarina, uma verdadeira imersão europeia. A herança cultural vem dos imigrantes da Pomerânia, região histórica do histórica do norte da Alemanha e a Polônia.

Há em Pomerode mais de 300 casas em estilo Enxaimel, e também tem a maior quantidade de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entre as cidades que integram os Roteiros Nacionais de Imigração.


Booking.com


A técnica Enxaimel é um tipo de construção com paredes montadas com madeiras, encaixadas entre si em posições verticais, horizontais ou inclinadas. Para completar os espaços são utilizados tijolos e pedras e o efeito visual da arquitetura é incrível.  Conheça mais sobre o estilo arquitetônico no post: Borgonha região vinícola da França.

O Núcleo Rural de Texto Alto foi tombado pela Unesco sob a designação Paisagem Cultural.

Outro atrativo que deve fazer parte do roteiro é o Museu do Automóvel de Pomerode.

A gastronomia com influências alemã, tem destaque para o Eisbein (joelho de porco), o Kassler (bisteca de porco) e o marreco recheado. Não deixe de provar também os pães, cucas, bolachas e tortas.

Dicas de Hospedagem em Pomerode:

Hotel Bergblick.
Lena Rosa Premium Hotel
Casa Branca Pousada Boutique

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, tem um cardápio de belas praias, entre morros e penhascos. Nos trajeto de carros pelas estradas é possível observar paisagens surpreendentes. Em cada praia um estilo diferente, que torna a viagem incrível.

A cidade também é conhecida pelos prédios altos e modernos, sendo que no  Brasil o edifício mais alto está em Balneário Camboriú, o Yachthouse Pasqualotto&GT, um residencial.

A origem do nome da cidade há controvérsias, uns dizem que é indígena, da língua tupi, outros dizem que é de origem popular, pescadores usavam o termo “camba o rio”, para virar na curva acentuada do rio.

Os primeiros habitantes foram indígenas, depois com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa, teve início o povoamento. Atraídos pela fertilidade do solo as famílias de origem alemã também se estabeleceram. Hoje a cidade tem uma vocação turística, atraindo visitantes de todo o Brasil e principalmente argentinos.

Reserve online com antecedência os melhores passeios de Balneário Camboriú.

A partir de Balneário Camboriú há um Tour para Blumenau e Pomerode.

Outra possibilidade é fazer um Passeio à Brusque e Nova Trento.

Praias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, tem diversas praias para todos os gostos. Cada uma mais bonita que a outra, emolduradas por costões de pedra e vegetação exuberante.

A Praia Central é a mais movimentada e visitada, tem 7 quilômetros de extensão, local ideal para caminhadas. A Avenida Atlântica oferece muitos quiosques, bares, sorveterias, cafés e restaurantes, vá passear no final da tarde e ficar para jantar.

A cidade de Balneário Camboriú também é um destino de Lua de Mel.

As praias de Santa Catarina são lindas, assim como as do nordeste. Leia também: O que fazer em Fortaleza.

Lua de Mel em Balneário Camboriú em Santa Catarina

A Praia do Pinho é para pratica do “naturismo”, campo de nudismo, a Taquara é cenário com mar e costão de pedra.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

A Praia de Laranjeiras é ótimo destino para família. Há outras praias a explorar, de modo geral a cidade é bonita e também ótima alternativa para férias de verão.

A Praia do Estaleiro é indicada para surfe e a Estaleirinho é o local das baladas e para aproveitar as Casas Sky Beach, uma sensação no litoral catarinense. A Praia do Estaleirinho a paisagem é de costões e vegetações bem preservadas, com vários hotéis, pousadas, bares e restaurantes, localizada a 12 quilômetros do centro.

Há um tour que sai de Balneário Camboriú para Blumenau e Pomerode, faça a reserva neste link.

Se você gosta de viajar com pet, confira o post sobre da Salute Imóveis: Lugares para passear com seu pet em Balneário Camboriú.

Praia Brava – Paraíso em Santa Catarina

Outra opção é visitar a badalada praia Brava, já no município de Itajaí, mas bem ao lado de Balneário Camboriú. O local é muito procurado por turistas, principalmente na temporada de verão, onde acontecem eventos.

Que tal conhecer outra cidade com praias paradisíacas? Reserve o tour à Bombinhas.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina



Booking.com

Parque Unipraias – Balneário Camboriú

O Parque Unipraias é um complexo com 3 estações, integradas por bondinhos aéreos para 8 pessoas. O visual é sensacional, porque o passeio liga 2 praias: a Barra Sul e a Laranjeiras.

Além do mirante espetacular, no topo está a estação Mata Atlântica, que conta com algumas atrações:

O Youhooo! É um trenó na montanha que circula em trilhos, por 710 metros, para duas pessoas.

A Fantástica Floresta, é uma espécie de túnel “encantado” na montanha, com fadas mágicas, duendes, etc.

O Zip Rider, são modernas cadeiras estilo teleférico, que podem atingir a velocidade de 60 quilômetros, a 240 metros de altura com uma linda vista das praias.

Um dos melhores passeios é embarcar num barco estilo pirata para: Praia de Laranjeiras e de lá o teleférico Unipraias.

Você vai gostar de ler sobre: Praias no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Pontal – Passear 

Um lugar ótimo para caminhar no final da tarde e ver o mar. Do Pontal Klaus Fischer é possível ter uma vista panorâmica da Praia central, tem 452 metros de comprimento. A noite é ponto para os pescadores de peixe-espada. O piso conta com uma bonita Mandala, assim como outras pelo mundo.

Oceanic Aquarium

Balneário Camboriú tem uma nova atração, o Oceanic Aquarium com diversas espécies de peixes, além de cobra, pinguins, jacarés, tartarugas, etc. O edifício conta com dois andares para visitação, sendo um para espécies de água salgada e outro de água doce.

No total há vinte e cinco recintos diferentes, que reproduzem o habitat de diversos animais, além das águas, tem cenários com folhas, raízes, arbustos, teto retrátil, etc. Uma atração imperdível para quem gosta de conhecer mais sobre a vida animal.

Se você gosta de viagem com observação de animais, confira os posts:

Animais da América do Sul.
Animais da Oceania. 

Teatro Bruno Nitz – Cultura 

Para atividades culturais em Balneário Camboriú, o Teatro Bruno Nitz, é o melhor lugar. Está localizado em um prédio moderno, conta com boa infraestrutura para espetáculos e comporta 345 pessoas sentadas. Vale conferir a programação durante a estadia.

Onde ficar em Balneário Camboriú

Infinity Blue Resort & SPA.
Ibis Styles Balneário Camboriú.
Marambaia Hotel & Convenções.

Penha – Beto Carrero World

Penha está a 38 quilômetros de Balneário Camboriú, onde se localiza o empreendimento Beto Carreiro. O incrível parque multitemático é o maior da América latina e é diversão certa.

Foi construído pelo sonhador Beto Carrero depois que voltou de uma viagem aos parques da Disney. Para voltar a ser crianças por um dia, compre seu ingresso para o Beto Carrero World.

Lua de Mel em Santa Catarina

Sobre Santa Catarina

O estado também é privilegiado no quesito praias. Os cenários de praias entre montanhas, vegetação abundante, fortificações, casarios são deslumbrantes.

Costa do Sol

A rota Costa do Sol engloba Balneário Camboriú e Penha.

Balneário Camboriú está a apenas 38 quilômetros do município de Penha, onde se localiza o Parque Beto Carreiro, uma possibilidade de passeio. O incrível parque multitemático é o maior da América latina e é diversão certa. Foi construído pelo sonhador Beto Carreiro depois que voltou de uma viagem ao parque da Disney.

Costa Esmeralda

A cor do mar contrasta com o verde das vegetações da Mata Atlântica, nas incríveis praias de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Ilha de Santa Catarina e Grande Florianópolis

A cidade de Florianópolis é a grande estrela do estado, com diversas praias e paisagens deslumbrantes.

Explores os passeios e traslados de Florianópolis.

Não se pode deixar de conhecer a cidade Palhoça e Governador Celso Ramos com o incrível hotel de luxo Ponta dos Ganchos Resort.

Confira o post: Lua de Mel no Brasil.

Como chegar à Blumenau e Região

Uma das melhores maneiras de chegar à região é voar até o aeroporto de Navegantes, que está à 56 quilômetros de Blumenau e 14 quilômetros de Balneário Camboriú, confira as opções de traslados.

Outra opção possibilidade é voar para Florianópolis, no entanto é mais distante. No aeroporto é utilizar transfer ou alugar em carro. Há serviço de ônibus regular para as 2 cidades.

A cidade de Florianópolis tem incríveis praias e atrativos que valem a pena conjugar a viagem, quando se dispõe de mais tempo. Confira os vários passeios e traslados de Florianópolis e reserve online.

Seguros Promo

Aluguel de Carro

Uma das minhas sugestões é alugar em carro, para conhecer as pitorescas cidades do Vale do Itajaí, bem como as lindas paisagens de praias da região.

Booking.com

Onde Comer em Blumenau e Balneário Camboriú

Em  Blumenau a recomendação é ir no Vila Germânica e provar a comida alemão do Eisenbahn Bierhaus.

Há opções com bons restaurantes em Balneário Camboriú, entre eles estão: Number Seven, Lucca Lounge & Bistrô, Bistrô Palatare, Bistrô Felissimo, Restaurante Segredos do Sabor, Recanto da Sereia, etc.

Uma dica é provar a “Cuca”, um tipo de bolo, que faz parte da gastronomia do sul do Brasil.

Blumenau e Balneário Camboriú: rota de viagem em Santa Catarina

Se você gosta de comer bem, acompanhe o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

  1. Olá muito obrigada.Continue me seguindo.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel