Deusa Rodrigues - Travel Agent

Hotel Rainha do Brasil, Aparecida e Santuário Nacional

12.set.17 - atualizado em 03.set.21

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

O Hotel Rainha do Brasil é a melhor opção para se hospedar em Aparecida. Ele é o mais moderno e conta com infraestrutura excelente para receber com conforto os romeiros.

Para viajar para o Santuário Nacional, um dos lugares mais visitados do estado de São Paulo, é a hospedagem ideal.

Confira as minhas dicas do hotel e do complexo, que conta não só a Basílica, como também diversas atrações. Você vai gostar de um lugar para renovar as energias positivas, confira as minhas dicas.

Essa é uma verdadeira viagem para a alma.

 

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Aparecida – Hotel Rainha do Brasil

O Hotel Rainha do Brasil, que pertence à igreja católica. Ele está próximo do Santuário e conta com transporte frequente. É uma comodidade deixar o carro no estacionamento e utilizar os ônibus ou vans. O hotel tem sistema de café da manhã e almoço estilo buffet.

Possui dois restaurantes o Gaudium e D´Âgape, além do Bar Ônix uma opção para o happy hour, com música ao vivo.

Quanto ao lazer oferece: duas piscinas cobertas no último andar com vista da cidade, hidromassagem, sauna, academia, brinquedoteca, sala de jogos, sala de TV, etc.

A área externa de lazer do hotel é grande e bem arborizada, conta com espelho d´agua, pequena boutique, playground, etc.

O Hotel Rainha do Brasil também tem a Capela Santa Cruz e a Capela Nossa Senhora da Esperança, nos jardins da cidade dos romeiros.

Confira as várias atrações de Aparecida que podem ser reservadas online.

Diferenciais do Hotel do Rainha do Brasil 

O Hotel Rainha do Brasil, conta com vários diferenciais, sendo que um deles é tour guiado à Basílica, que é fundamental para conhecer os detalhes arquitetônicos e históricos.

Somente quem se hospeda no hotel pode participar de três visitas monitoradas, com guias que conhecem profundamente e comentam sobre pontos mais interessantes.

A visita monitorada à Basílica Velha, acontece de segunda à quinta-feira, onde há informações interessantes sobre a construção, que é uma verdadeira obra de arte da arquitetura.

Outro diferencial é conhecer o Caminho do Rosário, em visita monitorada realizada de segunda à sexta-feira, num percurso com 20 cenários e 128 esculturas a céu aberto, próximos ao hotel e ao Rio Paraíba.

Para reserva no Hotel Rainha do Brasil entre neste link.

Você vai gostar de conhecer também o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Saiba mais em: Melhores passeios de Belém do Pará.

Aparecida – Santuário Nacional

A história da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião três pescadores  foram surpreendidos com o aparecimento da imagem. Logo após com a abundância impressionante de peixes. Esse foi o primeiro milagre de muitos outros que vieram depois. No local foi construída uma capelinha, depois uma igreja e por último a Basílica Nacional.

Visitar o Santuário Nacional de Aparecida tem a mesma emoção de visitar o Santuário de Fátima em Portugal.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Fotografo Thiago Leon

Cronologia histórica de Aparecida

Nos primórdios no século II, há evidências da ocupação indígena na região.

No século 16 as primeiras expedições ao Vale do Paraíba, em 1630 começa a vila de Guaratinguetá, que tem Tupi significa: terra das garças brancas.

Em 1717 há o encontro da imagem de Aparecida por 3 pescadores.

A edificação da Capela do Morro dos Coqueiros, começa em 1745 e em 1888 é inaugurada a Matriz Basílica.

A coroação de Aparecida acontece em 1904, com a coroa de ouro e brilhantes doada pela princesa Isabel em 1884.

Aparecida foi elevada a categoria de vila em 1906. Em 1928 há a emancipação da cidade de Aparecida em relação à Guaratinguetá.

Aparecida é declarada Padroeira do Brasil em 1930.

Em 1955 começa a construção da nova basílica e em 1984 foi elevada a Santuário Nacional.

A grandiosidade do Santuário Nacional, tem a mesma energia positiva do Vaticano. Leila sobre: Itália – cidades mais visitadas.

Características do Santuário Nacional

A arquitetura é grandiosa e imponente. A visita à imagem de Nossa Senhora Aparecida é feita pela lateral, em geral há uma fila. Está em um altar protegido por vidro blindado.

Os murais contam um pouco da história de nossos animais e nossa flora. O altar principal está no centro da Basílica, com bancos em volta, para comportar o maior número de fiéis.

Mesmo com tanta capacidade, está sempre lotada. Já recebeu visitas ilustres e também de três papas. Na comemoração dos 300 anos, o Papa Francisco mandou de presente para a Basílica, uma bela escultura de uma rosa de ouro. A viagem à Aparecida e Santuário Nacional é sempre emocionante.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Lugares consagrados à Nossa Senhora, sempre tem muita energia positiva, como na Casa de Virgem Maria na Turquia.

Leia também: 10 Destinos com energia positiva pelo mundo.

A bela vista do Vale do Paraíba a partir do pátio do Santuário Nacional.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Hotel Rainha do Brasil Aparecida – Peregrinos de todo o Brasil

A cidade de Aparecida está no Vale do Paraíba, uma região com alguns polos atrativos. A maior atração no entanto é visitar o Santuário Nacional  que é o maior centro de evangelização católica do Brasil.

Impressiona pelos números: recebe anualmente 12 milhões de peregrinos, numa área de 143 mil metros quadrados de área construída. Os visitantes chegam de várias partes do Brasil e do mundo. Há histórias impressionantes de fé dos devotos.

Visita à cúpula, museu e mirante – Hotel Rainha do Brasil

Para conhecer melhor o Santuário Nacional, há um tour para visitar: o museu, a cúpula e o mirante da torre. A foto abaixo foi feita da cúpula do Santuário, que dá a visão incrível da arquitetura e detalhes da decoração. No mirante é possível ter uma vista panorâmica da região com ângulos diferentes.

Quanto ao museu, há várias peças da história de Aparecida, a mais emblemática é a pedra que fez parte do piso de entrada da basílica antiga, onde um cavaleiro tentou invadir o templo com seu cavalo, mas este empacou e ficaram as marcas das patas cravadas no piso.

O Santuário Nacional tem linhas modernas e arrojadas, que contrastam com as igrejas da época colonial.

Conheça os passeios integrados de Aparecida, com saídas diversas.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Leia também sobre outra cidade com destaque para igrejas: Ouro Preto – uma viagem no tempo da arquitetura barroca.

Sub solo do Santuário Nacional – Hotel Rainha do Brasil

A estrutura do Santuário é muito boa para receber os devotos, aliás há placas com a frase: “receber bem também é evangelizar”. No sub solo há a sala dos devotos com objetos doados que representam as graças alcançadas. Há também livraria e uma praça de alimentação ao lado da lanchonete Casa do Pão.

O interior de São Paulo tem vários destinos incríveis. Conheça: Flores de Holambra e a Expo Flora.

Centro de apoio ao romeiro – Santuário Nacional

O Centro de Apoio ao Romeiro conta com uma grande praça de alimentação no pátio do Santuário, próximo do estacionamento. Há muitas opções para refeições rápidas e diversas lojas de presentes.

O estacionamento é enorme com lugares exclusivos para carros e ônibus, com diversas entradas, inclusive somente somente para pedestres. Próximo ao Centro de Apoio ao Romeiro, no final do pátio, estão o Centro de Eventos e o prédio do Memorial da Devoção.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Booking.com

Passarela liga o Santuário Nacional à Basílica antiga

A passarela para pedestre que liga o Santuário Nacional à Basílica antiga é  uma obra grandiosa. Milhares de pessoas por dia cruzam esse caminho para visitar os dois templos. A passarela passa por cima da Rodovia Dutra e tem uma bonita vista de região. Muitos romeiros cruzam este lugar de joelhos para agradecer graças alcançadas.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Memorial da Devoção – Hotel Rainha do Brasil Aparecida

O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida é um complexo localizado no pátio do Santuário Nacional, próximo ao centro de eventos do mesmo. O Memorial conta com: Espaço de Exposições, Cine Padroeira,  Museu de Cera,  Cantinho dos Devotos Mirins e loja. São atrações que utilizam a arte e os efeitos multimídia e proporcionam não só conhecimento, mas uma experiência de fé.

Saiba mais em: Memorial da Devoção e Morro do Cruzeiro.

Roteiro de visita ao Memorial da Devoção

O primeiro ponto da visita é o espaço de exposições, depois a visita segue para o cine padroeira, museu de cera (em que é possível também ter como lembrança fotos tiradas dos visitantes) e é finalizada com uma oração em uma réplica de capela de pau a pique.

A Europa tem destinos de viagem fascinantes , conheça: Viena e os pontos turísticos.

Cine Padroeira – curta com tecnologia

O Cine Padroeira tem como diferencial ser o primeiro cinema 3D sem óculos, a mesma tecnologia utilizada nas Olimpíadas Rio 2016, dentro do Memorial da Devoção. O filme tem apenas 15 minutos e conta a trajetória de Nossa Senhora Aparecida.

O curta metragem começa com o encontro da imagem, nas águas do Rio Paraíba do Sul por três pescadores, mostra o início dos milagres, os grandes momentos e é concluído com a construção da Basílica Nacional e a mesma nos dias atuais.

Fotos com cenário do Rio Paraíba

Depois de assistir ao curta metragem, no Cine Padroeira, segue-se para um cenário do Rio Paraíba, com o barco, peixes e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para se tirar fotos, que são vendidas posteriormente. É uma boa recordação da viagem e do Memorial da Devoção.

Museu de Cera – Memorial da Devoção

O Museu de Cera do Memorial da Devoção tem como diferencial o tour guiado exclusivo para família, casal ou grupo. O guia dá detalhes da história da devoção à Nossa Senhora Aparecida, da cidade e de cada um dos 20 cenários.

Estão expostas 67 estátuas de cera em tamanho natural. O acervo reúne figuras como Dom Pedro I, Princesa Isabel, Getúlio Vargas, Papa Francisco, Marcos Ponte, nosso astronauta, Ronaldo Fenômeno, o cantor Daniel, dentre outros. No final do tour, entra-se em uma singela capelinha de pau a pique, em que é feita uma oração conduzida pelo guia. Eu fiz a visita e a considerei emocionante e surpreendente.

Bondinhos e Morro do Cruzeiro – Hotel Rainha do Brasil Aparecida

Para se visitar o Morro do Cruzeiro, uma das atrações de Aparecida, são utilizados os Bondinhos Aéreos. Em 2019 os Bondinhos completaram cinco anos de funcionamento. Os bondinhos partem de dentro do Santuário Nacional, em área próxima à Basílica, cruzam Aparecida pelos ares e, têm como ponto de chegada, o topo do morro do Morro do Cruzeiro.

O estado de Santa Catarina também conta com bondinhos em lindas paisagens, saiba mais no post: Blumenau e Balneário de Camboriú. 

Morro do Cruzeiro – vista panorâmica

No Morro do Cruzeiro se situam dois mirantes para se observar a cidade e região, uma linda vista panorâmica. Mais de 3 milhões de peregrinos já fizeram esse trajeto entre a Basílica Nacional e o Morro do Cruzeiro. O Morro do Cruzeiro apresenta a partir de fevereiro a exposição “Cruz, objeto de martírio romano”, que traz aos visitantes diversas representações de Jesus Cristo Crucificado, símbolo máximo da Igreja Católica.

Organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, a mostra ficará aberta ao público no salão térreo da Torre Mirante, até o dia 6 de abril. O acervo conta com 23 peças doadas por diversos artistas ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Para quem gosta de teleféricos com belas paisagem, tem que conhecer: Rio de Janeiro melhores passeios.

Vista espetacular do topo do Morro do Cruzeiro

A vista, tanto dentro dos bondinhos, como no alto do Morro do Cruzeiro em Aparecida, é espetacular. De lá é possível observar a grandiosidade da basílica e a paisagem do Vale do Paraíba, que inclui as curvas do rio e a vegetação.

No Morro do Cruzeiro há dois mirantes: um ao ar livre, logo que se desembarca dos bondinhos, e um mais alto, em local fechado e com vista em 360 graus, acessível por elevador ou escada. Há ainda uma lanchonete simples, na área ao ar livre do topo do morro, que é uma ótima opção para se relaxar e curtir o Vale do Paraíba. Este é um dos melhores passeios da cidade de Aparecida.

Fotografo Thiago Leon

Trem estilo Retrô – Aparecida

Foi inaugurado o Trem do Devoto para percorrer o Caminho do Rosário e o Porto Itaguaçu. O trem realiza o trajeto que os devotos fazem a pé. Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. Tem um conceito Retrô, modelo de uma locomotiva antiga, um charme.

O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçu.

A implantação do Trem foi iniciativa da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, que liga o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. No momento da minha última visita no início de dezembro de 2019 estava em manutenção.

Confira o Tour da Sagrada Face com inclusão do trem com saídas de Aparecida e Guaratinguetá.

Onde ficar em Aparecida

A cidade de Aparecida tem muitas opções de hotéis, no entanto somente o Hotel Rainha do Brasil, é de luxo estilo Resort.

Hotéis em Aparecida

Os outros diversos hotéis e pousadas estão nas categorias primeira e turística.

Veja as ofertas de hotéis em Aparecida:

Booking.com

Hotel Histórico em Aparecida

A Pousada Bom Jesus no centro de Aparecida, que pertence à Diocese e é um bonito prédio histórico rodeado de jardins. Foi construído para ser um seminário, que aliás ainda tem um andar destinado aos seminaristas.

Foi transformado em pousada e conta com uma estrutura confortável, categoria turística. O diferencial da hospedagem é poder visitar o apartamento que os Papas se hospedaram. Eu também me hospedei nele e recomendo.

Como chegar 

Para quem preferir um passeio organizado, com saídas de São Paulo com toda a comodidade pode-se fazer reserva online do Tour Aparecida.

Para chegar a cidade de São Paulo a oferta de voos é grande, confira as ofertas de passagens aéreas.


Seguros Promo

A partir da cidade de São Paulo deve seguir pela Rodovia Ayrton Sena, posteriormente Carvalho Pinto e, depois, na altura de Taubaté, seguir pela Rodovia Presidente Dutra, até a saída 71. Confira as ofertas e empresas de locação de carro.

Chegar ao Hotel Rainha do Brasil é muito fácil, pois ele fica à esquerda logo depois da entrada da cidade, próximo  do Santuário. O prédio pode ser avistado de longe, está localizado num dos bairros residenciais nobres da cidade na Avenida Isaac Ferreira Encarnação, 501, Jardim.

Leia sobre: Viagens pelo Brasil.

Aparecida regiões: Vale do Paraíba e Serra

Para visitar Aparecida num fim de semana é possível conjugar a viagem, com cidades tanto do Vale do Paraíba como da Serra da Mantiqueira.

A cidade de Taubaté também conta com boa infraestrutura hoteleira a minha dica é Ibis Styles.

Uma outra possibilidade é a subida a Campos do Jordão, uma das atrações turísticas do estado de São Paulo. Você vai gostar de ler sobre a cidade serrana próxima de Aparecida: Campos do Jordão.

Na estrada para Campos do Jordão há a encantadora Santo Antônio do Pinhal e encontrar um hotel refúgio.

Aparecida: Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil

Dicas – Hotel Rainha do Brasil Aparecida e Santuário Nacional

Fazer reservas com antecedência para o Hotel Rainha do Brasil, embora a propriedade seja grande, em épocas do dia da padroeira, 12 de outubro e demais feriados católicos, a procurar é grande.

Se optar em ficar hospedado no Hotel Rainha do Brasil, o ideal é ficar na cidade 3 a 4 dias, para curtir a infraestrutura do hotel, bem como conhecer os vários passeios da cidade.

Comprar livros sobre a história do Santuário.

Fazer uma mentalização com pensamentos edificantes.

Inspirações de Aparecida

Para conhecer melhor a história, eu indico o livro: Aparecida a Biografia, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon, para compras online. A outra dica é a Imagem da Nossa Senhora Aparecida par ter em casa.

Nota da Autora

Agradecimentos:  Hotel Rainha do Brasil e Santuário Nacional por conceder as fotos de: Fotografo Thiago Leon e Integra Press Assessoria.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel