Deusa Rodrigues - Travel Agent

Hotéis de selva na Amazônia grandes experiências de viagem

30.maio.21 - atualizado em 01.jul.21



Os hotéis de selva na Amazônia oferecem uma oportunidade única de vivências para conhecer a região. Um dos lugares do mundo com maior biodiversidade, a Amazônia conta com abundância de espécies da flora e da fauna.

A hospedagem nesses refúgios de natureza é uma das maiores experiências de viagem.

Confira as dicas que preparei para sua aventura.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer em Manaus.

Hotéis de Selva na Amazônia

Na Amazônia há várias propriedades incríveis para conhecer e vivenciar a selva. Os hotéis estão em locais diferentes, com diversas opções de traslados.

Há também hospedagem em barcos grandes e pequenos, para ter a experiência de ficar diretamente em contato com o rios.

Hotel Juma Amazon Lodge

O Juma Amazon Lodge está localizado em uma região a 100 quilômetros ao sudeste de Manaus, numa imensa área de sete mil hectares. Um dos melhores hotéis de selva na Amazônia e que tem recebido milhares de hóspedes ao longo de anos de atividades.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Como chegar ao Juma

O traslado é feito em veículos e barcos e dura em média três horas, no trajeto há o famoso passeio Encontro das Águas na ida, o Flutuante do Pirarucu no retorno. O traslado gratuito do Aeroporto de Manaus, disponível duas vezes ao dia, está incluído nas diárias.

Outra opção é contratar um hidroavião, que faz a viagem em 30 minutos, no entanto, com um custo mais elevado.

Infraestrutura

O hotel é bastante exclusivo e conta com apenas 19 bangalôs, que foram construídos em terra firme sobre palafitas e na copa das árvores. Um ambiente totalmente integrado à Floresta Amazônica.

A construção ecológica é importante devido às épocas de cheia dos rios, onde o nível da água pode subir até 15 metros. Há bangalôs com vista para a selva e para o Rio Juma.

O destaque do hotel é Bangalô Panorâmico, localizado na copa de árvores. Os produtos de banho são de produzidos de materiais naturais da região.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

O restaurante também foi construído sobre palafitas e possui uma excelente vista para o Rio Juma. Todas as refeições são servidas em buffet, com cozinha regional e internacional, incluídas na diária. O café da manhã é bastante completo, com sucos de frutas regionais, tapioca e outras delícias.

A recepção conta com uma linda vista para o lago, localizada em frente a um deck. A dica para a noite é observar o céu com muitas estrelas, que só em refúgios como na floresta possibilitam. O Juma conta com um telescópio profissional.

Para o relax da viagem nada melhor que descansar em redes. O Juma conta com um Redário, para esquecer dos problemas e curtir o som da floresta.

Além da piscina de água natural do rio, há também 2 decks para tomar sol, sendo que um está junto do pequeno bar. O hotel inaugurou também um museu, com mais conteúdo e informações sobre a fauna, flora, costumes, lendas, e outros detalhes da Amazônia.

O Juma conta com uma Tapiri, ou seja, uma choupana que é utilizada como base de passeios e refeições tem alguns momentos.

As experiências do Juma Lodge me fizeram lembrar das aventuras em Botswana.

Atividades na Amazônia

O Juma Lodge oferece várias experiências, de acordo pacotes que podem ser escolhidos pelos hóspedes. Uma das atividades é o Encontro das Águas, que possível conhecer logo no traslado de chegada.

Algumas vivências e atividades são podem ser feitas em Hotéis de Selva na Amazônia.

Encontro das Águas

O famoso Encontro das Águas dos Rios Negro com Solimões é surpreendente. O Rio Negro tem essa coloração esverdeada devido aos sedimentos de folhas, galhos e raízes da selva, já o Solimões nasce no Peru, na Cordilheira dos Andes e tem em sua formação, sedimentos rochosos, o que dá a cor barrenta. Eles não se misturam porque tem densidades diferentes, como água e óleo.

O Negro corre 2 quilômetros por hora, enquanto a velocidade do Solimões é de 6 quilômetros por hora, muito mais veloz. Os dois rios juntos formam o Rio Amazonas, sendo o Solimões o predominante. Até Belém são 1500 quilômetros, ou seja, 4 dias de barco. Manaus por ser o Encontro dos Rios foi o lugar natural para o início da civilização. O Rio Amazonas é o maior do mundo, enquanto o Rio Nilo no Egito é o mais extenso.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Focagem de Jacaré

A Focagem de Jacaré, sapos e pássaros é realizada durante a noite. O guia utiliza uma lanterna para iluminar as margens do rio. Incrível é que o jacaré fica imediatamente paralisado e com os olhos vermelhos por conta da luz. O jacaré é trazido a bordo do barco para ser examinado e depois devolvido ao rio.

Uma das atividades dos Hotéis de Selva na Amazônia.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Quando o assunto é sobre a fauna confira outras viagens com observações de animais:

Animais da América do Sul.
Experiências em safáris na África.
Animais da Oceania.

Visita à tribo indígena

Passeio para a tribo Dessana, de língua Tucana, para visitar suas ocas, além de assistir a um show de música e dança indígena. A interação é incrível, uma experiência inesquecível.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Você vai gostar de ler também sobre: As Aventuras do Continente Africano.

Visita à Casa de um Caboclo

Na visita a Casa do Caboclo é possível conhecer o preparo da farinha de mandioca, base de alimentação da região, além das plantas medicinais.

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Passeio de Canoa a Remo

O passeio é feito de canoa a remo pelos igarapés (riachos) e igapós (floresta inundada, mais visível durante o período da cheia dos rios). Há possibilidade de nadar, observar os botos e ouvir os sons da floresta.

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Interação com Botos Cor-de-Rosa

No meio do Rio Negro, um local simples, há um avarandado de palafita, mas com infraestrutura de banheiros, água, café e comprinhas. Os passageiros descem em uma plataforma de madeira, com coletes salva vidas, em grupos de 10 pessoas, que são divididos em 5 para interação com os Botos Cor-de-Rosa. O guia oferece peixe aos botos e começa a interação com os lindos animais pelas águas.

Não é possível tocar nos botos, somente observar. É uma emoção e alegria estar próximos desses animais tão dóceis. Poder sentir de perto a respiração e aproximação dos botos é incrível.

É um momento único no meio da bela paisagem do Rio Negro e experiência espetacular de viagem.

Hotéis de selva na Amazônia

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Observar Vitórias-Regias

Para conhecer de perto as magníficas vitórias-régias, há o passeio para a região de Janauari. Trata-se de uma passarela de 400 metros de extensão, que fica cerca de 10 metros acima do rio.

Além de observar as plantas aquáticas e exóticas que são símbolos da Amazônia, dá para ver os macaquinhos nas árvores. O passeio tem incluído um o almoço farto estilo sefl service, que acontece no restaurante local, aberto e com vista para o rio.

Caminhada com Piquenique

Uma inspiradora caminhada pela floresta, em trilhas, para conhecer as noções de sobrevivências, bem como da vida selvagem. Ideal para saber sobre as plantas comestíveis e medicinais, que nossos índios utilizam muito antes do Descobrimento do Brasil.

Termina em um delicioso piquenique com as delícias da terra e depois um merecido descanso nas redes. Há também a opção de caminhada à noite, com experiências diferentes.

As caminhadas e piqueniques só são possíveis em Hotéis de Selva na Amazônia.

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Escada em Árvores e Sumaúma e

Há possibilidade de visitar a gigantesca Sumaúma, árvore de aproximadamente 100 anos e considerada um ícone da Floresta Amazônica, tanto em altura que pode chegar à 40 metros, bem como quanto em diâmetro do tronco.

Que tal encarar uma escalada em árvores? Uma experiência de aventura que é possível devido a parceria da Juma com a  empresa de passeios Amazon Tree Climbing.

Foto: Divulgação Juma Amazon Lodge.

Nascer do Sol

Uma experiência encantadora na Amazônia é observar o amanhecer, com as lindas colorações do céu, além de poder ouvir os sons floresta. Um momento mágico que os Hotéis de Selva oferecem na Amazônia.

Palestras

Acontecem palestras para hóspedes, onde os guias que são nativos, passam informações da região, dos costumes e detalhes.

Iberostar – Hotéis de Selva na Amazônia flutuante

Outra maneira de conhecer a região amazônica e os rios Negro e Solimões é embarcar no cruzeiro Iberostar Heritage Grand Amazon. O barco tem instalações de luxo e sistema All Inclusive, tudo incluído. Conta com 2 piscinas, banheira de hidromassagem, academia, SPA e casa noturna. As cabines contam com todas as facilidades como TV via satélite, telefone, cofre, frigobar, além de varandas para apreciar a bonita paisagem.

Quanto ao roteiro a empresa oferece 3 opções: Rio Solimões (3 diárias), Rio Negro (4 diárias) e ambos os rios (7 diárias).

Como chegar ao Iberostar

O embarque é no Porto de Manaus às segundas e sextas-feiras. Uma das melhores experiências da Amazônia.

Atividades do Iberostar

O cruzeiro tem incluído atividades como visitar os Botos Cor-de-Rosa, caminhadas ecológicas, passeios em barcos pequenos, além de shows folclóricos e palestras com tema da Amazônia.

A vivência em estar diretamente no rio e observar as várias paisagens que se apresentam durante o período de estadia é única. Curtir o pôr do sol na Amazônia no deck do barco é fantástico.

Se você gosta de Cruzeiros Fluviais, confira também o post:

Cruzeiro pelo Rio Reno na Rota dos Castelos.

Amazon EcoPark Jungle Lodge

Um hotel que além de complexo turístico é também científico e educacional. Localiza-se no Rio Tarumã, um afluente do Rio Negro, a menos de 1 hora (carro e barco) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Como chegar

O hotel oferece traslado do aeroporto ou nos hotéis de Manaus. Um dos hotéis de selva mais tradicionais da Amazônia.

Com relação aos preços há promoções. Oba! Tem cupom de desconto no Amazon EcoPark Jungle Lodge.

Flutuante Califórnia Dreams – Hotéis de Selva na Amazônia

Uma outra opção diferente no rio é se hospedar no Flutuante Califórnia Dreams, que conta com 01 quarto, cozinha, churrasqueira e utensílios domésticos.

Como chegar ao Flutuante

Está localizado próximo da Praia de Ponta Negra, uma experiência diferente e mais simples para ficar na natureza.

Sobre Manaus

Além dos passeios da Floresta Amazônica, há também para conhecer os patrimônios de Manaus. Um dos principais atrativos é o imponente Teatro Amazonas, que foi construído no auge do Ciclo da Borracha.

Outros pontos para visitar são: Palácio Rio Negro, Palacete Provincial, Mercado Adolpho Lisboa, Zoológico do CIGS e Bosque da Ciência.

O Museu da Cidade de Manaus é interativo com várias salas que mostram aspectos diversos da cultura.

Outra visita interessante é no Museu do Índico que conta com uma exposição permanente. Tem como objetivo preservar e mostrar aos visitantes a arte e os valores espirituais dos povos do Alto do Rio Negro.

Explore as várias experiências e passeios.

Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade é reservar os Traslados de chegada e saída com o City Tour.

O que fazer em Manaus na Amazônia: melhores passeios e experiências

Foto: Autoral.

Onde ficar em Manaus

Foi lançado no início de fevereiro de 2020, o Juma Opera, de luxo, em frente ao Teatro Amazonas no Largo São Sebastião, num bonito casarão remodelado. Faz parte do grupo do Juma Amazon Lodge, um hotel de selva categoria luxo e a dica é conjugar a estadia com os dois.

Foto: Divulgação Boutique Hotel Casa Teatro.

Para orçamentos mais econômicos a sugestão é o ibis Budget Manaus.

Outra possibilidade, bem localizado é o Manaus Hotéis Millennium.

Booking.com

Entre neste link para reservar outros hotéis em Manaus.

Clima na Amazônia – Hotéis de Selva na Amazônia

A Amazônia está na Linha do Equador, a temperatura na Floresta é quente com média de 27º graus. Há duas estações a ser consideradas para a viagem:

Estação da Cheia, de março a agosto, os níveis das águas aumentam até 15 metros, ideal para se visitar os igapós.

Estação de Seca, de setembro a fevereiro, o nível dos rios atinge seu ponto mais baixo, que torna a pesca mais fácil, assim como a focagem de jacarés.

Que tal conhecer o Equador? Confira os posts:

Equador Pontos Turísticos.
O que fazer em Quito.

Como chegar à Manaus

Atualmente ficou mais fácil ir à Manaus, com mais opções de voos, confira as ofertas.


Seguros Promo

Aproveite para conhecer Belém do Pará na mesma viagem, há vantagens no preço das passagens aéreas conjugadas, eu fiz isso e recomendo.



Booking.com

Onde comer em Manaus

Em Manaus há diversos lugares para comer, em pontos diferentes da cidade.

Largo São Sebastião ao lado do Teatro Amazonas:

Restaurante Tambaqui de Banda, especializado no peixe típico amazonense, serve porções generosas.

O que fazer em Manaus na Amazônia: melhores passeios e experiências

Foto: Autoral.

Restaurante Caxiri, comida amazonense mais requintada, está localizado no primeiro andar de um bonito casarão colonial.

Tacacá da Gisela – barraca típica que vende o famoso prato Tacacá, um tipo de sopa típica indígena feito com goma de tapioca, a erva jambu, temperos e camarão. Atenção porque o prato é forte.

Restaurantes do Complexo Turístico de Ponta Negra

Fica na área nobre de condomínios de Manaus, bem próximo ao Rio Negro com bela paisagem. Há vários restaurantes principalmente na Avenida do Turismo entre eles: Fitz Carraldo, Taberna Bar, Coco Bambu Manaus, Restaurante Morada do Peixe, etc.

Restaurantes no Shopping Manauara

Este é o mais novo centro comercial da cidade, com uma bonita área aberta e ajardinada. Há diversas opções de restaurantes entre eles: Mercado Manauara, Tio Armênio, Moquém do Banzeiro, etc.

Foto: Autoral.

Restaurante português

O Solar dos Presuntos, um dos mais tradicionais, recebe muitos visitantes ilustres. Está na Rua das Portas de Santo Antão, 150.

Restaurante Flutuante Abaré

O Restaurante Flutuante Abaré, serve uma deliciosa comida amazonense, se localiza nas águas do Rio Tarumã-Açu, afluente do Rio Negro.

Para quem gosta de culinária, leia o post: Gastronomia em viagens – sempre uma experiência inesquecível.

Dicas de viagem

O ideal é tomar a vacina contra febre amarela, 10 dias antes da viagem.

Outra recomendação é levar repelente e utilizar Vitamina B, antes e durante a viagem.

O prato típico Tacacá, por conter a planta Jambu, pode ser levemente laxativo.

O Mercado Adolfo Lisboa tem ótimas opções de lembranças da Amazônia.

O chocolate da Amazônia, tem se destacado no sabor e qualidade. É possível encontrar pela cidade. A dica é provar chocolate com cupuaçu.

Prove a farinha de tapioca, típica da Região Norte, que combina com açaí, salada de frutas, sucos e café.

Fotos: Autorais.

Seguro Viagem

Um item muito importante em qualquer viagem. Entre neste link para comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Livros Inspiradores

Os livros são fontes de inspiração para grande viagens. A minha dica é ler História da Amazônia: Do Período Pré-Colombiano aos Desafios do Século XXI,  relatos que mostram não só os detalhes históricos, bem como, os aspectos geográficos e antropológicos.

Outro bom livro, que conta com imagens e impressões do autor é Manaus. Um olhar estrangeiro, que faz parte da coleção Cidades Ilustradas, ideal para conhecer a região.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos ao Juma Amazon Lodge e à Ana Davini e equipe pelas fotos e apoio.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel