Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cruzeiro pelo Rio Reno: Rota dos Castelos da Alemanha e França

05.maio.17 - atualizado em 02.abr.21



O Cruzeiro pelo Rio Reno: Rota dos Castelos da Alemanha e França é uma viagem incrível.

Viajar em cruzeiros, sejam eles marítimos ou fluviais, é uma experiência muito boa. No Cruzeiro pelo Rio Reno há paradas estratégicas em lindas cidades dos dois países europeus.

O diferencial é poder visitar e também observar os castelos pelas janelas do barco, deslizando suavemente pelo rio.

Há a certeza de uma viagem inesquecível no outono, primavera ou verão. Confira minhas dicas para facilitar sua viagem.

Para conhecer também sobre viagens marítimas leia: Cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Por que fazer no cruzeiro fluvial pelo Reno?

Há algumas vantagens em fazer viagens de cruzeiro, uma delas é o custo benefício de tempo, sem a burocracia dos embarques e desembarques dos aeroportos. Além do mais os barcos contam com refeições e entretenimento à bordo, o que facilita a viagem.

Outro ponto a favor é poder conhecer várias cidades em pouco espaço de tempo, uma vez que o barco navega pelo rio, com paradas pela manhã e à tarde. As paisagens são deslumbrantes e variadas.

Conheça também e experiência de navegar nos rios Negro e Amazonas, no post: O que fazer em Manaus.

Experiência – Cruzeiro pelo Rio Reno

Embarquei em um lindo dia de outono em Amsterdã, num cruzeiro de luxo com sistema All inclusive, ou seja, tudo incluído refeições e passeios. O cruzeiro escolhido para percorrer a famosa Rota dos Castelos do Rio Reno.

Como viajei em novembro, eu pude ver em algumas vilas o início dos Mercados de Natal, confira abaixo mais detalhes.

As melhores lembranças da viagem foram visitas às charmosas cidades da rota, bem como as lindas propriedades medievais da toda região.

Leia também sobre a experiência de cruzeiro pelo Rio Nilo, no post: Pontos turísticos do Egito.

A região de fronteira – Alemanha e França

A região fronteiriça entre Alemanha e França tem sua história posse de ambos os países, o que fez com as características muitas vezes se assemelhem.

Em visitas aos lugares turísticos se conhece detalhes da história, as cidades da fronteira, ao longo dos séculos e guerras, foram dominadas pela Alemanha e outras vezes pela França. Os habitantes de um dia para a noite, tinham que se adaptar a outro idioma e costumes.

Há cidades grandes e aldeias e muitas regiões vinícolas, que são propriedades pequenas, familiares que passam de geração em geração. Em alguns passeios é possível caminhar pelos parreirais de uma cidade e chegar na outra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as vinícolas da França foram saqueadas pelos alemães e com isso surgiram pequenos esconderijos e passagens secretas. Confira no final deste post sobre um ótimo livro para conhecer mais a região.

Você vai gostar de conhecer mais nos posts: Lua de Mel na Alemanha Romântica.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Amsterdã – Embarque do Cruzeiro pelo Rio Reno

Comecei a viagem na Holanda, na vibrante Amsterdã e aproveitei para conhecer a cidade. Eu fiz um passeio à noite e recomendo: Tour Evening Canal Cruise.

A outra possibilidade é fazer o mesmo tour durante o dia: City Canal Cruise.

Eu também fui conferir o bairro famoso Red Light Distrit, um dos mais visitados de Amsterdã.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Depois embarquei no cruzeiro panorâmico pelo Rio Reno, que passa por belos cartões postais. Um detalhe interessante é que os portos são pequenos e localizados na área central das cidades.

Booking.com

Em alguns portos não há necessidade de transporte para principais pontos turísticos da rota, basta sair do barco e caminhar, conforme a foto abaixo.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Colônia – Cruzeiro pelo Rio Reno

As cidades da Alemanha são repletas de castelos e paisagens deslumbrantes como um conto de fadas.

A localização é privilegiada entre bosques,  vinhedos e o Rio Reno. Algumas cidades  tem a energia da vida estudantil, outras são pitorescas com ruelas e becos históricos. São locais românticos aliados à cultura, com impressionantes monumentos.

A cidade de Colônia é a primeira etapa do roteiro do Cruzeiro pelo Reno.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Tem como principal atração a Catedral de Colônia, Kölner Dom, estilo gótico. Conta com torres de 157 metros e é a quinta catedral mais alta do mundo. Foi construída entre 1248 e 1880 para guardar o relicário dos três reis magos. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, é um dos lugares mais visitados de Colônia devido à beleza e imponência da construção.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Dentre os destaques da Catedral de Colônia, estão os maravilhosos vitrais coloridos, que foram colocados estrategicamente em locais que incidem a luz solar.

Uma das dicas é fazer um: Tour Guiado na Catedral de Colônia, para conhecer melhor.

Colonia - Igreja

Colônia também é uma cidade universitária com os bares e cervejarias a beira do Rio Reno, lotados de gente jovem e bonita.

O famoso perfume Água de Colônia deu fama à cidade, essa é uma lembrança de viagem que não pode faltar na sua mala. A fragrância tem 300 anos e é uma marca registrada.

Colonia2

Koblenz, Rudesheim, Boppard e Speyer

A seguir conhecemos as pitorescas cidades alemãs de Koblenz, Rüdesheim, Boppard e Speyer.  A região é simplesmente encantadora e a paisagem é incrível.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

As pequenas cidades históricas, tem destaque para arquitetura que contrasta com detalhes modernos e coloridos. Lugares muito interessantes de conhecer e visitar, além do mais, o povo é hospitaleiro e gentil.

Alemanha

É um charme  poder caminhar pelas cidades, visitar fortalezas e castelos e provar das delícias da região.

Alemanha

França: Estrasburgo, Colmar e região

Depois seguimos para Estrasburgo, uma cidade maior e capital da Alsácia, uma das regiões de vinho da França. Eu já havia estado na Alsácia antes para conhecer mais sobre o vinho branco, que é um dos principais produtos da economia local.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Seguimos para visitar Riquewihr, Kaysersberg e Colmar. São cidades que parecem ter saído de Contos de Fadas, com a arquitetura medieval, os telhados em enxaimel, típicos da região.

A cidade de Colmar tem vinhedos especializados na produção dos vinhos Riesling e Gewürztraminer. Uma das principais atrações é a igreja gótica Eglise Saint-Martin, do século XIII, localizada na praça central.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

O vinho é a essência do França, os vinhedos tem a história de muito trabalho e dedicação.

Adorei circular pelas vinícolas e pelas pequenas cidades, principalmente com a espetacular paisagem do outono europeu, com a coloração em tons de amarelo, vermelho e ferrugem das folhas.

Alsácia

Além de conhecer as cidades é possível também visitar os vinhedos, degustar e comprar vinhos direto do produtor.

Eu viajei em novembro, na época e pude observar as vendas natalinas. Os Mercados de Natal de Colmar e Estrasburgo, estão entre os três melhores da Europa, principalmente porque há uma grande oferta de produtos do interior, artesanais e autênticos.

 

Franca5

Você vai gostar de ler também sobre outras regiões vinícolas da França, como Bordeaux e Borgonha.

Franca

Para quem gosta de vinhos e regiões vinícolas, conheça também:

São Roque e a Estrada do Vinho.
Vinícolas do Chile qual escolher.

Desembarque – Cruzeiro pelo Rio Reno

Por fim chegamos a Suíça, fim da viagem. É essa é sem dúvida, uma rota romântica, e tranquila, uma viagem para o amor.

Cruzeiros pelo Rio Reno – várias opções

Há muitas opções de companhias que navegam o Rio Reno, desde as mais simples, até as mais luxuosas. Alguns cruzeiros podem ser de um dia apenas,  com embarque em diversas cidades da Alemanha.

A minha experiência de viagem foi no cruzeiro com o barco S.S. Antoinette, da Uniworld, com capacidade para 152 pessoas, sendo 59 tripulantes, inaugurado em 2011.

Cruzeiro pelo Rio Reno: Holanda, Alemanha, França e Suíça

Uma das características do restaurante do cruzeiro é a música ao vivo com piano, que fez a diferença durante a navegação com visual dos castelos ao longo das margens.

Barco do Cruzeiro pelo Rio Reno

As cabines tem vista externa para o Rio Reno, com uma ampla vidraça. A decoração dos vários barcos das companhias fluviais, são diferentes devido à categoria de cada uma.

O barco S.S. Antoinette tem estilo francês e é considerado um dos mais luxuosos do mundo.

Barco do Cruzeiro pelo Rio Reno

Como chegar aos destinos da Europa

Para a Europa há uma grande oferta de passagens aéreas.

Onde se hospedar na Europa

Para viagem de cruzeiro, o ideal é chegar um ou dois dias antes, na cidade de embarque, nesse caso em Amsterdã, para evitar atrasos e imprevistos.

Hotéis em Amsterdã

Se quiser ficar em alto estilo em Amsterdã, eu indico o Sofitel Legend The Grand Amsterdam. Um ícone da cidade, um hotel histórico e elegante, que une o conforto moderno à arquitetura tradicional. Faz parte da Accor Hotels que conta com a linha diferenciada Legend, propriedades históricas pelo mundo. Confira no post do Uruguai o magnífico Sofitel Montevideo Casino Carrasco. 

Para um orçamento mais econômico, a dica é o Ibis Styles Amsterdam Central Station, com ótima localização.

Outra possibilidade é o NH Amsterdam Noord, que pertence à rede espanhola, presente em vários lugares do mundo.

Entre neste link para reservar outros hotéis nas cidades de embarque e desembarque dos cruzeiros fluviais.

No final do cruzeiro pelo Rio Reno, há a possibilidade de ficar em Basiléia na Suíça ou seguir direto para conexão para o país de origem.



Booking.com

Dicas – Cruzeiro pelo Rio Reno

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

Aproveitar as comprinhas nas paradas, há sempre muitas opções.

Se puder continuar a viagem pela Europa, que tal conhecer a Itália?

Livros que inspiram viagens

Uma das dicas para conhecer melhor a região é ler o livro Vinho & Guerra de Don e Petie Kladstrup, uma parceria com a Amazon. Em 1940 na ocupação da França pelos nazistas, o exército alemão confiscava os vinhos, um dos símbolos tradicionais e de prestígio do país. Confira as aventuras e façanhas dos franceses para defender seu bem mais precioso.

Mercados de Natal na Europa

No final de novembro, há possibilidade de conhecer os “Mercados de Natal”, tanto nas lojas das pequenas cidades, como as barracas estruturadas das cidades maiores.

É muito bom fazer caminhadas e ver a bela paisagem do final de outono e a noite circular pelas barracas de presente e delícias do Natal. Tudo é tão encantador nessa época do ano, as cidades ficam iluminadas.

Os Mercados de Natal, começaram na idade média na Áustria e se expandiram para países de língua alemã, para depois se espalhar por toda Europa. O que antes era somente destinado às provisões para o inverno, hoje é atração turística das mais concorridas, começam em novembro e seguem até 25 de dezembro. Saiba mais no post: Mercados de Natal na Alemanha.

No Brasil também há mercados de Natal na cidade de Blumenau. Leia sobre: 9 Viagens de Natal pelo Brasil.

Franca

Gastronomia

Os barcos contam com refeições deliciosas, que seguem as influências dos países por onde navegam, como a gastronomia alemã e francesa.

Culinária da Alemanha

Aproveitar as delícias da culinária alemã, principalmente os pratos famosos como joelho de porco e os embutidos deliciosos. Os pães na Alemanha tem uma grande variedade e sabores, a produção é um dos tops do país.

Além dos maravilhosos restaurantes e bares da Alemanha, a dica é conhecer um super mercado local.

Quando o assunto é sobre comida, leia também: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

França uma das melhores cozinhas

Na França a gastronomia é sensacional. Desde os pratos elaborados como os mais simples. A boa comida vem da época em que a corte francesa realizava banquetes frequentes. Depois da Revolução Francesa, chefs de cozinha dos palácios, desempregados começam a abrir seus próprios restaurantes e aí deu-se a outra revolução – a alta gastronomia francesa ficou acessível.

Na França se come muito bem, seja em restaurantes de alta gastronomia como em lugares simples, com destaque para as cidades do interior, principalmente nas regiões de vinhos: Alsácia, Borgonha e Aquitaine.

Confira também: Paris a cidade do bel-prazer.

Roupas para viajar

Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

As mulheres podem usar e abusar dos xales, lenços, echarpes ou pashminas.

Um bom casaco é sempre fundamental para a noite ou dias mais frios, ou talvez seja necessário, acessórios mais potentes como cachecol e luvas.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel