Deusa Rodrigues - Travel Agent

Visita guiada ao Templo de Salomão uma experiência em SP

20.ago.24 - atualizado em 14.fev.25

Um homem vestido em trajes tradicionais judaicos segura uma ovelha em frente a um altar. A imagem retrata uma cena bíblica que destaca rituais antigos.

Visita guiada ao Templo de Salomão, no Jardim Bíblico em São Paulo é uma experiência única e temática.

O complexo tem como principal construção a réplica do templo antigo de Israel e também o Espaço Egípcio, o Tabernáculo e o Jardim das Oliveiras.

O visitante se transporta para a época remota. Eu fui conhecer e dou as dicas para a sua visita.

Deusa Rodrigues sentada em uma cadeira dourada em um cenário egípcio, com hieróglifos e figuras de deuses no fundo, durante a Visita guiada ao Templo de Salomão.

Você vai gostar de ler também sobre: Templos que valem a viagem.

Entrada Imponente do Templo de Salomão

Quem passa pela região de comércio popular do Brás, logo nota a entrada imponente que mostra um pouco do complexo.

Além do Templo de orações da Igreja Universal, há também o Jardim Bíblico com visitas guiadas que acontecem todos os dias.

O Templo de Salomão completou 10 anos em 2024, inclusive no dia da minha visita havia cadeiras do lado de fora para a cerimônia de aniversário.

Reserve o Tour Guiado pelo Templo de Salomão.

Deusa Rodrigues posando em frente a uma grande construção com cadeiras organizadas para um evento ao ar livre, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

Eu fiz a visita guiada ao Templo de Salomão, eu considerei o passeio temático, histórico, muito diferente e não é direcionado à  religiões.

Imagem do imponente da fachada do auditório, com cadeiras vazias e palmeira ao lado, representando um espaço amplo e bem projetado, ideal para eventos e reuniões, imagem durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

Aproveite também para fazer um Free Tour pelo Centro Histórico de São Paulo.

Esplanada das Bandeiras

As 144 bandeiras hasteadas no jardim, correspondem ao número onde a Igreja Universal do Reino de Deus está presente pelo mundo, além da bandeira da instituição.

A cada ano há mais novos países e novas bandeiras são incorporadas à coleção.

Bandeiras de vários países sob um céu azul claro, representando diversidade cultural e nações unidas em um espaço ao ar livre na entrada do Templo de Salomão.

Jardim Bíblico

O passeio pelo Jardim Bíblico é como se fosse um pedacinho da Terra Santa em São Paulo. No muro há um enorme painel que lembra montanhas e pedras do Oriente Médico.

Um elemento que lembra a Esfinge e sinaliza a entrada do Espaço Egípcio.

O passeio é uma oportunidade para o conhecer mais sobre a Bíblia, bem como a história da humanidade.

Imagem de um cenário ao ar livre com um mural de montanhas e cactos, ao lado de uma escultura de leão em um ambiente de descanso, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

Confira a minha experiência na viagem pelo Egito.

Espaço Egípcio

O Espaço Egípcio chama a atenção dos visitantes, na decoração há móveis, objetos e estátuas que foram utilizadas em novelas da T.V. Record, com temas bíblicos, que tem feito muito sucesso.

Há um pequeno auditório onde os visitantes recebem informações dos guias, vestidos de roupas brancas, chamados de sacerdotes.

Imagem de um público assistindo a uma apresentação, com uma decoração temática no fundo e uma cena que evoca elementos culturais e históricos, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

O trono egípcio é um dos lugares instagramáveis, para tirar fotos de lembrança da viagem.

Imagem do interior de uma réplica de tumulo egípcio, apresentando artefatos como uma cadeira decorada e figuras de deuses egípcios.

Nesta imagem, uma coleção de artefatos egípcios antigos está exposta, incluindo estátuas, esculturas e um sarcófago decorado em um ambiente temático.

Tabernáculo

O Tabernáculo é uma tenda com uma estrutura portátil, considerado a morada de Deus entre o seu povo. Um lugar sagrado descrito na Bíblia, no Livro Êxodo.

Selfie de Deusa Rodrigues, usando óculos escuros e um lenço no pescoço, com fundo de uma apresentação cultural. Ao lado, Deusa Rodrigues entre dois guias vestidos de figurinos históricos, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

O local de adoração foi construído pelos judeus no deserto pós o Êxodo do Egito.

No complexo o Tabernáculo está em uma área aberta, com chão revestido de areia e com o sol forte no dia da visita guiada ao Templo de Salomão, me fez sentir como se realmente eu estivesse no deserto.

Grupo de pessoas na entrada de um grande espaço decorado, com cortinas vermelhas e paredes amarelas, em um evento ao ar livre, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

Korban

Um lugar de sacrifícios, onde os judeus levavam seu animal de estimação, o Korban para ser sacrificado como oferenda, assim poderiam ter os seus pecados transferidos para o cordeiro ou outro bicho.

Cenário interativo com a participação de uma mulher segurando uma ovelha de pelúcia e homens vestidos com trajes tradicionais, promovendo a cultura e tradições vivas, cenas durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

O sangue do animal serviria para eliminar os pecados do ofertante.

Imagem de um detalhe de uma estrutura metálica decorada, destacando suas texturas e formas, em um ambiente urbano sob o sol.

A palavra hebraica Korban significa “oferta” ou “oblação”, Jesus em sua passagem pelo planeta, naturalmente criticou o seu uso, uma atitude que fere o amor universal aos seres vivos.

Imagem de um ornamento de ferro fundido, com detalhes em relevo e uma grade, ideal para apreciação da arte e arquitetura.

Neste espaço os guias sacerdotes da visita guiada ao Templo de Salomão, fazem as devidas explicações com pequenas estátuas de cordeiros, para demonstrar como aconteciam as ofertas.

Pia de Bronze

A Pia de Bronze era utilizada para purificar-se, lavando mãos e pés antes de entrar no Tabernáculo.

Guia vestindo roupas brancas e um turbante apresentando uma atividade interativa em um ambiente histórico com público ao fundo, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

Atualmente os ritos evangélicos substituíram esse costume, pelo batismo, onde a água purifica e renova a mente.

Imagem de um homem vestido com trajes tradicionais e um grande vaso decorativo em um ambiente ao ar livre. O vaso possui detalhes elaborados e está em um cenário festivo.

Durante a minha visita guiada ao Templo de Salomão fui entrevistada pelo programa da T.V. Record, Balanço Geral.

Espaço Sagrado

O completo todo faz menção as 12 Tribos de Israel, que foram divididas em quatro grupos ao redor do Tabernáculo.

Imagem do prédio Espaço Sagrado com detalhes arquitetônicos marcantes, destacando uma cúpula dourada e janelas amplas, rodeado por vegetação e edifícios modernos, durante a visita guiada ao Templo de Salomão.

O Espaço Sagrado é uma bonita construção redonda que internamente conta com uma enorme mandala em tons de dourado no centro do teto e ao receber as luzes do sol pelas janelas, torna ainda mais bonito o ambiente.

Vista interna de uma cúpula arquitetônica com design circular e cores quentes. Deusa Rodrigues sorrindo em primeiro plano e iluminação natural entrando pelas janelas, cenas da visita guiada ao Templo de Salomão.

Lá estão peças lindas como a Arca da Aliança, o Propiciatório de Ouro e diversas outros objetos que traçam uma linha do tempo.

Vista de um elegante edifício com cúpula e colunas, cercado por palmeiras, refletindo a beleza da arquitetura moderna e histórica, na visita guiada ao Templo de Salomão.

Se você gosta de Mandalas como eu, confira o post sobre as várias que encotrei pelo mundo em destinos turísticos.

Arca da Aliança

A Arca da Aliança simboliza a união do povo com Deus.

Arca da Aliança é uma importante relíquia bíblica, representando a presença de Deus e a aliança com seu povo. A imagem apresenta a arca dourada com detalhes elaborados.

Maniquins vestindo trajes tradicionais, expostos em um ambiente elegante com cortinas vermelhas e um cenário histórico ao fundo.

Imagem do interior de um santuário com uma exposição rica em detalhes, incluindo arcos e objetos históricos, ideal para explorar a cultura local.

Candelabro de Ouro

O Candelabro de Ouro era uma peça inteiriça com sete hastes e sete copas.

A importância do objeto é que naquele tempo era a única fonte de luz do Tabernáculo, cujos sacerdote todos os dias, limpava e fazia reposição de azeite para que as lâmpadas não se apagassem.

Menorá de sete braços em um ambiente decorado com cortinas vermelhas, simbolizando a tradição judaica e a luz.

Altar de Incenso

O Altar de Incenso também tinha muita importância, era lá que o sumo sacerdote fazia as orações para Deus, ao mesmo tempo que acendia incenso com especiarias, onde a fumaça subia e fazia a conexão com Deus.

Memorial Histórico

Depois de visitar o espaço sagrado segue por uma sala ovalada, com projeção de um pequeno vídeo sobre a história de Israel.

Jardim das Oliveira

O tour finaliza no bonito jardim com 12 oliveiras centenárias que foram importadas do Uruguai.

Imagem de um lindo espaço ao ar livre com árvores de oliveira, um caminho de pedras e um banco, ideal para relaxar e apreciar a natureza.

Há também uma prensa de pedra, semelhante as que eram usadas para prensar as azeitonas para a produção do azeite.

O cenário mais uma vez faz lembrar uma passagem do Evangelho, com a diferença que se tem em volta os prédios do bairro do Brás.

Imagens de árvores e paisagem urbana, destacando a natureza em harmonia com a arquitetura. Beleza de um espaço verde em meio à cidade.

Guias Sacerdotes

Os guias se vestem a carácter com túnicas brancas, um tipo de turbante e cinto, para representar os sacerdotes, que eram homens escolhidos por Deus para a realização dos sacrifícios.

Naquela época remota eles tinham também uma função social, além de cuidar de questões administrativas, jurídicas, educacionais e civis.

No Templo de Salomão os vários guias vestidos de sacerdotes acompanham o tour e fazem as apresentações da histórica bíblica.

Cena de encenação histórica com representantes vestindo trajes tradicionais, elucidadando práticas culturais em um ambiente com arquitetura impressionante.

Templo de Orações

O Templo de Orações da Igreja Universal do Reino de Deus é a principal construção do complexo. O dirigente da instituição Bispo Edir Macedo, não poupou recursos para a edificação.

Capacidade para 10.000 Pessoas

A arquitetura tem como destaque a grandiosidade, com 90 metros de altura por 90 metros de largura e com capacidade para 10.000 pessoas internamente e 5.000 na esplanada junto ao jardim.  Na realidade o Templo de Salomão do Brasil é cinco vezes maior que o original do passado.

As três colunas gigantescas de sustentação também coletam água das chuvas para tratamento, o que mostra a preocupação com a sustentabilidade.

Revestimento com Pedras de Israel

Para o revestimento do templo, foram utilizadas 40.000 pedras que vieram direto de Heron em Israel.

Vista detalhada das imponentes colunas de um edifício de estilo arquitetônico clássico, destacando sua estrutura robusta e simbólica, refletindo grandeza.

A beleza do Templo de Salomão contrasta com as palmeiras e o jardim em redor.

Vista detalhada das imponentes colunas de um edifício de estilo arquitetônico clássico, destacando sua estrutura robusta e simbólica, refletindo grandeza.

Proibição de Fotos

O tour pode ser fotografado, no entanto, dentro do Templo de Orações é proibido, inclusive há necessidade guardar os celulares em um armário.

Imagem da fachada de um templo imponente, mostrando colunas altas, uma palmeira na frente e reflexos em grandes janelas de vidro.

Visita Guiada ao Templo de Salomão

A visita guiada  ao Templo de Salomão tem duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Os visitantes podem tirar fotos em determinadas áreas do passeio, no entanto dentro do templo de Orações é proibido fotografar.

Vista de um jardim com uma obra de arte em forma de menorá, destacando a importância cultural e histórica do simbolismo.

Para realizar a visita guiada é necessário fazer uma contribuição para manutenção.

Há necessidade de fazer o agendamento com antecedência, através do site oficial do Templo de Salomão ou por telefone.

Para aqueles que desejam apenas visitar Templo, a entrada é gratuita durante os horários das orações.

Onde Ficar em São Paulo

Para você que visitar o templo e vem de outra cidade, a Capital Paulista oferece diversas opções de hotéis, por vários bairros, confira as minhas sugestões.

A região central é a melhor opção para visitar o Brás, principalmente em hotéis próximos de estações do Metrô.

Quarto de hotel aconchegante com cama de casal, poltrona, cortinas verdes e iluminação suave, ideal para descanso e relaxamento.

Hotéis na Região Central de SP

Slaviero São Paulo Downtown, – localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.

Novotel São Paulo Jaragua Conventions – está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.

ibis Budget SP Centro São João – está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.

Hotéis em Higienópolis e Pacaembu

Quem deseja se hospedar em Higienópolis, que é próximo do Centro Histórico, e ter um bom custo benefício em relação ao preço, eu sugiro o  Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo.

O hotel São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá, que está próximo do shopping do bairro.

Quarto de hotel moderno e aconchegante com cama de casal, televisão e decoração minimalista. Espaço ideal para descanso.

Outra opção é o hotel Transamerica Classic Higienópolis, está na Rua Alagoas, bem próximo da Praça Vilaboim e do Museu do Futebol.

Imagem do Transamérica Classic Higienópolis, localizado em São Paulo, cercado por edifícios e vegetação, refletindo a arquitetura moderna da região.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista – categoria turística localizado na rua da Consolação.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Quarto de hotel moderno e aconchegante, com cama grande, edredom branco e decoração elegante, ideal para relaxar e descansar.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis em Pinheiros

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hotéis no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Booking.com

Como Chegar

Para chegar ao Templo de Salomão é possível utilizar transporte público.

Metrô – Estação Brás

Descer na estação Brás do Metrô e depois há diversas linhas de ônibus na Avenida Celso Garcia que passam em frente.

Vale a pena conferir o prédio histórico da Estação Brás, que tem integração com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Está em atividades desde 1867, quando foi construída para escoamento da produção de café.

Via Aérea

Para quem está em outras cidades, confira abaixo as opções para compra das passagens aéreas para a São Paulo.


vai-de-promo

Onde Comer no Brás

O bairro do Brás conta com a famosa Pizzaria Castelões, conhecida como uma das melhores de São Paulo e também por ser a mais antiga do Brasil, em atividade desde 1924.

Atrações da Região

O passeio pode ser conjugado com outras atrações da região da Zona Leste e Centro de São Paulo.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração que fica próximo da estação Bresser-Móoca do Metrô. São Paulo é repleta de histórias fascinantes, principalmente sobre aqueles que ajudaram a construir a maior cidade da América Latina.

O Museu da Imigração abriga várias exposições da antiga hospedaria, que foi o primeiro lar de muitos imigrantes, e onde é possível pesquisar a sua árvore genealógica.

O bonito edifício histórico é cercado de jardins e possibilita até fazer piqueniques no gramado. Na rua do museu há painéis grafitados com referência ao tema.

Murais coloridos em parede, apresentando figuras de estilo moderno e artístico com cores vibrantes, destacando criatividade e cultura urbana.

Catedral da Sé

Você já visitou a cripta localizada abaixo do altar-mor da Catedral da Sé?  A Catedral da Sé conta com 619 metros quadrados e 7 metros de altura, adornado com colunas imponentes e arcos góticos.

A visita guiada é um dos destaques do Centro Histórico de São Paulo, além mostrar todo o templo, também pode ser conjugada com o um delicioso Brunch que acontece nos finais de semana.

Vista externa e interna da Catedral da Sé em São Paulo, destacando sua arquitetura gótica impressionante e detalhes ornamentais.

Uma verdadeira viagem no tempo, com história e arquitetura.

O passeio possibilita subir até a cúpula, o que vai exigir um pouco de esforço, afinal são mais de 200 degraus, mas o visual vai compensar.

Deusa Rodrigues em um ponto turístico, com cúpulas icônicas e arquitetura impressionante, destacando os detalhes das construções ao fundo.

Durante a subida há parada para ver os sinos da Catedral, fabricados na Holanda em 1958, de bronze, sendo que o maior tem 1,80 metro de altura e pesa cerca de 4,7 toneladas e o menor 2 quilos. Conheça um pouco da minha experiência na Visita à Catedral da Sé.

Você vai gostar de ler também sobre o Sampa Sky.

Melhores Passeios de São Paulo

Confira as dicas para passeios na cidade e estado de São Paulo.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos ao Templo de Salomão e ao vereador Sansão Pereira pelo convite.

Outras Atrações de São Paulo

A cidade de São Paulo oferece inúmeras atrações, vários parques para curtir a natureza e muitos centros culturais e museus.

Confira outros posts do Blog Deusa Rodrigues.

Atrações de São Paulo – rooftops, museus, mercados, etc.
Pôr do Sol no Farol Santander.
O que fazer na avenida Paulista.
Cafeterias da Liberdade.
Restaurantes de Higienópolis.
Bares da Santa Cecília.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel