Viagem para a Austrália: Great Ocean Road, Melbourne, Cairns e Sydney
05.abr.15 - atualizado em 17.fev.24
Viagem para a Austrália com Great Ocean Road, Melbourne, Cairns, Sydney e o Outback, eu conheci os principais pontos turísticos.
Esse é um país fascinante para se conhecer, assim como o Brasil tem dimensões territoriais, com vários estados e paisagens diferenciadas.
Os australianos são simpáticos, gente bonita e de bem com a vida.
Confira as minhas dicas.
Leia também: Aquário de Sydney, Austrália e outros passeios da cidade mais bonita da Oceania.
Rota de Viagem Completa para a Austrália
Fiz duas viagens completas, mas ficou o gostinho que “quero mais”.
No Nordeste é sempre verão, dá para mergulhar na Barreira de Corais em qualquer época.
A minha sugestão de viagem completa para a Austrália se inicia em Melbourne no Sul, segue para Queensland ao nordeste, a seguir para o centro do país e finaliza em Sydney.
O final do roteiro a dica é ficar na fascinante cidade de Sydney, que na minha opinião é uma das 3 mais lindas do mundo.
Uma paisagem que reúne o mar e montanha, assim como as concorrente Rio de Janeiro e Cape Town. Sydney é tão bonita que qualquer viajante experiente fica apaixonado e quer voltar sempre.
Acompanhe os posts:
Cape Town uma das cidades mais bonitas da África do Sul.
Rio de Janeiro melhores passeios.
Melbourne no Sul da Austrália
Comecei meu roteiro de viagem pelo Sul, em Melbourne, conhecida como “Cidade-Jardim” no estado de Victoria. Tem um charme inglês, no estilo vitoriano da arquitetura e nos parques e até no uniforme dos alunos das escolas.
Essa cidade com forte herança britânica, é também o centro cultural e da moda do país.
Há inúmeros restaurantes, teatros, cafés à beira rio, com muitas atividades. A partir de Melbourne se pode conhecer a região vinícola e os 12 Apóstolos. O sul do país na viagem para a Austrália.
Quando o assunto é sobre os britânicos, conheça também: O melhor de Londres.
Great Ocean Road – Rota dos 12 Apóstolos
Eu comecei o meu roteiro de viagem pela Great Ocean Road, uma belíssima estrada que contorna a costa australiana, até o Parque Nacional Port Campbell. A famosa rota dos 12 Apóstolos, são colunas calcárias que surgem a beira mar.
Há ainda a inexplorada ilha da Tasmânia, que conta com hotel estilo refúgio de luxo.
Reservas para o Tour à Great Ocean Road a partir de Melbourne, para observar os 12 Apóstolos.
Essa região tem semelhanças com a área no Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Principais Atrações de Melbourne
Melbourne é uma cidade apaixonante, não só pela ar britânico, bem como pela inúmeras atrações. Para conhecer bem é necessário ficar pelo menos 3 noites.
Conheça o cartão Melbourne Unlimited Attractions Pass que possibilita o acesso gratuito a mais de 20 atrações, que inclui a Roda-gigante, o Eureka Skydeck 88 ou o ônibus turístico. Vale a pena utilizar eu indico.
Há muito o que visitar, entre as melhores atrações estão:
– Federation Square: Complexo arquitetônico ocupa 5 quarteirões com 20 galerias de arte.
– St.Kilda: Bairro eclético que concentra tanto surfistas como executivos.
– Old Melbourne Gaol: Antiga prisão desativada de 1929, estilo museu.
– Estação Flinders Street: Antiga estação ferroviária no centro de Melbourne.
– Rialto Towers: Torre que proporciona uma vista de 360graus da cidade.
– Casa do Capitão Cook: residência do descobridor da Austrália
– Royal Botanical Gardens: Jardim Botânico com 36 hectares e 12.000 espécies de plantas.
– Melbourne Star Observation Wheel: A Roda Gigante que oferece uma vista de 360 graus e de até 40 Km da cidade.
– Brighton Beach a praia de Melbourne com as simpáticas casinhas coloridas, um dos cartões postais do local.
Yarra Valley – Região Vinícola da Austrália
Eu fiz um passeio de dia inteiro a partir de Melbourne para Yarra Valley, a região da vinícolas. O vinho australiano é cada vez mais apreciado e os tipos são: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Shiraz.
É possível fazer degustação e depois provar a gastronomia local, onde o carneiro é prato principal. A paisagem dos vinhedos é bonita e relaxante, é possível fazer um passeio de balão para apreciar melhor o visual.
Reserve um tour a partir de Melbourne para Yarra Valley.
Que tal conhecer uma região vinícola na América do Sul? Confira o post: Vinícolas do Chile.
Hotel em Melbourne
Sofitel Melbourne on Collins – ótimo hotel e localização.
Nordeste da Austrália – Roteiro de Viagem
Do Sul, segui direto para o Nordeste no estado de Queensland. A Austrália é um país continental, a região de Cairns tem verão o ano todo. A Barreira de Corais, maior do planeta, com 2000 quilômetros e também uma das principais atrações do país. Lá como o Nordeste Brasileiro, tem verão constante.
A partir de Cairns saem os barcos para a Barreira de Corais. Na Austrália incluir a Barreira de Corais é fundamental para um roteiro completo de viagem.
Booking.com
Outra atração de Cairns é o teleférico Skyrail Rainforest Cableway, que segue através de uma floresta úmida, um Patrimônio Mundial. Visita à Aldeia Kuranda.
Em Cairns é possível fazer um passeio em barco com fundo de vidro, para observar os corais, com parada em uma ilha na Barreira de Corais. Reserve aqui o passeio de barco com fundo de vidro.
Mergulhos na Barreira de Corais
Chegar em Cairns foi como um sonho depois de muitos anos. O máximo foi fazer o passeio de dia inteiro em um catamarã, com direito praia da ilhota da barreira e mergulho. Os tours em barcos ou iates saem cedo para chegar à barreira e ter tempo para o mergulho, almoço no barco e volta com o pôr do sol. É um dia intenso, uma grande experiência.
Reserve o Tour à Grande Barreira de Corais a partir de Cairns.
Outros países que se destacam com Barreira de Corais, são o México e o Brasil. Confira nos posts:
Melhores passeios de Cancún.
Atrações de Maceió.
Ilha Paradisíaca – Lizard
Mas o melhor ainda estava por vir: voei de Cairns, em uma avioneta de 10 lugares, direto para a paradisíaca, Lizard Island para hospedagem num hotel pé na areia muito exclusivo.
Esse paraíso que fica na Barreira, é possível ver os corais bem pertinho do restaurante ou na praia.
O serviço é muito especial, com o charme de amplos chalés espalhados pelo jardim. Os pontos altos foram: um happy hour no final da tarde em um iate e um piquenique numa ilhota deserta próxima ao hotel.
Lizard Island
É o maior hotel do Nordeste da Austrália, o Lizard Island Resort, localizado na Barreira de Corais é um charme. A ilha conta com 24 praias de areia branca em um parque nacional que abrange 1.012 hectares de área preservada.
O hotel tem 40 suítes de luxo, harmonicamente distribuídas ao longo de uma passarela rodeado de jardim, considerado um dos Top Ten Hotéis do mundo.
Lizard Island é um resort de luxo que se assemelha aos encontrados nas Ilhas Maldivas.
Outras Ilhas da Barreira de Corais da Austrália
Há inúmeras ilhas ao longo dos 2000 km de Barreira, algumas com hotéis de luxo, como Hayman, que está localizada no coração da Austrália na Great Barrier Reef. Pertence às ilhas Whitsunday ao largo da costa de Queensland.
Booking.com
Para se chegar à Hayman Island é necessário voar até Hamilton Island e seguir de iate do hotel. Uma comitiva vestida de branco, que recepciona os hospedes no pequeno píer, quando estive lá me senti como na ilha da fantasia.
Hotel de Hayman Island
O InterContinental Hayman Island Resort, é uma propriedade de luxo surpreendente, destaque para a arquitetura, com a piscina no centro, rodeada pelo corpo do hotel. O acesso para Hayman Island, via aérea para Hamilton Island de lá por barco.
Em Hamilton Island há várias opções de hotéis, como o Villa 16 The Edge on Hamilton Island.
Outra ilha famosa é Eron Island, que se destaca com a grande variedade de pássaros.
Conheça também a ilha considerada a mais bonita do mundo, no post: Bora Bora.
Ayers Rock – Austrália Roteiro de Viagem
A região central Northen Territory, da Austrália é árida e conhecida por Red Center. A cidade de Alice Spring é como um oásis no meio do deserto. A cidade tem atividades ligadas ao deserto e passeios de balão. A região desértica tem formações rochosas, muitas consideradas sagradas.
O Ayers Rock é o maior monólito rochoso do planeta. O nome original é Uluru tem 600 milhões de anos, com 348 metros de altura por 9,3 km de circunferência. Somente 1/3 é visível, sendo que o restante está abaixo da terra.
A região ficou famosa com o filme “Priscila, a rainha do deserto”. Essa área é símbolo sagrado para os aborígines. Um dos passeios mais bacanas é fazer um piquenique e observar a mudança de tons da rocha de acordo com a luz solar.
Booking.com
À noite, nada melhor que seguir para o “jantar ao som do silêncio do deserto”, onde todos são convidados a ficar um minuto em silêncio para observar o deserto sob as estrelas. É um passeio inesquecível, apesar de ser distante de Sydney, incluir o deserto faz da viagem para a Austrália um roteiro completo.
Para conhecer o Uluru, é possível se hospedar em Alice Springs ou ficar no deserto Ayers Rock. Reserve neste link o passeio para o Uluru com churrasco.
O Deserto da Austrália tem semelhanças com o Deserto do Atacama no Chile, embora os passeios sejam bem diferentes.
Hotéis em Ayres Rock
ou Longitude 131.
Sydney – Uma das Cidades mais Bonitas do Mundo
Sydney é marcada por uma beleza natural surpreendente, uma baía recortada, colorida por centenas de barcos ancorados e por belas praias. Foi justamente na cidade, mais especificamente em Bondi Beach que, segundo dizem, onde o surfe nasceu. O cartão postal da região é a Opera House impera na baía, além de ser um dos réveillons mais animados do mundo.
Ao sul de Sydney está a bela área de Blue Mountain, que pode ser feito em passeio de dia inteiro com direito a Zoológico para conhecer de perto coalas e cangurus.
Leia também sobre: Viagens de Réveillon pelo mundo nos 5 continentes.
Hotéis em Sydney
Um dos melhores hotéis de Sydney é o InterContinental, tanto pela localização quanto pela vista que os quartos oferecem.
O Four Seasons, tem uma das melhores vistas da baía de Sydney, ideal para o Réveillon.
Já o hotel Ovolo Wooloomooloo tem nome e proposta diferente, moderna de hotel-design, instalado em um antigo armazém de carga à beira mar. Vale pela grande oferta de restaurantes.
Já o Four Point By Sheraton, tem o melhor custo benefício de localização com categoria primeira.
Fauna Única da Austrália
A Austrália é ilha com dimensões continentais, cercada pelos oceanos Índico, Pacífico e Antártico. Com uma geografia diversa tem também uma fauna peculiar e única no mundo. Os animais como canguru e coala, o Diabo da Tasmânia e o ornitorrinco, são espécies encontradas apenas na Oceania.
Leia também sobre os: Animais da América do Sul – viagens e experiências.
Confira o post: Animais da Oceania com espécies da Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa e Ilhas Fiji.
Sobre a Austrália
A Austrália surpreende os viajantes, é um país jovem, formado por imigrantes com excelente qualidade de vida. Os australianos gostam da natureza, da vida ao livre. A preservação ambiental é um tema importante no país. Na alimentação os produtos naturais e orgânicos estão em destaque. A gastronomia é leve e deve ser acompanhada de vinhos australianos de excelente qualidade.
É um país de dimensões territoriais, pôr isso o transporte aéreo é o ideal entre as várias regiões. Na Austrália assim como na Inglaterra, se dirige do lado esquerdo, portanto todo o cuidado para atravessar as ruas ou alugar carro.
Melhor Época – Viagem Para a Austrália
A Austrália está no Hemisfério Sul e pertence ao continente Oceania. Portanto, possui clima semelhante ao do Brasil. No nordeste do país, no estado de Queenland, é sempre verão. Já no Sul, de Sydney até a Tasmânia, as estações são bem definidas e o inverno nessa área registra média de 6 a 12 graus. O verão, especialmente no Réveillon, é muito procurado pelos turistas, principalmente Sydney. Por isso, faça sua reserva com antecedência.
Para visitar o Ayers Rock o ideal é na primavera, depois das chuvas no deserto as flores silvestres desabrocham.
Como Chegar à Austrália
Para chegar à Austrália a melhor maneira é via Santiago do Chile pela Qantas, uma das melhores companhias aéreas do mundo.
Há possibilidade de viajar também via Buenos Aires com a Air New Zealand, ou ainda com a Latam via Papeete no Tahiti. Outras possibilidades são via: Los Angeles ou Dubai com Emirates.
Devido à pandemia houveram mudanças nas rotas das companhias aéreas, confira as opções no banner abaixo.
Sugestão e Extensões – Viagem para Austrália
O roteiro mais comum é fazer Sydney, Melbourne e Cairns em 12 dias.
Para quem tem mais tempo, o ideal é conjugar com Nova Zelândia.
A partir da Austrália, também dá para conjugar com as ilhas Fiji, com a Nova Caledônia ou com o Tahiti.
Dicas de Viagem para a Austrália
Toda viagem necessita de planejamento e providências. A Austrália solicita visto para brasileiros e vacina de febre amarela. Leia também: Dicas para Viajar.
Melbourne
Visitar um dos charmosos cafés localizados em prédios estilo vitoriano.
Cairns
Não esquecer do sapato para mergulho e canga para a praia no passeio da Barreira de Coral.
Lizard Island
Observar a vista maravilhosa da Barreira de Corais na avioneta. A hospedagem é de luxo, sendo que o custo benefício compensa muito.
Veja também
Categorias: Australia, Experiências, Oceania, Viagem para alma, Viagem para o amor
Postado por: Deusa Rodrigues