Deusa Rodrigues - Travel Agent

Deserto do Atacama com paisagens impressionantes e experiências

16.maio.19 - atualizado em 25.jun.21



Deserto do Atacama com paisagens impressionantes e experiências. O Atacama impressiona como um lugar único.

Os principais passeios: Vale de La Luna, ao Gêiseres de El Tatio, Salar do Atacama, Termas de Puritama, são inesquecíveis. O pôr do sol entre vulcões é mágico. Há uma variedade de tours, cada um com vivências incríveis.

Acompanhe minhas dicas e se prepare para a viagem.

Você vai gostar de ler sobre: Chile pontos turísticos com paisagens espetaculares.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

De Santiago para o Deserto de Atacama

Para chegar ao Deserto do Atacama é necessário seguir em voo para Calama, cidade do norte do Chile, que cresceu em virtude das minas de cobre. A chegada no aeroporto já uma atração, pois da pista já se consegue avistar a paisagem do deserto e alguns vulcões.

Chega-se a São Pedro do Atacama em 01 hora por uma boa estrada, cujo único perigo para o motorista é a monotonia do deserto.

Que tal conjugar a viagem do Chile com a Argentina? Saiba mais sobre: Buenos Aires.

São Pedro do Atacama – Happy hour e jantar

 No final da tarde há muita circulação no centrinho, de gente jovem e bonita do mundo todo, de mochileiros a turistas. Os viajantes depois de terem feitos os passeios durante o dia, a noite saem em busca de compras, happy hour e jantar.

Booking.com

A cidade de São Pedro de Atacama é pequena. Há ruas de terra, na realidade de adobe, como a maioria das construções. A atração são os charmosos restaurantes, no estilo da região, com uma pequena lareira no centro e teto ao ar livre. Afinal não chove no Deserto do Atacama e o céu é o mais estrelado do mundo.

Conheça também outros países da América do Sul:

Equador – pontos turísticos.
O que fazer no Peru.

Atacama – Vale de La Luna impressionante

Para aproveitar os passeios o ideal é ficar pelo menos quatro noites no Deserto do Atacama. Assim começamos pelo Vale da La Luna. Saímos as 16h00 em carro 4×4 com guia. As estradas são ótimas e a paisagem de amplitude do deserto totalmente relaxante. Depois de uma explanação feita pelo guia sobre os costumes do povo “atacamenho”, da história, seguimos por paisagens espetaculares.

O local realmente parece a lua, o deserto com vulcões ao fundo. A luz do fim de tarde que deixa tudo alaranjado. O guia nos indicou os melhores pontos para belas fotos. Entretidos com os clicks no celular, quando retornamos próximo do carro, somos surpreendidos com uma mesa de piquenique. Nosso pôr do sol foi regado com vinho chileno e petiscos deliciosos. Sem dúvida para um momento inesquecível.

Os passeios a desertos tem sempre paisagens impressionantes, conheça também: Safári no deserto de Dubai.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Salar e Lagunas Altiplânicas – Atacama

Partimos para conhecer o Salar do Atacama e Lagunas Altiplânicas. Desta vez quem nos acompanhou foi outra guia nascida em São Pedro, cuja família é oriunda de várias gerações de povo do deserto. A guia nos contou sobre interessantes lendas e costumes do seu povo.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

O sal forma paisagens incríveis em meio a lagunas. Os flamingos migratórios estão por lá. O pôr do sol também é fantástico, pois de um lado estão 7 vulcões e do outro lado lagunas.

As fotos ficam excelentes no deserto. Antes que me considerar uma boa fotógrafa, descobri que o clima do Deserto do Atacama colabora com as lentes e possibilita boas fotos, mesmo para amadores como eu.

O Chile tem uma geografia única e diferenciada, com muitas paisagens, conheça também as atrações do litoral em: Viña del Mar  e  Valparaíso.

Lagunas Altiplanicas

Gêiseres de El Tatio – Passeio inesquecível no Atacama

O tour mais esperado é sem dúvida para os Gêiseres de El Tatio. Para os passeios a locais com 4.500 de altitude como os Gêiseres, há necessidade de 2 dias de adaptação. Saímos as 6h00, bem agasalhados. O ideal são roupas em camadas, como “cebola”, pois como todo deserto, pela manhã é frio e esquenta durante o dia.

Seguimos por estradas estreitas e pequenos caminhos que só um 4×4 pode passar. Chegamos num platô a 4.500 metros de altura com 5 graus negativos, rodeado de vulcões e vários gêiseres. Da terra saem jatos de água fervendo e borbulhando.

El Tatio

Este fenômeno acontece somente no raiar do sol. Posteriormente nosso guia e motorista preparou uma mesa com duas cadeiras e um simpático café da manhã, para observar a paisagem surreal. Chile – Deserto do Atacama: paisagens impressionantes e experiências.

Na Nova Zelândia há uma atração semelhante em Rotorua, sai mais no post: O que fazer na Nova Zelândia.

Termas de Puritama – Piscina no Deserto de Atacama

Retornamos do Gêiseres de El Tatio por outro caminho e encontramos pela estrada várias alpacas e lhamas. Esses animais típicos da região da Cordilheira dos Andes, são encontrados em outros países da América do Sul.

A temperatura muda muito no Atacama, as 11h00 a temperatura já havia subido para 25 graus, numa altitude de 2400 metros.

Nossa próxima experiência foi em Termas de Puritama. O local é vale com piscina e cachoeira naturais, que surgem a partir rio que corre entre as montanhas. Aproveitamos um delicioso banho relaxante, enquanto nossos anfitriões preparam um delicioso lanche com frios, queijos e vinho.

Escultura da mão – Atacama

A escultura criativa da mão enterrada no deserto, foi criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal. Ele também espalhou outras esculturas em Madri na Espanha e em Veneza na Itália.

Tudo começou com a escultura La Mano, a mão enterrada na areia, que só aparecem os dedos, o principal ponto turístico da cidade de Punta del Este no Uruguai. A obra expressa a presença do homem na natureza e é realmente impactante.

Você vai gostar de ler sobre: Lua de Mel em Punta del Este.

Deserto do Atacama – Características

O Deserto do Atacama está numa área de 105.000 quilômetros quadrados. Considerado o mais árido e mais alto do mundo. Algumas atrações estão acima de 4.000 metros do nível do mar, por isso é necessário se ambientar, se hidratar e fazer tudo com mais calma.

Além dos incríveis passeios, é interessante saber sobre as lendas e os costumes, e modo de viver discreto do povo que já foi nômade. Antes dos espanhóis chegarem, os habitantes da região estavam ali há milhares de anos.

São Pedro é um Oásis, que nos tempos remotos foi local de lavoura. Desde aquela época até hoje a captação de água corrente é realizada pelo mesmo sistema, através de canais da água que desce dos vulcões durante o degelo. As comportas se abrem de acordo com a necessidade da cidade. Os hotéis possuem seus próprios poços artesianos.

Conheça também os desertos da: Namíbia.

Animais da América do Sul

Povo do Atacama – Tranquilidade e hospitalidade.

Depois do primeiro contraste da paisagem, o que fica evidente é a tranquilidade do povo “atacamenho”. Para minha adrenalina da cidade grande é uma verdadeira benção.

O povo não tem pressa e falam sempre num tom de voz baixo, num misto de desconfiança e timidez. Há sempre muita hospitalidade no Deserto do Atacama.

 Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

Os animais do Deserto do Atacama

O Chile principalmente no Deserto do Atacama a interação com os animais faz parte das excursões. Avistar os flamingos nas lagunas ao pôr do sol é incrível. As lhamas são vistas circulando em todas as partes do deserto, durante vários passeios.

Saiba mais sobre a fauna no post: Animais da América do Sul.

Como chegar ao Deserto do Atacama

Do Brasil há voos para Santiago do Chile e de lá conexão para Calama. Confira as promoções para compra de passagens aéreas.


Seguros Promo

Onde se hospedar no Deserto do Atacama

 Há inúmeras opções de hotéis no Deserto do Atacama. A cada dia surge novas propriedades que proporcionam conforto e experiências.

Veja abaixo as minhas sugestões dos melhores hotéis do Deserto do Atacama.

O Tierra Atacama é um hotel moderno, com excelente vista do Deserto do Atacama principalmente da área da piscina.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

O Alto Atacama tem um design contemporâneo e oferece várias experiências aos hóspedes.

Chile - Deserto do Atacama: paisagens espetaculares e experiências

O Explora Atacama é um hotel de luxo, com sistema All Inclusive, com comidas e passeios, um dos mais antigos na região, tem foco em experiências.

O Casa Solcor Boutique Bed & Breakfast tem um ótimo custo benefício para a hospedagem.

O Hotel Cumbres San Pedro de Atacama tem uma decoração moderna e integrada com a região, ótima área de piscina.

O Altiplanico Atacama é um hotel feito com materiais do deserto, uma combinação de tijolos, pedra e madeira, com um resultado muito especial.

Entre neste link para reservar outros hotéis no Chile.

Confira as ofertas de hotéis em São Pedro do Atacama:

Booking.com

 

Experiências do Deserto do Atacama

Um lugar tão especial como o Deserto do Atacama as experiências são únicas e inesquecíveis. Procure viajar na lua nova para poder observar o máximo das estrelas no Deserto.

O clima seco do Deserto do Atacama possibilidade as bonitas fotos, mesmo para quem é fotógrafo amador, vai fazer bonito.

Os piqueniques durante os passeios são espetaculares, para poder observar tanto o amanhecer como o pôr do sol, com cenários impressionantes.

Dicas do Deserto do Atacama

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post Dicas para viajar.

Tomar chá e muito líquido para minimizar os efeitos da altitude, além do mais, convém no primeiro dia atividades mais tranquilas.

Os Tours para locais que chegam a 4.500 metros de altitude, necessitam de 2 dias de adaptação no deserto.

Fazer “comprinhas” em São Pedro de Atacama, há bons produtos locais como os tapetes artesanais e agasalhos.

Santiago – porta de entrada do Chile

A capital do Chile, Santiago é a porta de entrada do país, está distante 130 quilômetros de Valparaíso. Uma cidade bem urbanizada, com belos parques e novos edifícios, está a cada dia mais charmosa.

Conta com inúmeras atrações, entre elas está os dois mirantes: Sky Costanera e Cerro San Cristóbal. A cidade fica ainda mais linda, quando observada do alto, com o skyline de prédios, os parques e a Cordilheira dos Andes, imponente com suas neves eternas no topo.

O centro histórico tem uma bonita arquitetura. Os shoppings center são outra atração de Santiago, oferecem além das compras, opções de restaurantes com boa comida chilena. Aliado a tudo isso há incríveis passeios nos arredores da cidade.

Saiba mais nos posts:

O que fazer em Santiago do Chile.
Vinícolas do Chile qual visitar?

Vinícolas do Chile

Sobre o Chile

Chile tem paisagens espetaculares com lagos, vulcões, deserto, geleira e cordilheira. O país ocupa uma longa e extensa faixa costeira entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, essa posição geográfica única, propiciou as paisagens mais diversas.

O deserto do Atacama tem uma beleza que surpreende, no entanto há outras incríveis atrações. A  Ilha de Páscoa tem um quê de mistério com seus Moais.

A Patagônia tem paisagens espetaculares, com muitos diferenciais característicos do fim do continente.

História do Chile

No Chile a Espanha por 300 anos dominou os povos indígenas, entre eles os Mapuches. Os pontos mais relevantes da história foram a independência do país e a derrubada de Salvador Allende em 11 de setembro de 1973, com a mudança para o governo militar de Augusto Pinochet e a retomada da democracia.

Nos dias atuais o país viveu uma estabilidade política e econômica, no entanto a partir de 2019 o povo se mostrou descontente e o Chile está em busca de um novo caminho.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+

O clima mesmo no verão pode mudar, por isso uma das apostas para roupa, é levar  uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

A dica é que vários hotéis contam com piscina e nas termas há necessidade de usar roupas de banho. Não esqueça de levar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco   Biquini Vintage Poá Rosa

Nota da Autora

Agradecimentos ao Turismo do Chile, Alto Atacama e Tierra Atacama pelas fotos e apoio.

  1. Neide Santiago disse:

    Atacama um lugar fascinante. Viagem imperdível. Quero voltar um dia.
    Parabéns pelo artigo

  2. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.
    Um lugar fascinante. É uma viagem imperdível.

  3. Neide Santiago disse:

    Parabéns pelo artigo.
    É um lugar maravilhoso.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel