Restaurantes Emblemáticos do Centro São Paulo
17.jul.18 - atualizado em 17.maio.24
Restaurantes Centro de São Paulo conta com gastronomia eclética e novidades.
Sampa como é carinhosamente chamada São Paulo, depois que Caetano Veloso homenageou a cidade com sua música, está em constante mudança. Eu gosto de ter um olhar de turista para a minha cidade.
O estilo da gastronomia é bem variado com restaurantes emblemáticos tipo: clássico, “classudo”, tradicional, raiz, descolado, etc.
Siga as minhas dicas, porque vale conferir!
Você vai gostar de ler também sobre Pousadas e Hotéis Refúgios no Interior.
Centro de São Paulo
A cidade é popularmente é divida entre o Centro Velho, a praça da Sé onde a cidade começou e o a região da Praça da República o Centro Novo. O Vale do Anhangabaú separa as duas regiões.
A região já foi considerada nobre, depois se desvalorizou. Hoje com os aluguéis mais baratos que outras regiões, começaram a chegar novos restaurantes mais descolados, que aproveitam as facilidades da região.
Você vai gostar de conhecer o Farol Santander – no “Centro Velho” de histórico de São Paulo. Um mirante e ótima opção para ver o pôr do sol.
Restaurantes Centro São Paulo – Gastronomia Eclética
A praça da República é ponto turístico de São Paulo, não só pela feira de artesanato dos finais de semana, mas também por estar próximo ao Teatro Municipal, Terraço Itália, avenida São Luis, rua da Consolação, Biblioteca Mario de Andrade, etc.
A Sala São Paulo também está na região, localiza nos Campos Elísios é outro pronto turístico que atrai visitantes.
A região é eclética em termos de gastronomia, porque concentra vários tipos de restaurantes. Assim como a cidade tem muita diversidade, com heranças da imigração, desde os mais antigos ao mais modernos com chefs inovadores.
Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Tour de Helicóptero.
A Casa do Porco – Restaurante Premiado
O restaurante A Casa do Porco do chef Jefferson Rueda é o fenômeno de público, está sempre lotado com filas mesmo durante a semana.
A estrela do cardápio é a carne de porco com a criatividade do chef que não esquece suas raízes do interior de São Paulo e da comida caipira.
A minha recomendação é o prato Porco San Zé, que é assado por 6 a 9 horas, servido com acompanhamentos brasileiros. Não é a tona que A Casa do Porto, recebeu diversos prêmios como um dos melhores restaurantes do mundo.
Sobre o Chef Jefferson Rueda
O chef Jefferson Rueda é natural do interior de São Paulo, acostumado com a farta comida caseira, onde os pratos com o porco caipira faziam parte do seu cotidiano.
Começou a trabalhar ainda jovem, em um açougue na cidade natal, onde aprendeu as técnicas de manusear e destrinchar o porco, aproveitando todas as partes., depois seguiu para São Paulo, para estudar gastronomia e trabalhar em restaurantes.
Conseguiu abrir seu próprio A Casa do Porco, no início teve dificuldade em conseguir fornecedores com a qualidade da carne de porco que estava acostumado. Foram muitas viagens pelo interior de São Paulo, em busca de porco caipira, até que encontrou um parceiro, que hoje é seu sócio no recente Frigorífico Porco Real.
Hot Pork – Sanduíche Emblemático
O chef Rueda inovou com a inauguração no início de 2018 do descolado Hot Pork, uma lanchonete de sanduíches de salsicha de porco.
O Hot Pork da foto é a estrela do cardápio e eu recomendo.
A pequena casa numa esquina, com mesinhas na calçada ou para comer em pé vive lotada.
A fabricação é própria e sem conservantes, há até a versão Hot Pork, vegetariano. Realmente a gastronomia do centro de São Paulo é eclética e sempre com novidades.
Ao lado uma pequena sorveteria para completar o almoço.
Na região do Hot Pork a Prefeitura de São Paulo durante a pandemia, permitiu que os restaurantes ampliassem a área das mesas nas calçadas e colocou floreiras e grades. O Centro ficou bem mais acolhedor com esse novo look.
Esther Rooftop – Visual e Chef Famoso
O famoso chef Olivier Anquier viu o potencial da região central. Depois de comandar o programa de gastronomia pela televisão e ter viajado o mundo para mostrar a comidas variadas, abriu o “classudo” restaurante Esther Rooftop.
O restaurante está instalado no último andar do antigo Edifício Esther, com uma bonita vista da Praça da República.
O cardápio varia de acordo com a estação, mas sempre conta com uma entrada, prato principal e sobremesa, conforme a foto, o merengue com morangos é uma delícia. Uma dica é provar a entradinha com sardinhas.
Confira outras várias opções de restaurantes no post: Onde Comer em São Paulo.
Dona Onça – Restaurantes Centro São Paulo
O já consolidado Bar da Dona Onça, da chef Janaína, premiada como uma das melhores do mundo, tem um muito público fiel aos finais de semana. Está localizado no Edifício Copan, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, que também é cartão postal do Centro de São Paulo.
Lá a “comidinha” brasileira, reinventada é bem preparada e criativa. Eu provei a Galinhada Modernista e adorei. Para sobremesa eu indico o popular churros outra delicia da casa.
Bar Brahma – Esquina Famosa
Um dos símbolos da boemia paulistana, o tradicional Bar Brahma, com mais de 70 anos de história, está localizado na esquina que Caetano Veloso eternizou em versos, “Ipiranga com a São João” da música Sampa.
O destaque é para a música ao vivo, sucesso para aqueles saudosistas e aos que buscam pelo som tradicional que embala o público.
O Brahma é um leque amplo e diversificado reconhecido pelo seu famoso chope com o colarinho padronizado, petiscos de boteco, gastronomia típica paulistana.
Foto Divulgação Bar Brahma.
Tradicional Bar Léo
Para quem assim como eu, gosta de explorar a gastronomia, a dica é conhecer o tradicional Bar Léo.
A visita é com uma viagem no tempo, localizado na Rua Aurora na região da Santa Efigênia, foi fundado em 1940 é um dos botecos tradicionais da cidade.
Chope Brahma
A decoração é simples e charmosa, com azulejos brancos, mesas de madeira e um balcão onde se destaca a estrela da casa que é o chope tirado na hora, servido com o famoso colarinho de três dedos.
A casa já teve como proprietários o Sr. Léo, que faleceu há muito tempo, depois vieram outros, até que fechou e foi adquirido pelo grupo do Bar Brahma, outro restaurante turístico da região.
Cardápio Versátil
Eu fui almoçar e optei por um dos pratos principais, o Ídolo Brasileiro, um contra- filé servido com arroz, feijão, batatas e salada muito saboroso.
A maioria dos clientes opta pelos petiscos clássicos de boteco, como bolinho de carne, pastéis, mini sanduíches, porção de torresmo entre outros.
Terraço Itália – Clássico nos Restaurantes Centro São Paulo
O mais conhecido da região é o restaurante Terraço Itália, que tem uma das mais belas vistas de São Paulo. O Terraço Itália é um clássico sem erro. Há também o tradicional Circolo Italiano no mesmo Edifício Itália.
Quanto ao cardápio do Terraço Itália a minha sugestão é pedir o risoto com aspargos, queijo Brie e crocante de Parma.
Conheça mais sobre a cidade, no post: Atrações de São Paulo.
Conheça também as dicas da Avenida Paulista.
Orfeu – Restaurantes Centro São Paulo
No entorno do Edifício Copan conhecido pela arquitetura do Niemeyer, surgiram outros restaurantes bacanas como o Orfeu, surfando na onda do Dona Onça.
O restaurante Orfeu tem um decoração mais contemporânea, também com um clientela fiel. A dica é provar o picadinho da casa ou o baião de dois vegetariano, que são os pratos mais tradicionais.
Le Casserole Francês Romântico
O Le Casserole é um bistrô francês bem tradicional, localizado no largo do Arouche, bem próximo das bancas de flores. Está em atividades há anos e tem uma decoração bem acolhedora, além da maravilhosa cozinha francesa.
Eu estive várias vezes no Le Casserole e indico o Boeuf Bourguignon, um clássico francês da Borgonha, picadinho com vinho, cebola e cogumelos. Para a sobremesa o Crème Brûlée é muito bom.
Rinconcito Peruano – Restaurantes Centro São Paulo
O Rinconcito Peruano é um restaurante popular em São Paulo, foi fundado pelo chef Edgar Villar no ano de 2003. Premiado em várias oportunidades pelo jornal Folha de São Paulo, como melhor restaurante latino e melhor Ceviche de São Paulo.
É maior rede de restaurantes peruanos, começou no Centro de São Paulo, na rua Aurora e depois foi para a avenida Vieira de Carvalho, à uma quadra da Praça da República. Atualmente conta com onze unidades em diversos bairros. É também um caso de sucesso no ramo dos restaurantes, está sempre lotado. Sou frequentadora do restaurante desde o começo e pude ver a evolução e o sucesso.
O cardápio do Rinconcito Peruano tem pratos tradicionais. Na minha última visita experimentei o Lomo Saltado como prato principal, Suspiro Limeño de sobremesa e Pisco Sour de frutas variadas. Os pratos são bem servidos e saborosos.
A propriedade assim como a gastronomia peruana caíram no gosto do brasileiro e também é um fator de atração de viagem para o Peru.
Acompanhe também os posts:
Restaurantes Peruanos em SP
Ama.Zo Restaurante Peruano.
O Gato que Ri – Restaurantes Centro São Paulo
O restaurante com nome sugestivo O Gato que Ri, é um tradicional na cozinha italiana do Centro de São Paulo. Localizado no Largo do Arouche em um ponto estratégico, está em atividades por décadas. Devido à pandemia tem atendido no sistema delivery.
Entre os pratos mais pedidos está o famoso Nhoque da Fortuna, servido em todo dia 29 de cada mês. Segundo a tradicional italiana, comer o Nhoque e ter uma nota de dinheiro embaixo do prato, traz prosperidade.
Eu já estive várias vezes para provar a comida italiana e a tradicional feijoada e recomendo.
Das opções do Centro de São Paulo a gastronomia eclética que também dá uma ajudinha para a sorte!
Cantina Família Giovanni – Restaurantes Centro São Paulo
Outro restaurante muito tradicional é a Cantina Família Giovanni que está aberto desde 1949. Atualmente tem o salão menor do que foi no passado, no entanto continua com a mesma cozinha italiana que deu fama ao lugar na rua Basílio da Gama, próximo da Praça da República.
Como se trata de uma rua pequena um pouco mais escondida no Centro de São Paulo, a maioria dos clientes são pessoas que trabalham na região. A minha indicação é o Ravióli Verde recheado de queijo, nozes e alcachofra.
No Centro de São Paulo a gastronomia eclética também é tradicional.
Sanduíche de Pernil do Estadão – Restaurantes Centro São Paulo
A lanchonete Estadão é o que chamo de estilo “raiz”, desde 1968 está no mesmo local e funciona 24 horas.
O nome foi dado devido ao antigo vizinho, o Jornal O Estado de São Paulo, que já se mudou há muito tempo para um edifício na Marginal Tietê.
Na época que o Estadão estava próximo, era comum pequenas reuniões de jornalistas, para fazer o lanche do final do turno. Os garçons ainda tem histórias para contar do passado.
De point de jornalistas passou a atrair também quem trabalha no Centro de São Paulo e caiu no gosto popular. A lanchonete serve por 50 anos o famoso sanduíche de pernil, sendo produzidos em média 1.600 unidades por dia.
O bacana é que no tema Restaurantes Centro de São Paulo, tem opções tradicionais e também sempre aparece novidades.
Parada Estratégica – Café Floresta
Para um cafézinho rápido o tradicionalíssimo Café Floresta também no Copan é o ideal.
Dicas – Restaurantes Centro São Paulo
A partir do Metrô República é possível caminhar para todos os pontos mencionados.
Atualmente devido à pandemia tenho feito pedidos para entrega em casa. O delivery dos restaurantes do Centro de São Paulo tem funcionado muito bem.
Onde Ficar em São Paulo
Para quem deseja conhecer mais o centro da cidade, há muitas opções em hotéis em vários bairros, veja minhas indicações.
Hotéis na Região Central de SP
Slaviero São Paulo Downtown, localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.
Novotel São Paulo Jaragua Conventions está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.
ibis Budget SP Centro São João, está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.
Hotéis na Região da Paulista
Ibis Paulista – categoria turística localizado na avenida da Consolação.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis em Pinheiros
ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique, ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
Confira também as ofertas de hotéis em vários outros bairros de São Paulo.
Booking.com
Como Chegar em São Paulo
Para à cidade de São Paulo há uma boa oferta de voos, confira as rotas, companhias aéreas e preços.
Outra possibilidade de circular por São Paulo é com carro alugado, compare as empresas, tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem.
Compras em São Paulo
A cidade de São Paulo oferece aos visitantes inúmeras possibilidades de produtos, a dica é fazer um Tour de Compras.
Free Tour – Passeio pelo Centro de SP
O Free Tour é passeio guiado, que se faz a pé, sem um custo pré-determinado, no final cada um paga quanto puder ou o que achar justo.
Uma maneira criativa de conhecer alguns cartões postais do Centro de São Paulo: Vale do Anhangabaú, Farol Santander, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos e Praça da Sé.
História de São Paulo
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.
De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico, como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. Uma verdadeira volta ao mundo pelos sabores.
São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante. Uma das maiores características da cidade é a cultura, confira as várias opções nos posts:
Centros Culturais em São Paulo.
Memorial da América Latina – Pavilhão da Criatividade.
Veja também
Categorias: América do Sul, Brasil, Experiência, Experiências, Gastronomia, Informações, São Paulo, Viagem para o corpo
Postado por: Deusa Rodrigues