Deusa Rodrigues - Travel Agent

Curitiba Natal Luz com desfiles, espetáculos e eventos

22.dez.18 - atualizado em 11.jan.22



Curitiba Natal Luz tem se destacado como uma das principais atrações do Brasil.

A programação do projeto Luz dos Pinhais, é uma realização da Prefeitura, secretaria de turismo e empresas privadas para divulgação dos festejos natalinos.

Eu conferi e preparei dicas para sua viagem.

Você vai gostar de ler também para: Natal Luz em Gramado e passeios da Serra Gaúcha.

As atrações – Curitiba Natal Luz 

O Natal Luz de Curitiba, tem a participação e patrocínio de diversas empresas locais como O Boticário, entre outras.

A união do governo, com a iniciativa privada e patrocinadores, contribuem para o tornar Curitiba, um destino de Natal.

A cidade conta com diversos eventos de Natal, de 21 de novembro de 2021 até 09 de janeiro de 2022.

Confira as várias Experiências de Viagem de Curitiba, que podem ser reservadas online.

Curitiba é uma cidade que tem atraído muitos visitantes. Um dos melhores passeios é a viagem de trem pelo Parque da Serra do Mar. Faça sua reserva no link: Excursão de trem para Morretes.

Você vai gostar de ler sobre o destino mais visitado do Paraná: Foz do Iguaçu – cataratas, natureza, animais e energia.

Programação do Natal de Curitiba 2021

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, na sua 5ª edição tem como tema “A Gratidão Vai Iluminar a Cidade”. A temporada começa em 18 de novembro e terá 53 dias de atrações até início de janeiro, realização pela prefeitura e com apoio da iniciativa privada.

As atividades e decoração estarão espalhadas pela cidade, desde o Largo da Ordem no Centro Histórico até os parques.

Estão sendo seguidos os protocolos de sanitários para evitar aglomerações, com obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento online.

A maioria dos eventos são gratuitos e outros tem necessidade de ingressos.

Natal de Curitiba

Confira também o post : 9 Viagens no Natal pelo Brasil, com Curitiba.

Atividades

Dentre as atividades previstas estão: autos, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e experiências olfativas.

Natal no Centro Histórico de Curitiba

A decoração de Curitiba tem cerca de 30 árvores de Natal espalhadas e Estrelas de Belém iluminadas.

As caixas de presente iluminadas produzem um bonito efeito pelas ruas centrais.

Natal no Largo da Ordem

Natal no Largo da Ordem – 18/11 a 09/01 – O Largo da Ordem no Centro Histórico com decoração especial e uma árvore de 11 metros com vasinhos de sálvias, guirlandas gigantes e Estrelas de Belém. Um dos pontos turísticos de Curitiba que reúne prédios e monumentos importantes como: Palacete Wolf, Solar do Rosário, da Igreja do Rosário, a Igreja da Ordem, a Casa Hoffmann e do Palácio Garibaldi.

Memorial de Curitiba, terá concertos e espetáculos do Pavilhão Étnico, e na Praça João Cândido, sede do Palácio Belvedere.

Feiras Especiais de Natal

Feiras especiais de Natal – 19/11 a 23/12 – No estilo dos mercados de Natal da Europa nas praças Osório e Santos Andrade, são mais de 50 barracas com artesanato, presentinhos diversos e comidas.

Natal na Praça Santos Andrade

Natal na Praça Santos Andrade – 24/11 a 23/12 – Além da feira especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, a partir do dia 24 de novembro uma decoração natalina inteligente, interativa e sustentável.

Natal na Rua XV de Novembro

Natal na XV de Novembro – 22/11 a 09/01 – A Rua XV de Novembro terá mantos de luz que cobrem de ponta a ponta o calçadão, e mensagens de luz e caixas de presente gigantes decoradas com experiências olfativas.

Sobre o chafariz, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, estará a Árvore da Vida de 11 metros e cinco mil vasinhos de sálvias. Um detalhe interessante os postes republicanos do local foram transformados em “candelabros” graças a centenas de pontos de luz com laços decorativos.

Palácio Avenida

O Palácio Avenida se localiza na Rua XV de Novembro recebe iluminação especial e um dos pontos mais visitado. A rua é um calçadão com diversas lanchonetes e grande fluxo de pessoas para conferir a decoração.

No Natal Luz Curitiba, o espetáculo do Palácio Avenida ficou famoso, pois desde 1990 é realizado o evento, com um coral de criança que cantam das janelas do palácio.

O espetáculo agora virtual acontece sob o patrocínio do Bradesco, com cantores e dançarinos profissionais, além das crianças.

Natal em Curitiba

Quanto a seleção de música, há desde as tradicionais de Natal, até as consagradas canções populares brasileiras.

Coral Palácio Avenida

Coral Palácio Avenida – 01/12 a 06/01 – O grande espetáculo de luz e som, como no ano passado, devido à pandemia será gravado foi transmitido online no dia 18 dezembro às 20h00, nos canais do YouTube do banco e do Teatro Bradesco.

Os estados do sul do Brasil tem várias atrações, acompanhe o post: Lua de Mel em Balneário Camboriú.

Sobre o Palácio Avenida

Esse belo edifício começou a ser construído em 1927 e foi inaugurado em 1929. Foi erguido por um empresário sírio-libanês. Ao longo da história a propriedade de dezoito mil metros quadrados, teve escritórios, cinema e café.

Em 1968 passou para o Banco Bamerindus e partir de então, foi sendo desocupado, até total abandono em 1980. O banco então iniciou uma reforma e transformou em sede do banco e foi nessa gestão que se iniciou o Natal do Palácio Avenida.

Com a extinção do Bamerindus, o HSBC Bank Brasil comprou o prédio, que deu continuidade ao evento natalino. Em 2016 o HSBC vendeu sua subsidiária do Brasil, para o Bradesco, que aprimorou ainda mais o Natal Luz Curitiba.

Conheça também: Blumenau e Balneário Camboriú.

Natal e Caminho de Luz no Passeio Público

Natal e Caminho de Luz no Passeio Público – 21/11 a 30/12 – O Passeio Público é palco do auto de Natal na Ilha dos Poetas nos fins de semana. Será um circuito de carro com agendamento online que percorrerá o Caminho da Luz.

Vila do Natal no Mercado Municipal

Vila de Natal no Mercado Municipal – 21/11 a 24/12 – Mercado Municipal, no Centro. Haverá decoração e a Casa do Papai Noel com realidade aumentada.

O Mercado Municipal foi inaugurado em 1958, é uma referência nem Curitiba. Tem 60 anos de história e tradição. Conta com muitos boxes de alimentos, restaurantes, cafés e variedades

Natal de Curitiba

Auto de Natal Brasileiro nas Regionais

Auto de natal brasileiro nas regionais – 22/11 a 07/12 – A partir do dia 22 de novembro, está sendo encenado o Auto de Natal Brasileiro, um bonito espetáculo sobre o nascimento de Jesus, também uma atividade grátis. Nas dez Ruas da Cidadania da Prefeitura terá decoração especial.

Jardim Botânico com Show de Luzes

Todas as noites acontece show de luzes e som no Jardim Botânico. Com intervalos a cada hora depois de escurecer, o espetáculo conta com canções conhecidas e a estufa de vidro ganha cores diversas.

Os visitantes podem se posicionar em diversos lugares do jardim para observar. Realmente muito lindo e eu adorei acompanhar a criatividade natalina.

Um dos pontos altos de Curitiba Natal Luz.

Houve  também voo de balão no Jardim Botânico – 21/11 a 09/01 – Já pensou em curtir o cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico do alto? Os visitantes poderão observar a bonita estufa de vidro com os contornos iluminados.

O atrativo é um voo cativo, ou seja, preso no solo, numa altura de 40 metros. Para participar é necessário agendamento online, a atividade é grátis.

O Jardim Botânico é um dos ícones turísticos de Curitiba. A bela estufa de vidro, estilo Art Nouveau, abriga exemplares de plantas da Floresta Atlântica.

A área tem jardins estilo europeu, bem cuidados. É um dos espaços públicos mais visitados pelos locais e turistas e também um dos cartão postal da cidade, confira o post: Cartões Postais do Brasil.

Que tal conjugar a viagem com outro cartão postal? O estado do Paraná se destaca com uma das Sete Maravilhas da Natureza, confira no post: Foz do Iguaçu.

Natal em Outros Parques de Curitiba

A cidade caprichou com atividades natalinas nos bonitos parques espelhados por Curitiba.

Natal no Parque Barigui

Natal no Parque Barigui – 23/11 a 30/12 – Como em 2020, o espetáculo natalino drive-thru no Parque Barigui com início no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) para percorrer um circuito de 1,4 quilômetros, até a Rua Cândido Hartmann. Várias atrações podem ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio.

Um dos pontos alto serão os túneis de luz e duas árvores de Natal, como a estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago e giratória. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento online e número limitado de vagas e grátis.

Um dos melhores eventos de Curitiba Natal Luz.

Ópera da Cura no Memorial Paranista

Ópera da Cura no Memorial Paranista – 13/12 a 19/12 – Com apresentações ao ar livre, o Memorial Paranista receberá a Ópera da Cura, inspirada na obra Amahl e os Visitantes da Noite (O Primeiro Milagre do Menino Jesus), de Gian Carlo Menotti.

O espetáculo tem como destaque os cenários do local, as cadeiras para os visitantes são colocadas ao ar livre, de frente para um painel histórico da construção, com um palco com a presença um ator com vestimentas e a asas de um anjo, realmente emocionante.

Necessário agendamento online, número limitado de vagas e atividade grátis.

Apresentações com bonitos cenários de Curitiba Natal Luz.

Auto de Natal no Parque Tanguá

Auto de Natal no Parque Tanguá – 21, 22 e 23/12 – O Oratório de Natal Curitibano, um espetáculo de Natal que conta com 30 atores, cantores, bailarinos para mostrar o nascimento de Jesus. Uma superprodução da Fundação Cultural de Curitiba, que tem como cenário o parque iluminado com uma árvore de Natal de 18 metros. Necessário agendamento online e atividade grátis.

O Parque Tanguá é espetacular com um belo jardim francês e espelho d´água a frente a frente. Na parte baixa do parque, acessível por uma escadaria há um deque com para curtir o lago e a pequena cachoeira artificiais. A área há duas pedreiras desativadas, que podem visitadas por um túnel subterrâneo.

Uma atividade imperdível no Curitiba Natal Luz.

Caminho de Luz do Parque Náutico

Caminho de Luz do Parque Náutico – 03/12 a 30/12 – O circuito de Natal de carro (drive-thru) no parque do Boqueirão com apresentações de presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros e estruturas do local iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela e torre).

O Caminho de Luz do Parque Náutico margea o lago. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento online e número limitado de vagas.

Rua Iluminada da Família Moletta

Natal da Família Moletta acontece de  27/11 a 06/01.

Se você vai para Curitiba não pode deixar de conhecer uma tradição natalina do bairro Umbará, que está a 17 quilômetros do centro em lugar mais afastado.

As decorações das dez casas da Família Moletta são imperdíveis na pequena rua sem saída, enfeitadas com luzes pisca-pisca de LED, flores, guirlandas e grandes árvores de Natal iluminadas.

A atividade com necessidade de ingresso.

Estive na rua para conferir o evento. Localiza-se em um bairro distante do centro de Curitiba.

Realmente a Rua Iluminada da Família Moletta tem uma decoração incrível, como um mundo da fantasia natalina.

Em espaço de uma quadra grande sem saída, todas as casas da Família Moletta contam com uma decoração de luzes intensa. Há pequeno show de luzes e som entre a vegetação.

Há um grande túnel de luzes até o final da rua, que termina em uma área como uma praça, com a casa e a presença ao vivo do Papai Noel.

Para comer há um espaço com diversas opções de food truck e mesas como uma praça de alimentação.

A dica é chegar cedo, pois a demanda é grande e se formam filas na entrada.

Uma ótima opção para a noite no Natal Luz de Curitiba.

Natal no Bairro de Santa Felicidade

Restaurante Madalosso – 28/11 a 23/12 – O tradicional bairro de Santa Felicidade tem uma decoração especial no portal, com apresentação de canções natalinas das janelas do Restaurante Madalosso, com atores caracterizados.

Aproveite para jantar no local, pois há diversos restaurantes para conhecer, com a gastronomia italiana.

Uma atividade em sistema de drive-in, com agendamento online e grátis.

Nataleluia na Igreja Batista

Nataleluia da Primeira Igreja Batista – 21, 22, 23 e 25/12 – O espetáculo Nataleluia da Primeira Igreja Batista de Curitiba tem como tema em 2021 “Um Lugar para Nascer”. O ingresso será um quilo de alimento.

Natal em Shopping Centers

Os vários shopping centers de Curitiba também capricham na decoração de Natal. A maioria conta com a presença do Papai Noel.

Natal de Curitiba

Show de Luzes do Shopping Mueller

O Shopping Mueller tem uma das entradas mais bonitas da época natalina. Feito por um túnel de 60 metros de extensão, com luzes coloridas para o Natal de Curitiba. Conta ainda com a presença do Papai Noel, para atrair as crianças.

Natal de Curitiba

A Caravana – O Desfile Mágico do Natal

A Caravana – O Desfile Mágico do Natal – 06/12 a 12/12 – O esperado Desfile Mágico do Natal 2021 terá carros alegóricos e percorrerá a cidade por 140 quilômetros, com paradas estratégicas em várias instituições como hospitais, asilos e orfanatos.

A saída acontece do Shopping Pátio Batel, o evento ocorre em sete dias com sete rotas diferentes.

Redes Sociais

Será possível acompanhar os espetáculos pelas redes sociais e sites da Prefeitura de Curitiba e da programação natalina.

O que fazer em Curitiba

Uma “Cidade Criativa no Design”, título concedido pela Unesco. Pude observar vários turistas pela cidade.

Assim como Curitiba, a cidade de Brasília também é considerada uma “Cidade Criativa”.

Explore Experiências de Viagem de Curitiba, com reservada online.

Opera de Arame – Integrada à Natureza

Um dos lugares mais bacanas para visitar em Curitiba, é o Opera de Arame. É a casa de espetáculos mais emblemática da cidade.

Natal em Curitiba

Uma estrutura tubular, com teto transparente, foi construída no meio da mata atlântica, ao lado de uma pedreira. Faz parte do Parque das Pedreiras.

Dentre os espetáculos apresentados no passado, está a inesquecível apresentação do tenor catalão, Josep Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, na festa de 300 anos de Curitiba.

Natal em Curitiba

Opera Arte – Espaço Gastronômico e Cultural

É um charmoso espaço gastronômico, artístico e cultural no Complexo Opera de Arame. Conta um projeto de música ao vivo, com os músicos instrumentais posicionados numa plataforma dentro do lago, de frente para o Opera de Arame.

Natal em Curitiba

Estive num lindo dia de verão, para o almoço e foi uma grata surpresa. O restaurante estava lotado de turista e já se consagra com um dos pontos de encontro da cidade.

Natal em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer

Um dos edifícios mais bonitos da cidade. O Museu Oscar Niemeyer, tem formato de um olho, fica numa área elevada. Dos restaurantes do entorno, tem uma ótima vista do pôr do sol.

Natal em Curitiba

No espaço arquitetônico, que fica no “olho”, foi usado como escorregador pelos visitantes. O Museu é uma ótima atração, não só pelo acervo, bem como pelos espaços públicos, jardins e entorno.

Outro destino com muita obras do mestre Oscar Niemeyer é nossa capital federal, acompanhe no post: Brasília pontos turísticos.

Confira o espaço para leitura, em forma de pirâmide, que está no MON a disposição dos visitantes.

Passeio de Trem para Morretes

O passeio para Morretes, conforme o jornal The Guardian, a viagem é “um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo!”. O trem atravessa a Mata Atlântica, passa por 12 túneis, 42 pontes, vales, rios e cânions. A paisagem é inesquecível, um roteiro ideal para a Lua de Mel em Curitiba.

A dica é fazer a viagem de Trem em vagões primeira classe para Morretes e Antonina e voltar pela centenária Estrada Graciosa, com paisagens de tirar o folego no final da tarde. A reserva deve ser feita com antecedência.

Vinícola Araucária

Na cidade vizinha à Curitiba, em São José dos Pinhais, está a Vinícola Araucária, que fica a 40 quilômetros do centro. Está localizada na bela região no entorno da Serra do Mar, numa altitude de 950 metros.

Além da experiência rica de circular pelos parreirais, a paisagens é linda entre as araucárias. Todo mês de fevereiro acontece uma vindima, que é a festa da colheita.

O passeio até a Vinícola Araucária inclui visita aos vinhedos, degustação, um delicioso almoço com toque do chef e uma caminhada pelos parreirais.

Extensão de Viagem

A partir de Curitiba é possível fazer passeios a outras cidades próximas.

Ilha do Mel

Uma delas é para a Ilha do Mel, com tour que inclui transporte terrestre, barco e retorno de trem de Morretes, uma experiência encantadora.

Vila Velha

Uma visita imperdível é no Parque Estadual de Vila Velha, que conta com um conjunto de formações rochosas, arenitos de milhões de anos. Devido às ações do ventos e chuvas, as rochas adquiram formas diferentes e inusitadas. Para completar a experiência há também observação das furnas, que são cavas formadas por um rio subterrâneo. Depois da aventura está incluído um almoço típico alemão – Tour Vila Velha.

Vale do Itajaí

Outra oportunidade é conhecer o as cidades de Santa Catarina que estão próxima, num passeio de dia inteiro com 12 horas de duração. A Tour percorre a rota Vale do Itajaí, com as cidades de Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau.

Como chegar à Curitiba

A boa notícia é que voos para Curitiba tem várias promoções de preços e companhias aéreas, com simulação das datas de viagem.


Seguros Promo

Para circular por Curitiba uma das maneira é com carro alugado, veja as companhias e modelos de carros.

Onde se hospedar em Curitiba

Em Curitiba há boas opções de hospedagem.

Centro de Curitiba

O Nikko Hotel está no centro de Curitiba, tem a fachada de um antigo edíficio histórico e uma torre alta onde estão os apartamentos, com decoração e elementos da cultura japonesa. Há um lago de carpas em um pequeno jardim interno.

O destaque é para o café da manhã farto, uma das características dos estados do Sul do Brasil.

Para ficar no centro da cidade, uma ótima possibilidade é Bourbon Curitiba Convention Hotel.

Batel

O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais e opções de restaurantes e bares. Entre os melhores hotéis estão:

Mercure Curitiba Batel Hotel com destaque para a localização.

Mercure Curitiba Golden Hotel, conta com uma bonita piscina na cobertura.

Consulte também outras opções no Batel:

Nomaa Hotel, Radisson Hotel Curitiba, Novotel Curitiba Batel.

Região do Centro Cívico e MON

Outra sugestão na região do Museu Oscar Niemeyer, o Centro Cívico, indicações: Hotel Intercity e Ibis Styles Centro Civico.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Curitiba.



Booking.com

Onde comer em Curitiba

Curitiba assim como outras cidades do sul do Brasil, tem uma gastronomia rica, com heranças da colonização europeia, com o toque de produtos locais. Há muitos lugares para provar as delícias da cidade.

O bairro de Santa Felicidade é reduto dos restaurantes italianos e um lugar bastante turístico. Os vários restaurantes servem massas variadas, pizzas e outros pratos com fartura. Lá está também o Memorial da Imigração Italiana.

A comida italiana lembra o país europeu que os brasileiros adoram: Itália e as cidades mais visitadas.

A  Kawiarnia Krakowiak é a casa de chá e confeitaria polonesa. Ela está no Bosque João Paulo II e tem ótimas opções de doces típicos, uma série de delícias. Que tal uma torta polonesa com café no final da tarde? Para quem gosta de sobremesas, outra dica é o Rodízio de Doces Madame Josefina.

Não saia de Curitiba sem comer o Barreado, uma espécie de escondidinho, feito em panela de barro. O prato é da época do Brasil império, que além de delicioso é o prato típico do Paraná. O prato Barreado é encontrado nos melhores restaurantes da cidade.

Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

CuritiBéra – Cerveja artesanal em Curitiba

Curitiba tem uma vocação como centro produtor de cervejas artesanais. Béra é uma gíria curitibana que significa cerveja. Foi criado um Mapa Cervejeiro de Curitiba.

Um dos bairros cervejeiros é o Hauer, formado por descendentes alemães e austríacos. Entre as microcervejarias, estão em destaque a Bodebrown e a Gauden Bier.

Confira também as atrações de um país da Europa, que tem a cerveja como uma das atrações no post Lua de Mel na Alemanha Romântica.

Dicas de viagem para Curitiba

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

A viagem para Curitiba pode ser conjugada com Paranaguá, veja as ofertas:

Booking.com

Outra dica é ir no Museu Oscar Niemeyer aos sábados, pois há uma feirinha de artesanato e gastronomia, no espaço do vão livre.

Passe no Opera Arte para um drink com música ao vivo nos finais de semana.

Um pouco de história do Natal

Os homens começaram a comemorar o Natal, desde os primórdios. Foi no século IV, que o Papa Júlio I, estabeleceu a data de 25 de dezembro, para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Os portugueses na colonização, trouxeram a tradição do Natal para o Brasil.

Aqui as festas de Natal se adaptaram a cada região. Hoje alguns destinos se destacam como: Gramado, Curitiba, Campos do Jordão, São Paulo, etc. Viajar no Natal para acompanhar os eventos e a decoração das cidades pelo mundo, é uma ótima opção.

Saiba mais sobre outros destinos no exterior, no post: Viajar no Natal.

Sugestões para Presentes – Natal em Curitiba

Quando o assunto é sobre presentes para a época natalina, você já pode encomendar para comprar online, uma Cesta de Natal Bauduco.

Os livros são ótimas dicas para presentes, como O Natal Escondido, a surpreendente história por trás do nascimento do Cristo. Outra opção é o clássico da literatura, Um Conto de Natal do escritor consagrado Charles Dickens.

O bom velhinho também é destaque quando o tema é Natal, a sugestão é o livro – Cartas do Papai Noel.

Outra inspiração é com o livro – Vida e Aventuras do Papai Noel.

Confira outras opções de compras online no post: Presentes para Viajantes.

Nota da Autora

Agradecimentos ao Instituto Municipal de Turismo e a Prefeitura de Curitiba, pelas informações e fotos. Também ao Hotel Nikko e a gentileza da Família Moletta durante a visita.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2022 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel