Carnaval de São Paulo com nomes de blocos engraçados pelas ruas
14.fev.18 - atualizado em 17.fev.24
Os nomes de blocos engraçados no Carnaval de São Paulo dominam as ruas.
O Carnaval mudou a cara da cidade, quem diria que já disseram que “São Paulo era o cemitério do samba”. Os espaços públicos foram ocupados pela alegria.
O povo foi para rua e transformou o centrão tão sisudo e as várias avenidas viraram um mar de gente.
A cidade novamente se reinventa para melhor.
Acompanhe minhas dicas que preparei.
Você vai gostar de ler também sobre: Carnaval pelo mundo.
Nomes de Blocos Engraçados no Carnaval
Há muitos nomes de blocos engraçados no Carnaval de São Paulo, os nomes são muito criativos e alguns engraçados.
Confira dentre os mais conhecidos para cair na folia.
Aproveite para reservar o Camarote Vip no Desfile de Carnaval de São Paulo.
Bloco Forrozin
Casa Comigo
Cecílias e Buarques
Tarado Ni Você
Bloco da Favorita
Bicho Maluco Beleza
Bloco do Fervo
Agrada Gregos
MinhoQueens
Sargento Pimenta
Bloco Vou de Taxi
Anti-Acadêmicos do Baixo Pinheiros
Bangalafumenga
Pinga Ni Mim
Acadêmicos do Baixo Augusta
Monobloco
Nóis Trupica Mas Não Cai
Dramas de Sapatão
Je Treme Mon Amour
Urobózinho
Carimbolando
Quem Me Viu Mentiu
Bloco Vá Tomá na Cupecê
A Espetacular Charanga do França
Além dos grandes há os bloquinhos espalhados pelos bairros, com temas diversos e algum bem família onde as crianças participam muito. Uma atividade democrática onde todos se divertem.
Vários com nome de blocos engraçados no Carnaval de SP, também realizam trabalhos de voluntariado para auxiliar os mais vulneráveis.
Confira a Agenda de Blocos de Carnaval em São Paulo.
Bloco Forrozin
O bloco Forrozin, conhecido pelo repertório que celebra os ritmos nordestinos como forró, xote, maracatu, afoxé, arrocha, axé, levará às ruas da capital paulista na segunda-feira de Carnaval 12 de fevereiro de 2024.
A essência e homenagem a um dos maiores instrumentistas brasileiro, Dominguinhos, com o tema: Isso aqui tá bom demais!
Até a data do trio é especial, pois é o dia do aniversário do instrumentista! O trio elétrico, comandado pela cantora Mariana Aydar e realizado pelo Carnaval Viva a Rua, do coletivo Pipoca.
Com o apoio cultural de Brahma, KWAI e Converse, iniciará a concentração do desfile no histórico cruzamento entre a Avenida Ipiranga e a Avenida São João às 11h00.
Carimbolando
Você já pensou em curtir a folia com Carimbó? O Bloco Carimbolando têm como objetivo a defesa e a difusão da música produzida na Amazônia.
Acontece sempre no sábado de Carnaval, no bairro hipster da Santa Cecília, famoso pelos bares e restaurantes. Entre as atrações estão: Lia Sophia, Banda Pororoca, Grupo de Dança Carimbó Paidégua, Ariel Moura e Ellie Valente.
O trajeto começa na Rua Martim Francisco, 529 e segue pelas ruas Imaculada Conceição, Barão de Tatuí, e Jaguaribe. A dica é esticar e visitar um dos muitos restaurantes descolados da Santa Cecília.
A Espetacular Charanga do França
O bloco A Espetacular Charanga do França se apresenta toda segunda-feira de Carnaval em São Paulo, no bairro da Santa Cecília. O trajeto cercorre as ruas Martim Francisco, Imaculada Conceição, Barão de Tatuí, Frederico Abranches e Largo Santa Cecília.
Esse bloco com nome engraçado mistura instrumentos de percussão com influências do jazz com elementos afro-brasileiros.
Eu curti um pequeno camarote na rua Martim Francisco e também foi legal observar os bares da Santa Cecília lotados de foliões.
Dos barzinhos da Santa Cecília o Rota do Acarajé é um dos mais ativos no Carnaval.
Cecílias e Buarques
O Bloco Cecílias e Buarques arrasta foliões dos 2 bairros centrais de São Paulo, a Santa Cecília e a Vila Buarque. O trajeto pela algumas ruas como Martim Francisco.
Quem Me Viu Mentiu
O bloco Quem Me Viu Mentiu, se apresenta na ruas Baronesa de Itu e São Vicente de Paula, em Higienópolis, sempre no domingo antes do Carnaval. A maioria dos participantes são de moradores com muitas crianças.
Bloquinho Infantil
Em São Paulo, uma das atrações em destaque em parques e shopping centers com bloquinhos infantis.
Irreverência – Nomes de Blocos Engraçados no Carnaval
O Carnaval é marcado pela irreverência e a crítica ao governo. Os jovens mostraram de várias maneiras a insatisfação do povo.
Nas escolas de samba do Rio de Janeiro, as críticas foram temas de vários enredos. Alguns discretos e outros mais declarados, contra a corrupção dos políticos.
Em 2019 foi a Mangueira a vencedora, também com um enredo da “história que ninguém contou.” Que bom que a maior festa popular do Brasil, mostra um povo mais consciente.
Transformação de SP – Nomes de Blocos Engraçados no Carnaval
O Carnaval em São Paulo antes era tímido, com os desfiles do Sambódromo de Anhembi e alguns bailes em clubes. A mudança ocorreu há uns três anos apenas, que os blocos caíram no gosto dos paulistanos.
Em anos anteriores a concentração era na Vila Madalena e Jardins, o que levou a muitas reclamações dos moradores devido ao transito caótico.
Que tal conhecer também outras cidades de São Paulo? Saiba mais nos posts:
As flores de Holambra e a Expoflora.
Guarujá Melhores Praias: Pernambuco e Enseada.
Você vai gostar de ler também sobre: Dicas sobre o que fazer na Avenida Paulista.
Blocos de Carnaval de São Paulo
Os Blocos de Carnaval de rua de São Paulo, são um fenômeno de público. Os jovens aderiram aos Blocos de Rua, desde os grandes aos pequenos de bairros.
No Metrô de São Paulo é comum nos dias de Carnaval ver pessoas fantasiadas, um detalhe muito diferente do dia a dia dos engravatados.
Transformou alguns cartões postais, como o Pátio do Colégio num Carnaval animado.
Conheça também: São Roque e a Estrada do Vinho.
Blocos com Marchinhas
A mudança ocorreu há uns três anos apenas, em que os Blocos de Carnaval de São Paulo, caíram no gosto do povo. Alguns bloquinhos também se especializaram em Carnaval de Marchinhas.
Os bloquinhos de Carnaval de Marchinhas em São Paulo se apresentam nos bairros:
Vila Madalena
A Vila Madalena é o bairro pioneiro com bloquinhos de Carnaval. Um dos mais animados especializado em Marchinhas é o – Nóis Trupica Mas Não Cai.
Conheça também um atrativo famoso da Vila Madalena – o Beco do Batman, no post: Atrações de São Paulo.
Santa Cecília
O bairro tradicional da Santa Cecília, bem na área central, tem passado ao longo dos anos por um movimento de revitalização. Agora está na “modinha” com vários bares e restaurantes alternativos. Também conta com bloquinhos de Carnaval das Marchinhas, um deles é o Espetacular Charanga do França.
Aumento dos Nomes de Blocos Engraçados no Carnaval
Há um crescente aumento de inscrições para os blocos de rua de São Paulo. O Carnaval animado promete ser ainda mais alegre. Diante disso qual bloco escolher? Há uma variedade de blocos pequenos, médios e grandes, para todos os públicos e em vários bairros da cidade.
Os nomes de blocos engraçados no Carnaval de SP, é um dos detalhes que chama a atenção dos visitantes.
Confira o post sobre o Uruguai, um país que também comemora o Carnaval:
Escolas no Sambódromo do Anhembi SP
Em São Paulo também houve uma evolução das Escolas de Samba, hoje mais profissionais, fazem um grande espetáculo no Sambódromo do Anhembi. As arquibancadas ficam lotadas e os Camarotes Vip, são uma experiência bem interessante.
A campeã de 2018 foi a Acadêmicos do Tatuapé, que conseguiu o bicampeonato com o tema sobre o Maranhão. Em 2019 a vencedora é Mancha Verde, que fez bonito na avenida. Emplacou o título pela primeira vez.
Ensaio de Escola de Samba
Reserve uma visita a um ensaio de escola de samba em São Paulo, uma experiência de sentir o clima de alegria.
Como Começou o Carnaval
Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.
Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.
o Brasil o Carnaval é uma “marca registrada”, é a maior festa popular do país. É uma época que tudo fica por conta da festa, que acontece de sábado até quarta-feira de cinzas.
Uma ótima opção para viajar e cair na folia, afinal tem Carnaval em quase todos os lugares do Brasil. A festa também acontece em outros países do mundo.
Confira as dicas: Viagens pelo Brasil.
Como Chegar em São Paulo
Para quem está em outras cidades do Brasil, a reserva aérea com antecedência possibilita preços melhores.
Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira: Dicas para Viajar.
Carnaval no Brasil – Muitos Voos Extras
O Carnaval 2024 deve movimentar milhões de foliões pelos destinos brasileiros.
Isso porque, segundo levantamento do Ministério do Turismo, o setor aéreo deve ofertar pelo menos 1.200 voos extras durante o período.
Entre as cidades que devem maior demanda nos dias de folia, aparecem as já tradicionais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Florianópolis (SC).
Como Circular por São Paulo
Durante o Carnaval os transportes públicos funcionam relativamente bem, principalmente o Metrô. Outra maneira de circular é com aluguel de carro, porém convém observar as mudanças e bloqueios que ocorrem no período. Compare as locadoras, tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem.
Onde Ficar em São Paulo
A dica é fazer reservas com antecedência, veja as minhas sugestões em alguns bairros da cidade, para curtir os nomes de blocos engraçados no Carnaval de SP.
Hotéis na Região da Paulista
ibis Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis na Região Central de SP
Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.
Transamerica Classic Higienópolis, perto do Museu do Futebol no Pacaembu.
Aparthotel Adagio, para se hospedar próximo do Memorial da América Latina.
Hotéis em Pinheiros
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique, ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
O Hotel Intercity na avenida Ibirapuera, eu testei e aprovei os serviços e a boa localização da propriedade.
Para outras opções consulte: link para reservar o hotéis.
Onde Comer em São Paulo
Quando bater a fome em São Paulo durante o Carnaval, não tem problema, há muitas ofertas de bares e restaurantes na cidade.
Confira no post Onde Comer em São Paulo, a grande oferta gastronômica, que é uma das característica a maior cidade da América Latina.
Além do Carnaval – O Que Visitar em São Paulo
A cidade oferece muitas atrações no período de Carnaval: atrações culturais, restaurantes, compras e muito mais.
Em São Paulo há muitas atividades que não fecham no período de folia.
Museu do Futebol – Pacaembu
Museu do Futebol, está localizado numa área de 6.900 metros quadrados, no avesso das arquibancadas, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu.
Tem exposição distribuída em 15 salas, é interativa e narra o futebol ligado a história do Brasil, uma mostra é muito interessante.
No andar térreo conta com um café para refeições rápidas. Em alguns sábados à tarde acontece uma feirinha de artesanato e música.
Saiba mais no post: Museus e Estádios de Futebol.
Leia também sobre a visita ao Estádio do Maracanã no post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.
Beco do Batman
O Beco do Batman é uma das atrações de São Paulo que são imperdíveis.
As ruas Gonçalo Afonso e Rua Medeiros, são vielas tortuosas da Vila Madalena, que formam o Beco do Batman.
Em 1980 foi achado em uma das paredes do Beco, um desenho do Batman, isso atraiu estudantes de artes plásticas que passaram a grafitar desenhos coloridos dando vida ao lugar.
Para quem gosta de arte urbana, confira o post sobre os grafites de Miami em Wynwood.
Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina, é um espaço que tem a “cara” de São Paulo, mostra que somos todos agregadores e parte da comunidade latino-americana. As linhas arquitetônicas são arrojadas, obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
Há vários espaços como biblioteca, exposição, auditório e a ampla Praça Cívica onde se localiza a escultura Mão de Oscar Niemeyer.
A palma da mão com um mapa estilizado em baixo-relevo, pintado em vermelho, lembra sangue a escorrer, em referência do autor, à pobreza da América Latina oprimida. Esse monumento é um marco urbano, com 7 metros de altura. Memorial está próximo da Estação de Metrô Barra Funda, Linha Vermelha.
Para quem gosta das obras de Oscar Niemeyer, visitar o Distrito Federal é uma bela experiência, saiba mais no post: Brasília pontos turísticos.
Farol Santander – Mirante
O pôr do sol no Farol Santander é espetacular. A cidade de São Paulo e seu “mar de prédios” impressiona ainda mais vista do alto, seja dos aviões ou do topo dos prédios.
O edifício icônico do antigo Banespa, foi vendido e transformado depois de uma ampla remodelação, no Farol Santander. Já foi um dos prédios mais altos de São Paulo. Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947, pelo então governador de São Paulo, Ademar de Barros.
A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa.
Mercadão – Opção para o almoço
O Mercado Central conhecido como Mercadão, no centro de São Paulo é uma das principais atrações de São Paulo.
Um passeio tradicional para conhecer a variedade de barracas e produtos e aproveitar para comer dois ícones da culinária paulistana: pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela. A estação de Metrô mais próximo é São Bento, Linha Azul.
Aproveite para conhecer outras atrações de São Paulo, confira os posts:
Atrações de São Paulo.
Pôr do sol no Farol Santander.
História de São Paulo
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.
De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.
Veja também
Categorias: América do Sul, Experiências
Postado por: Deusa Rodrigues