Deusa Rodrigues - Travel Agent

Carnaval das Marchinhas no Brasil: melhores lugares

23.fev.17 - atualizado em 12.jun.21



Carnaval das Marchinhas no Brasil: melhores lugares. Uma maneira diferente de uma festa popular à moda antiga, que caiu no gosto do brasileiro. São vários lugares que contam com essa variedade, que agrada desde as crianças até o pessoal mais velho.

O feriado brasileiro mais esperado, por ser o mais longo, afinal de sábado a quarta-feira de fevereiro ou início de março. Com esses cincos dias dá para viajar e cair na farra ou relaxar de norte a sul.

Confira minhas dicas do Carnaval das Marchinhas no Brasil.

Você vai gostar de ler também sobre: Folclore na América do Sul.

Carnaval das Marchinhas

O Carnaval das Marchinhas e seus elementos lúdicos, tem levado muitos visitantes a conhecer mais nossa rica cultura musical.

São Luiz do Paraitinga

A cidade de São Paulo que é conhecida e uma ótima referência é São Luiz do Paraitinga de Carnaval de Marchinhas na região do Vale do Paraíba. Com seu casario colonial encanta a todos com animação como no começo do século passado.

São Luiz do Paraitinga está distante 175 quilômetros da cidade de São Paulo.  A arquitetura com o seu casario com estilo barroco, erguidos nos séculos XVIII e XIX como a Capela das Mercês, com paredes de taipa de pilão, encanta os visitantes.

Outra atração é a casa cidadão mais famoso, o cientista Oswaldo Cruz que nasceu na cidade em São Luiz do Paraitinga. A Festa do Divino que acontece em junho há mais de 200 anos. A cidade conta com passeios e trilhas pela região que faz parte da Serra do Mar.

Conheça também as lindas praias do Litoral Norte de São Paulo.

Onde ficar em São Luiz do Paraitinga

A Pousada Araucária está numa região de vegetação exuberante e vista das montanhas. Um local natural que recebe inúmeras espécies de pássaros. A piscina conta com quiosques individuais. Tem uma pegada retrô, com um aparelho toca disco vinil com mais de 300 exemplares. Nas noites de inverno promovem reunião com fogueira sob as estrelas.

Pousadas Interior de SP

Carnaval Antigo de Caldas Novas

Outra cidade que começou a se destacar com Carnaval de Marchinhas é em Caldas Novas. Lá os hotéis tem se organizado para oferecer um carnaval bem família para os visitantes.

O Carnaval Antigo, como é chamado, conta com uma série de 8 desfiles que ocorre no centro da cidade, às terças e sábados no mês de fevereiro. Para 2021 devido à pandemia o Carnaval das Marchinhas, por enquanto não tem definição quanto a nova data.

O desfile percorre a área central da cidade e termina na Praça Quatro Rodas, onde fica o palco com show de música ao vivo, estrutura de alimentação e seguranças. A diversão é garantida, independente de idade, onde participam desde bebês a vovós, todos fantasiados caem na folia.

Que tal conhecer outras cidades de Goiás? Saiba mais no post: Abadiânia e Pirenópolis.

Devido à pandemia o Carnaval Antigo 2021 de Caldas Novas terá versão apenas online no YouTube em 09 de fevereiro de 2021. O evento presencial retorna em 2022.

Atrações de Caldas Novas

Caldas Novas tem o maior manancial hidrotermal do mundo, um polo turístico que recebe muitos visitantes. Há uma excelente oferta hoteleira.

Além das piscinas hidrotermais, parques aquáticos, o município também se destaca pelo ecoturismo, principalmente nas margens do lago da Represa de Corumbá. Há várias trilhas e cachoeiras a serem desvendadas na região.

Entre as outras atrações estão o bonito Jardim Japonês e o Santuário de Nossa Senhora Salete, no alto do Morro do Capão. Uma viagem que dá para unir o Carnaval das Marchinhas com a natureza.

Foto gentileza do Museu dos Bonecos Gigantes de Caldas Novas.

Museu dos Bonecos Gigantes de Caldas Novas

O Museu dos Bonecos Gigantes é uma das atrações de Caldas Novas e dá um impulso a mais no Carnaval local. Fortalece a cultura e os costumes de Goiás. Um dado interessante é que é o único Museu de Bonecos Gigantes do mundo a ter uma ala dedicada à arte sacra, com imagens da Sagrada família, de Nossa Senhora Aparecida, Das Dores e Salete.

Conheça também os Museus de Bonecos Gigantes de Olinda e Recife.

Foto gentileza do Museu dos Bonecos Gigantes de Caldas Novas.



Booking.com

Outros tipos de Carnaval

O Rio de Janeiro tem o carnaval mais famoso e luxuoso no Sambódromo, mas nas ruas os blocos são diversão garantida. Atualmente São Paulo, começou a ter carnaval de blocos mais animado e tem arrastado multidões e a cidade ficou diferente.

Bloquinhos em São Paulo

O Carnaval em São Paulo antes era tímido, com os desfiles do Sambódromo de Anhembi e alguns bailes em clubes. A mudança ocorreu há uns três anos apenas, que os blocos caíram no gosto dos paulistanos. Em anos anteriores a concentração era na Vila Madalena e Jardins, o que levou a muitas reclamações dos moradores devido ao transito caótico.

Em 2018 houve mais organização e acerto da Prefeitura em priorizar para os blocos o Centro da cidade, bem como, começaram a se espalhar para outros bairros. Alguns bloquinhos também se especializaram em Carnaval de Marchinhas.

Os bloquinhos de Carnaval de Marchinhas em São Paulo se apresentam nos bairros:

Vila Madalena

A Vila Madalena é o bairro pioneiro com bloquinhos de Carnaval. Um dos mais animados especialista em Carnaval de Marchinhas é o – Nóis Trupica Mas Não Cai.

Conheça também um atrativo da Vila Madalena – o Beco do Batman, no post: Atrações de São Paulo.

Santa Cecília

O bairro tradicional da Santa Cecília, bem na área central, tem passado ao longo dos anos por um movimento de revitalização. Agora está na “modinha” com vários bares e restaurantes alternativos.  Também conta com bloquinhos de Carnaval das Marchinhas, um deles é o Espetacular Charanga do França.

Carnaval de Sao Paulo em 2018

Carnaval de Luxo com desfiles

O Carnaval do Rio de Janeiro, os desfiles são profissionais, exuberantes. e de luxo. Realmente é uma das maiores experiências de viagem que o Brasil oferece. Quem diria que um dos inícios no Rio de Janeiro, foi com Marchinhas de Carnaval da Chiquinha Gonçalves, no século passado.

Leia também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Acontecem no sábado e domingo, começam no início da noite até a manhã do dia seguinte. É necessário ter energia para acompanhar os desfiles, porém é inesquecível.

O Sambódromo da Avenida Marques de Sapucaí é imponente com bela arquitetura do mestre Oscar Niemeyer.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Também conhecido como “Passarela do Samba”, o Sambódromo foi um termo cunhado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, que juntou a palavra samba com o sufixo de origem grega, “dromo” que significa lugar de corrida.

Já tive o privilégio de assistir tanto o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro como em São Paulo, sempre intenso e contagiante.

É muito interessante acompanhar a criatividade de cada escola; o “samba enredo” ou tema escolhido é interpretado pelas várias alas caracterizadas.

A ala das baianas é uma das mais bonitas, principalmente na coreografia dos “girados”, o que garante boas fotos.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

O Carnaval no Rio de Janeiro é uma festa grandiosa com muito luxo nas fantasias.

Saiba mais sobre: Cultura e museus no Rio de Janeiro.

Carnaval pelas ruas

O Carnaval pelas ruas estão em todo o Brasil, no entanto os que são mais famosos e levam multidões é de Salvador e Olinda. Cada um tem suas características espetaculares.

O de Salvador tem os blocos organizados, com os famosos trio elétricos, e Olinda tem a beleza da cidade, com o carnaval pelas ladeiras centenárias.

Devido à pandemia o Carnaval de Salvador está suspenso em 2021, no entanto haverão várias Lives de artistas consagrados, como da Daniela Mercury – Carnaval Virtual da Rainha dia 12/02/2021 às 20h30 no canal da cantora no Youtube.

Como começou o Carnaval

Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.

Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.

o Brasil o Carnaval é uma “marca registrada”, é a maior festa popular do país. É uma época que tudo fica por conta da festa, que acontece de sábado até quarta-feira de cinzas.

Uma ótima opção para viajar e cair na folia, afinal tem Carnaval em quase todos os lugares do Brasil. A festa também acontece em outros países do mundo.

Confira as dicas: Viagens pelo Brasil.

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Onde se hospedar no Carnaval

A melhor dica para curtir o carnaval é planejar com antecedência, seja no Brasil. Decida o seu destino do próximo Carnaval e reserve já seu hotel.

Como chegar aos destinos de Carnaval

Confira as opções de passagens aéreas para os vários destinos do Brasil.

Entre neste link para reservar carro.

Livros que inspiram viagens

Que conhecer mais? A dica é ler: Almanaque do Carnaval e Uma História do Samba – Origens.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas piscinas termais com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto.

Que tal já providenciar a fantasia? Confira a Fantasia de Cupido Feminino adulto com a assas.

Sapatos confortáveis para caminhadas e para a água. A minha dica é adquirir os: Sapatos aquáticos de secagem rápida, que podem ser utilizados na água, piscina e para caminhar.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Categorias: Aventura, Brasil, Experiências

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel