Centro Cultural Vergueiro o que aproveitar
26.jun.18 - atualizado em 01.fev.24
A cidade de São Paulo é versátil e democrática, referente aos espaços públicos, como o Centro Cultural Vergueiro.
Um ponto de encontro de pessoas em busca de cultura e lazer.
Há muitas atividades, sendo algumas totalmente grátis, uma ótima oportunidade de lazer na cidade, além do mais está próximo de outras atrações.
Você vai gostar de ler sobre: Dicas sobre o que fazer na Avenida Paulista.
Atividades do Centro Cultural Vergueiro
Na minha última visita mês, tive uma bela surpresa de assistir a um ensaio animado de um grupo de dança de jovens. O Centro Vergueiro tem uma programação com agenda diária composta de: cursos e oficinas, exposições frequentes, cinema, show e biblioteca, etc.
É interessante notar a frequência de público bem diversificado, desde estudantes da região, moradores e turistas.
Que tal conhecer a cidade do alto? A dica é participar de um Passeio de Helicóptero.
Mirante do Centro Cultural Vergueiro
No topo do edifício há um mirante com vista para a Avenida 23 de Maio e os prédios de São Paulo. Conta com uma área ajardinada que recebe visitantes durante o dia para relaxar. Tem sido cenário para reportagens de T.V. com pautas sobre os acontecimentos da cidade.
A cidade de São Paulo conta com outros Mirantes imperdíveis. Realmente São Paulo tem muitas experiências a oferecer quando se fala em cultura.
Vista da Obra da 23 de Maio
Eu gostei de conferir o visual, principalmente do Monumento em homenagem aos 80 anos da Imigração Japonesa na Avenida 23 de Maio.
A escultura conforme a foto abaixo, é obra da artista plástica Tomie Ohtake. Elas representam as quatro gerações de nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil, que são o issei (nascido no Japão), o nissei (filho de japoneses), o sansei (neto) e o yonsei (bisneto).
Saiba sobre a cultura do país no post: Viagem ao Japão.
Passeio para Curtir o Pôr do Sol
O gramado no topo do edifício é ideal para relaxar e ver o pôr do sol em Sampa.
Que tal curtir o pôr do sol, no Farol Santander?
Sobre o Centro Cultural Vergueiro
O Centro Cultural de São Paulo é um dos muitos que a cidade oferece. É uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultural do Município de São Paulo.
Foi inaugurado em 1982, o projeto é considerado um dos mais significativos, onde a estrutura de concreto armado e ferro se integra nos dois níveis da Rua Vergueiro com a Avenida 23 de maio.
A construção conta também com jardins tropicais e áreas abertas. A localização estratégica na porta do Metrô Vergueiro, é um dos fatores para o sucesso de público, além de ser uma atividade gratuita.
Explore as Experiências e Passeios de São Paulo.
Você vai gostar de ler também sobre: Atrações de São Paulo.
A cidade de São Paulo conta com vários outros Centros Culturais.
Bibliotecas do Centro Cultural Vergueiro
A programação é extensa e a quantidade e diversidade do acervo das bibliotecas também merecem uma visita mais detalhada. O acervo total conta com 120 mil livros e documentos, sendo que a Biblioteca Pública Municipal Sérgio Milliet é segunda maior a cidade.
Há também a Biblioteca Pública Municipal Louis Braile, especializada em pessoas com deficiência visual com 5 mil títulos entre livros e audiolivros.
O Centro Cultural Vergueiro conta com um espaço especial para a Coleção de Artes Alfredo Volpi. A Gibiteca Henfil tem um ótimo acervo de 10 mil títulos de quadrinhos, gibis e livros sobre HQ.
Em conjunto com toda essa infraestrutura cultural, conta com uma colorida sala de leitura infanto juvenil, dedicada a novos leitores.
Leia também sobre:
Biblioteca Mario de Andrade para o conhecer o bonito prédio histórico.
As Bibliotecas mais bonitas do Brasil e do mundo.
Acervo do Centro Cultural Vergueiro
O acervo do Centro Cultural Vergueiro é um dos mais interessantes da cidade. Além das bibliotecas, a Discoteca Oneyda Alvarenga conta com discos, CDs., partituras e livros de música.
O Arquivo Multimeios reúne 900 documentos com registros de audiovisuais, documentos escritos sobre a cultura tais como: arquitetura, artes cênicas, gráficas, plástica, cinema, fotografia, etc.
Outra coleção única é da Missão Folclórica de Mário de Andrade com peças, registros, gravações musicais, desenhos e documentos do Norte e Nordeste. Esse acervo foi fruto da missão realizada na década de 1930 e é de grande valor cultural para o Brasil. Para ter acesso é necessário agendamento pelo site.
Conheça também a Cultura e Folclore da América do Sul.
Restaurante do Centro Cultural Vergueiro
O restaurante do Centro Cultural São Paulo, Citron CCSP, está num recanto muito simpático, em meio a arquitetura e plantas tropicais, uma parada estratégica para um cafézinho.
E por falar em comida, acompanhe os posts:
Onde Comer em São Paulo.
Gastronomia eclética do centro de São Paulo.
Restaurantes peruanos em São Paulo.
Ama.Zo restaurante peruano surpreendente.
Como Chegar ao Centro Cultural Vergueiro
Confira as diversas rotas e companhias aéreas para chegar aos destinos mencionados. Veja as opções de Traslados e Passeios em São Paulo.
Para se chegar ao Centro Cultural de São Paulo, de transporte público, a estação do Metro Vergueiro está ao lado da entrada.
Como se Locomover
Para circular por São Paulo, uma das melhores maneiras é com carro alugado. Compare as empresas, veículos e preços conforme as datas da viagem.
Onde Ficar – Hotéis Próximos do Centro Cultural Vergueiro
Para se hospedar próximo ao Centro Cultural de São Paulo, os melhores bairros são: Jardins, Vila Mariana, Liberdade, Aclimação e Bela Vista.
Hotéis
Uma das indicações de hotel próximo ao Centro Cultural São Paulo e com ótimo custo benefício é o Ibis Budget São Paulo Paraíso.
Com ótima infraestrutura é o Mércure SP Grand Plaza Paulista.
Outro hotel próximo, localizado no bairro vizinho Paraíso é o Tulip Inn São Paulo Paulista.
Também próxima da estação do Metrô Paraíso está a Pousada Bonita.
Entre neste link para reservar outros hotéis em São Paulo.
Confira as ofertas de hotéis na cidade de São Paulo:
Booking.com
Atrações Próximas do Centro Cultural Vergueiro
O Centro Cultural São Paulo, está bem localizado e próximo de diversas atrações.
Bairro da Liberdade
O bairro da Liberdade, separados apenas por 2 estações do Metrô, portanto é possível conjugar os passeios. A região conta com inúmeros restaurantes orientais, lojas de produtos típicos, cafeterias e padarias diferentes e a feirinha aos domingos.
Conheça os dois eventos típicos da colônia japonesa: Festival do Japão e Festival das Estrelas.
Paróquia de Santo Agostinho
A Paróquia de Santo Agostinho está bem próxima do Centro Cultural São Paulo, o destaque do belo edifício do começo do século passado é o altar com mármore italiano e madeira entalhada.
O prédio está junto com o Colégio e Teatro Santo Agostinho, acesso pela escadaria da Rua Vergueiro ao lado da estação do Metrô.
Catedral Ortodoxa Antioquina
A Catedral Ortodoxa Antioquina faz parte do circuito turístico de São Paulo. Tem uma arquitetura imponente, que foi inspirada na Basílica de Santa Sofia, da antiga Constantinopla, atual Istambul na Turquia.
Na parte externa o destaque é para a imensa cúpula dourada e na parte interna são as belíssimas pinturas no teto e paredes. Somente pode ser visitada durante as missas, como aos domingos das 9h30 as 11h30.
Saiba mais sobre as: Atrações de Turquia.
Shopping Paulista
Outra possibilidade é conjugar a visita ao Centro Cultural São Paulo, com o Shopping Paulista, que está é possível ir a pé e entrar pelos fundos. Uma ótima opção para compras, cinema e para comer na praça da alimentação.
Avenida Paulista
O Centro Cultural São Paulo está bem próximo da Avenida Paulista, que abriga diversos outros atrativos imperdíveis como: Casa das Roas, Japan House, SESC Paulista, Museu de Arte de São Paulo – MASP, etc.
Para se locomover é possível seguir de Metrô com baldeações para as Estações Brigadeiro, Trianon Masp e Consolação. Saiba mais no post: O que fazer na avenida Paulista.
Outros Centros Culturais
Na região da Avenida Paulista bem como no centro e Sumaré, há vários centros culturais que podem ser conjugados com a visita ao Centro Cultural São Paulo, principalmente pela facilidade de estarem perto das estações do Metrô. Saiba mais no post: Rota dos melhores Centros Culturais da cidade de São Paulo.
Japan House
O Japan House, é um centro cultural que foi criado pelo governo japonês, para difundir a cultura japonesa como um todo. A localização privilegiada na Avenida Paulista é como uma vitrine do Japão na cidade. O espaço foi desenvolvido pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, e com o escritório brasileiro FGMF Arquiteto. Tem um estilo “clean” e moderno, conta com exposições sazonais imperdíveis.
Sesc Paulista
O Sesc fez um grande investimento, com a remodelação de um edifício para sediar a unidade Paulista. Como todo centro cultural do Sesc, oferece vários cursos, exposições e muitas atividades.
O espaço mais concorrido é a cobertura, um mirante com uma vista incrível da cidade. Antes da pandemia recebia a cada final de semana seis mil pessoas para participar das atividades e conferir o visual. Nos dois últimos andares há lanchonete e comedoria, além de mirante.
Itaú Cultural
O Itaú Cultural é um instituto voltado para conteúdo e incentivo à cultura. Há vários espaços com exposições, mostras, teatro, etc. Eu visitei e recomento a exposição Brasiliana e a Numismática, de moedas.
As obras de gravuras de artistas como Debret, Descourtilz, Rugendas e a dupla Spix e Martius. A exposição é uma lição de história com muito bom gosto, para saber como artistas europeus retratavam as belezas naturais do Brasil na colônia antes da fotografia.
Centro Cultural Fiesp
O Centro Cultural Fiesp é um espaço para as artes cênicas e visuais, audiovisual, música tecnologia. A arquitetura é moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, sede da Fiesp é uma das atrações da Avenida Paulista. Abriga também o Ciesp, o Senai-SP, o Sesi-SP e o Instituto Roberto Simonsen.
Instituto Moreira Salles – IMS
O Instituto Moreira Salles, passou anos em um endereço discreto do bairro de Higienópolis, até ser transferido para a Avenida Paulista. O edifício localizado em um ponto estratégico, passou remodelação com um projeto arquitetônico inovador.
O prédio com vários andares, tem espaço para exposições, palestras, cursos, café, biblioteca, etc. Há uma área aberta, como uma varanda com vista para a Avenida Paulista e Rua da Consolação. Esse é um ótimo ponto para fotos.
Centro Cultural Banco do Brasil
O Centro Cultural BB é uma das muitas atrações que a cidade de São Paulo oferece. Centro Cultural Banco do Brasil ou CCBB, como é conhecido, é um dos pontos que vale a pena visitar no centro velho da cidade.
Está localizado em um prédio histórico e “classudo” em um calçadão, ou seja, rua somente para pedestres próximo da praça e do Metrô Sé. Para conhecer mais acompanhe o post: Centro Cultural BB.
Unibes Cultural
A Unibes Cultural, é a mais nova instituição de São Paulo do gênero. Há exposições, palestras, shows, cursos e encontros. Tem sido um dos Centros Culturais mais dinâmicos da cidade. A localização estratégica na porta da estação do Metrô Sumaré, aliado à programação vibrante, tem sido um sucesso.
Tem um teatro com ótima infraestrutura. Eu estive várias vezes para conferir eventos e ótimas palestras. Devido à pandemia a Unibes Cultural tem feito a programação online, fica ao lado da Estação do Metrô Sumaré.
Dicas do Centro Cultural Vergueiro
Dá para marcar reuniões rápidas e utilizar os espaços democráticos do Centro Cultural São Paulo.
Nos arredores há várias outras opções culturais da cidade, que vale a pena visitar.
Atenção quanto à programação, há várias oportunidades para aproveitar.
História de São Paulo
Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.
De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.
A cidade recebeu emigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel. São Paulo é uma cidade vibrante e em transformação constante.
Saiba quais são os Restaurantes Românticos de São Paulo.
Livros Sobre São Paulo
A história da cidade de São Paulo, está ligada à avenida Paulista, para entender melhor a minha dica é o livro: História da Cidade de São Paulo.
Outra opção para saber mais é com os livros: Barões do café, um relato interessante sobre economia e história.
Veja também
Categorias: Centros Culturais, Eventos, Experiências, Gastronomia, São Paulo, Viagem cultural, Viagem de compras, Viagem de final de semana
Postado por: Deusa Rodrigues