Cultura e as danças da América do Sul como atrativos de viagem
18.maio.18 - atualizado em 02.ago.24
A cultura e as danças da América do Sul, atraem diversos viajantes.
A maioria dos países teve influências diversas dos indígenas, dos colonizadores e dos africanos. Dessa mistura resultou danças, música, festas, ricas e atraentes, que fazem os destinos atraentes.
Das minhas viagens pelo continente, tenho na lembrança festas e manifestações coloridas, alegres e inesquecíveis.
Siga as minhas dicas para conhecer o melhor do folclore.
Você vai gostar de ler também sobre:
O que fazer no Peru: Machu Picchu uma viagem transformadora.
Punta del Este – Uruguai: belas praias, paisagens e cassinos.
América do Sul – Origem Cultura e Danças
A história dos países da América do Sul é repleta de batalhas entre colonizadores e nativos, com o objetivo de posses territoriais. Assim como no Brasil, os nossos vizinhos do continente também tiveram miscigenação das raças, adaptações das regiões e costumes.
A religião católica e os rituais indígenas e dos africanos, formaram as festas folclóricas muito interessantes.
Uma das manifestações que mais atrai turistas é o Inti Raymi no Peru, na cidade de Cusco no mês de junho, considerada altíssima estação.
Conheça também: Os animais da América do Sul – viagens e experiências.
Inti Raymi em Cusco – Festa do Sol
No Peru é um dos países com mais manifestações culturais e danças da América do Sul. Ele guarda de herança muitos costumes dos Incas, que foram incorporados à cultura dos colonizadores.
Uma das manifestações folclóricas que mais recebe visitantes é no solstício de inverno, o Inti Raymi, Festa do Sol. Herança dos Incas em adoração ao astro rei e agradecimento pela colheita.
De abril a outubro é a melhor época para se visitar o país, devido à pouca incidência de chuvas.
Solstício de Inverno
Todo dia 24 de Junho, quando o sol se põe sobre o Trópico de Câncer, começa o inverno no hemisfério sul e o verão no hemisfério norte. Mas não é apenas o começo de uma nova estação, mas também a noite mais longa do ano, na qual as histórias andinas e milenares são renovadas; é a noite que antecede a grande Festa do Sol: o Inti Raymi.
Os historiadores contam que o último registro do Inti Raymi data de 1535, quando a cerimônia foi suspensa pelos espanhóis. Em sua versão original, de acordo com as crônicas do Inca Garcilaso de la Vega, a festa durava nove dias e os cusqueños se preparavam três dias antes com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas.
Local de Celebração
O evento, que era ponto de partida do novo ano, se celebrava na atual Praça de Armas (anteriormente, o antigo Auqaypata ou Praça do Guerreiro) e se traziam as múmias de nobres ancestrais para que eles também pudessem participar da celebração ao Pai Sol (Taita Inti, no idioma quéchua).
Que tal fazer um passeio diferente? Reserve o Tour Fotográfico em Cusco.
É a maior festa folclórica do país, em vários locais de Cusco há encenações com roupas típicas. Os participantes recriam as mesmas celebrações do seu povo, voltadas também para a Pachamama, mãe terra.
Em 2020 devido a pandemia, a festa foi transmitida pelas redes sociais do turismo do Peru.
Confira os hotéis em promoção em Cusco:
Booking.com
Puno – Capital de Danças da América do Sul
A Festividade da Virgem Maria de La Candelaria se realiza em fevereiro por duas semanas na cidade de Puno. O evento conta com procissões seguidas por milhares de fiéis, com danças folclóricas às margens do Lago Titicaca. Os festejos estão ligados aos ciclos agrários pré-hispânicos. Puno é considerada a Capital Folclórica da América do Sul.
Reserve online um Tour por Puno, para conhecer os melhores atrativos.
Um dos atrativos do Peru é a Gastronomia de Lima.
Sobre o Peru – Cultura e Folclore
O Peru é um dos países da América do Sul com mais manifestações culturais e das danças da América do Sul.
As origens dos Incas estão bem preservadas. Além da Inti Raymi e da Festividade da Virgem, há outras festas que valem a pena conhecer como o Natal Andino em Cusco e as Festas Pátrias em julho em todo o país.
O Peru tem diversas regiões e cidades de contrastes, totalmente diferentes do Brasil. Dentre as cidades e regiões mais turísticas estão: Lima, Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado, Ica, Arequipa, Puno, etc.
O Peru também é um destino de Lua de Mel.
La Tirana – Cultura e Danças do Chile
No Chile as manifestações culturais e folclóricas são variadas de acordo com a região. A Festa de La Virgem de La Tirana, em Iquique é uma manifestação de carácter religioso.
É a maior festa religiosa do Norte e a segunda mais popular, cultura e danças da América do Sul.
Explore os melhores passeios de Iquique.
Conheça mais sobre o país nos posts:
Chile pontos turísticos com paisagens espetaculares.
Chile – Deserto do Atacama.
Cueca – Danças Folclóricas do Chile
Cueca é uma dança típica de alguns países da América do Sul. No Chile é considerada a dança nacional.
A bonita e colorida dança representa a conquista amorosa, da cultura e folclore na América do Sul,
Semana Valdiviana – Cultura do Chile
Uma das maiores comemorações do Chile é em fevereiro, quando o verão se despede na cidade de Valdivia, que está a 830 quilômetros ao sul de Santiago. Todo ano mais de 40 embarcações enfeitadas, desfilam pelo rio Calle Calle.
Há prêmio para a embarcação mais bonita. Além do belo espetáculo, há também comidas, músicas típicas e fogos de artifício.
Para conhecer a cidade, a sugestão é fazer um Passeio de barco pelos rios de Valdivia.
A viagem para o Chile pode ser conjugada com o país vizinho, acompanhe no post: Viagem para Buenos Aires na Argentina é sempre uma ótima opção.
Sobre o Chile – Paisagens, Cultura e Danças
Aliado às manifestações culturais e folclóricas, o Chile é um país com características únicas na geografia. Um faixa estreita entre o mar e a Cordilheira dos Andes, com paisagens diversas.
Além do visual, cada região se desenvolveu com suas manifestações culturais coloridas e cheias de simbolismo.
Para conhecer melhor a capital, faça um Free Tour por Santiago.
Leia também:
Vinícolas do Chile qual visitar? Sugestão de três experiências incríveis.
O que fazer em Santiago: mirantes, parque, shopping e história.
Grafites de Valparaíso: a cidade renovada do Chile.
Viña del Mar o que fazer em uma das cidades mais visitadas do Chile.
Veja as ofertas de hotéis em Santiago
Booking.com
Feira das Flores – Cultura na Colômbia
Na Colômbia, a Feira das Flores na cidade de Medellín, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado, é uma das manifestações atraentes.
Acontece em início de agosto, um lindo desfile de “sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas.
Um espetáculo que encanta os visitantes, que poderíamos classificar de danças das flores. Vale a pena conferir da cultura e danças da América do Sul.
Conheça os atrativos com o Tour Completo por Medellín.
Palenqueras em Cartagena – Colômbia
Em Cartagena, a “marca registrada” da cidade são as Palenqueras, vendedoras de frutas, com seus vestidos coloridos e turbantes.
O nome deve ser originado do “palenque” língua criola, falada por africanos escravizados que conseguiam a liberdade ou fugiam dos seus senhores.
A cidade tem muita história e cultura, o ideal é fazer um Tour Guiado por Cartagena.
Veja as ofertas de hotéis em Cartagena:
Booking.com
Sobre a Colômbia – País Rico em Cultura e Folclore
A Colômbia recebe cada vez mais visitantes brasileiros em busca da diversidade que oferece. Há uma certa semelhança com o Brasil, devido a herança africana, além de algumas características tropicais principalmente em Cartagena e a Ilha de San Andrés.
A capital do país também é uma cidade vibrante culturalmente, a dica é fazer uma Aula de Salsa em Bogotá.
Um ótimo destino, saiba mais no post Lua de Mel na Colômbia.
Você vai gostar de ler também sobre: Museu do Ouro em Bogotá e outros atrativos da Colômbia.
Fiesta del Dançante – Cultura e Danças no Equador
No Equador no terceiro sábado de Junho acontece a Fiesta del Dançante ou Corpus Christi, que tem raízes na tradição indígena, espanhola e no catolicismo.
De modo geral as coloridas danças fazem parte da festa que é um costume antigo da cultura dos indígenas para agradecer a colheita da América do Sul.
O país tem muitos atrativos, faça um Tour Completo por 8 dias no Equador.
Leia também sobre: O que fazer em Quito, a cidade a cidade colonial mais preservada da América.
Confira hotéis com ofertas em Quito:
Booking.com
La Mama Negra – Dançarinos no Equador
A festa reúne influências do cristianismo, dos africanos e indígenas. Há um rico sincretismo entre as culturas. A comemoração acontece em setembro e novembro, na cidade de Latacunga que fica a 89 quilômetros de Quito, na região do vulcão Cotopaxi.
Um dos passeios mais bonitos no Equador é visitar o Cotopaxi e os Baños de Agua Santa.
Há dançarinos com roupas típicas ou máscaras, desfiles, além de uma representante da Mama Negra, a protagonista da festa.
Sobre o Equador – Turismo, Cultura e Folclore
O Equador é um país também com uma geografia única e diferenciada. Há muitos vulcões com paisagens deslumbrantes.
Quito conta com um patrimônio arquitetônico colonial bem preservado e as Ilhas Galápagos, reduto de animais. O país com forte influência indígena, soube preservar bem suas manifestações culturais.
Saiba mais sobre o país e seus atrativos e diversidade, no post:
Equador pontos turísticos: Quito, Cotopaxi, Galápagos e Metade do Mundo.
Carnaval no Brasil – Danças e Samba
No Brasil o Carnaval é uma “marca registrada”, é a maior festa popular do país. É uma época que tudo fica por conta da festa, que acontece de sábado até quarta-feira de cinzas.
Considerada como a maior festa popular, é um misto da herança europeia, com os elementos culturais e folclóricos dos africanos e indígenas.
Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.
Casamento das Danças Folclóricas com o Samba
O Carnaval do Brasil é o casamento perfeito das danças folclóricas com o samba.
Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de Reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.
Aproveite para conhecer a Ginga Tropical, com show de dança ao som do samba.
Garanta já seu ingresso para a maior festa do planeta – Desfile de Carnaval do Rio de Janeiro.
Conheça as várias Experiências e Passeios no Rio de Janeiro.
Cultura e Danças – Bumba-meu-boi
O Maranhão oferece também muitas manifestações culturais, como o Bumba-meu-boi.
O evento e reúne diversos grupos folclóricos organizados, como o bumba-meu-boi, a quadrilha, o tambor de crioula e outras com grande adesão da população e dos turistas.
Lenda e Origem
O bumba-meu-boi se baseia em uma lenda, que conta, que uma escrava Mãe Catirina, grávida teve desejo de comer a língua do boi, o marido Pai Francisco matou o animal para satisfaze-la.
O dono da fazenda descobre e quer o boi de volta, Pai Francisco decide ressuscita-lo cantando e dançando a sua volta. O evento tem a alegria da cultura e das danças da América do Sul, bem como o colorido das roupas e adereços.
Saiba mais sobre o destino no post: O que fazer no Maranhão.
Explore a região dos Lençóis Maranhenses e toda a beleza da natureza em Barreirinhas.
Sobre Danças do Brasil
Há muitos lugares incríveis no Brasil, para conhecer desde as cidades do interior no coração do país, até os destinos mais visitados. Dentre os atrativos estão as festas populares e folclóricas, em diversas regiões.
Além do Carnaval, há uma rica ofertas como: Festival Folclórico de Parintins, São João de Campina Grande e Caruaru, Cavalhadas de Pirenópolis e tantos outros.
Saiba mais nos posts:
O que fazer em Pirenópolis – Goiás.
Carnaval pelo Mundo.
Carnaval das Marchinhas.
Onde se Hospedar na América do Sul
Nos países mencionados no post – Chile, Equador, Colômbia, Per e Brasil, há inúmeras possibilidades de hospedagem. Pesquise e reserve hotéis na América do Sul neste link.
Como Chegar aos Destinos
O Brasil tem voos diretos de várias cidades para os países da América do Sul mencionados.
Para circular pelos destinos mencionados, uma das maneiras é com carro alugado. Compare as empresas, veículos e preços com simulação das datas de viagem.
Dicas de Viagem em Período de Festas
Para viajar nessa época das festas e manifestações folclóricas, a melhor dica é fazer reservas com antecedência.
Para conhecer as manifestações culturais dos países da América do Sul, é necessário planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.
Há livros que nos inspiram para viajar, confira: As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro, parceria coma Amazon.
O México na América do Norte, também conta com várias manifestações folclóricas, saiba mais em: Dia dos Mortos.
O Seguro Viagem é um item importante para sua segurança. Saiba mais em: Por que fazer seguro viagem?
Roupas para Viajar
Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+
O clima mesmo no verão pode mudar, por isso uma das apostas para roupa, é levar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.
A dica é que vários hotéis contam com piscina aquecida. Não esqueça de levar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco Biquini Vintage Poá Rosa
Veja também
Categorias: Aventura, belas paisagens, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Viagem com energia positiva, Viagem cultural
Postado por: Blog Deusa Rodrigues
Textos ótimos. Adorei o comentários.
Olá Ana Célia, grata pela mensagem. Que bom que gostou, continue me seguindo no Blog. Um abraço: Deusa
Olá Ana Célia, fico feliz que tenha gostado dos textos. Continue me seguindo que sempre tem posts bacanas sobre viagens. Bjs.
Não esqueçam os blocos tradicionais ( como Os Foliões, o Bloco Mais Bonito do Brasil ), o carnaval, o São João e o Natal em São Luís do Maranhão, Brasil.
Olá William,
Realmente no Brasil há muitas manifestações culturais, em breve haverá mais conteúdo sobre o tema. Obrigada pelas dicas, continue me seguindo.