Deusa Rodrigues - Travel Agent

Festa do Sol ou Inti Raymi em Cusco

03.ago.23 - atualizado em 31.ago.23



A Festa do Sol ou Inti Raymi em Cusco é o evento mais importante do Peru.

Essa é uma manifestação cultural, herança dos Incas, para reverenciar o astro rei no Solstício de Inverno.

Durante as festividades recebe inúmeros visitantes para assistir as cerimônias de agradecimento pelas colheitas.

Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer no Peru.

Festa do Sol em Cusco – Evento Importante

A importante festividade de adoração ao astro rei e agradecimento pela abundância no campo é um costume antigo. Segundo os historiadores, o último registro do Inti Raymi data de 1535, quando a cerimônia foi suspensa pelos espanhóis.

Que tal fazer um passeio diferente? Reserve o Tour Fotográfico em Cusco.

Festa do Sol em Cusco

Solstício de Inverno

A Festa do Sol em Cusco acontece no dia 24 de junho, quando o sol se põe sobre o Trópico de Câncer, começa o inverno no hemisfério sul e conhecido como Solstício de Inverno.

O começo de uma nova estação é também noite mais longa do ano, na qual as histórias andinas e milenares são renovadas; é a noite que antecede o grande evento.

Festa do Sol em Cusco

Que tal fazer um passeio diferente? Reserve o Tour Fotográfico em Cusco.

Herança Inca

Em sua versão original, a festa durava nove dias e os cusqueños se preparavam três dias antes com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas.

O evento, que era ponto de partida do novo ano, se celebrava na atual Praça de Armas (anteriormente, o antigo Auqaypata ou Praça do Guerreiro).

Os nativos traziam as múmias de nobres ancestrais para que eles também pudessem participar da celebração ao Pai Sol (Taita Inti, no idioma quéchua).

Reserve os melhores passeios de Cusco, aproveite o pagamento em reais parcelado.

Festa do Sol em Cusco

Inti Raymi – Sol e Pachamama

A Festa do Sol em Cusco é a maior manifestação cultural do país, em vários locais de Cusco há encenações com roupas típicas.

Os participantes recriam as mesmas celebrações do seu povo, voltadas também para a Pachamama, mãe terra.

Uma curiosidade interessante é que 01 de agosto é comemorado o Dia da Pachamama.

Conheça também outras festas culturais da América do Sul.

Onde Acontece a Festa do Sol

Festa do Sol em Cusco

A Festa do Sol é realizada em três locais da Cusco, de acordo com os costumes antigos.

Qorikancha

A celebração começa no Qorikancha um templo histórico, que foi o principal local de adoração ao sol. Depois a comitiva segue pela Calle Loreto até a Praça das Armas, ponto centro de Cusco.

Festa do Sol em Cusco

Encenação na Praça das Armas

Na Praça das Armas acontece o rito da Coca e o Encontro das Idades reúne os participantes e o prefeito, que recebe um objeto que simboliza os poderes de querer, saber e trabalhar.

Parque Arqueológico Saqsayhuaman

O ápice do evento é em Saqsayhuaman, um belíssimo parque arqueológico, localizado a um quilômetro do bairro inca de Qolqanpata, onde a cerimônia principal é realizada.

A encenação conta com 800 participantes com roupas típicas, que realizam vários rituais, com danças e performance, ao som de música inca, tendo como cenário o bonito céu azul, cercado de ruínas

No período da pandemia, a festa foi transmitida pelas redes sociais do turismo do Peru, mas não deixou de acontecer.

Festa do Sol em Cusco

O Que Fazer em Cusco

Cusco é uma cidade localizada no Peru, a uma altitude de aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar.

Uma das melhores maneiras de explorar a região é começar com um Free Tour em Cusco.

Ela foi a capital do Império Inca e hoje é um importante centro turístico, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Cusco possui belos casarões, igrejas e palácios e é rodeada por colinas.

Foi construída pelos espanhóis, por cima de edificações do Incas. Essa foi uma das maneiras dos colonizadores, demonstrar o poderio sobre os nativos.

Durante as visitas é possível observar as ruínas Incas bem preservadas.

Centro de Cusco – Praça da Armas

A Praça de Armas é o centro da cidade, rodeada pela Catedral, templos e diversas lojas e restaurantes.

O centro da Praça da Armas ostenta uma estátua de Pachacuteq, junto ao uma fonte, sem dúvida um dos lugares mais fotografados da cidade

Além da bonita arquitetura, a cidade tem um astral ótimo, com visitantes do mundo inteiro.

Eu gosto de perambular pela praça e observar os habitantes com seus trajes andinos típicos, além dos jovens e turistas que dão um colorido especial ao lugar.

Festa do Sol em Cusco

Catedral de Cusco

A Catedral Basílica da Virgem da Assunção, junto como os templos do Triunfo e da Sagrada Família formam um conjunto, que estão situados na Praça da Armas.

Pedra dos 12 Ângulos

Você vai gostar de tirar uma foto na conhecida Pedra dos 12 Ângulos, uma rocha com 12 cantos polidos que se encaixam com perfeição, em outras pedras de um muro, uma herança da arquitetura dos Incas. Localiza-se na rua Hatun Rumiyoq.

Festa do Sol em Cusco

Bairro San Blas

O bairro San Blas está junto à Praça da Armas, onde estão os casarões coloniais com oficinas, ateliês e lojas de artesãos locais.

Festa do Sol em Cusco

Ladeiras  Vielas e Casarões de Cusco

As ladeiras e vielas de Cusco com seus bonitos casarões, estão instalados hotéis, pousadas, restaurantes, boutiques e lojinhas. Um mundo a ser descoberto pelos turistas.

A dica é explorar cada cantinho a cidade, cheia de surpresas. Você pode cruzar com nativos com suas roupas coloridas que pousam para fotos em troca de gorjetas.

O Museu de Arte Pré-colombiana

O Museu de Arte Pré-colombiana se destaca pela arte das antigas culturas do país.

Está localizado em um bonito edifício que foi um convento. O acervo está dividido entre artefatos das fases históricas da cultura peruana, como no Salão do Ouro e o Salão da Prata.

Restaurantes em Cusco

A premiada comida do Peru é um “case” de sucesso, como uma marca do país. O famoso prato Ceviche e a bebida Pisco Sour caíram no gosto popular dos visitantes.

A gastronomia peruana criativa, utiliza os produtos andinos e mescla a influência Inca com os métodos modernos.

Há diversos restaurantes excelentes em volta da Praça das Armas.

Um dos destaques é restaurante Chicha comandado pelo famoso Gastón Acurio.

O restaurante Limo Peruano Nikkey, também na Praça das Armas, une a comida peruana e japonesa.

Outra boa opção também na praça central é o Ceviche – Meat & Wine Co.

Onde Ficar em Cusco

A cidade oferece inúmeros hotéis e pousadas para todos os orçamentos.

Festa do Sol em Cusco

Hotéis Turísticos em Cusco

Xima Cusco Hotel: de categoria primeira, fica um pouco mais afastado do centro, mas um ótimo custo benefício, eu fiquei nele e recomendo. Conta com ótimo serviço e bom restaurante.

O Saska Boutique Hotel está localizado no Centro Histórico de Cusco, em um casarão colonial cercado de jardim.

O Hotel Hacienda Cusco Centro Histórico é bem localizado e está instalado em um edifício com pátio interno da área social tem estilo colonial, no entanto, os apartamentos são decorados com elementos contemporâneos.

Hotéis de Luxo em Cusco

Belmond Palacio Nazarenas está categoria luxo e em um antigo palácio, mantém a construção original, porém com decoração contemporânea e moderna e serviço com qualidade Belmond.

Possui oxigênio no apartamento. A bela área de piscina climatizada ao ar livre é uma novidade na cidade.

Belmond Hotel Monasterio de categoria luxo e situado em um antigo mosteiro, que mantém a construção original, mas clássico, possui excelente serviço. Há também oxigênio no apartamento.

A capela da propriedade, com detalhes em ouro e que pode ser utilizada para eventos. Um detalhe interessante é que há música sacra nas áreas comuns, que criam um clima de paz e harmonia. Um conceito de luxo e bem-estar.

JW Marriott Cusco Hotel de categoria luxo e situado em um antigo palácio remodelado, moderno e aconchegante.  No lobby integrado há um belo bar, o qual é um convite a um relax com Pisco Sour do happy hour.

Palacio del Inka – Luxury Collection Hotel também na categoria luxo, antigo palácio do um Inka que foi presenteado ao irmão de Pizarro, hoje vive seu apogeu com decoração clássica.

Aranwa Cusco: categoria Boutique luxo, faz parte de uma rede peruana com decoração clássica e original. O nome é de origem quíchua e significa lenda..

Inkaterra la Casona Relais Chateaux é um pequeno hotel de luxo e super exclusivo. O conceito é fazer o hóspede se sentir em casa. A porta fica constantemente fechada, sem placas ou bandeiras, como uma “casona” particular. Algumas celebridades já escolheram esse hotel devido a essa característica.

Vale Sagrado dos Incas

Durante a viagem à Cusco, um dos lugares para conhecer é o Vale Sagrado dos Incas, uma região agrícola que abriga ruínas, cidades coloniais entre o rio Urubamba.

Há diversos passeios para o Vale Sagrado que podem ser realizados em um dia.

Machu Picchu

Machu Picchu é sem dúvida o lugar mais visitado do Peru, e não decepciona o viajante. Na realidade os “gringos” ficam encantados com o lugar.

É simplesmente sensacional sentir a energia do lugar e observar a grandeza da paisagem. A energia positiva em Machu Picchu, atua como uma transformação e produz uma sensação de bem-estar e “baterias recarregadas”.

No tour das ruínas, os guias mostram os detalhes da arquitetura da cidade e contam sobre a história.

Alguns guias apresentam pequenos rituais dos Incas, dedicados a mãe terra, Pachamama. Há também possibilidade de momentos de energização e meditação.

Você pode fazer um passeio de dia inteiro ou uma excursão de 2 dias para Machu Picchu.

Machu Picchu é um dos lugares do mundo, ícones de energia transformadora assim como as Pirâmides do Sol e da Lua no México, ou a Viagem pelo Egito.

Outras Festas no Peru

O Peru é um dos países da América do Sul com mais manifestações culturais e das danças da América do Sul.

O país reúne tanto os costumes dos povos originários, como também dos colonizadores espanhóis que trouxeram a religião católica.

Festividade da Virgem Maria da La Candelária

A Festividade da Virgem Maria de La Candelaria se realiza em fevereiro por duas semanas na cidade de Puno.

O evento conta com procissões seguidas por milhares de fiéis, com danças folclóricas às margens do Lago Titicaca.

Os festejos estão ligados aos ciclos agrários pré-hispânicos. Puno é considerada a Capital Folclórica da América do Sul.

Reserve online um Tour por Puno, para conhecer os melhores atrativos.

Natal Andino e Festas Pátrias

Além da Inti Raymi e da Festividade da Virgem, há outras festas que valem a pena conhecer como o Natal Andino em Cusco e as Festas Pátrias em julho em todo o país.

A magia do Natal pelo mundo: Europa, Nova York, Perú e Brasil

Cidades Turísticas do Peru

O Peru tem diversas regiões e cidades de contrastes, totalmente diferentes do Brasil.

Dentre as cidades e regiões mais turísticas, além de Cusco estão: Lima, Machu Picchu, Vale Sagrado, Ica, Arequipa, Puno, etc.

A cidade de Lima se destaca tanto pelos passeios, bem como, pelos diversos restaurantes peruanos estrelados.

Saiba mais no post sobre Gastronomia em Lima.

Booking.com

Casamento Andino

O Peru também é um destino de Lua de Mel e também de realização de cerimônia de Casamento e Renovação de Votos Andino, ou seja, de acordo com os rituais dos povos originários.

Os cenários com paisagens impactantes do Vale Sagrado dos Incas e de Machu Picchu, contam com uma energia especial, ideal para o grande dia.

Um lugar inesquecível para um importante rito de passagem. Leia também sobre o post Casamentos no Exterior.

Como Chegar a Cusco

Para chegar é necessário voar até Lima, a capital do Peru e pernoitar pelo menos uma noite e depois seguir em voo para Cusco. Confira no banner abaixo as promoções para comprar as passagens aéreas e Seguro Viagem.

 

vai-de-promo
Melhor Época Para Visitar o Peru

De abril a outubro é a melhor época para se visitar o país, devido à pouca incidência de chuvas.

Dicas de Viagem Para Cusco

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para viajar.

Efeitos da Altitude – Chá de Coca

Em Cusco, a melhor dica de todas é descansar no primeiro dia, porque a altitude de 3.400 metros dificulta a adaptação.

Esqueça o City Tour e coma comidas leves como saladas ou sopas, muito líquido e nada de bebidas alcoólicas.

Chá de coca ajuda, mas não é recomendável para quem tem pressão alta; para esses, aspirina e repouso, representam o melhor remédio.

Use e abuse dos táxis porque caminhadas longas cansam muito.

Se o seu orçamento permitir, fique em um hotel de luxo com sistema de oxigênio no apartamento.

O Que Levar

Para Machu Picchu levar boné, mochila, protetor solar e celular ou máquina fotográfica são fundamentais. Aproveite o final da tarde com o pôr do sol visto das ruínas.

Fique hospedado no Vale Sagrado ou faça um passeio de dia inteiro com almoço, aproveite e visite a  feira de Pisac, um paraíso de objetos artesanais.

Se tiver tempo, siga para Puno e Lago Titicaca, a experiência é realmente incrível.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos à Promperú pelo apoio e fotos concedidas.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel