Deusa Rodrigues - Travel Agent

Dicas da visita guiada na Catedral da Sé e da famosa cripta

19.abr.24 - atualizado em 06.maio.24



Você já visitou a cripta localizada abaixo do altar-mor da Catedral da Sé?

A visita guiada é um dos destaques do Centro Histórico de São Paulo. Uma verdadeira viagem no tempo, com história e arquitetura.

Eu fui conferir e preparei as dicas!

Você vai gostar de ler também sobre o Sampa Sky.

cripta da Catedral da Sé

Conheça também o conteúdo sobre a Visita ao Edifício Matarazzo.

Visita à Cripta da Catedral da Sé

A Catedral da Sé conta com 619 metros quadrados e 7 metros de altura, adornado com colunas imponentes e arcos góticos.

A cripta da Catedral da Sé está localizada no subsolo, quando se entra nesse espaço sagrado nota-se uma mudança na atmosfera.

Abriga Túmulos de Pessoas da História

A cripta da Catedral da Sé abriga 30 túmulos de figuras importantes da história da Igreja Católica brasileira, desde arcebispos, cardeais e bispos, como Dom Duarte Leopoldo e Silva, responsável pela construção da Catedral da Sé, e Dom Paulo Evaristo Arns.

O túmulo do cacique Tibiriçá, líder indígena, que foi um personagem importante na fundação de São Paulo, é destaque no espaço.

Arquitetura da Cripta

Um detalhe que chama a atenção é beleza arquitetônica da cripta da Catedral da Sé, com seus vitrais coloridos, mosaicos e esculturas. Cada elemento conta uma história, revelando a riqueza da arte sacra e da fé.

cripta da Catedral da Sé

A Catedral da Sé oferece visitas guiadas à cripta, um passeio imperdível no Centro Histórico de São Paulo.

Cúpula da Catedral da Sé

Além de visitar a cripta da Catedral da Sé, outra atividade da visita guiada é subir até a cúpula, o que vai exigir um pouco de esforço, afinal são mais de 200 degraus, mas o visual vai compensar.

cripta da Catedral da Sé

Durante a subida há parada para ver os sinos da Catedral, fabricados na Holanda em 1958, de bronze, sendo que o maior tem 1,80 metro de altura e pesa cerca de 4,7 toneladas e o menor 2 quilos.

cripta da Catedral da Sé

Brunch na Catedral da Sé

O brunch na Catedral da Sé é um programa que está em alta em São Paulo. O buffet generoso se destaca para qualidade e quantidade de pratos servidos, 20 opções culinárias, 7 sobremesas irresistíveis, vinho, espumante, sucos e refrigerantes.

O local para o evento no primeiro andar, onde os visitantes podem sentar nas mesas, aliás há ouros eventos também como casamentos e cafés da manhã.

Ação Social e Cultural

O evento acontece aos finais de semana e está incluído o tour pela catedral. O projeto tem também enfoque social, com apoio direto e indireto à Missão Belém, que atende irmãos em situação de vulnerabilidade.

O fato de reunir pessoas no Centro Histórico de São Paulo é também uma ação cultural para revitalização da região. Na visita especial que eu fiz com influenciadores de viagem, tivemos um break para um delicioso café, que foi uma pequena amostra da gastronomia.

cripta da Catedral da Sé

Sobre a Catedral da Sé

A Catedral da Sé hipnotiza quem entra por causa dos vitrais coloridos e da arquitetura gótica. O seu museu de arte sacra conta com uma coleção impressionante de pinturas, esculturas e objetos religiosos.

Inaugurada em 25 de Janeiro de 1954

A Catedral da Sé é um dos principais pontos turísticos e mais famosos de São Paulo. O nome correto do templo é Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção.

cripta da Catedral da Sé

Foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954, durante as comemorações do quarto centenário da fundação da cidade. Na realidade a construção estava inacabada e só em 1970 foi concluída.

O projeto original foi do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, iniciou em 1913, mas passou por diversas modificações ao longo dos anos.

Segue o estilo neogótico, com raiz no gótico francês. Eu lembrei da minha visita à Catedral de Colônia na Alemanha, porque vi muita semelhança.

Os ornamentos contam com motivos da fauna brasileiras como tatu, tucano, salamandra, sapo, javali, morcego, peixe e macaco prego.

cripta da Catedral da Sé

O órgão de 10 mil tubos  de estanho de Malaca, madeira e outros materiais nobre, tem um som majestoso, no entanto, está fora de uso e em breve deverá passar por revitalização.

Edifício Martinelli

Um dos pontos do Centro Histórico que chamam atenção dos visitantes é a arquitetura do Edifício Martinelli, que fica próximo da Catedral da Sé.

cripta da Catedral da Sé

Símbolo de Poder

Foi um marco de São Paulo, símbolo de luxo e poder, devido a obstinação do imigrante italiano Giuseppe Martinelli. O plano original de comercialização de residências para a alta sociedade não deu certo, o proprietário com dívidas de impostos, foi à falência.

Visita Guiada no Edifício Martinelli

Passou por várias fases de abandono, mas atualmente está em processo de concessão e revitalização, mas já é possível fazer a visita guiada no projeto de passeios Vai de Roteiro da Secretaria de Turismo de São Paulo.

O visual da cidade na cobertura é incrível, principalmente para observar o Farol Santander.

Eu tive o privilégio de subir até a cobertura com um grupo de influenciadores digitais e foi incrível conferir a vista, como dizia o Giuseppe Martinelli é como “ter a cidade na palma das mãos”.

Casa de Francisca

Para comer no Centro Histórico há várias opções como A Casa de Francisca, é um dos casarões de São Paulo, que reúne gastronomia e música ao vivo. Está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 22, no 1º, o Palacete Teresa é do início do século XX.

Eu estive lá em uma visita com um grupo de influenciadores digitais da ABBV e adorei o ambiente e a comida saborosa. Fiquei surpresa com a lotação na hora do almoço, portanto chegue cedo para pegar mesa.

Histórico do Palacete

O local já foi sede da primeira loja de instrumentos da cidade, a Casa Bevilacqua, posteriormente abrigou a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record, ficou conhecido como “A esquina musical de São Paulo”.

Gastronomia e Música

A Casa de Francisca além da gastronomia de alta qualidade, com cozinha contemporânea, conta com uma programação musical diversificada, com música popular brasileira e internacional.

Para curtir os Shows de MPB, samba, jazz, blues, rock e outros estilos musicais a dica é visitar nos fins de semana.

Tour Panorâmico em SP

A cidade de São Paulo, como uma grande metrópole oferecer muitos atrativos, a dica é fazer um Tour Panorâmico.

Outros Pontos do Centro Histórico

O Centro Histórico conta com vários outros pontos turísticos, que podem ser visitados à pé, a partir da Catedral da Sé.

Pateo do Collegio

Para circular pelo Velho Centro não tem como não passar pelo Pateo do Collegio é onde nasceu a cidade, com a missa em 25 de janeiro de 1554.

A bonita construção feita pelos Jesuítas, engloba um complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus, com museus, igreja e biblioteca. As missas aos domingos recebem muitos visitantes.

O Sino da Paz instalado na praça é um dos pontos que chamam a atenção dos transeuntes.

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Outro prédio que impressiona é o do Banco do Brasil, que foi a primeira instituição financeira criada no país, mas ainda como território português, sendo inaugurado em 11 de dezembro de 1809 no centro do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo foi inaugurado em 21 de abril de 2001, com sede na Rua Álvares Penteado. Está localizado em um prédio histórico e “classudo” em um calçadão, ou seja, rua somente para pedestres próximo da praça da Sé.

Além de São Paulo o Centro Cultural BB está presente no Rio de Janeiro, em Brasília e Belo Horizonte.Centro Cultural BB

Farol Santander

O antigo edifício Altino Arantes do Farol Santander ou Banespão, como era conhecido, foi sede do antigo Banco do Estado de São Paulo. Localizado na rua João Brícola número 24, já foi um dos prédios mais altos de São Paulo.

Inspiração no Empire State Building

Começou a ser construído em 1939 e foi inaugurado em 1947. A arquitetura foi inspirada no Empire State Building em Nova York. A construção foi tombada pelo Patrimônio Histórico e desde 2000 passou a ser a ser propriedade do o Grupo Santander, quando comprou o Banespa – Banco do Estado de São Paulo.

Mirante do Farol Santander

O mirante é a grande atração do Farol Santander, através de uma varanda circular no 26º andar se pode avistar toda cidade, a dica é ir no final da tarde para observar o pôr do sol.

A dica é ir no final da tarde e ver o magnífico pôr do sol no lado oeste. Na minha última visita na hora que o sol se põe, os visitantes aplaudiram, assim como acontece em vários lugares pelo mundo.

Conheça também outros mirantes de São Paulo.

Largo do Café

O Largo do Café fica entre as ruas São Bento, Álvares Penteado e a rua do Comércio, cercado por vários prédios históricos.

Recebeu esse nome porque era o local onde os barões do café negociavam as safras. O local contava com a Bolsa do Café, que posteriormente foi transferida para Santos.

Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá, está bem próximo do Edifício Matarazzo. Foi a primeira ligação entre o Centro Histórico de São Paulo, com o chamado centro novo, para transpor ao rio Tamanduatei, que foi canalizado no passado e hoje é o Vale do Anhangabau.

Inicialmente feito com piso de madeira, foi refeito com concreto, mas manteve as estruturas metálicas laterais importadas da Europa. Por ele passam milhares de pessoas por dia, de onde se pode ter boa visão da cidade.

Edifício Matarazzo

Eu fiz a visita guiada no Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura de São Paulo.

A imponente construção em estilo neoclássico simplificado, foi concebido para ser a sede das industrias de Francisco Matarazzo. Na fachada do prédio há cinco ícones que representam os tipos de indústrias que o grupo administrava.

Vários elementos evidenciam a riqueza dos detalhes, entre eles, a estátua da calçada, a fachada e hall de entrada todo em Mármore de Carrara, importado da Itália.

Na parede do hall de entrada há um mapa do Brasil, pintado sobre o mármore, com ilustrações que fazem referências não só a geografia do país, bem como, às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.

No último andar está o um amplo terraço, com jardim e mirante, com inúmeras espécies de plantas, além de uma vista linda da cidade. Um pedacinho de verde entre os prédios, cercado de pássaros.

No mirante em um dos lados é possível observar a beleza da arquitetura do Teatro Municipal, o Shopping Light e o Vale do Anhangabau.

Eu tive o privilégio de curtir o visual do Centro Histórico de São Paulo e na foto abaixo, ao fundo, à minha direita está o Edifício Mirante do Vale, onde se localiza o Sampa Sky, de lá eu consegui ver até as plataformas de vidro.

Sampa Sky e Centro Histórico

O bonito pôr do sol do lado oeste do Edifício Matarazzo vale a pena conferir.

Onde Ficar em São Paulo

A maior cidade da América Latina oferece muitas opções de hotéis, por vários bairros, confira as minhas sugestões.

Hotéis na Região Central de SP

Slaviero São Paulo Downtown, – localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.

Novotel São Paulo Jaragua Conventions – está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.

ibis Budget SP Centro São João – está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.

Hotéis em Higienópolis e Pacaembu

Quem deseja se hospedar em Higienópolis, que é próximo do Centro Histórico, e ter um bom custo benefício em relação ao preço, eu sugiro o  Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo.

O hotel São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá, que está próximo do shopping do bairro.

Outra opção é o hotel Transamerica Classic Higienópolis, está na Rua Alagoas, bem próximo da Praça Vilaboim e do Museu do Futebol.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista – categoria turística localizado na rua da Consolação.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis em Pinheiros

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Booking.com

Como Chegar na Cidade de São Paulo

Confira abaixo as opções para compra das passagens aéreas para a São Paulo.


vai-de-promo

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel