Deusa Rodrigues - Travel Agent

Mirante e Jardim do Edifício Matarazzo

11.abr.23 - atualizado em 01.jul.23



O mirante do Edifício Matarazzo, está no último andar da sede da prefeitura de São Paulo.

A construção mostra um pouco do poder econômico, principalmente dos imigrantes na cidade.

O melhor do passeio é visitar o terraço do último andar, para curtir o pôr do sol.

Você vai gostar também de ler sobre o Sampa Sky.

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer melhor o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

Edifício Matarazzo

Eu fiz a visita guiada no Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú, sede da prefeitura de São Paulo.

A imponente construção em estilo neoclássico simplificado, foi concebida para ser a sede das Industrias Reunidas Francisco Matarazzo.

Na fachada do prédio há cinco símbolos que representam os segmentos de indústrias do grupo: tecelagem, metalurgia, agricultura/alimentícia, farmácia/química e comércio.

Adorei os detalhes e fiquei ansiosa para chegar no mirante do Edifício Matarazzo.

Imponência da Arquitetura

Vários elementos evidenciam a riqueza dos detalhes, entre eles, a estátua da calçada, a fachada e hall de entrada todo em Mármore de Carrara, importado da Itália.

Para a edificação não foram poupados recursos, sendo que utilizaram cerca de 170 mil placas de mármore.

Na parede do hall de entrada há um mapa do Brasil, pintado sobre o mármore, com ilustrações que fazem referências não só a geografia do país, bem como, às Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.

Terraço, Jardim e Mirante

No último andar está o terraço com jardim e mirante, com 400 espécies de plantas de diversas localidades, além de uma vista linda da cidade.

Há um pequeno lago rodeado de plantas e árvores, que faz com a temperatura do terraço seja 2º menor que no térreo.

Um pedacinho de verde entre os prédios, cercado de pássaros.

No mirante em um dos lados é possível observar a beleza da arquitetura do Teatro Municipal, o Shopping Light e o Vale do Anhangabau.

Eu tive o privilégio de curtir o visual do Centro Histórico de São Paulo e na foto abaixo, ao fundo, à minha direita está o Edifício Mirante do Vale, onde se localiza o Sampa Sky, de lá eu consegui ver até as plataformas de vidro.

Sampa Sky e Centro Histórico

O meu passeio que começou no Sampa Sky, passou pelo Centro Histórico e terminou com chave de ouro, com o bonito pôr do sol do lado oeste do Edifício Matarazzo.

História do Edifício Matarazzo

As Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo entraram em declínio, por problemas econômicos com as várias trocas de moedas do Brasil.

Com as dificuldades financeiras, o Edifício Matarazzo passou para o Banespa, Banco do Estado de São Paulo.

Devido ao fechamento do banco, em 2004 a Prefeitura de São Paulo, assumiu o Edifício Matarazzo em troca de dívidas com o município.

Alguns pontos são tombados pelo patrimônio histórico, a fachada, o gabinete do prefeito, a entrada e o 3º andar.

Sobre a Família Matarazzo

A família Matarazzo foi uma das mais influentes no século passado. Um poder econômico muito grande, desde a fundação da empresa em 1901.

Tudo começou com o imigrante italiano Francesco Matarazzo, que veio para o Brasil como um pequeno investidor, trazendo na carga do navio, banha do porco para comercializar.

A família seguiu para Sorocaba, no interior de São Paulo e passou a trabalhar no comércio.

Depois mudaram para São Paulo quando Francesco abriu seu próprio moinho para trabalhar com trigo. O negócio prosperou e as indústrias ampliaram suas atividades.

Com o sucesso financeiro resolveram investir na construção da sede das indústrias, como símbolo de poder.

Outras Propriedades dos Matarazzos

A família Matarazzo teve inúmeras propriedades, como no bairro da Água Branca, onde funciona a Casa das Caldeiras, diversos casarões na avenida Paulista, a casa de campo, no Jaguaré onde hoje está um Campo de Golf, entre outras.

Viaduto do Chá

O Viaduto do Chá, está bem próximo do Edifício Matarazzo. Foi a primeira ligação entre o Centro Histórico de São Paulo, com o chamado centro novo, para transpor ao rio Tamanduatei, que foi canalizado no passado e hoje é o Vale do Anhangabau.

Inicialmente feito com piso de madeira, foi refeito com concreto, mas manteve as estruturas metálicas laterais importadas da Europa. Por ele passam milhares de pessoas por dia, de onde se pode ter boa visão da cidade.

A visita do mirante do Edifício Matarazzo para o Viaduto do Chá e Centro Novo é imperdível.

Passeio Guiado – Free Tour

O Free Tour é passeio guiado, que se faz a pé, sem um custo pré-determinado, no final cada um paga quanto puder ou o que achar justo, o ingresso do Farol Santander não está incluído e deve ser pago à parte.

Outros Mirantes em São Paulo

Há outros mirantes para conhecer São Paulo de cima que com certeza vale a visita: Pico do Jaraguá, Edifício Itália, Praça do Pôr do Sol, SESC Paulista, Mirante Nove de Julho, Farol Santander, Sampa Sky, entre outros.

Saiba mais no post Mirantes em São Paulo.

Onde Comer – Centro Histórico

Para quem vai ao Edifício Matarazzo, há várias opções do lado do Centro Histórico, bem como do Centro Novo.

Centro Novo

Na cobertura do Shopping Light a dica é para os Restaurantes Notiê e ABARU, com um conceito bem moderno.

O Bar dos Arcos do Teatro Municipal é outra boa opção, bem próximo do Edifício Matarazzo.

Confira também o conteúdo Restaurantes do Centro de São Paulo.

Centro Histórico

O Centro Histórico conta com restaurantes tradicionais, alguns com longa história na cidade.

Café Girondinho

Para fazer uma viagem no tempo, a dica é ir no Café Girondino. A decoração é inspirada no começo do século passado, inclusive com itens doados de antigos frequentadores – @cafegirondino.

O restaurante mais tradicional do Centro Histórico de São Paulo, tem no cardápio, além de cafés, também refeições e sobremesas, como o pudim de leite, considerado do melhor da cidade.

A minha dica é bem bacana, comecei o dia no Sampa Sky, almocei no Mercadão, passeiei pelo Centro Histórico, tome um cafézinho com sobremesa no Café Girondino e curta o pôr do sol no mirante do Edifício Matarazzo.

Com certeza será um dia completo com muitas experiências, você vai gostar.

Salve Jorge

Para uma happy hour a opção é o bar Salve Jorge, estilo moderninho que fica na Praça Antônio Prado, número 33 bem em frente do Farol Santander. A propriedade conta com a matriz na Vila Madalena.

Eu almocei lá algumas vezes e recomendo do cardápio a picanha, e a feijoada que é servida aos sábados.

Il Barista Café – Cenário do Passado

A novidade do pedaço é o Café Il Barista, localizado no térreo do Edifício JB, próximo da Bolsa de Valores, na rua João Brícola, 59 quase na esquina da rua Boa Vista.

As grandes portas de ferro verdes da entrada, chamam a atenção pelas treze moedas douradas, que representam nossa história monetária, desde as de réis até centavos.

Internamente o café tem estilo clássico com o pé direito altíssimo e muita elegância, eu me senti no passado.

Maria Cristina Doces

Outra opção é uma casa de delícias portuguesas no Centro Velho de São Paulo. a Maria Cristina Doces, na Rua Alvares Penteado, número 188.

Bar Guanabara

O Bar Guanabara 1910 fica bem pertinho do Farol Santander, aliás uma dica para conjugar o passeio. Esse lugar é um achado na cidade, que foi aberto em 1910 pela Companhia Antártica e na época era proprietária também do Bar Brahma na Avenida São João e o Pinguim em Ribeirão Preto.

O local lembra os bares antigos do Rio de Janeiro, tanto na decoração, bem como na painel pintado no salão do restaurante. Há ainda objetos de época do início do século, bem como um livro com recortes de reportagens e fotos que mostram o passado glorioso.

Como Chegar – Mirante do Edifício Matarazzo

Uma das opções de transporte público para chegar ao Edifício Matarazzo, é ir de Metrô até a Estação Anhangabau.

Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande oferta de voos. Confira no banner as rotas e preços para comprar as passagens aéreas.


Seguros Promo

Para Circular em São Paulo

Outra possibilidade para conhecer as várias atrações de São Paulo, é alugar um carro. Compare empresas, veículos e preços conforme datas da viagem.

Onde Ficar em São Paulo

Veja abaixo as minhas indicações de hotéis por região.

Hotéis na Região Central de SP

Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.

O Novotel Jaraguá São Paulo Conventions que se localiza na rua Martins Fontes, é uma boa opção de hospedagem próxima do Centro Histórico, também à caminho da rua Augusta e das atrações do Jardins.

Hotel em Higienópolis

O  Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo é uma boa opção na região da Santa Cecília, próximo do Centro.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista, categoria turística, com ótimo custo benéfico, está localizado na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros

Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.


Booking.com

História de São Paulo

Desde a fundação em 25 de janeiro de 1554, pela missão jesuíta, passou por muitas mudanças. Hoje os números são superlativos como a maior metrópole da América do Sul e a maior cidade do Brasil.

De pequeno e acanhado povoado teve seu ápice de crescimento tanto demográfico como econômico com o ciclo do café e posteriormente com a industrialização.

A cidade recebeu imigrantes de muitas nações e esse é um dos motivos de tanta diversidade; há restaurantes de muitas nacionalidades uma verdadeira Torre de Babel, uma cidade vibrante e em transformação constante.

Uma das atrações de São Paulo é a gastronomia rica e variada, leia também o conteúdo Restaurantes Peruanos.

Nota da Autora 

A visita ao Edifício Matarazzo está disponível, mediante agendamento, confira as dicas.

A convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, também realizei algumas visitas com apoio institucional. Conheça o programa Vai de Roteiro, que está disponível de forma gratuita para todos.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel