Deusa Rodrigues - Travel Agent

Atrações do Litoral do Paraná

30.dez.22 - atualizado em 01.jul.23



A melhores atrações do Litoral do Paraná, reúnem as cidades de Paranaguá, Morretes e Antonina.

O cenário de casarões coloniais coloridos, emoldurados pelo mar e pela natureza exuberante é o diferencial da região.

Confira as dicas que preparei para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Curitiba.

Atrações do Litoral do Paraná

Baía de Paranaguá

O nome Paranaguá na língua tupi-guarani significa Grande Mar Redondo. O povoamento na região começou por volta de 1550. Oficialmente foi fundada em 1648 e é a mais antiga cidade do Paraná.

A baía de Paranaguá sempre foi muito importante como ponto de chegada de navios e barco, hoje é o segundo maior porto do Brasil, ficando atrás apenas de Santos.

A natureza exuberante com praias, manguezais em contraste com os casarões coloridos da cidade histórica, forma o cenário da baía de Paranaguá.

Principais Atrações de Paranaguá

O centro histórico é lugar inspirador para caminhar, principalmente pela Rua da Praia e nas margens do rio Itiberê.

Há também o Aquário Marinho de Paranaguá, a Estação Ferroviária de 1880, vários prédios históricos e Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Atrações do Litoral do Paraná

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é um dos principais atrativos, está localizada na baia de Paranaguá. Administrada pelo Instituto de Ambiental do Paraná, a área de preservação ambiental, é composta de restingas e florestas.

Se caracteriza pelas praias rústicas, tranquilas com pouco movimento. Para conhecer a região o ideal é fazer trilhas, pois não há estradas ou carros, a entrada de visitantes também é controlada.

Entre os pontos turísticos mais visitados está a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. A Ilha do Mel se dividida em duas vilas: Brasília e Encantada.

Para conhecer a Ilha do Mel, é possível fazer um bate e volta, com tour que inclui transporte terrestre, barco e retorno do trem de Morretes para a Curitiba.

A Ilha do Mel é uma das atrações do Litoral do Paraná, onde a natureza é a estrela da viagem.

Onde Ficar na Ilha do Mel

Para quem deseja se hospedar na Ilha do Mel, a dica é ficar no Hotel Pousada Praia do Farol.

A Ilha do Mel Lodges é uma nova pousada de luxo no paraíso do litoral paranaense. Pé na areia, exclusividade e conforto são características da propriedade. Um tipo loft com frente e fundos para o mar.

Porto de Paranaguá

No mês de dezembro o Porto de Paranaguá recebeu pela primeira veza um navio de passageiros, o MSC Armonia, em Paranaguá. A atracação faz parte de uma escala teste da companhia marítima, que avalia a possibilidade do porto paranaense em atender regularmente a linha turística da empresa marítima.

Agora Paranaguá passa a poder receber navios de passageiros, graças a ampliação dos calados (que é a distância entre a quilha do navio e a linha superficial da água).

Rota de Cruzeiros

Em 2022, o canal principal da Terminal de Cargas de Paranaguá passou de 11 para 12,30 metros de calado. Já o canal alternativo (surdinho) foi de 11,50 para 12,30 metros e os berços de atracação (local onde o navio atraca) passaram de 12,3 para 13 metros.

Vindo de Itajaí com destino ao Rio de Janeiro, o navio ficou atracado por 12 horas para que os 2,1 mil hóspedes e 600 tripulantes pudessem descer e conhecer a região.

Por ter se tornado rota de cruzeiros, deve haver uma desenvolvimento maior nas atrações do Litoral do Paraná

Sobre o Navio MSC Armonia

Com 274 metros de comprimento e pesando mais de 65 mil toneladas, o cruzeiro conta com 976 cabines. Ao todo, são nove bares e lounges, além de cinco restaurantes, três piscinas e hidromassagens.

O espaço também conta com lojas diversas, teatro com shows ao estilo Broadway, discoteca, sala de games, minigolfe, quadra poliesportiva, um SPA balinês MSC Aurea SPA, academia, solário e espaço kids.

Atrações do Litoral do Paraná

Onde ficar em Paranaguá

Para quem visita o litoral do Paraná e deseja se hospedar em Paranaguá, confira as minhas dicas:

O hotel íbis Paranaguá, como todo hotel da Accor, tem um excelente custo-benefício.

O Hotel Gamboa tem um estilo Resort pequeno, com destaque para a construção ao redor da piscina.

Ilhas das Peças

Outro passeio para fazer no Litoral do Paraná, à partir de Paranaguá é para a Ilha das Peças localizada na Baía de Guaraqueçaba.

A ilha faz parte do Parque Nacional de Superagüi, vizinha da Ilha do Mel e

Morretes

Morretes foi ponto importante no passado glorioso do Paraná. Fundada desde 1877 por imigrantes italianos, está localizada estrategicamente aos pés da Serra do Mar e a 70 quilômetros de Curitiba.

Atrações do Litoral do Paraná

A cidade é cortada pelo Rio Nhundiaquara, o charme fica por conta do centrinho com casarões, que se tornaram boutiques, pousadas, hotéis e restaurantes, um convite às caminhadas.

Rio Nhundiaquara

O rio Nhundiaquara que corta Morretes tem sua nascente no Parque Estadual do Pico do Marumbi, tem origem na confluência dos rios São João e Ipiranga, que inclusive podem ser vistos no passeio de trem de Curitiba para Morretes.

Atrações do Litoral do Paraná

O leito do rio Nhundiaquara percorre paralelamente alguns trechos da Estrada da Graciosa.

Hisgeopar – Parque Temático

Para conhecer melhor a história da região, a visita ao Hisgeopar é ideal. Em um amplo salão está uma maquete enorme, com miniaturas em movimento, de bonecos, engenhos, florestas, rios, montanhas, a estrada de ferro, a Barragem de Itaipu, entre outros pontos importantes.

A história do Paraná, como seus aspectos econômicos, desde a colonização aos dias atuais, é contada através da maquete e do guia que relata os detalhes e esclarece as dúvidas dos visitantes.

Leia também sobre Lua de Mel em Foz do Iguaçu.

Trem Curitiba/Morrets – Serra Verde

O trem de Curitiba para Morretes, ou no trajeto inverso de Morretes para Curitiba é um dos principais atrativos turísticos do Paraná. Considerado um dos “passeios de trem mais espetaculares do mundo”, segundo o Jornal The Guardian.

O trem operado pela empresa Serra Verde, atravessa um dos trechos da Mata Atlântica mais preservada. Percorre 110 quilômetros de trilhos, por 14 túneis, 30 pontes, 10 estações, vales, rios e cânions, em paisagem única, o que faz ser considerado tão especial.

O passeio completo do trem de um dia, inclui visitas às cidades de Antonina e Morretes, que tiveram importância histórica, além da beleza das paisagens.

Há também a possibilidade de fazer o passeio de Trem de Curitiba para Morretes, conjugado com veículo 4×4 pela região da Serra da Graciosa, que passa por rios de águas cristalinas.

Uma das principais atrações do Litoral do Paraná.

Trem-Caiçara – Maria Fumaça

A partir de Morretes há também um passeio pitoresco para Antonina, em locomotiva a vapor, sendo a mais antiga em funcionamento no Paraná.

O trajeto passa pela Mata Atlânticas, entre pontes, chácaras e manguezais.

Além do passeio turístico há também a versão para escolas com o Trem Pedagógico.

As saídas são Estação Ferroviária aos sábados as 14h30 e domingos as 9h00 e 14h30.

Cachaça Fabricada em Morretes

A economia inicialmente ficou baseada na cana de açúcar, e desde os primórdios os engenhos locais produziam cachaça, que até hoje é um dos atrativos da cidade.

Os viajantes podem comprar cachaça local em diversos lojas e nos quiosques pela cidade, uma boa lembrança de viagem.

Onde Ficar em Morretes

O Dona Siroba é uma pousada em um casarão, que conta com área de lazer e churrasqueira em meio à natureza.

A Pousada Guanumbi é confortável e tem um estilo mais simples.

Onde Comer em Morretes

Foi em Morretes que nasceu o prato típico o Barreado, que está presente na maioria dos restaurantes.

Restaurante Stazione

O Restaurante Stazione, uma propriedade da Serra Verde Express que opera o passeio de trem de Curitiba para Morretes e vice-versa, é especializado no Barreado, um dos pratos típicos do Brasil.

Restaurante do Hotel Nhundiaquara

O Hotel e Restaurante Nhundiaquara está no centro de Morretes, é um casarão histórico, que tem como detalhe, móveis antigos expostos em uma das salas.

O grande diferencial é a área do restaurante com uma bonita varanda com vista para o rio.

Sobre o Barreado

O Barreado é um prato de carne de segunda com molho, desfiada, devido ao método especial de preparo, com cozimento por 12 horas em panela de barro.

Foi inspirado nos guisados portugueses e adaptado aos produtos que dispunham no passado, inclusive a panela de barro, que era sapeada com folha de bananeira quente e tampada, para produzir calor e não secar a água.

Inicialmente era servido com farinha e banana, na versão atual do Restaurante Stazione, tem como acompanhamento, arroz, salada, peixe e bolinho de siri.

Essa delícia e principal prato do Paraná, tem origem em Morretes, desde o período colonial, na época das danças de Fandango, hoje o Carnaval.

O prato começou com os caboclos, que aproveitavam o período de festas, e necessitavam de um prato forte para aguentar a maratona de 3 dias de folia.

O prato é um patrimônio e uma das principais atrações do Litoral do Paraná.

Conheça outras comidas típicas do Brasil.

Antonina

Antonina está próxima à apenas 14 quilômetros de Morretes e também é histórica, com ocupação desde de 1648.

Uma das mais antigas povoações do Paraná, inicialmente chamada de freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, foi elevada à categoria de Vila de Antonina, nome em homenagem ao primeiro filho de Dom João e Dona Carlota Joaquina, que se chamava Antônio e morreu ainda criança.

O calçamento de pedras, as ruínas, os casarões coloridos fazem parte do seu patrimônio que dão a graça à cidade.

Trapiche de Antonina

Um dos pontos mais bonitos é Trapiche Municipal de Antonina, tem como cenário a bela paisagem, entre morros, serra, rio, além da  arquitetura colonial a cidade. Do local é possível observar a Serra do Mar e o Pico do Paraná.

Um ótimo local para fazer caminhadas, para saída de passeios de barco, para pescar e observar a Baia de Antonina, com a vegetação abundante da Mata Atlântica.

Eu tive o privilégio de retornar à Antonina depois de muitos anos e pude rever aos pontos turísticos.

Letreiro de Antonina

Uma das características das cidade turísticas é o letreiro com o nome, o de Antonina está localizado no Trapiche. Um lugar ideal para fotos das atrações do Litoral do Paraná.

Mercado Municipal de Antonina

O Mercado Municipal de Antonina está ao lado do Trapiche, conta com o colorido artesanato local e lanchonetes. Oferece diversos objetos criativos e ricos em detalhes da natureza e arquitetura local.

Os produtos tem inspirações no casarões coloniais antigos, uma das atrações do Litoral do Paraná.

Balas de Banana de Antonina

A produção de banana é farta na região e um dos itens importantes é a famosa bala de banana.

A fábrica Bananina é um local onde é possível comprar as famosas balas e outros produtos de banana, como chips salgado, que é uma delícia e vale a pena trazer para casa.

Durante a visita é possível observar a pequena área de produção com seus colaboradores, devido a separação por vidro da lojinha.

O aspecto bucólico do Litoral do Paraná é ideal também para Lua de Mel.

Carnaval em Antonina

O Carnaval de rua de Antonina é considerado um dos mais animados do Paraná. Devido à pandemia o evento foi adiado por 2 anos, no entanto para 2023 já estão previstos vários desfiles.

Onde Ficar em Antonina

A Pousada Gamboa Capela está instalada em um casarão típico e tem como diferencial a vista do mar,

A Pousada Laranjeiras é bastante colorida e diferente.

Estrada da Graciosa

A cidade de Antonina está no pé da Serra da Graciosa. O trajeto de Curitiba para o Litoral do Paraná, pode ser realizado pela Estrada da Graciosa em van, tanto na descida, ou no retorno de passeio de Trem Curitiba Morretes e vice-versa.

Inicialmente era uma trilha, um caminho aberto pelos indígenas para fazer a ligação entre o litoral e o planalto; por 200 anos foi a única via de acesso, até a construção da ferrovia.

O trajeto foi percorrido em charrete pela Princesa Isabel durante a primeira viagem oficial da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.

A estrada se caracteriza pelas curvas sinuosas e pista estreita, pavimentada com paralelepípedos.

Um detalhe interessante é observar as hortênsias pelo caminho, que foram plantadas para agradar a Princesa Isabel, pois eram suas flores prediletas.

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Uma parte da Estrada da Graciosa, foi declarada pelo UNESCO, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Como Chegar

Os viajantes podem voar para Curitiba, de lá ir para o Litoral com o passeio de trem para Morretes, de carro ou ônibus pela Rodovia BR 277. Confira as promoções para compra das passagens aéreas.

Onde Ficar em Curitiba

A cidade de Curitiba conta com muitas opções de hospedagem. O bairro do Batel é um dos mais modernos, com vários condomínios residenciais, restaurantes e bares.

Eu considero a melhor local para se hospedar porque é possível caminhar e encontrar lugares charmosos. Entre os melhores hotéis estão:

Nomaa Hotel, é considerado um dos mais elegantes e exclusivos hotéis de Curitiba.

O ibis Curitiba Shopping, categoria turística, onde eu fiquei e recomendo. Está localizado à uma quadra do Shopping Batel, próximo de restaurantes e hotéis.

Outra opção também na categoria turística é o ibis Styles Curitiba Batel, também próximo do shopping.

O Novotel Curitiba Batel, conta com um estilo bem moderninho e no lobby está o Q´Ceviche, um bom restaurante peruano.

O Radisson Hotel Curitiba, também tem ótima localização.

Outra propriedade da rede Accor, é o Mercure Curitiba Batel Hotel, também recomendado.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um item fundamental, confira os preços e empresas para fazer a reserva.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel