Deusa Rodrigues - Travel Agent

Rumo ao Interior: Visitas nas Rotas do Café de São Paulo

14.ago.25 - atualizado em 14.ago.25

Imagem de uma xícara de café preto sobre um prato branco, ao lado de grãos de café em uma sacola de pano, destacando o aroma e sabor do café.

As visitas nas Rotas do Café de SP proporcionam embarcar em uma jornada sensorial e afetiva por paisagens rurais, tradições centenárias e sabores únicos.

Em cada parada, há uma história para contar, uma xícara para saborear e um produtor apaixonado pelo que faz.

Você vai gostar de ler sobre: Rotas Gastronômicas no Interior de São Paulo.

Imagem de uma plantação de café com folhagem verde exuberante ao sol, em um ambiente ao ar livre. visitas nas Rotas do Café de SP .

25 Municípios Produtores de Café – SP

Lançada pelo Governo do Estado de SP em 2025, as Rotas do Café conectam mais de 25 municípios produtores, valorizando o turismo rural, o patrimônio histórico e a rica cultura Cafeeira Paulista.

Eu percorri a Alta Paulista e Mogiana Paulista e em cada uma delas vivi experiências marcantes.

Confira os melhores passeios de São Paulo.

Toast Coffee Roaster – Garça 

A cidade de Garça é reconhecida pela qualidade dos grãos e pela conquista da Indicação Geográfica, faz parte da Rota Alta Paulista

Cenário externo de um restaurante chamado Tosta, com vegetação tropical verde, plantas grandes, árvores e ambiente ao ar livre. visitas nas Rotas do Café de SP.

Sítio São Benedito

No Sítio São Benedito, conheci a Toast Coffee Roaster, onde o cuidado com a torra artesanal e o respeito ao terroir local resultam em cafés encorpados e naturalmente doces. Cassiano Tosta, proprietário do Sítio São Benedito, é um expert sobre o café, um professor, inclusive o local sedia eventos e cursos.

Deusa Rodrigues sorridente com cabelos vermelhos usando óculos escuros e um ambiente externo com árvores, céu azul e uma casa ao fundo em uma das visitas nas Rotas do Café de SP.

Café Alta Paulista

A marca do especial Café Alta Paulista já ganhou prêmios em campeonatos regionais. O método de produção inclui secagem lenta em terreiro suspenso, secador estático ou terreiro de concreto, das diferentes variedades como arara e Catuaí.

Pacotes de café Alta Paulista, marca de café artesanal de alta qualidade, com embalagem que apresenta uma ilustração de mulher e folhas. visitas nas Rotas do Café de SP.

Experiências na Visita

A visita inclui degustação com barista e explicações sobre todo o processo, da lavoura à xícara, com uma experiência sensorial envolvente. A explanação sobre o “mundo do café”, vai deste o grão, plantio, cultivo, colheita, secagem, torra, embalagem e venda.

Homem colhendo café com frutos verdes e maduros, em visitas nas Rotas do Café de SP .

Um dos melhores momentos é participar da torrefação, para observar como o maquinário opera, atualmente a atividade utiliza softwares sofisticados e quem domina o processo de torra, tem o segredo do sucesso.

Processo de torrefação de café artesanal em grande máquina industrial, destacando o calor e a tecnologia usada na produção de cafés especiais.

Na hora da degustação eles ensinam como preparar melhor a bebida em casa, no dia a dia. Uma das visitas nas Rotas do Café de SP , que torna a viagem inesquecível.

Museu do Café – Piratininga

Localizado em uma antiga fazenda, o Museu do Café de Piratininga proporciona uma verdadeira imersão na história cafeeira do interior paulista, faz parte da Rota

Deusa Rodrigues usando óculos escuros, desfrutando de uma refeição ao ar livre em um ambiente rústico com comida típica brasileira em uma das visitas nas Rotas do Café de SP.

Fazenda São Paulo

O Museu do Café de Piratininga é o principal atrativo da região, que funciona na Fazenda São Paulo, localizada na cabeceira do rio Batalha.

Experiências na Visita

Entre maquinários antigos, fotos históricas e o aroma de café no ar, revivemos a importância desse grão que moldou o desenvolvimento da região. A visita é educativa, emocionante e, claro, termina com uma deliciosa degustação.

Imagem promovendo caixas de café de origem de diferentes países com embalagens coloridas e mapa-múndi ao fundo para destacar qualidade e sabor. visitas nas Rotas do Café de SP.

O lugar é completo de experiências do Turismo Rural, eles oferecem aos visitantes, trilhas ecológicas, roteiro turístico, observações astronômicas e muitos eventos.

Observação de Animais

Há diversos animais, sendo uma área de preservação de alguns que estão ameaçados de extinção, além das aves soltas pela propriedade, como as araras que adoram os visitantes e rendem boas fotos.

Imagem de duas aves, uma arara azul com tonalidade vibrante e uma periquita verde com detalhes vermelhos, cada uma em seu ambiente natural e doméstico.

Café e Folclore

Uma viagem no tempo com instalações preservadas das instalações da lavoura de café, como maquinários antigos. Há ênfase ao nosso folclore, como o Saci Pererê, Curupira, Cuca e outros.

Os monitores que acompanham as visitas de turistas ou de escolas fazem verdadeiras palestras sobre a história e a natureza. O lema deles é “venham aprender brincando”!

Imagem em uma das visitas nas Rotas do Café de SP  com árvores grandes e uma estrutura de abrigo com telhado de duas águas, sob um céu azul claro, ideal para lazer ao ar livre.

O restaurante tem um cardápio com comida caseira da fazenda, o prato principal é o Lombo à São João, que fica marinado por horas e chega à mesa delicioso.

Prato típico brasileiro com arroz, feijão, salada, lombo farofa e molho, servido em mesa com guardanapo de xadrez vermelho e branco. visitas nas Rotas do Café de SP .

As visitas nas Rotas do Café de SP, no Museu de Piratininga é bem completa, possibilitando um dia de experiências.

Sítio Olho D’Água – Marília

No coração da tradicional região da Mogiana, Franca abriga o Sítio Olho D’Água, onde o Café Dona Santina é produzido com todo o carinho de uma família apaixonada pelo que faz.

Um verdadeiro achado para os amantes do café artesanal! O Sítio Olho D´Água, oferece uma imersão no universo do café de qualidade: desde o cultivo até a torra e degustação.

Pacotes de café Torrado e moído da marca Café do Santosina, com uma mão segurando grãos de café ao lado de uma esteira de café moído na loja.

Café D0na Santina

A propriedade é comandada por Santina Imaculada Bonini Pardo, que começou com um sonho de criar um café saboroso como tomava na casa de seus avós. A produção começou com dez mil mudas plantadas e prosperou.

A marca Dona Santina vende cafés moídos de torra média, que pode ser adquirido em grão ou moído, 100% arábica.

Pessoa segurando folha de árvore de café em ambiente ao ar livre, mostrando detalhes das folhas verdes e do galho.

O sítio mantém um convênio com a Fatec, com estudos que permitem usar a tecnologia ligada à história.

Experiência na Visita

A experiência vai além da bebida: é um encontro com a natureza, com a colheita manual e com a história de uma mulher inspiradora que dá nome à marca.

O passeio começa com um café da manhã com pães, bolos e geleia Boma e depois é hora de dar uma circulada pelo cafezal para conhecer as etapas desde do plantio, crescimento, colheita e poda.

Imagem de grãos de café ao sol, evidenciando sua textura e coloração natural, ideal para quem busca alimentos saudáveis e nutritivos.

Os visitantes pode observar a secagem dos grãos e o processo de torra e seus maquinários, inclusive alguns históricos. Das visitas nas Rotas do Café de SP é uma das mais humanas, onde se conhece um pouco da história do interior.

Deusa Rodrigues em ambiente ao ar livre, desfrutando de um momento de lazer em contato com a natureza na visitas nas Rotas do Café de SP , Dona Santina.

Conheça também as experiências e passeios em Marília.

Museu do Café em Santos

Dentre as atrações da cidade o Museu do Café permite conhecer a história, com as fotos, gravuras e objetos que fizeram parte do início da cultura.

Imagem do letreiro 'café', destacando o patrimônio cultural do Brasil, relacionado à ciência, história e arte. Um símbolo da cultura cafeeira brasileira.

História do Café

O Museu do Café está instalado no imponente edifício da antiga Bolsa Oficial do Café em Santos e mostra um pouco da riqueza do estado de São Paulo. O prédio foi inaugurado em 1922, depois de um tempo recorde de construção, onde foram utilizados os melhores materiais importados da Europa.

Na área central do piso térreo há uma mesa principal, rodeada de setenta cadeiras onde eram feitos os pregões da época. Uma mandala decora o piso em formato de estrela que vista dos andares superiores fica ainda mais bonita.

Vista panorâmica do interior de um templo, com detalhes arquitetônicos impressionantes e vitrais coloridos. O ambiente é amplo e iluminado, ideal para eventos. A atmosfera é majestosa e histórica, refletindo a cultura local.

O teto é adornado por uma claraboia de vitrais coloridos, completa a decoração cheia de detalhes sobre o café.

Experiência na Visita

O Museu do Café em Santos, promove eventos principalmente durante o Dia Nacional do Café (24 de maio), com workshops, degustação e oficinas. Quem vai ao local não pode perder a oportunidade de conhecer a cafeteria localizada no térreo.

Uma visitas nas Rotas do Café de SP que se aprende muito sobre a bebida que é um sucesso no mundo.

Foto de um café elegante com teto alto, janelas grandes e pessoas desfrutando de suas refeições e bebidas em ambiente aconchegante e bem decorado.

Onde Ficar em Santos

A dica é se hospedar no Parque Balneário by Castelo Itaipava.

Rotas do Café de São Paulo

As “Rotas do Café” foram criadas como um programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, para divulgar o turismo rural e gastronômico. A cultura do café alavancou a economia paulista e ainda continua muito forte.

Diversas regiões produtoras fazem parte do projeto, com fazendas, sítios, cafeterias e torrefações, que oferecem visitas para conhecer todo o processo, desde da plantação do café, colheita, torra até a degustação.

Deusa Rodrigues sorridente com cabelo vermelho, usando óculos escuros, ao ar livre com vista para o campo, ao lado de uma mesa com café, água e embalagem de café.

Turismo Rural

O Turismo Rural, reúne experiências com passeios, gastronomia, compras e cultura, de uma maneira autêntica onde os paulistas mostram toda sua hospitalidade para os visitantes.

Regiões da Cultura Cafeeira

As Rotas do Café abrangem diferentes regiões do estado. Vários munícipios também são produtores de queijos, vinho, aceite, etc.

Alta Paulista

Localizada no oeste paulista, produz cafés especiais graças a solo rico e um microclima ideal, nos municípios de:

Marília e Garça

Tosta Coffee Roaster, Sítio Olho D´Água e Fazenda Bom Jardim.

Imagem de duas mesas postas para almoço ou jantar, uma com decoração de pratos decorativos na parede e outra com toalha xadrez colorida e louças para refeição, ambos ambientes elegantes e aconchegantes.

Onde se Hospedar em Marília

A minha dica é se hospedar no ibis Marília uma boa opção do Grupo Accor.

Circuito das Águas Paulistas

O Circuito das Águas Paulista também conta com a produção de cafés especiais, nas cidades de:

Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Amparo e Bem Viver

Sítio Flor da Lua, Fazenda Atalaia, D.Origem Café, Sítio Cafezal em Flor, Cantinho da Natureza Café e Quitutes, Sítio São Roque, Sítio Recanto das Cachoeiras, Fazenda Benedetti e Coronel Café Orgânico.

Nessa região as visitas nas Rotas do Café de SP são intercaladas com atrações do Circuito das Águas.

Onde se Hospedar em Serra Negra

A sugestão é se hospedar no Grand Resort Serra Negra e conhecer a nova atração, a Fontana di Trevi.

Deusa Rodrigues em Serra Negra frente à famosa Fonte di Trevi, destacando a beleza arquitetônica do local e a alegria da visita.

Mantiqueira Vulcânica Paulista

Na região da Mantiqueira Vulcância Paulista com altitudes entre 800 e 1.300 metros, onde estão muitas fazendas. O segredo do café de qualidade nesta região está na terra fertilizada por lavras vulcânicas nos primórdios do planeta, nos primórdios do planeta.

A região é a maior em quantidade de fazendas produtoras de café e engloba os municípios de:

Caconde, Espírito Santo do Pinhal e Águas da Prata

Imagem do lago com uma cisne de madeira flutuando na água, árvores verdes ao redor e uma casa ao fundo em um dia ensolarado.

Fazenda da Prata, Fazenda Santa Maria, Café do Mirante, Cafés Especiais Brasilli, Pousada Encanto da Mata, Rancho Churrascada, Pousada Famiglia Bartho, Café Nato, Sítio Santa Rita do Olho D´Água, Apoena Cafés Especiais e Microtorrefação, Café Coopac, Sítio Grumello, Fazenda Irarema, Fazenda São Paulo, Sítio Florentina, Sítio Córrego do Engano, Sítio Volterra, Bonventi, Terra de Kuri e Fluicoofee.

Paisagem de montanhas verdes e colinas sob céu claro, destacando a beleza natural de um cenário montanhoso e rural no Brasil.

Esta região também é produtora de vinho, portanto é possível conjugar as visitas nas Rotas do Café de SP, com as vinícolas.

Onde se Hospedar em Águas da Prata

A sugestão é ficar em Águas da Prata no Santorini Hotel.

Cuesta, Itaqueri e Tietê Paulista

Localizada no centro-oeste paulista, em municípios de:

Brotas, Dois Córregos e Dourado

Sítio Estação Canela, Café Sítio São Francisco do Gramado, Mokoi Café, Fazenda Maria José da Roseira e Sítio Vasselo.

Onde se Hospedar em Brotas

A cidade de Brotas tem muitas opções na hotelaria e a indicação é o Brotas Eco Hotel Fazenda

Pessoa fazendo tirolesa em meio à natureza, com árvores verdes ao fundo e usando equipamento de segurança, incluindo capacete vermelho.

Destinos Cafeeiros

Os Destinos Cafeeiros reúne atrações como Museu do Café de Santos, fazendas históricas, espaços culturais, centros de pesquisa e propriedades turísticas.

Instituto Biológico, Sítio Berelu, Sítio Sol Nascente, APTA Regional de Adamantina e Fazenda Monte Alto.

Onde Ficar em Ibiúna

A dica é ficar na Fazenda Morros Verdes Ecologde em Ibiúna.

Frescas grãos de café torrado em uma xícara branca, destacando a riqueza e a qualidade do café. Ideal para amantes de café e entusiastas.

Outros Atrativos Paulistas

Museus, espaços culturais e fazendas oferecem experiências únicas que conectam história, arte, sustentabilidade e turismo rural. Nestes atrativos, o visitante pode conhecer mais sobre o papel do café na formação do estado, participar de atividades educativas e sensoriais e se encantar com suas histórias.

Museu do Café de Piratininga, Museu do Café de Santos, Ateliê Casa das Artes, Hotel Fazenda Campos dos Sonhos e Recanto da Querência.

Imagem comparando uma área urbana com jardim bem cuidado ao lado de uma área rural com campo aberto e cercas de madeira, evidenciando diferenças entre urbanização e ruralidade.

Dica de Hospedagem em Socorro

Um dos lugares incríveis para se hospedar é a Fazenda Campos dos Sonhos em Socorro.

Uma São Paulo Que Poucos Conhecem

Mais do que um roteiro gastronômico, as Rotas do Café revelam uma São Paulo rural, acolhedora e cheia de identidade. O programa valoriza pequenos produtores, impulsiona o turismo local e nos conecta com a terra, com as pessoas e com o sabor do Brasil.

Se você, como eu, é apaixonada por café, não pode deixar de incluir esse roteiro nas suas próximas viagens!

Como Preparar o Café

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo tem diversos tipos de preparo com filtro de papel, coador de pano e até com filtro com fios de ouro, eu conheci esse tipo lá na Cafeteria Senhor Espresso em Mococa, o café apresenta uma oleosidade diferente.

Imagem de uma xícara de café e um recipiente com café, ideal para amantes de café. Perfeita para quem busca sabor e qualidade.

Pode ser utilizado Cafeteira Italiana ou Moka, Prensa Francesa, Globinho, Chemex, Aeropress, Café Turco e Espresso.

A minha receita para uma pessoa é com 100 ml de água para 1 colher de sobremesa de pó de café. A água deve estar na temperatura de 90º a 96º e não deixar ferver.

Pessoa preparando café de forma artesanal com método pour-over, usando filtro de papel em uma cafeteria ao ar livre, com plantas ao fundo

Festivais do Café

Os Festivais do Café celebram a bebida e trazem várias atrações em diversos destinos como na Cidade de São Paulo, Mococa, Serra Negra, Águas de Lindóia e muitos outros. Os eventos são uma boa oportunidade para curtir os lugares e conhecer a variedade de café produzida no estado.

Origem do Café

O café tem uma história bem interessante, que começa no século IX, na Etiópia, onde foi descoberto por pastores que perceberam o efeito estimulante das frutas em suas cabras.

Da Etiópia, o cultivo e o consumo do café se espalharam para o mundo árabe, sendo popularizado no Iêmen no século XV.

A bebida chegou à Europa no século XVII e fez sucesso entre os nobres. No Brasil, o café foi introduzido no século XVIII, tornando-se uma importante fonte econômica no século XIX.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, com o grão está no dia-a-dia dos brasileiros, faz parte na cultura. A cada dia mais Chefs de cozinha criam receitas inovadoras utilizando o café em pratos diversos.

Deusa Rodrigues segurando uma xícara de café na frente de uma cafeteria moderna e aconchegante.

Como Chegar aos Destinos Mencionados

A boa notícia é que as estradas do estado de São Paulo são boas e os destinos estão bem conectados para viagens de ônibus ou carro.

A minha sugestão é conhecer os serviços da DiscoverCars, uma consolidadora de locadoras de carros, que se destaca por apresentar diversas empresas com bons preços, eu utilizei e aprovei.

Matérias Publicadas do Interior de SP

Conheça também as deliciosas experiências gastronômicas em mais de  30 municípios do estado.

Rotas Gastronômicas de São Paulo;

Onde Comer no Interior;

O que fazer em Marília;

Onde Comer e Beber em Ribeirão Preto;

O que fazer em Franca;

Atrações de Mococa;

Visita à Fazenda Histórica Barra Grande.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel