Festivais do Café em algumas cidades de São Paulo
21.maio.25 - atualizado em 22.maio.25

O Festival do Café em São Paulo acontece para celebrar o Dia Nacional em 24 de maio!
O café é muito mais do que uma simples bebida, é uma tradição, uma cultura e uma paixão do Brasil.
Eu preparei as dicas dos eventos que homenageiam esse grão tão querido no nosso país no pelo interior e na capital.
Você vai gostar de ler também sobre O Que Fazer em Mococa.
Festivais de Café no Estado de São Paulo
Vou explorar as histórias e delícias do Festival do Café de Mococa, o Festival do Café do Triângulo SP, o Festival do Café e da Cachaça de Serra Negra, e ainda conhecer as atividades no Museu do Café, em Santos.
Prepare-se para uma verdadeira imersão no universo do café, com experiências que unem história, sabor e tradição!
Festival do Café de Mococa
A cidade de Mococa realizou em 17 e 18 de maio de 2025, a segunda edição do Festival do Café, na bonita Praça Matriz da cidade.
O evento aconteceu em volta do coreto e reuniu gastronomia com aula show, preparação de café, oficinas, artesanato, literatura, apresentações musicais e comidinhas.
Dia 17 de Maio aconteceu a Aula Show de gastronomia ao vivo com os Chefs Flavio Trombino do Xapuri Restaurante de Belo Horizonte e Marcelo Figueiredo Ferreira do Mirabile Restaurante de Mococa e Dudu Quintela da Cachaçaria da Tulha.
O prato feito durante a aula foi o Arandini de Queijo Araxá (bolinho de risoto) com geleia de café, o efeito agridoce deixou o petisco delicioso.
1º Pedal Rota do Café
Durante o Festival do Café houve o 1º Pedal Rota do Café com passeio de bike com experiências contemplativas até a Fazenda Prata, uma atividade ideal para ciclistas amantes de café.
Performance do Grupo Folclórico Raízes
Uma das atividades do evento foi a apresentação do Grupo Folclórico Raízes, com a Ciranda do Café.
Para 2026 já estão programando novos atrativos, quando se pensa em Festival do Café em São Paulo, Mococa é uma ótima opção e já está entre as Festas Típicas no Interior
O Que Visitar em Mococa
O município conta com casarões antigos no Centro Histórico, que foi residência dos Barões do Café, além diversas fazendas históricas e boas opções gastronômicas, aliás está na Rota Gastronômica do Estado de São Paulo.
Festival do Café no Centro Histórico de SP
A 6ª edição do Festival do Café no Triângulo SP acontece de 20 e 24 de maio de 2025.
O evento é uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa é celebrar o Dia Nacional do Café, em 24 de maio.
O Triângulo SP, está no Centro Histórico da cidade, região onde começou a comercialização do fruto no passado.
Este ano de 2025, o Festival conta com a participação de 40 cafeterias da região central que oferecem diversos menus especiais, tendo o café como a estrela da ação.
Interações Turísticas no Centro de SP
O Festival do Café de São Paulo oferecerá oportunidades de imersão como a Instalação Campo Amor, onde os visitantes podem caminhar descalços por cima de grãos de café e observa as obras da artista Raquel Fayad.
A sensação de andar descalça em cima dos grãos é relaxante, os visitantes podem usar um tipo de rodo de madeira e fazer as manobras, como antigamente faziam para espalhar e secar o café nas fazendas.
Para visitar a Instalação Campo Amor, a melhor maneira de chegar é com transporte público, utilizar o Metrô e descer na Estação São Bento, depois é só subir a escada rolante saída para Rua Boa Vista, entrar na Rua João Bricola e depois ir para esquina da Rua XV de Novembro com a Praça Antônio Prado.
Túnel Imersivo
Outra atração é o Túnel Imersivo que se localiza entre as ruas Antônio Prado, XV de novembro e Praça do Patriarca, proporciona os visitantes percorrer cerca de 100 metros para curtir vídeos elaborados pelo Museu do Café em Santos.
Cineminha ao Ar Livre
Na Praça do Patriarca há cinema especial ao ar livre com cadeiras de praia, e o tema é sobre o café.
Vai de Roteiro – Edição Especial do Festival do Café
A Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo oferece passeios do Vai de Roteiro Especial para o Festival do Café, com walking tour pelo Centro Histórico, na região do Triângulo passando pelas cafeterias que estão no projeto.
Está acontecendo duas saídas diárias, às 10h e às 14h, no período de 20 a 24 de maio. As inscrições podem ser feitas diretamente pela plataforma Sympla.
Workshops no Centro Cultural Banco do Brasil
Na programação haverá 2 workshops as 14h00 no Centro Cultura do BB:
No dia 21, o Martins Café traz um workshop com o tema 150 anos de Café – A Evolução do Café Paulista nos Últimos 150 anos.
No dia 22, Chris Stocovick, chef executivo do Badaró Art Caffé, realiza o workshop temático: Café é só uma bebida?
O Que Fazer no Centro Histórico de SP
O Centro Histórico tem muitas atrações para conhecer, entre elas estão: Catedral da Sé, Farol Santander, Edifício Matarazzo, Sampa Sky, Mercadão e muito outros.
Festival do Café e da Cachaça de Serra Negra
O Festival do Café e da Cachaça de Serra Negra começou em 19 de maio e vai até 28 de maio de 2025.
O evento reúne os produtos dos membros da Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (Acecap) e Associação de Produtores de Cachaça de Alambique do Circuito das Águas Paulista (Apccap).
Finais de Semana e Horários
As barracas ficam posicionadas na Avenida Deputado Campos Vergal, no Centro de Serra Negra, e funciona nos finais de semana, às sextas-feiras, entre 18h e 22h; aos sábados das 10h às 22h e domingos das 10 às 18h.
Entre as atrações estão apresentações musicais diversas, degustações e venda de café, cachaça e outros produtos locais.
Passeios em Serra Negra
O município de Serra Negra conta com fazendas de café para visitação, a famoso Fontana di Trevi, vinícolas e ótimas fontes de água medicinal.
Museu do Café em Santos
O Museu do Café em Santos, promove durante o Dia Nacional do Café (24 de maio), terá workshops e eventos.
No dia 24, às 11h e 15h, um evento exclusivo da illycaffè com um workshop especial.
No dia 25, haverá ações especiais na Casa da Dona Nanna e o Museu do Café estará presente no Santos Café Pocket, com atividades como degustação de cafés e oficinas.
Sobre o Museu do Café de Santos
O Museu do Café está instalado no imponente edifício da antiga Bolsa Oficial do Café em Santos e mostra um pouco da riqueza do estado de São Paulo.
O prédio foi inaugurado em 1922, depois de um tempo recorde de construção, onde foram utilizados os melhores materiais importados da Europa.
Na área central do piso térreo há uma mesa principal, rodeada de setenta cadeiras onde eram feitos os pregões da época. Uma mandala decora o piso em formato de estrela que vista dos andares superiores fica ainda mais bonita.
O teto é adornado por uma claraboia de vitrais coloridos, completa a decoração cheia de detalhes.
Dentre as atrações de Santos, visitar o Museu do Café é como uma viagem no tempo. Quem vai ao local não pode perder a oportunidade de tomar um cafezinho.
Atrações de Santos
A cidade de Santos conta com um bonito Centro Histórico, que já foi cenário de filmes e novelas, além dos passeios de bonde, do Mercado de Peixes, da linda orla com o maior jardim urbano do mundo e a obra de arte da Tomie Ohtake, Escultura 100 anos de imigração japonesa.
Origem do Café
O café tem uma história bem interessante, que começa no século IX, na Etiópia, onde foi descoberto por pastores que perceberam o efeito estimulante das frutas em suas cabras.
Da Etiópia, o cultivo e o consumo do café se espalharam para o mundo árabe, sendo popularizado no Iêmen no século XV.
A bebida chegou à Europa no século XVII e fez sucesso entre os nobres. No Brasil, o café foi introduzido no século XVIII, tornando-se uma importante fonte econômica no século XIX.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, com o grão está no dia-a-dia dos brasileiros, faz parte na cultura. A cada dia mais Chefs de cozinha criam receitas inovadoras utilizando o café em pratos diversos.
Dicas sobre o Preparo do Café
O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo tem diversos tipos de preparo com filtro de papel, coador de pano e até com filtro com fios de ouro, eu conheci essa tipo lá na Cafeteria Senhor Espresso em Mococa, o café apresenta uma oleosidade diferente.
Pode ser utilizado Cafeteira Italiana ou Moka, Prensa Francesa, Globinho, Chemex, Aeropress, Café Turco e Espresso.
Participar de um Festival do Café em São Paulo, seja na capital ou no interior é possível conhecer a história e características da bebida tão brasileira.
Veja também
Categorias: Sem categoria
Postado por: Deusa Rodrigues